sábado, 7 de março de 2009

Moradores do Brasil Novo ficam completamente ilhados por causa dos alagamentos em suas ruas.

População do bairro Brasil Novo reclama que por um lado algumas ruas foram asfaltadas, porém as que atravessam estão sem asfalto e pior com as chuvas as águas não tem como escoar acaba alagando as ruas, causando inúmeros problemas para as pessoas que todos os dias precisam sair para trabalhar e as crianças para aula.
As ruas que mais estão em estado de calamidade pública são a Abacatal, Seringal e Seriguela. Moradores não aguentam mais essa situação, porque as vias estão cheias de lama, as pessoas correndo risco de escorregar passando pela lama e água. A Moradora Eliete Severiano da Rua Abacatal diz que não sabe mais o que fazer, porque até no terreno da casa dela a água invade ficando verdadeiro lago prejudicando ela e seus filhos para entrar e sair de casa.
A Seringal e Seringuela são ruas mais preocupantes, os moradores até colocaram uma placa " Proibido Pescar - Bem Vindo a esta 7ª maravilha," eles brincam que daqui a pouco não precisam sair andando nas ruas vão nadar ou comprar uma canoa para sair de casa. Além de constantemente encontraram vários tipos de animais como ratos, sapos, cobras, baratas. (por Layna Cerqueira).

Construção da ponte bilateral traz preocupações

A construção da ponte sobre o rio Oiapoque, que deverá interligar o Amapá ao Platô das Guianas, traz preocupações para muitas famílias e parlamentares tanto do Amapá, como guianenses.
Para o deputado estadual Paulo José (PR), o assunto deveria estar sendo discutido de forma mais ampla, com a participação do Congresso Nacional. " A construção da ponte tem que ter medidas preventivas. Hoje se fala muito em questão econômicas e nos interesses na venda de produtos, mas não se fala a questão social que é prioridade. Como vai ficar o cidadão brasileiro que terá acesso pela ponte ao território francês? Que medidas serão tomadas? Será igual a ponte do Paraguai? As discussões não têm acontecido. Mais dias ou menos dias essa ponte será uma realidade e a partir daí, como serão, por exemplo, aqueles que tem interesses em Oiapoque e que são guianenses e aqueles que são guianenses e querem vir ao Brasil, mas que nenhum e nem outro tem legitimidade de ficar em solo estrangeiro? No sul do país existe uma legislação específica para o caso" , argumentou PJ.
Leis específicas - Para Paulo José, a saída seria discutir projetos de leis que regulamentem a situação tanto de brasileiros, quanto de guianenses. " Por isso estamos fazendo, exatamente, um trabalho preventivo para que o Congresso Nacional e a nossa bancada possam criar e apresentar projetos de leis par aque possam não só fazer essa prevenção como também gerar possibilidade de que o cidadão brasileiro possa ir com segurança até o solo francês e vice e versa. O PIB das Guianas é produzido em 30% por brasileiros e desses, a maioria são clandestinos. Então, como regularizar a situação deles?" , concluiu. (por Janderson Cantanhede)

No Brasil, crianças tem aparelho celular desde os 9 anos

sA revista Época traz em sua edição desta semana uma matéria espetacular sobre o uso de celulares por crianças. Em “A relação entre as crianças e o celular”, a moda pegou os baixinhos que fazem questão de andar com a tecnologia desde cedo, e os pais tanto acham melhor por terem um modo de saber por onde e com quem os menores andam.
A pesquisa foi feita com estudantes paulistas, mas pouco deve diferir de tantos outros estudantes brasileiros na faixa etária dos 10 aos 18 anos. No levantamento, 80% dos estudantes já tem seu próprio celular, 45% afirmam que ganharam o aparelho antes dos 9 anos. Mas a pesquisa não pára por ai, pelo levantamento feito pela Telefônica, no grupo de jovens entre 10 a 18 anos, 43% se esquecem das normas nas escolas e deixam o aparelho ligado dentro de sala de aula, metade deles, observou o pesquisador sequer saber ler com fluência ou escrever direito.
As meninas do grupo acima dizem que se fosse optar entre o aparelho televisor ou o aparelho celular, elas responderam sem titubear que prefeririam o segundo. Os pais também foram entrevistaram e contaram que existem muitos temores quando dão um aparelho para o filho por conta da segurança da criança que pode estar sendo colocada em risco em função de ligações de estranhos, o recebimento de conteúdo impróprio.
O assunto é delicado e interessante, e serve para manter pais e usuários da telefonia celular atentos.

Corpo do professor amapaense é encontrado pelos bombeiros

O corpo do professor Paulo Melo foi encontrado na manhã de ontem, depois de 24 horas de buscas realizadas na área do Rio Macacoari, na ponta do Pau Cavado, no final da tarde quinta-feira, quando ele e mais sete pessoas foram vítimas de um naufrágio ocorrido na voadeira que transportava um grupo de servidores da Secretaria Estadual de Educação (SEED).
Segundo informações dos colegas de Paulo, a voadeira foi cedida pela Prefeitura Municipal de Itaubal do Piririm, teria sido quebrada por uma onda forte que quebrou dentro da voadeira com violência, fazendo com que os tripulantes fosse atirados no rio.
Jogados no rio, o grupo foi separado com uma segunda onda que se quebrou entre os sobreviventes. Os carotes de combustível que estavam dentro do voadeira, um deles com Paulo Melo, foi dado a duas diretoras que conseguiram chegar na margem do rio. Paulo Melo é do Núcleo de Inspeção e Orientação Escolar (NIOE) da Secretaria da Educação e foi ao local junto com uma equipe de técnicos para tratar da organização escolar e reunir com a comunidade para ressaltar a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

1º Batalhão tem novo comandante

O comando geral da PM-AP realizou, na última sexta-feira, 06, a passagem do comando do 1º batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área sul da cidade. Quem assumiu o comando foi a tenente coronel Palmira das Neves, em substituição ao Tenente Coronel José Ferreira.
A nomeação surpreendeu a tenente coronel Palmira, que afirma estar contente em assumir uma tropa tão disciplinada e ética quanto o 1º batalhão. " A tropa é concisa e estruturada, não só na questão humana, mas também material." disse a militar.
A nova coordenação vem somar com as novas viatura e equipamentos do batalhão, assim como de toda a Polícia Militar, que foi bastante preparada ao longo do ano passado " Eu estou recebendo o batalhão em ótimas condições e teremos a construção do novo prédio do 1º batalhão, que já possui verba do Governo do Estado, e isso é mais um incentivo para as tropas. Isso vai aumentar mais a nossa auto-estima como policiais" afirma a Cel Palmira.

Mulher tem que tirar a roupa para entrar em banco

Se a moda pega estamos perdidos. Que o diga a empregada doméstica Doralice Muniz Barreto, 44, que mora em São Paulo, que foi obrigada a ficar seminua em uma agência do Banco do Brasil localizada no Centro de Jundiaí, há 58 km de São Paulo. O episódio aconteceu na sexta-feira, 6, quando ela tentou passar por cinco vezes, sem sucesso, pela porta giratória.
Mesmo depois de tirar tudo da bolsa e mostrar para o vigilante, a trabalhadora só obteve como resposta do homem, que para conseguir passar naquela porta teria que tirar a roupa, mesmo passando o vexame, Doralice tirou a blusa, momento em que a porta foi liberada em meio a multidão de clientes que estavam na agência.
Completa falta de respeito ainda é pouco para caracterizar o assunto. A empregada tem provas oculares para entrar com uma ação contra a agência bancária. Situações como essas são comuns, por isso, uma medida já deveria ter sido tomada pelas agências para mudar a situação. Todavia, infelizmente, as coisas só melhoram depois de muita reclamação ou escândalos.

Barco naufragado é encontrado próximo de Calçoene

Barco abandonado é encontrado à deriva próximo ao município de Calçoene, distante há 372 quilômetros de Macapá. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Policia daquele município pelo sargento Carlos Faller, da Capitania dos Portos, que informou no documento.
O achado foi feito por Antônio Nelson de Souza Marques, quando este navegava no barco Diniz Pesca Primeiro. Segundo informações constantes no BO, a embarcação intitulada Antieri Mochini, estava sem nenhum tripulante e em seu interior havia ossadas, possivelmente humana. O barco estava no local que chamam de Morro da Coroa.
A Capitania dos Portos coube rebocar a embarcação e fazer a entrega na Delegacia de Calçoene, município mais próximo. Uma investigação deverá ser feita para apurar o caso.

Nova presidência do Tjap toma posse

O desembargador, Doglas Evangelista Ramos assumiu na noite desta quinta-feira, 5, a presidência do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Com ele, também foram empossados o vice-presidente, desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, e como corregedor, o desembargador Honildo Amaral de Melo Castro. Os desembargadores estarão no cargo por um período de dois anos.
Doglas Evangelista Ramos inicia um novo ciclo de movimentação no comando da presidência do TJAP já que o primeiro ciclo encerrou-se com a administração do desembargador Agostino Silvério. Inicia-se ainda, uma nova fase, sobretudo de confirmação dos grandes projetos de atuação para 10 anos. Foi assim que usou da palavra o novo presidente e se referiu ao projeto que estará sendo apresentado para os próximos anos ‘ Na verdade já iniciamos este projeto de transformação da justiça amapaense, justamente porque iniciamos em 1991 a organização do tribunal e de lá pra cá muitas coisas já aconteceram, sobretudo com programas sociais que estão tendo excelentes resultados como é o caso do projeto Pirralho, de autoria do colega, vice-presidente Gilberto de Paula Pinheiro" , anunciou.

Rios Araguari e Jari estão sendo monitorados pela Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros do Estado já avisou que está de olho na elevação das águas do rio Jarí e Araguari, que acontece todos os anos nesse período em função das chuvas que caem no Estado. Até o momento, ainda não foi necessário fazer o remanejamento de famílias de áreas consideradas de risco.
O trabalho de fiscalização está sendo realizado desde dezembro do ano passado, quando as chuvas começaram a cair com certa frequencia no Estado. De acordo com o coronel Giovani Tavares, até o momento não foi necessária a intervenção dos bombeiros.
Três bases foram montadas. Em Macapá, 300 soldados se revezam em três turnos para atendimentos imediatos com voadeiras, veículos, e ainda se necessário for a utilização do GTA que sempre está em prontidão para os resgates emergenciais.
No município de Ferreira Gomes, próximo a Hidrelétrica de Coaracy Nunes, o rio Araguari está sendo monitorado, e de acordo com as autoridades, está dentro do suportável que é de 1,40 a 1,60 metros. No Vale do Jarí, compreendendo os municípios de Laranjal do Jarí e Vitória, o Comando em Macapá já montou um outro grupo que deverá se unir aos que estão lá, enquanto isso, o nível das águas continua entre 1,50 e 1,70 acima do nível do mar, e algumas casas já estão começando a ficar com os assoalhos molhados. A vigilância é constante.

Programação alusiva ao Dia da Mulher começa com encontro

Um culto ecumênico marcou o início da programação alusiva ao Dia das Mulheres que vem sendo preparada pelo Governo do Estado, o local foi o Centro de Difusão Cultural João Batista Azevedo Picanço, e contou com a participação da secretaria Ester de Paula, a secretaria Marília Góes, a delegada Josimária Coelho, e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Às amapaenses que se destacam por sua versatilidade, força, trabalho, paciência, eficiência. Nossos parabéns!!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Anfavea diz desconhecer decisão de prorrogar IPI reduzido

Enquanto rumores dizem que o governo decidiu estender a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos por mais três meses e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nega que haja alguma decisão , a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) diz não ter tratado até o momento, a manutenção do incentivo com o governo. Segundo o diretor de relações institucionais da Anfavea, Ademar Cantero, nenhum representante do governo se posicionou oficialmente sobre o assunto com a entidade, que representa a indústria automobilística nacional. “Não temos tratado a respeito com o governo por enquanto. Mas é um ponto defendido pelo setor automotivo de que a redução continue”, observa.
Cantero reconhece que o desconto é o grande responsável pela retomada das vendas de veículos no Brasil. “É um instrumento importante que tem promovido a recuperação do mercado. É o terceiro mês de vigência da medida e observamos que ela estancou as quedas de vendas registradas em outubro e novembro do ano passado”, diz.
O balanço da Anfavea sobre o desempenho da indústria em fevereiro será divulgado na próxima segunda-feira (9). Entretanto, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 191.343 unidades no mês, crescimento de 0,95% sobre o resultadi de janeiro. Em janeiro, segundo a Anfavea, os licenciamentos haviam subido 1,5% sobre dezembro de 2008. Portal Globo.com)

Confirmado aborto de pernambucana de 9 anos

Mãe e médicos, além de outras pessoas que estariam envolvidas no caso do aborto sofrido pela menina pernambucana foram excomungados pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, que informou que aos olhos da Igreja, o aborto cometido pela menina que estava grávida de gêmeos do padrasto que há tempos abusava da garota.
O arcebispo comentou que a atitude foi um crime aos olhos da Igreja e que a lei dos homens não está acima das leis de Deus. A menina está em uma maternidade pública e deverá receber alta tão logo complete o período de descanso.
Segundo informações obtidas no site da Globo.com, a garota foi internada na terça-feira passada, quando começou a receber doses de um medicamento para interromper a gravidez, na quarta pela manhã, o aborto se consumou, abrindo opiniões contra e a favor.

Deputados visitam IAPEN e adiam oitiva de diretor para o dia 26

O diretor do IAPEN, coronel Walcyr Alberto Santos Costa deverá ser inquirido durante sessão marcada para o próximo dia 26 de março, na Assembleia Legislativa, para falar sobre as precárias condições que o presídio vive até hoje. Segundo matéria divulgada na edição de ontem do Jornal do Dia, o deputado estadual Paujo José (PL) vem acompanhando de perto os crimes e as condições de funcionamento do instituto e não tem ficado muito satisfeito com os acontecimentos que tem chamado a atenção da opinião pública.
Na manhã desta quinta-feira, um grupo de parlamentares (Paulo José, Rui Smith e Camilo Capiberibe) realizou uma visita, a primeira deste ano, e viram de perto como se dá o funcionamento do local. Segundo dos deputados, as precárias condições do presídio são preocupantes, principalmente a da superlotação, falta de infraestrutura e também pelos constantes assassinados ocorridos naquele prédio.
Os deputados lembraram que os internos estão cumprindo o que devem com a Justiça, e ainda assim, eles têm direitos humanos que precisam ser respeitados e colocados em prática. Uma das soluções apresentadas para os problemas detectados foi solucionar o excesso de lotação na única penitenciária do Estado.
Agora com a construção do novo presídio de segurança máxima que já foi anunciado pelo Estado é um ponto positivo que tende a diminuir essa questão do ponto de vista populacional.

Roteiro destaca arte espanhola; monastério em Sevilha expõe obras

MARIO GIOIAda Folha de S.Paulo, na Espanha

Segundo país que mais recebe turistas no mundo, atrás da França, a Espanha é destino certo para quem gosta de arte.
E esse visitante pode, hoje, incluir em seu roteiro de viagem, ao lado de grandes museus como o Prado, novos centros de arte contemporânea. Na capital, há o museu CaixaForum; em Móstoles, cidade da Grande Madri, fica o supreendente centro de arte Dos de Mayo; e no sul, na turística Sevilha, está o Centro Andaluz de Arte Contemporânea.
Obras de videoarte, exposições temporárias de boa qualidade e coleções que reúnem peças de destacados nomes no circuito de arte internacional pontuam esse passeio menos usual. E, no meio de tudo, surgem traços mais conhecidos da cultura espanhola, como a influência católica e certo gosto para a monumentalidade.


Sevilha
Já em uma de suas portas de entrada, Sevilha surpreende o turista que liga a cidade somente às tradições espanholas. A estação de trem de Santa Justa -ponto de parada do trem-bala que leva duas horas e meia para chegar ali vindo de Madri- é um projeto de linhas contemporâneas dos arquitetos Antonio Cruz e Antonio Ortiz (www.cruz-ortiz.com).
Depois de ter sido sede da Exposição Universal de 1992, a cidade no sul da Espanha incorporou prédios de última geração, circulação fácil e sinalização clara nas ruas. Há um metrô de superfície bastante prático, a cidade é cheia de placas de informações turísticas.
Ao mesmo tempo, Sevilha abriga a praça de touros mais conhecida da Espanha, uma das catedrais mais imponentes do país e um palácio de influência moura, o Real Alcázar, além de ser um destacado centro de flamenco. Tradição e modernidade convivem bem nessa cidade de altas temperaturas -em pleno inverno, a temperatura pode ficar em torno de 20ºC.
A ilha da Cartuxa, acessível por uma ponte do renomado arquiteto valenciano Santiago Calatrava, concentra construções contemporâneas ou reformadas para novos usos. Uma das que mais impressionam é o antigo monastério de Santa María de las Cuevas, hoje sede do Centro Andaluz de Arte Contemporânea.
Suas primeiras edificações remontam a 1400. Até 1836, o local abrigava monges da ordem dos cartuxos. Depois de vários usos, virou fábrica de cerâmica, o que ajudou a descaracterizar algumas áreas. Nos anos 80, a fábrica fechou.
Traço contemporâneo
Em 1997, o monastério foi destinado para ser centro de artes. Com uma reforma assinada por José Ramón Sierra, um espaço total de 8.000 m2 foi reservado à nova instituição, que, hoje, tem uma boa coleção de arte contemporânea -há obras de nomes como Louise Bourgeois, François Morellet e Robert Motherwell (1915-1991), entre outros- e, ainda por cima, uma destacada agenda de mostras temporárias.
Antiga igreja
A dupla de artistas espanhóis Bleda e Rosa apresenta, em um conjunto de dependências do antigo monastério, a série de fotografias "Arquitetura". Em ambientes impessoais de Berlim, Pompeia e Sevilha, eles exploram temas como a memória, o tempo e a relação com a cidade. Parte das imagens está exposta em um local excepcional: a antiga igreja de São Bruno, patrono dos cartuxos. Em meio a modernas salas de exposição com boas condições museológicas, o visitante dá de cara com antigos túmulos na sala Capitular ou com pátios internos que remetem à influência árabe na região, com brasões e azulejos pelas paredes.
O centro também é sede de uma elogiada bienal de artes -a quarta edição deve acontecer a partir do final do ano que vem. Por enquanto, uma das obras da edição anterior, uma instalação dos norte-americanos Matthew Ritchie e Aranda/Lasch, saúda o visitante no jardim de entrada.
CENTRO ANDALUZ DEARTE CONTEMPORÂNEAIngresso: 1,80 (válido para visita ao monumento ou para as mostras temporárias); 3,01 (visita completa); a partir de 1º/4, de ter. a sex., das 10h às 21h; aos sáb. das 11h às 21h; e, aos dom., das 10h às 15h; tel.: 00/xx/34/955/03-7070. www.juntadeandalucia.es/cultura/caac/

Prorrogado até 20 de março credenciamento de consultores e instrutores no Sebrae

Consultores e Instrutores amapaenses têm a oportunidade de trabalhar nas atividades realizadas pelo Sebrae para o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas

Denyse Quintas

Iniciativa permite prestar serviços ao SEBRAE.
O Sebrae no Amapá prorroga até 20 de março as inscrições para credenciamento de consultores e instrutores. O objeto do credenciamento é integrar Pessoa Física ou Pessoa Jurídica no Cadastro Sistema Gestão de Credenciados, para prestação serviços quando houver demanda da instituição. O credenciamento não gera para os profissionais cadastrados qualquer direito de contratação.

O profissional que desejar integrar o Cadastro de Instrutores e Consultores do Sebrae deverá manifestar sua intenção inscrevendo-se pela Internet, no site www.sebrae.com.br/uf/amapa, na forma estabelecida pelo processo.

O credenciamento acontecerá de acordo com as etapas:
1ª etapa - inscrição até 20/03/2009
2ª fase – Processo de Seleção (análise do currículo, relato de experiência e avaliação de conhecimentos técnicos)
3ª fase – Cadastramento

Periodicamente a instituição realiza processo de credenciamento para diversas áreas de conhecimento, desde que o motivo seja atender as demandas dos clientes. O credenciamento vale para todo o Sistema Sebrae.

Gilvan Borges cria Programa Bolsa Ecologia

O senador Gilvan Borges (PMDB-AP) apresentou esta semana em Brasília, o Projeto de Lei que autoriza o Governo Federal a criar o Programa Bolsa Ecologia para a Amazônia Legal cuja idéia principal visa transferir renda para que famílias que residem nas proximidades de Unidades de Conservação passem a ter condições econômicas para continuarem habitando o local sem degradar.
O programa deverá fornecer capacitação para as populações para a preservação do bioma amazônico. Segundo o senador, uma das principais causas do desmatamento na região é a falta de apoio à população local para que os mesmos vivam de forma digna e em harmonia com o meio ambiente. Gilvan pondera que a criação de unidades de conservação não garantem o desenvolvimento, mas a partir do momento que o Governo estimule agricultores, ribeirinhos e outras populações tradicionais a conservar a floresta, a forma de pensar de quem mora nela mudará. “A fonte de renda é a mata e para preserva-la é necessário garantir a essas famílias uma renda mínima, mas necessária para a sobrevivência.
Para garantir o benefício, o ribeirinho ou agricultor deverá morar há pelo menos três anos no local, e deverá comprovar a renda mensal de no máximo um salário mínimo. DEM e PTB já se mostraram favoráveis ao projeto de Gilvan Borges.
.

Procon realiza programação alusiva ao Dia do Consumidor

Para comemorar o Dia Mundial do Direito do Consumidor, o Procon (Instituto de Defesa do Consumidor que será comemorado no dia 15 de março. A programação iniciou no dia 5 e prosseguirá até o dia 20 de março, e paralelamente a essas atividades, o órgão deverá realizar uma fiscalização educativa em vários pontos da capital.
Uma das primeiras ações é o projeto Kilo Certo, que está sendo desenvolvido desde 2003, e consiste na instalação de barracas nas feiras livres de Macapá composta por uma equipe de sete fiscais que deverá trabalhar na pesagem de produtos comprados no local. Esse trabalho deve assegurar que os produtos pesados estejam na sua aferição verdadeira.
O objetivo é informar de maneira ampla o conteúdo do Código de Defesa do Consumidor visando uma equidade das relações de consumo no Estado e correção das práticas abusivas no mercado dos municípios de Macapá e Santana.

Hora-Hora

Política - Os especialistas em política dizem que a vitória de Collor faz parte do acordo firmado no início do ano para eleger José Sarney (PMDB-AP) presidente do Senado. Como Collor, Sarney também venceu um petista: o senador Tião Viana (AC).


Sem privatização
A presidência da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) negou que o governo pretenda privatizar a empresa. A afirmação foi dada ao anunciar o edital para a contratação de uma consultoria, que fará uma proposta de reestruturação da empresa, visando a modernização da gestão e o lançamento de ações da empresa no mercado de capitais.

Alerta
Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na internet. A Receita Federal alertou sobre mensagens eletrônicas (e-mails) em nome da instituição. O assunto da mensagem é referente à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), que continua sendo motivo para golpes na internet.

Orientações
A Receita orientou que, ao receber este tipo de mensagem, a pessoa não deve abrir os arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis, que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e excluir imediatamente a mensagem.

Padrão
Os órgãos do Poder Judiciário nos estados e os tribunais superiores deverão implantar até o dia 31 de dezembro deste ano o uso de numeração única para processos de uma mesma causa.

Respingando

Resultado
Mesmo Fran Júnior tendo perdido a primeira batalha judicial na corte de Justiça amapaense, seus assessores dizem que a guerra continua. Ontem, por 4 a 3, o Tribunal doe Justiça julgou um dos processos. Fran aguarda o julgamento dos demais.

E agora?
Com o resultado de ontem, Fran aguarda agora o julgamento do mandato de segurança que impedia tanto ele, quanto o suplente Soares, de assumir a vaga deixada por Roberto Góes, atual prefeito.

Enquanto isso...
Até que esse mandato de segurança seja julgado, ninguém assume a vaga, mesmo com a vitória de ontem a favor de Soares. Resumindo: ainda não há motivos para festa pedetista.

In locu
Deputados estaduais resolveram, mais uma vez, conhecer de perto as condições de sobrevivência dentro do Instituto de Adminstração Penitenciária do Amapá (Iapen). O negócio por lá é de dar calafrios.

Remarcado
O convite ao coronel PM Valcyr, diretor do Iapen, ao plenário da Assembléia Legislativa, teve que ser remarcado para o dia 26 de março. Ele tem que explicar os motivos dos frequentes assassinatos na penitenciária e as péssimas condições de convivio dos presos.

Grandes exemplos
As 31 comissões permanentes do Congresso serão comandadas por 11 parlamentares investigados ou processados no Supremo Tribunal Federal. Os presidentes das 20 comissões permanentes da Câmara e 11 do Senado foram eleitos na quarta-feira.

Devolve
A Igreja Universal do Reino de Deus vai ter que devolver dinheiro a fiel arrependido. A decisão foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça. O valor a ser devolvido é de R$ 2 mil, devidamente corrigidos. Já pensou se essa moda pega?

Mais claro
O Senado vai divulgar a partir de abril, na internet, os gastos detalhados dos 81 senadores com a chamada verba indenizatória, valor mensal de R$ 15 mil para gastos administrativos como gráfica, combustíveis, alimentação e hospedagem. Bom exemplo de transparência com o dinheiro público. Quem vai na onda?

Ao salário
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP) quer conversar com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), sobre a proposta de incorporar o valor da verba indenizatória aos salários dos parlamentares com o objetivo de coibir abusos na sua utilização.

Levantamento
A Fundação Getúlio Vargas será a encarregada em apontar onde o Senado Federal poderá reduzir despesas. Ao assumir a presidência no início de fevereiro, Sarney determinou o corte de 10% no orçamento, custeio e investimento da Casa, assim como a redução de despesas com ligações telefônicas no Senado.

No jornal
A mais nova caneta que passou a escrever essa semana, no Jornal do Dia, é nada menos do que o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT). Sua assessoria fez uma pesquisa nas capitais do país e escolheu os principais jornais para divulgar seus textos.

De volta
A presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado será o cargo mais importante exercido por Fernando Collor de Mello desde o dia 29 de dezembro de 1992, quando, acusado de corrupção, teve o mandato de presidente da República cassado pelo Congresso e abandonou o Palácio do Planalto sob vaias. Collor chegou a ser punido com oito anos de afastamento da vida pública, e só voltou à cena política em 2006, com a eleição para o Senado por Alagoas.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Governo libera R$ 2,5 bilhões para estocagem de etanol

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anuncia nesta tarde a liberação de R$ 2,5 bilhões para o Programa de Financiamento de Estocagem para 5 bilhões de litros de etanol na safra 2009/2010.Os recursos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estarão disponíveis a partir de maio quando começará a moagem da cana-de-açúcar. A produção brasileira de etanol, na safra 2008/2009, chegou a 27 bilhões de litros. Para a próxima safra, a previsão é de 28 bilhões de litros. (Agência Brasil).

Receita Federal alerta sobre e-mails falsos

Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na internet. A Receita Federal alertou sobre mensagens eletrônicas (e-mails) em nome da instituição. O assunto da mensagem é referente à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), que continua sendo motivo para golpes na internet.
A Receita Federal reforçou o alerta para que as pessoas não abram nem respondam mensagens, que chegam em suas caixas postais eletrônicas, em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
De acordo com a Receita, as quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras dos contribuintes.
A Receita orientou que, ao receber este tipo de mensagem, a pessoa não deve abrir os arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis, que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e excluir imediatamente a mensagem.

Quatro estados sofrem risco de ter surto de dengue

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou hoje que os estados da Bahia, Acre, e as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e Belo Horizonte estão na lista de localidades que podem registrar surtos de dengue este ano. Segundo o ministro, essas áreas tem sua avaliação considerada crítica, em virtude dos números que já foram registrados até o momento.
No Acre os registros passaram de 261 casos entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2008 para 5,56 mil no mesmo período do ano; na Bahia de 2,9 mil para 9 mil, em Minas Gerais saltou de 3,5 mil para 6,2 mil casos, e no Espírito Santo, que antes registrara 1,1mil, nos dois primeiros meses do ano já chegou a 5,9 mil.
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Temporão disse que o aumento se deve, entre outros fatores, à mudança de gestores ocasionada pelas eleições municipais realizadas em outubro do ano passado. Segundo ele, mais de 40% dos secretários de Saúde foram substituídos, o que pode ter colocado em risco a continuidade das ações.“Tenho certeza de que, em muitos dos municípios em que estamos vendo um aumento importante de casos de dengue, esse fator foi relevante”, disse, ao citar o exemplo do Espírito Santo. “Evidentemente que alguma coisa falhou. Um fator importante foi a transição das prefeituras. O que pode ter havido também é que as pessoas tenham relaxado.”

Invasões na APA da Fazendinha serão discutidas em audiência pública

Muita gente não sabe, mas no Distrito de Fazendinha existe uma APA (Área de Proteção Ambiental) que nos últimos anos tem sido ocupada desordenadamente pela população a procura de terras para morar. Sobre essa ótica, o deputado Manoel Brasil (PMN) solicitou ao plenário da Assembléia Legislativa uma audiência pública para discutir o assunto com aqueles moradores.
Além do problema da ocupação desordenada no distrito, a ausência de inventário e plano de manejo da biodversidade e segurança policial serão outros temas a ser discutidos na audiência.
A idéia parte do princípio de que a criação da APA da Fazendinha prevê a compensação sócio-econômico e ambiental para a unidade de uso sustentável. " Assim, levando em consideração os direitos fundamentais do cidadão, solicitei esta ampla discussão com o objetivo de garantir a segurança sócio-econômica e ambiental, mantendo as unidades de conservação e a ordem pública" , explicou Brasil.
Para participar do evento, ainda sem data definida, o Ministério Público Estadual, a Secretaria Estadual de Turismo, agências de turismo e a Secretaria Estadual de Inclusão e Mobilização Social deverão ser convidadas.
Meio ambiente - No Brasil, uma área de proteção ambiental (APA) é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado, pela União, estados ou municípios, não sendo necessária a desapropriação das terras. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos estão sujeitos a um disciplinamento específico.

Amapaenses participarão do campeonato Open Cidade Maravilhosa

Equipe amapaense viajou na madrugada de quinta-feira para o Rio de Janeiro onde participa da XII edição do Open Cidade Maravilhosa de Taekwondo. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTk). O professor Alberto Jùnior Maciel é quem coordena a delegação.
Viajam para as disputas da competição os seguintes atletas: no infantil os primos Mateus e Pedro Júnior, no juvenil Lohane Tavares e no adulto feminino Maiara Sitta e no juvenil Felipe Sampaio.
O treinamento do grupo está sendo realizado desde dezembro com intensidade nas últimas semanas.
O taekwondo amapaense, con siderado pela CBTk como um dos mais organizados do país já trouxe várias medalhas na competição. Ano passado, dentro do Open Cidade Maravilhosa, Ricardo Dias, que hoje está em São Paulo foi ouro,Samuel Dalmai e Tadeu Nascimento foram prata e Luan Lobato ficou com a bronze. " Muito difícil, porém com esforço a ser compensado com medalhas. Ano passado foram quatro medalhas, onde apenas quatro estiver participando da competição. Nosso objetivo agora é tentar conquistar novas medalhas e continuar nossa moral junto à Confederação" , argumentou o treinador.
Apresentar projeto. Júnior Maciel também é o novo coordenador da seleção juvenil de taekwondo, ocupando cargo que antes era de Fábio Goulart, do Santos. O anúncio foi feito após a eleição da nova diretoria da CBTk, ocorrida no mês passado. Júnior Maciel já esteve entre os treinadores da seleção, ano passado. (Mario Tomaz)

Eider Pena acredita que o desenvolvimento da agricultura gera empregos e equilibra a economia do Amapá.

Aproveitando o grande expediente na sessão de ontem de ontem na Assembléia Legislativa, o deputado Eider Pena (PDT) voltou a defender uma visão administrativa do governador Waldez Góes, que é do seu partido, que aos poucos vem implantando uma política mais voltada para o desenvolvimento do setor primário, o caminho, segundo ele, para a geração de novos postos de trabalho no Estado e para o equilíbrio da economia regional. " Não podemos mais nos dar o luxo de importar todos os produtos da nossa cesta básica. Precisamos, sim, trabalhar o setor primário e aumentar nossa produção agrícola, que o único caminho que a para sair da economia do contra-cheque, que ainda norteia o nosso Estado. Temos, sim que apoiar essa política que o governo do PDT está fazendo e que há muito deveria ter sido feito aqui" , disse, criticando as administrações passadas, especialmente a do PSB, que não se preocupou em trabalhar o setor para atrair indústrias que ajudariam no desenvolvimento do setor.
No seu pronunciamento, cheio de apartes solicitados pelos colegas de Legislativo, Eider Pena disse que está preocupado com o Estado, que daqui há uns dez anos deve tingir 1 milhão de habitantes, e não vai ter como alimentar esse povo, "é por isso, que temos trabalhar a nossa agricultura, que junto com os outros setores, o comercio por exemplo, vai ajudar no desenvolvimento desse Estado, podem ter certeza disso" , apostou o parlamentar, que tem investimentos no setor primário do Amapá. (Leia a matéria na íntegra no site do Jornal do Dia: www.jdia.com.br)

CREA e DNPM juntos na fiscalização de mineradoras

Nos últimos anos, o setor de mineração vem crescendo rapidamente no Amapá. O súbito crescimento desnorteou os órgãos responsáveis pela fiscalização das indústrias do setor, criando oportunidades para que diversas empresas se instalassem de maneira ilegal, com atividades sem a orientação de profissionais capacitados e gerando impactos ambientais desnecessários.
Com o intuito de fiscalizar e regularizar essas atividades, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amapá (CREA-AP) criou, no início de 2009, a Câmara Especializada de Geologia e Minas - CEGM, composta por geólogos e engenheiros de minas, que se responsabilizarão pelas atividades de fiscalização do CREA.
Para tanto, na manhã da última quarta-feira, 04, uma equipe da CEGM se reuniu com representantes do DNPM-AP (Departamento Nacional de Produção Mineral do Estado do Amapá), para estabelecer parceria, a fim de identificar e fiscalizar empresas mineradoras e seus profissionais que estejam desenvolvendo suas atividades sem o registro necessário no CREA-AP " Essa é a primeira ação, de muitas, que visam estabelecer uma fiscalização conjunta com os órgãos e secretarias que normatizam o setor. Existem, por exemplo, várias empresas onde os funcionários trabalham sem o devido acompanhamento de um profissional responsável e capacitado. Isso caracteriza exercício ilegal da profissão. O objetivo básico é fazer com que a atividade mineral se torne um empreendimento legal no estado" explica Romero César, coordenador da CEGM e engenheiro de minas.

Advogados de Roberto Góes tentam derrubar decisão de juíza

Os advogados do prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), impetraram ontem dois recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), logo após o prefeito ter sido notificado pela Justiça Eleitoral da decisão da juíza Suely Pini, titular da 10ª Zona Eleitoral, que cassou o registro de candidatura de Roberto, na segunda-feira, sob a alegação do mesmo ter infringido o artigo 41-A da Lei das Eleições no país. A denuncia do crime eleitoral, foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral.
Encabeçada pelo advogado Horácio Magalhães, a defesa do prefeito interpôs duas ações, um Recurso Ordinário e uma Medida Cautelar, com pedido de liminar para que ele responda o processo no cargo, alegando que a administração da cidade não pode sofrer solução de continuidade.
A defesa do prefeito Roberto Góes, após a notificação ainda tinha três dias para se manifestar, mas preferiu entrar logo com os recursos par ganhar tempo e trabalhar novo recurso, e for necessário, já em nível de Brasília.
A intenção dos advogados é que enquanto aguardam o julgamento do recurso especial pelo Pleno do TRE, Roberto permaneça no cargo. (Anníbal Sérgio).

PF desmonta esquema na Secretaria de Educação

Nove mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira, quando cerca de 70 agentes da Polícia Federal deflagraram a Operação Exérese, ação que investigava envolvidos em processos licitatórios irregulares na contratação de diversos serviços prestados pela empresa de vigilância SERPOL, de propriedade do empresário Carlos Humberto Pereira Montenegro, em serviços realizados na Secretaria Estadual de Educação.
O empresário foi preso no dia anterior, em Brasília, onde residia atualmente, após sair de um depoimento que prestava em juízo. Ao todo foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão, um deles cumprido em Belém, além disso, os bens de Montenegro foram pedidos em seqüestro. Em Macapá os presos foram Aluísio Júnior, Edvaldo Pascoal, Ubiratan Vale, Caio Montenegro (filho de Montenegro) e Lourenza Keila (secretária do empresário), além deles, a secretária adjunta Albertina Guedes, e o secretário de educação Adauto Bittencourt – estes, após prestarem depoimento foram liberados.
O empresário possui um hotel ecológico que está sendo construído no município de Afuá/PA, carros, diversos imóveis, fazendas, galpões e três apartamentos no Ceará. No período de governo do ex-senador cassado por compra de votos, João Alberto Capiberibe, Montenegro recebeu vários contratos na área de vigilância.
Segundo a Polícia Federal, Montenegro chefiava uma quadrilha que agia em diversos esquemas entre eles: formação de quadrilha, peculato, apropriação indébita previdenciária, lavagem de dinheiro, crime contra a ordem tributária, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

Hora-Hora

De novo - Mais uma vez preso, Montenegro acaba novamente atrás das grades. Ele é acusado de envolvimento na morte da modelo Patrícia Melo, que até hoje está sem solução.


Será?
Deve haver uma pessoa na Polícia Federal só para bolar os nomes das frequentes operações policiais executadas pelo órgão. A de ontem, no Amapá, foi denominada Operação Exérese. O nome da operação faz referência à intervenção cirúrgica realizada para retirar tecidos ou órgãos com finalidade terapêutica.

Conquista
A Amcel (Amapá Florestal e Celulose S.A.) conquistou de dois importantes certificados de reconhecimento socioambiental denominados “Plantação Bem-Manejada” e “Cadeia de Custódia”.

Certificados
As certificações dizem respeito ao gerenciamento das práticas ambientais e abrangem as florestas plantadas, áreas de conservação e preservação, unidade industrial da Amcel e o entorno do empreendimento em sete municípios do Amapá.

No fim
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, enfatizou que o Brasil é um dos países menos atingidos pela crise mundial, pois foi o último a desacelerar o ritmo de crescimento. Resta agora saber quando novamente colocará o pé no acelerador.

Novos cursos
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma de avaliação dos cursos de direito e medicina que aguardam autorização para entrar em funcionamento. Nesta etapa, será avaliado um grupo de 15 graduações em direito e 14 em medicina. As visitas estão previstas para começar dia 18 de março.

Hora-Hora

De novo - Mais uma vez preso, Montenegro acaba novamente atrás das grades. Ele é acusado de envolvimento na morte da modelo Patrícia Melo, que até hoje está sem solução.

Será?
Deve haver uma pessoa na Polícia Federal só para bolar os nomes das frequentes operações policiais executadas pelo órgão. A de ontem, no Amapá, foi denominada Operação Exérese. O nome da operação faz referência à intervenção cirúrgica realizada para retirar tecidos ou órgãos com finalidade terapêutica.

Conquista
A Amcel (Amapá Florestal e Celulose S.A.) conquistou de dois importantes certificados de reconhecimento socioambiental denominados “Plantação Bem-Manejada” e “Cadeia de Custódia”.

Certificados
As certificações dizem respeito ao gerenciamento das práticas ambientais e abrangem as florestas plantadas, áreas de conservação e preservação, unidade industrial da Amcel e o entorno do empreendimento em sete municípios do Amapá.

No fim
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, enfatizou que o Brasil é um dos países menos atingidos pela crise mundial, pois foi o último a desacelerar o ritmo de crescimento. Resta agora saber quando novamente colocará o pé no acelerador.

Novos cursos
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma de avaliação dos cursos de direito e medicina que aguardam autorização para entrar em funcionamento. Nesta etapa, será avaliado um grupo de 15 graduações em direito e 14 em medicina. As visitas estão previstas para começar dia 18 de março.

"Entre Aspas"

Moral
Tem muitos “capiberistas” por aí que estão comemorando a cassação do prefeito Roberto Góes (PDT), porém, é bom lembrar que os primeiro senador cassado na história do país foi João Alberto Capiberibe (PSB), em companhia de sua esposa que trilhou o mesmo caminho, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB).

Prorrogado
Prorrogado por mais três meses, do início de abril ao final de junho, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cobrado na venda de veículos. A prorrogação do incentivo, que vigoraria até o dia 31, ocorre em meio à queda na arrecadação e ao aumento dos gastos oficiais em razão da desaceleração econômica.

Preço
Muita gente se interessou em participar do Encontro Internacional de Direito Ambiental na Amazônia‏, principalmente os acadêmicos ligados à área, porém, muitos não puderam participar. Motivo: o valor cobrado na inscrição.

Fecha o cerco
Quem fez doação nas eleições de 2006 poderá entrar na mira da Justiça Eleitoral. O TSE quer que os TREs dos 26 Estados a abertura de processos administrativos contra 18,3 mil doadores.

Ilegalmente
Justiça Eleitoral descobriu que os financiadores, cerca de 13,7 mil pessoas físicas e 4,6 mil empresas, realizaram contribuições ilegais e por isso serão processados com base na Lei Eleitoral. Além da crise, está aí um motivo para quem gosta de doar, sem os devidos cuidados se preocupar.

De volta
O empresário amapaense Carlos Montenegro voltou a ser preso pela Polícia Federal. Ele é suspeito de envolvimento na morte da modelo Patrícia Melo. O caso, investigado há anos, até hoje não tem solução. Afinal, Patrícia caiu, jogou-se ou foi jogada?

Habitação
O mutuário que perder o emprego poderá ficar até três anos sem pagar prestação e sem risco de perder a casa. A medida será incluída no novo pacote do governo.

Pauta
Senador José Sarney (PMDB-AP), decidiu retirar do STF a ação que pretendia forçar a Câmara dos Deputados a promulgar a emenda que cria 7.343 cargos de vereadores no país.

Sem condições
Assim, a proposta volta a tramitar normalmente na Câmara, sem prazo para ser aprovada. A iniciativa de Sarney impede que os suplentes de vereadores eleitos em outubro tomem posse ainda nesta legislatura. E olha que uma turma deles foi até Brasília pressionar a situação. Resumindo: não tem mais jeito.

No MA
Enquanto José Sarney (PMDB) comanda o Senado Federal, sua filha, Roseana Sarney (PMDB) assume o Maranhão (MA) no lugar do governador cassado, Jackson Lago (PDT). Falando em cassação, tem governador que anda com insônia por estar na agenda do TSE. E no caso de cassação, o segundo colocado não puder assumir? Novas eleições? Da-lhe dinheiro público.

Sem condições
Os moradores do residencial Alfavile, no distrito de Fazendinha, estão reclamando da falta de infra-estrutura do local. Eles dizem que água é coisa de primeiro mundo por lá. Iluminação pública, então, nem se fala. Está bom o pessoal de Obras e Serviços Públicos dar uma passadinha por lá.


Até domingo

quarta-feira, 4 de março de 2009

113 milhões de ovos de Páscoa

Segundo as avaliações da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), os fabricantes de chocolate terão muitos motivos para colher bons resultados na Páscoa 2009. A produção de ovos de chocolate terá um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, somando cerca de 24 mil toneladas (21 mil toneladas em ovos industriais e 3 mil de produção artesanal).
Para 2009, a Associação estima um total de 113 milhões de unidades de ovos de chocolate. Este número é um dos responsáveis por manter o Brasil no segundo lugar no ranking mundial dos produtores de ovos, atrás apenas da Inglaterra. Serão comercializadas ao longo do ano, segundo as previsões da entidade, 329 mil toneladas (produtos de consumo continuado e ovos) de chocolate. Os ovos correspondem a 7% desse total.
Em relação aos preços, devem ficar em torno de 8% mais altos na comparação com 2008, levando-se em conta os níveis de inflação do período e os aumentos dos insumos mais importantes (cacau, leite e açúcar), embalagem e mão-de-obra.

Hora-Hora

Em cascata - As demissões de 16 mil trabalhadores temporários anunciadas pela Volkswagen para o mundo todo não devem afetar o Brasil, informou em nota o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.


Financiamento
As empresas de comércio de carros usados já podem contar com R$ 400 milhões para o financiamento, com juros de 1,4% ao mês, por meio do Banco do Brasil. Esses recursos vão compor o capital de giro de micro e pequenos revendedores que oferecem financiamentos em até 24 meses.

Mais vendas
A quantidade de veículos emplacados em fevereiro foi 4,69% menor do que a de janeiro, mas quando considerado apenas o número de automóveis e comerciais leves, houve um ligeiro aumento de 0,85%, no mesmo período. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que avaliou como estável a demanda observada no segmento de automóveis e comerciais leves.

Pioneiro
Mais um pioneiro do Estado do Amapá morreu ontem. Trata-se de Francisco Caboclo do Nascimento, mais conhecido como ‘Concreto’, tinha 85 anos, e foi um dos primeiros motoristas do então Território do Amapá. Há 30 anos não vinha ao estado, veio passar uma semana e acabou falecendo.

Respingando

Sinuca de bico
Com a decisão da cassação do prefeito Roberto Góes, em primeira instância pela juíza Sueli Pini, o candidato Camilo Capiberibe, se quiser assumir, terá que renunciar ao cargo de deputado estadual. Renunciando, se a decisão contra Roberto for cassada, Camilo não fica nem como deputado e nem como prefeito. É um caso a se pensar.

Sem nova eleição
Não terá nova eleição, pois o que foi cassado foi a diplomação do prefeito e não o seu registro de candidatura. Em qualquer das hipóteses, quem fica com a PMM é Roberto ou Camilo.

Um brinco
Quem já teve a oportunidade de visitar a Prefeitura de Macapá observou que a crítica estrutura de outrora foi recuperada. Até as escadarias que antes davam medo a quem subia, já foi remodelada com toques de mármore.

As praças
Outro zelo que vem sendo tomado pela atual administração de Macapá é com as praças da cidade. Muitas delas viviam praticamente esquecidas. Hoje, voltam a tomar a tonalidade que outrora tiveram.

Sem utilidade
O senador Papaléo Paes poderia melhor utilizar os recursos gráficos que possue para imprimir conteúdos de melhor utilidade ao povo amapaense. De uns tempos para cá, danou-se mandar à redação do JD livros contendo seus discursos. Assim ninguém aguenta.

Sugestão
Se a idéia de Papaléo é munir a imprensa com informações úteis, que utilize seus recursos gráficos para produzir manuais que poderiam instruir melhor aqueles que informam o seu eleitorado. Sugestões: as novas regras da gramática, noções de Direito, saúde, educação, entre outros.

Sinceras palavras
“A Justiça é perene e precisa ser provocada para que possa agir, porém, muita gente não entende os atos do Judiciário”, desembargador Carmo Antônio, durante sua despedida do cargo de presidente do TRE/AP.

Urna eletrônica
O novo presidente do TRE/AP, desembargador Luis Carlos Santos, lembrou que em sua primeira estada à frente do Tribunal iniciou o projeto de votação eletrônica. Hoje, novamente no cargo, vê a idéia consolidada.

Louca no trânsito
Gerou a maior polêmica a liberação da via de mão dupla na Avenida Azarias Neto, mais conhecida como Beira Rio. Acontece que era só enquanto reinaugurava o Museu Joaquim Caetano da Silva. Os motoristas aproveitaram e a polícia teve que colocar ordem no lugar.

Ponte Sérgio Arruda
Assim como aconteceu na ponte Sérgio Arruda, poderia ocorrer no Zerão. Projeto era de conto de fadas. A entrega da obra uma verdadeira assombração. Felizmente a Estacon está fora do serviço.

Amapá
Governador Waldez Góes visita no próximo dia 9 o município de Amapá. O problema maior daquela região ainda é o ramal de acesso da cidade.

Michel JK
Deputado tucano quer mais agilidade no atendimento das balsas que ligam Macapá ao município de Mazagão. A proposta já foi aprovada na AL.

Mudança
A equipe de comunicação da Assembléia Legislativa mudou de lugar. Ganhou sala com maior espaço para desenvover a série de trabalhos diários.

Polêmica
Foi a maior polêmica ontem, no plenário do Legislativo, o requerimento apresentado pelo deputado Camilo Capiberibe (PSB), dando destaque à revista Veja que em suas edições passadas publicou entrevista com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) que “meteu fogo” no próprio partido. O requerimento não foi aprovado, e ainda rendeu boas discussões.

Só no comprimido
Cerca de 64 inadimplências estão gerando dor de cabeça ao prefeito municipal de Oiapoque, Agnaldo Rocha. Informação que chega a redação é de que ele já anda até com analgésico na bolsa.

Corpo alerta
O Corpo de Bombeiros está alerta para os problemas ocasionados pelas constantes chuvas que caem em Macapá. Novos equipamentos e muitas equipes já estão de prontidão para atuar quando necessário.

PF finaliza plantio em Macapá

Com o compromisso de zelar pela emissão acentuada de gás carbônico na atmosfera e repassar a importância de preservar o meio ambiente para as crianças, a Polícia Federal realizou na manhã de ontem, o plantio de mudas de plantas com os alunos da Escola Municipal Professor Gerson Trindade Pereira, no KM 09.
Na solenidade, estiveram presentes a vice-prefeita, Helena Guerra, a secretaria municipal de educação Conceição Medeiros, comandante do Batalhão Ambiental Coronel Roberto e representando a Polícia Federal, delegado Rodrigo Santos.
O Programa de Neutralização e Redução das Emissões de Carbono Resultantes das Atividades da Polícia Federal é mais uma ação pioneira com o objetivo de reduzir o impacto ambiental resultante de suas atividades policiais e administrativas. Para cada capital, o órgão estipulou uma meta a ser plantada. Para Macapá, o total foi de 248 mudas de árvores de espécie nativas.

Desmonte de veículos poderá ficar sob tutela do Detran

O desmonte de veículos no Estado poderá ser controlado pelo Departamento de Trânsito do Amapá (Detran), que deverá credenciar empresas para o trabalho. A idéia faz parte do Projeto de Lei 0023/2008, do deputado estadual Paulo José (PL).
De acordo com o PL, o desmonte de veículo realizado por pessoa não autorizada ou não credenciada pelo Detran estará sujeita ao pagamento de multa equivalente ao triplo do valor do veículo desmontado irregularmente. Essas multas, recolhidas na forma prevista no projeto de lei será anualmente destinado aos órgãos estaduais constitucionalmente responsáveis pela garantia da segurança pública.

Cresce o nível das águas do rio Jari preocupando a Defesa Civil.

As fortes chuvas que desabam nas cabeceiras do Jari, no sul do Amapá, estão provocando a elevação do nível das águas do principal rio daquela parte do Estado, deixando preocupados moradores, autoridades dos municípios, Laranjal e Vitória e do governo do Estado.
Segundo informações da prefeita de Laranjal, Euricélia Cardoso, " a situação ainda não é de alarme e não há desabrigados" , mas, ainda segundo ela, " as medidas de precauções que estão sendo tomadas no momento porque no ano passado as enchentes deixaram um rastro triste na região" , lembrou.
Em 2008, no ponto forte da tragédia provocada pela natureza a região ficou com cerca de 2 mil pessoas desabrigadas e muitas sendo acomodadas em alojamentos montados em escolas e na parte alta da cidade de Laranjal pela prefeitura local e pelo governo amapaense, através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, que acompanharam o drama dos desabrigados durante mais de um mês.

Governo Federal concede mais quatro meses de redução ao IPI

Foi por acreditar que a medida de redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) ajudou o setor a combater os efeitos negativos da crise, que o presidente Luís Inácio Lula da Silva, decidiu prorrogar por mais três meses a redução do imposto. Segundo cálculos de economistas, a redução significa uma renúncia fiscal que fica estimada em R$ 1,35 bilhão de reais que poderia ser recolhido em quatro meses.

terça-feira, 3 de março de 2009

Hora-Hora

Crescimento
Analistas de mercado esperam menor crescimento da economia no próximo ano. a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu de 3,60% para 3,50% em 2010.

Cantando o AP
Eles Cantam para Elas, este é o nome do show especial que esta sendo preparado pelos cantores Zé Miguel, Amadeu Cavalcante e o Quarteto Casanova, para homenagear as mulheres. O show acontecerá na Sede da Associação dos Servidores do Ministério Público, ASSEMP, localizada na Rodovia Duque de Caxias ao lado da AABB, a partir das 23 horas do próximo sábado (7).

Penhora
As regras do penhor mudaram na Caixa Econômica Federal. Uma das alterações foi o aumento do percentual máximo de empréstimo sobre o bem avaliado, que passou de 80% para 85%. O valor mínimo continua sendo de 10% da avaliação do bem.

Mais vagas
Um grupo de suplentes de vereadores se reuniu ontem (2) no Congresso Nacional para pedir a promulgação da proposta de emenda à Constituição que amplia vagas em Câmaras Municipais, a chamada PEC dos Vereadores. A proposta recompõe o número de vereadores que havia sido reduzido por meio de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Recomposição
Atualmente, o país tem 51.748 vereadores e, com a PEC, esse número passará para 59.791, total existente antes da resolução do TSE. Os manifestantes alegaram que a aprovação da PEC não significa aumento de gastos, apenas a recomposição dos quadros das Câmaras Municipais.

Entre Aspas

Emplacando
A nossa mídia eletrônica do Meio do Mundo não conseguiu emplacar nenhuma matéria a nível nacional por ocasião do carnaval. Não por falta de pauta, onde existiram grandes variedades como: Carnaval no Meio do Mundo, com direito a energização e tudo; o maior bloco carnavalesco popular da Amazônia; carnaval no Lugar Bonito; carnaval na Foz do Amazonas, futebol a fantasia, dentre outras.

Do outro lado
Enquanto isso, as imprensas paraense e amazonense deram um banho de cobertura, com carnaval a fantasia da Vigia , Carnalama de Curuçá e o Carnaboi da Terra do Jaraqui.

No nível

As igrejas evangélicas deverão nivelar de acordo com a lei o volume de seus cultos que, muitas vezes, acabam incomodando a vizinhança. O trabalho está sendo feito através de campanha de conscientização, pela Secretaria de Meio Ambiente.

Bom senso
Nada contra o excelente trabalho de recuperação e auxílio espiritual que muitas igrejas evangélicas realizam, porém, tudo dentro do bom senso.

Sei não...
O governo federal vai destinar US$ 10 milhões à reconstrução da Faixa de Gaza. Imagine você, leitor, o que daria para fazer com esse dinheiro pela nossa população pobre da região ou por aquelas crianças que precisam de um caderno para ir a escola e não tem dinheiro para comprar.

Repensar
É preciso que o governo federal repense sua forma humanitária de ser. Estaria certo em doar se o país não tivesse precisando desses US$ 10 milhões, o que não é o caso. Basta que nossos ministros saiam dos gabinetes ou liguem a TV para melhor repensar as prioridades, principalmente quando o assunto é recursos públicos.

Fora
A Govesa, que representa as marcas Hyunday (coreana) e Mahindra (indiana) no Amapá, é atingida em cheio pela crise, não pela qualidade dos produtos que vende que continuam em alta no mercado automobilístico, de comerciais leves e utilitários, mas sim, na sua forma de administração.

Dentro
Um executivo da empresa foi devidamente dispensado e para seu lugar foi reinjetado sangue novo para tentar alavancar as vendas, aproveitando o bônus do Governo Federal na baixa do IPI, que acabou reaquecendo as vendas nos mercados nacional e local.

Humilhado
O deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB) lamentou na sessão plenária de ontem, na Assembléia Legislativa, o fato do Amapá “ser humilhado” em um programa exibido nacionalmente sobre esportes. Por conta da precária infra-estrutura do Estádio Zerão, o Estado talvez não passe nem perto de participar da Copa de 2014.

Sem sessão
Deputado estadual Ruy Smith (PSB) teve um de seus requerimentos retirados de pauta ontem pelo fato de estar fora de época. Ele solicitava o repasse de R$ 40 mil para a Liga Carnavalesca de Oiapoque. Detalhe: Ruy disse que retirou o requerimento pelo fato da AL ter passado seis sessões sem quórum que pudesse votar a solicitação. Pelo visto, no Amapá, o recesso legislativo não acabou no início de fevereiro.

Confira os resultados das loterias da Caixa Econômica Federal

L O T O G O L
Concurso : 354
Data da Apuração: 02/03/2009

Resultado
JOGO 1
SANTOS/SP 1
SÃO PAULO/SP 0
Data : Domingo

JOGO 2
PALMEIRAS/SP 1
GUARANI/SP 0
Data : Sábado

JOGO 3
CRUZEIRO/MG +
ITUIUTABA/MG 1
Data : Domingo

JOGO 4
COLO COLO/BA 2
BAHIA/BA 0
Data : Domingo

JOGO 5
ATLÉTICO/PR 2
IRATY/PR 1
Data : Domingo

1ª Faixa
Apostas premiadas: 0
Valor: R$ 0,00
Valor Acumulado: R$ 18.807,13

2ª Faixa
Apostas premiadas: 16
Valor: R$ 449,42
Valor Acumulado: R$ 0,00

3ª Faixa
Apostas premiadas: 564
Valor: R$ 12,75
Valor Acumulado: R$ 0,00

ESTIMATIVA DO PRÊMIO (LOTOGOL)*: R$ 30.000,00
*PARA O PRÓXIMO CONCURSO, A SER REALIZADO 09/03/2009


L O T E C A
Concurso: 352
Data da Apuração: 02/03/2009
Ganhadores de 14 acertos: Araruama/RJ, Arapiraca/AL, Ilhéus/BA, São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG.

Valor acumulado para o próximo concurso de final cinco: R$ 170.429,22

ESTIMATIVA DO PRÊMIO (LOTECA)*: R$ 250.000,00
*PARA O PRÓXIMO CONCURSO, A SER REALIZADO 09/03/2009

1ª Faixa
Prêmio: R$ 49.221,35
Ganhadores: 5

2ª Faixa
Prêmio: R$ 517,03
Ganhadores: 102

GANHADORES POR ESTADO:AL: 1 BA: 1 MG: 1 RJ: 1 SP: 1

Restos de carros alegóricos continuam no Sambódromo

Passado uma semana após os desfiles das Escolas de Samba, os restos dos carros alegóricos continuam temporariamente jogados aos redores do Sambódromo. Após os desfiles, a Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesa) garantiu aos participantes dos desfiles, um prazo para retirada dos carros na sexta-feira (27), mas a reportagem do Jornal do Dia flagrou várias alegorias esperando pela remoção de seus representantes, o que já deveria ter acontecido.
A decisão, segundo a assessoria de comunicação do órgão, constitui um tempo mais do que suficiente para a remoção dos veículos " Todos os veículos terão que ser retirados até a sexta-feira e todas as escolas estão cientes e de acordo com essa decisão. Vários carros alegóricos já foram retirados e nós não esperamos problemas com essa questão" disse Denise Quintas, assessora de comunicação da LIESA.
Mesmo a Liesa não esperando, garante que está pronto para penalizar as escolas que, porventura, ultrapassarem o prazo. Ficou determinado que a multa por dia de atraso e por alegoria deixada para trás será de um salário mínimo " Restam poucos carros, mas é importante ressaltar que a multa será aplicada, sim" , disse Denise.

Acompanhe a matéria completa na versão impressa do Jornal do Dia ou no site: www.jdia.com.br)

Museu histórico é reinaugurado

O Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva foi criado em meados da década de 40, vinculado ao antigo Museu Territorial. Em 1988, o Museu chegou a ser extinto para a criação do Museu de Plantas Medicinais Waldemiro de Oliveira Gomes, o que fez com que uma parte do acervo ficasse exposta ao público e outra fosse recolhida à reserva técnica.Apenas em 16 de novembro de 1990 o Museu Histórico é reativado e ganha a sua sede própria e definitiva, o prédio da antiga Intendência. Entretanto, a instalação aconteceu somente em 21 de maio de 1993.
O funcionamento do Museu se deu de forma plena no prédio apenas por 5 anos, quando foi transferido para a Fortaleza de São José de Macapá, onde deveria compor uma única instituição, a Fundação Museu Fortaleza de São José de Macapá.Atualmente, o Museu volta a funcionar em sua sede própria, após o edifício passar por serviços especializados de reparo e restauração, visando à preservação de um dos marcos patrimoniais da história amapaense.

Acompanhe a matéria completa na versão impressa do Jornal do Dia ou no site: www.jdia.com.br)

Dnit prepara a licitação da ponte sobre o rio Oiapoque

Está confirmada para o dia 12 de março, na quinta-feira da próxima semana, a licitação da obra da ponte sobre o rio Oiapoque, a ponte binacional que vai ligar o Brasil, pelo Amapá, ao Platô das Guianas, por Saint Georges, na Guina Francesa. A licitação, que vai ser em nível internacional será aberta, às 10 horas, no prédio do Departamento Nacional de Infra-estrura Terrestre (Dnit), em Brasília. A informação é do secretário especial de Infra-estrutura do governo do Estado, Odival Monterrozo, o único da região Norte que faz parte da comissão técnica binacional.

Acompanhe a matéria completa na versão impressa do Jornal do Dia ou no site: www.jdia.com.br)

segunda-feira, 2 de março de 2009

Reserve já o seu exemplar do Livro do Ano do Jornal do Dia

Retrospectiva 2008 e perspectivas para 2009
em um único livro que trata de temas do Amapá, Brasil e mundo.

Os círculos bíblicos

Certo dia, um rei, chegando numa aldeia viu o rabi ensinar aos seus discípulos. Eles estavam todos sentados em círculo ao redor do mestre. O rei ficou curioso e disse ao rabi: - O senhor talvez, não saiba, mas estas pessoas estão colocadas em círculo exatamente como eu coloco a minha corte, ao meu redor. O senhor também conhece a ordem das coisas? – O rabi respondeu: - Eu não sei como o senhor dispõe a sua corte, mas, se me explicar, talvez eu entenda – O rei continuou: - No primeiro circulo eu coloco aqueles que gozam dos meus favores, os que me são mais próximos. O segundo círculo é reservado para os dignitários da corte e os embaixadores. O terceiro círculo, o mais longe, é para as pessoas de menor importância. - O rabi replicou: - Aqui as coisas funcionam de maneira muito diferente. Aqueles sentados ao meu redor são os surdos, assim eles também podem ouvir. O grupo que está no meio é formado pelos ignorantes; assim eles podem prestar mais atenção aos meus ensinamentos. Enfim o último círculo, o mais longe, é para aqueles que já conhecem a Lei; assim não lhes faz mal se perderem algumas das minhas palavras. -Com esta história quero aproveitar para lembrar a todos que estaremos começando, na próxima quarta feira, os Círculos Bíblicos na nossa Diocese. Nada de muito novo. Algumas paróquias e comunidades já estavam vivendo esta experiência há muitos anos. Também no tempo da Quaresma, durante a campanha da Fraternidade, sempre tivemos cartilhas para ajudar nas reuniões. Este é um tempo muito bom para nos animar e nos encontrar a rezar e a refletir. Contudo, desta vez, temos algumas novidades. Precisamos abrir as nossas casas para acolher os vizinhos ou sair delas para encontrar os outros, na nossa rua, na quadra onde moramos. Os Círculos Bíblicos devem acontecer com espírito missionário, com muita disposição para a escuta da Palavra de Deus e muita boa vontade para fazer amigos e amigas, para sair, enfim, do nosso comodismo. Parece que temos vergonha de dizer aos outros que somos católicos e que estamos felizes com isso. Está nos faltando alegria e entusiasmo na comunicação da nossa fé.A disposição do grupo deve ser mesmo em círculo, para poder se olhar e prestar atenção. É bom mesmo que os “surdos” fiquem bem na frente, para não perder nada do que será dito. Sobre tudo se entendemos que, para alguns, a Palavra de Deus será uma verdadeira novidade e a partilha das reflexões dos irmãos os surpreenderá pela sinceridade e a franqueza. Os “ignorantes”, do segundo círculo da historinha, desculpem, somos todos nós, quando pensamos de saber tudo e não queremos que a Palavra do Senhor nos questione sobre os nossos pensamentos e ações. Ao redor da Palavra, os “favoritos” devem ser, justamente, aqueles que mais precisam, aqueles que buscam entender. Estar bem na frente da Palavra, neste caso, não será um privilégio, mas uma graça, uma oportunidade que o Senhor nos dará.Nestas semanas da Quaresma o assunto dos Círculos Bíblicos será o mesmo da Campanha da Fraternidade. Refletir sobre a segurança pública obriga-nos a reconhecer tantas formas de violência das quais somos vítimas, mas também causa, com consciência ou não, com interesse e esperteza ou não. O resultado é que da violência somente podem vir agressividade, revolta, desprezo, exclusão e medo. A paz só pode ser fruto da justiça, isto é, de relações fraternas e respeitosas da vida de todos. Vamos começar com os nossos Círculos nos conhecendo mais e melhor, poderemos ser mais amigos. A paz começa nas nossas famílias, nas nossas casas, nas nossas ruas. A paz se fortalece quando não são somente discursos ou promessas humanas, mas a própria Palavra de Deus. Afinal a paz é mais um nome que podemos dar ao grande projeto do Reino de Deus. Quem quer deixar de ser “surdo” ou “ignorante”, aproxime-se mais. Se quiser, ouvirá bem e com clareza.

*Dom Pedro José Conti, Bispo de Macapá - articulista do Jornal do Dia

Hora-Hora

Desserviço
Os Correios não tem jeito mesmo. É uma para-estatal que presta um péssimo serviço aos usuários e ninguém toma as providências devidas. Exemplo claro de descaso com o usuário foi o período carnavalesco, pois, os Correios entregaram as últimas correspondências na sexta-feira (20) e só voltaram ao trabalho depois do meio dia da Quarta-Feira de Cinzas (25).

Morosidade
Apesar da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) ter anunciado que as contas vencidas no período poderiam ser pagas na quarta-feira, sem juros, muita gente ficou prejudicada por conta da morosidade dos Correios.

Jardim Folia

Acontece hoje (1) o Jardim Folia, com centração a partir das 16 horas, em frente á feira do produtor Rural, no bairro Jardim Felicidade I. O evento é realizado há sete anos e tem objetivo de oferecer a população carente da zona norte que não tem condições financeiras de assistir o carnaval no sambódromo, o direito de também participar da maior festa festa do brasil, que é o carnaval.

Ação
E pensando nisso, o bloco dá Paunela que não é apenas um bloco carnvalesco, mas que também faz ações sociais em seu bairro (Jardim Felicidade), tomou a iniciativa de realizar o evento e por se tornar tradição no local, a diretoria do bloco, pretende incluí-lo no calendário oficial do carnaval, do Governo do Estado.

Entre Aspas

Disputa
Daqui a alguns dias, uma grande briga jurídica entre duas empresas de telefonia deverá acontecer. Tudo por causa de um prédio onde funcionava uma antiga empresa telefônica. Segundo os bastidores, até autoridades de Brasília já interferiram nessa briga. E pasmem vocês. Esse prédio funcionava com energia elétrica desviada de um prédio público. Acontece cada coisa nesse Amapá!

Mais confusão
Um determinado testa de ferro de um deputado, adquiriu uma loja para vendas de telefone celular. A transação não poderia ser realizada. O valor gira em torno de R$ 80 mil. Quando o bambuzal for chacoalhado, vai pular macaco dos galhos. Está claro que todo mundo vai descobrir.

Venda

Uma grande autoridade legislativa está vendendo o seu investimento localizado aos redores de Palmas (TO). Semana passada, um funcionário da instituição foi até aquela cidade resolver os últimos detalhes da transação. Advinhem quem pagou a passagem de ida e volta (em torno de R$ 3 mil) juntamente com a diária do referido servidor. A resposta é essa mesma que você está pensando. Foi o órgão onde o cidadão bate o ponto todos os dias.

Quem é?
Toda a documentação da transação e de mais detalhes estará chegando às minhas mãos nos próximos dias. O valor deverá girar em torno de U$S 8 milhões (cerca de R$ 20 milhões). Segundo o próprio servidor, o dinheiro virá para ser gasto na campanha de 2010. Depois direi para os nossos leitores como é o nome do minério e da autoridade que está fazendo a transação.

Retorno
Tomara que essa transação seja concretizada, pois aí o cidadão vai retornar com o dinheiro roubado que levou daqui. Quando o povo souber o seu nome, vou fazer um desafio com qualquer um para saber se ele vai ser eleito. Daí a César o que é de César...

Conversa
Durante o carnaval, quem pensou que os políticos estavam nas avenidas e nos salões dançando a folia de momo, ficou completamente enganado. Várias reuniões aconteceram para decidir as alianças para 2010. Tem presidente que já está fechando com o ex-senador, tem prefeito que já está escolhendo o seu vice para governo e tem vice escolhendo para o seu vice um senador. E por aí afora, como diz o ex-governador Aníbal Barcelos.

O vigésimo quarto
Tudo indica que até o início desse mês o 24º deputado deverá assumir a cadeira deixada pelo prefeito Roberto Góes (PDT). Vou dar uma dica: o que deverá assumir já foi presidente da Casa, já teve muitos problemas com o ex-governador Capiberibe, já foi cassado pelos seus pares e é do PMDB. Quem será?

Perda
O PMDB deverá perder uma de suas cadeiras na Assembléia Legislativa. Tudo por conta dessa decisão, que vai indicar o 24º deputado. Segundo conversas de bastidores, a deputada Meire Serrão deverá abandonar o partido de Ulisses e voltar para sua legenda por onde se elegeu (PT do B). Ela só espera a abertura da janela para fazer a troca.

Vindo
Caso ela (Meire) não faça a troca de partidos, quem deverá vir como candidato a deputado é o seu esposo, o ex-vereador Serrão que pertence ao PSDB que já tem a promessa de Jorge Amanajás para todo o apoio ao futuro pré-candidato, que é do seu partido.

Grita
Quem está obrigado a mudar as placas dos automóveis para se adequar a nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), às chamadas placas reflexivas estão botando a boca no mundo por causa da baixa qualidade do produto. Em menos de 30 dias a pintura dos números ficam desgastadas e acabam desaparecendo, o que gera uma infração ao Código Nacional de Trânsito, com direito a multa e retenção do carro.

Providências
Como o número de proprietários de carros é significante no que se refere ao prejuízo, bem que o PROCON ou o Ministério Público poderiam entrar na briga, em favor, claro, do cidadão-contribuinte. Às placas custam R$ 100.

Por favor
Carnaval no Sambódromo foi mais que animado. Arquibancadas e camarotes lotados e crise passando longe do Meio do Mundo. Garçons que serviam nos camarotes fizeram as seguintes observações: nos camarotes do governador e do prefeito da Capital, eles eram sempre tratados com cortesia e educação, sempre solicitando bebidas e comidas na base do,"por favor, e obrigado”.

Mandões
Nos outros camarotes de políticos a frieza no trato com aqueles trabalhadores foi na base do “traz isso... traz aquilo... me dá isso ou aquilo”, sem os educados “por favor”e “obrigado”. É moçada! Eleição é só para o ano!

Coragem
Podem falar o que quiser, mas dois prefeitos de Macapá são bastante corajosos e tem peitos para enfrentar o povão-contribuinte de frente. Falo dos ex-prefeitos Raimundo Azevedo Costa, do saudoso MDB e João Henrique, do polêmico PT. Eles participaram da Banda e o último alcaide da cidade foi ofendido várias vezes com gestos obscenos pelos seus adversários.

Na boa
Em nenhum momento perdeu a compostura e permaneceu sereno durante todo o trajeto. Aqueles que se locupletaram do dinheiro público e que gozam dos benefícios até hoje, de longe, estão rindo da nossa cara. Mas eles estão aqui entre nós para responder pelos seus atos, sem covardia. Pelo menos merecem respeito de todos.

Decisão
Todo ser humano tem seus erros e no aprendizado deve consertá-los. A presidente da Liesa, conhecida como Marjô, extrapolou de suas competências legais e acabou pisando na fantasia. Deixar a imprensa num “corredor” que mais parecia uma “manga de boi”, foi um dos seus pecados mortais. Ameaçar de punição individual as escolas de samba quando a decisão deve ser colegiada e outro pecado Capital. Lembra o ditador africano Idi Amin Dada, que de uma só canetada, se autopromoveu de cabo a marechal!

Esqueçam
Tem gente na imprensa, que talvez, sem nada para fazer ou pensar, fica plantando notícias inverídicas e acabam encontrando reverberação na informação. O atual prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), descarta a possibilidade de disputar uma vaga nas próximas eleições ao Setentrião.

Até o fim
Roberto diz que vai exercer na plenitude o mandado de quatro anos que o povo lhe outorgou. Tem muito, mas muito trabalho pela frente e concentra toda a força na revitalização da cidade. Agora, que vai ser um cabo eleitoral de peso para o candidato do seu partido em 2010, isso vai! Ou alguém duvida! Em 2014 é caso a pensar, junto com a Copa do Mundo de futebol e tudo!

Cobrança
Pelo montante apreciável que foi desembolsado pelo GEA para o incentivo ao Carnaval deste ano, algumas escolas de samba não mostraram na Avenida Ivaldo Veras a devida comprovação.

Farrapos
Fantasias que eram verdadeiros farrapos, alas depauperadas de tudo e carros alegóricos que mais pareciam peças de filmes de horror. Que os dirigentes destas agremiações tenham bastante cuidado no emprego destas verbas públicas, que duram apenas 80 minutos e são descartadas totalmente.

Quando?
A empresa paraense Estacon, que toca a passos de cágado a eterna duplicação da rodovia federal BR 210, ainda não veio a público explicar os motivos pelos quais não termina as obras. Com sinalização precária as proximidades da Eldorado Automóveis, existem dois desvios que a qualquer momento podem ser alvos de acidentes.

Cobrando
Apesar das verbas utilizadas no ressarcimento do trabalho sejam estaduais, quem for alvo de algum prejuízo no local vai cobrar o prejuízo do Governo Federal. Seria bom que a Procuradoria da República entrasse no mérito da questão, para evitar a alegação futura de prevaricação.

Queda?
Correm rumores nos corredores do Detran, na Assembléia Legislativa e no Setentrião, que possivelmente pode haver mudança no órgão. Um nome muito ventilado e com forte apoio político seria da delegada de Polícia de carreira Sandra Dantas, que sempre mostrou bons serviços por onde já passou.

É qualidade
Um das causas seria uma nova cara para a repartição, ligada a prestar um serviço de qualidade ao contribuinte.

Coisa braba
Outro motivo para a possível troca seria a falta de apuração de casos de veículos comprados em São Paulo, transportados irregularmente até Macapá e emplacados em Mazagão (AP), que teria como proprietária uma pessoa que nunca teria residido no local, na Rua Veiga Cabral. É apurar e aguardar!

Caso
O caso do emplacamento sob suspeição do automóvel em Mazagão, teria sido comprado numa concessionária da Vila Leopoldina (SP), em 20/12/2008, cuja NF...44, não tem data de saída e hora, com ICMS recolhido antecipadamente por substituição tributária no art. 278 DI RICMS e Convênio 132/92 e reserva de domínio e alienação fiduciária para uma a empresa amapaense. Quer dizer: o carro é emplacado em Macapá, mas o imposto fica em São Paulo. A documentação tá aqui...

Encontro Internacional de Direito Ambiental

Nesta semana Macapá sediará o Encontro Internacional de Direito Ambiental, promovido pelo Ministério Público Estadual em parceria com o governo do Estado e a ABRAMPA (Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente), com o tema central: “Desafios socioambientais em tempos de crise econômica”.
O evento traz para cá, na confluência da linha do Equador com o Rio Amazonas, algumas das mais importantes personalidades do Direito Ambiental de vários países, para debater soluções para o meio ambiente em geral e, em especial, para a Floresta Amazônica.
Será um encontro de intercâmbio de experiências bem sucedidas no Brasil e no Mundo de defesa dos direitos socioambientais. E o Amapá tem muito a mostrar em experiências de promoção de justiça socioambiental e de sustentabilidade.
Como corolário emerge a maior crise econômica desde a grande depressão do século passado, trazendo novos desafios a serem superados pelos que se preocupam pela questão dos direito ao um meio ambiente saudável.
Observa-se que, na questão ambiental, há dois extremos que se digladiam em posições diametralmente equivocadas: um deles se movimenta pela “flexibilização” de normas ambientais em prol de um suposto progresso mais acelerado. Por outro lado, há os que defendem a preservação intocável dos recursos naturais, com evidente destaque para a Amazônia, sem concessão a nenhum tipo de intervenção. Ambos partem de uma falsa dicotomia entre desenvolvimento e meio ambiente, já que hoje proliferam exemplos de harmonia entre ambas as necessidades humanas.
Pode-se até afirmar que o aparato legal para o desenvolvimento sustentável já existe no Brasil. Do que se trata é de lutar pela garantia de sua aplicação. Nesse sentido, uma atuação vigilante dos Ministérios Públicos na promoção da justiça socioambiental é decisiva, assim como o apoio à Ciência e Tecnologia, com mais recursos destinados à pesquisa e ao desenvolvimento de competências locais. São nestes campos que o Encontro Internacional de Direito Ambiental da Amazônia dará sua contribuição.

Charles Chelala - Economista e professor, articulista do Jornal do Dia

O "ANTIVÍRUS"

Tenho percebido que de uns tempos para cá os governantes, em todos os níveis, dispensaram o conhecimento e substituíram os técnicos, experientes profissionais, por colaboradores que não colaboram, auxiliares que não auxiliam, mas que, entretanto, satisfazem um sonhado "projeto de poder" onde os interesses políticos são privilegiados e chegam a ser apresentados com os mais diferentes apelidos e onde "governabilidade" é o apelido mais comum e, também, mais convincente.
A moda está espalhada por todo o Brasil e, para alguns, é absolutamente natural esse procedimento e justificam afirmando que essa situação é a única forma de se manter o poder e as condições de governar sem ser "atrapalhado" pelos opositores, construindo o que chamam "base" de uma administração, ou base de um governo.
O fatiamento da administração, obrigatoriamente leva ao escolhido pelo povo a ser um coordenador de uma desejada equipe que precisaria estar afinada e focada no conjunto o que, pelos objetivos definidos por cada membro dessa equipe, sem qualquer conhecimento do que seria esse conjunto, a ter comportamento diverso do outro membro e, este outro, do outro e assim por diante, compondo um quadro heterogêneo que, aos poucos, vai distanciando a coordenação e prejudicando os resultados.
Os gestores não colocam nem um antídoto para evitar a doença do "cada um por si" e quando precisam encurtar as distâncias já não tem mais força suficiente, a não ser aquela do faz de conta na esperança de que, mais adiante, recupere o controle que, no momento, está perdido.
Os técnicos estão atentos à finalização dos projetos, pois acompanham as fazes de desenvolvimento desses projetos, são os que primeiro se surpreendem com as distorções. Os erros se sucedem e os comandos são frágeis e não são acompanhados dos requisitos mínimos que possam dar condições para que se atinjam o que consta do planejado.
Nesse cenário é comum se ver o afastamento daqueles técnicos que não concordam com o desperdício do tempo e dos recursos, devido à falta do conhecimento para desenvolver esta ou aquela tarefa.
Nesse momento começam os problemas maiores, pois, com o afastamento dos técnicos, os espaços são ocupados pelos curiosos, às vezes muito próximos do gestor, que nem percebe os prejuízos que está chamando para sua administração e para si pessoalmente.
Nesse momento entra a fase da ilusão, do faz de conta, dos disfarces e das "aturações".Desprotegido o administrador com mandato entra em um dilema onde tem que pesar os prós e os contras.
Isso vai depender muito dos acertos e dos erros do grupo que poderia ser equipe e ai começa a necessidade de renovar o mandato e descobre que não avançou nada, nada foi feito para neutralizar o desgaste, ao contrário, o que foi feito facilitou o desgaste que deixa de ser desgaste e passa a ser rejeição.
Isso deixa claro que nos tempos de agora esse "vírus" poderia ser combatido com um "antivírus", nesse caso, uma equipe técnica motivada e que, nas horas de tomada de decisão, tenham elementos para minimizar os erros, fortalecer os argumentos e conquistar amortecedores para a rejeição.
Essas equipes estão dentro da administração, os seus membros recebem todos os meses os seus salários e estão com vontade de trabalhar. Basta juntá-los e o antivírus está instalado.

*artigo de Rodolfo Juarez - colunista do Jornal do Dia

domingo, 1 de março de 2009

Dilma tem 80% da preferência petista

Já está dada como certa, a candidatura da ministra DIlma Rousseff à Presidência da República nas eleições de 2010. A notícia de que a cúpula do PT aceitou a indicação do presidente Luís Inácio Lula da Silva é mostrada como certa em reportagem publicada pela Folha que mostra em seu levantamento que 78 das 96 pessoas ouvidas acenam o nome da ministra como o melhor que o partido possui.
O trabalho foi coletado junto a presidentes estaduais e membros do Diretório do partido. Como indicativo da preferência por Dilma, só 15 dos 96 ouvidos chegaram, depois de provocados pela reportagem, a citar outros nomes. Os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Tarso Genro (Justiça) e o governador Jaques Wagner (BA) foram os mais mencionados -Patrus, nove vezes; os outros, cinco cada.
"O único nome melhor do que ela é o Lula. E o Lula não é candidato", resume Valter Pomar, secretário nacional de Relações Internacionais do partido.

Pedra de Clarianã: Blog novo na blogosfera

Promotor Flávio Cavalcante, do Ministério Público Estadual (MPE), e pessoa muito querida na capital, está avisando que resolveu mostrar ao mundo que também gosta de escrever, não somente procedimentos mas também poesias, crônicas, memórias, lembranças boas da infância, comentários contemporãneos.
De quebra colocou o link do Jornal do Dia e outros da capital para os amigos que forem lhe visitar tenham acesso mais rápido aos seus sites preferidos. O JD agradece a lembrança, a informação, e a participação do promotor na internet, no sentido de contribuir para que nossa vida, as vezes tão calejada pelo tempo, tenha tempo para sorrir com estórias saudosistas e gostosas.

Centro Novo do Maranhão já tem prefeito eleito em 2009

O município de Centro Novo do Maranhão já tem prefeito eleito. O resultado foi divulgado pelo TSE neste domingo, informando que 3.400 votos (53,36%) dos votos válidos foram de Arnóbio Rodrigues dos Santos, do PDT, contra os 2.972 votos (46,64%) de Pedro Teixeira Vieira (PMDB).
No total votaram 6.725 eleitores de Centro Novo do Maranhão, destes, 47 eleitores preferiram votar em branco, e 306 votaram nulo. Ano passado, o então candidato eleito em outubro – Domício Gonçalves da Silva teve seu registro indeferido pelo TSE por conta da inegibilidade, fato que o impossibilitou de assumir o cargo.

Dois corpos de suspeitos de assassinar fotógrafo de jornal são encontrados no Rio

Do site UOL

A polícia do Rio de Janeiro encontrou na manhã deste domingo (1º) dois corpos carbonizados que seriam dos assassinos do fotógrafo do jornal "O Dia" André Azevedo, morto na última quarta-feira. Segundo a polícia, os dois corpos foram encontrados próximo à Cidade Alta, em Cordovil, onde a polícia fez operações nesta semana para tentar encontrar os criminosos. A polícia investiga se os suspeitos teriam sido mortos por traficantes da comunidade para impedir novas incursões na favela.O fotógrafo conhecido como André AZ foi assassinado na quarta-feira de Cinzas na avenida Brasil, altura da Penha, durante uma tentativa de assalto. Ele pilotava uma moto pelo sentido centro quando foi baleado, e com o impacto, foi jogado para a pista sentido zona oeste, onde foi atropelado.

Nem no interior existe paz...

Nem a tão pacata cidade de Pracúuba, município localizado no interior do estado, há pouco mais de 400 km da capital, é tão calma como antes. Um assalto acabou em latrocínio quando três homens invadiram um caixa expresso para levar o dinheiro do cofre, como não conseguiram a senha do cofre acabaram matando a mulher a pauladas e facadas, as principais no rosto. Moradores dizem ainda, que abusaram da vítima sexualmente, não contentes por terem ficado sem nada. Uma equipe do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) foi encaminhada daqui para o município e conseguiu agarrar dois dos assaltantes. Um terceiro fugiu, mas foi preso posteriormente.
Há informações de que a vítima teria reconhecido seus algozes, e por isso, fora assassinada brutalmente. Moradores comentam que há cinco meses Pracuúba vem passando por um período violento sofrendo com roubos, furtos, bebederiras que acabam em brigas, e agora mortes.Maiores detalhes o leitor encontrará na edição do Jornal do Dia desta terça-feira.