sábado, 1 de novembro de 2008

Última hora

Acaba de chegar uma informação na redação do JD sobre quem deve assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Cogitado o nome do competente médico Cláudio Leão. Esse é o terceiro secretário que já tivemos informações que poderá ser chamado pelo prefeito Roberto Góes. Os outros dois são o de Obras (Eduardo Moura/DEM) e Educação (Conceição Medeiros). Aguardem mais informações.

Quando não mata, esfola

Se já não bastasse a derrota acachapante do candidato Camilo Góes (PSB) a PMM, que cantava vitória antecipada em prosa, verso e missiva, um aborrecimento fora do comum vem afetando que se atreveu a colar os adesivos amarelos do candidato derrotado, nos vidros e latarias dos veículos. A cola usada deve ter sido excessiva e quem quer retirá-la, está encontrando intensa dificuldade, mesmo usando dos produtos apropriados. Na lataria, em alguns carros, danificou até a pintura. Alem da mordia política o coice no bolso.

Irado

O ex-deputado estadual Randolfe Rodrigues (PSOL), antes um jovem tranquilo e equilibrado nos seus discursos políticos, foi só encostar-se na turma do PSB e por osmose ou virose, acabou encarnando uma transfiguração. Por ocasião do programa político na TV, era visível seu ar irado, completamente raivoso, canino mesmo, igual à de guerrilheiro que não conseguiu seu intento suicida, muito diferente do coerente político nos bons tempos da oposição na AL. Talvez seja um caso a estudar, digamos, de transferência de personalidade compulsória (sic!).

Combate

Militantes do PSB, no último dia de manifestações públicas autorizadas, resolveram tomar de assalto às esquinas da cidade. Com as cabeças cheias de drogas legais e supostamente ilegais, chegaram a invadir o pátio de uma empresa, num ato de provocação explícita. Só deixaram o local sob ameaça policial e discurso em CD do padre José Busato e alguns versículos recitados por Cid Moreira. Fugiram como o satã da cruz.

Apimentado

Amanhã é dia da coluna "Entre Aspas" no Jornal do Dia. Deixando a modestia de lado, a coluna de domingo está apimentada. Vale a pena ler.

Novo Focus

Muita gente compareceu na Moselli Veículos hoje pela manhã para ver o novo Focus lançado em duas versões: Hatch e Sedan. Totalmente novo, alia design, conforto, dirigibilidade superior e tecnologia. Uma TV de plasma de 29 polegadas foi sorteada entre os presentes.

Fraude

Preso grupo acusado de desviar R$ 100 milhões da saúde. De acordo com denúncia, acusados fraudavam licitações em hospitais públicos de São Paulo, Rio, Minas e Goiás.

Geraldo

Sucesso total o show de Geraldo Azevedo, ontem, na Assemp (Rodovia Duque de Caxias). Cantando seus maiores sucessos e banhado de uma simpatia impar, levou fãs ao delírio. No meio do show, fez um apelo ao público: "vamos cuidar dos nossos rios, porque a água um dia poderá acabar". No final, CDs autografados como lembraça.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Deu nos Bastidores da Notícia

MÊS DE OUTUBRO
Foi um mês importante para muitos brasileiros (os que se elegeram nos dias 5 e 26 de outubro) e para ser esquecido por outros (aqueles que perderam as eleições). Também para muitos ricos, os que ficaram pobres do dia para noite com a derrocada das bolsas de valores, o mês de outubro precisaria ser riscado da contabilidade deles.

EQUIPE DE TRANSIÇÃO
Apenas 5 prefeitos eleitos no dia 5 de outubro não vão lida com uma equipe de transição. Naqueles casos, não haverá transição. Os prefeitos foram reeleitos. Mas já estou informado que, pelo menos três dos cindo prefeitos vão parar para fazer uma reflexão sobre o que aconteceu no mandato que estão exercendo e que se encerra no dia 31 de dezembro.

TRANSIÇÃO EM MACAPÁ
Entender como está o município e porque está como está, esse vai ser o primeiro trabalho do prefeito eleito Roberto Góes e da vice-prefeita eleita, Helena Guerra. Uma reunião já está agendada com o prefeito João Henrique para uma conversa franca e sem contornos sobre o Município de Macapá.

Deu no Hora-Hora

Agradecido
A Comissão de Operacionalização dos Eventos Comemorativos dos 20 anos dos SUS no Amapá agradeceu ao JD a divulgação da programação dos 20 anos do Sistema de Saúde.

Incentivo
Tentando driblar a crise que ameaça o mundo inteiro, empresários amapaenses reuniram com o governador Waldez para discutir o assunto. Duas propostas foram debatidas.

Propostas
A primeira solicita um prazo de no mínimo sessenta dias para o recolhimento do ICMS, que é cobrado antes da liberação do contêiner de mercadorias; na segunda proposta os empresários solicitam ao governador uma redução na alíquota do imposto. A primeira já foi aprovada, enquanto que a segunda ainda está em discussão.

Nepotismo
O MPF abriu inquérito para investigar a contratação de parentes na Câmara, no Senado e no Executivo. A Câmara já demitiu 102 servidores, que são parentes de parlamentares ou de funcionários da Câmara, que ocupam cargos de chefia.

Votos
Indignados com a vitória de Roberto, alguns blogueiros tentam explicação para a derrota de Camilo. Falam muito em compra de voto. Porém, esquecem que os únicos políticos cassados por esse motivo no Amapá foi João e Janete Capiberibe.

Destaque
Para o Congresso de Comunicação realizado pela Faculdade Seama, oportunidade de reciclagem para os profissionais da área. Presença marcada de profissionais renomados da mídia e televisão, porém, faltou nomes do jornal impresso e de rádio.

Lançamento

No próximo dia 12, Macapá deverá ganhar um dos maiores presentes de sua história. Um grupo norte americano, juntamente com um grupo de Minas Gerais e outros dois do Amapá, estarão lançando o Amapá Garden Shopping – O melhor dos dois mundos. A construção do empreendimento inicia ainda neste ano e a previsão de entrega é para 24 meses.

Economia
Outro lado positivo é que serão gerados mais de mil empregos diretos e outros três mil indiretos. A construção vai ficar por conta da Arcas Engenharia, pertencente ao grupo Bento Pereira e Ecap Engenharia.

Visita

A vice-prefeita eleita, Helena Guerra, visitou ontem a sede do Jornal do Dia, onde foi recebida pelo diretor corporativo, Luis Alberto Pereira. Em entrevista, Helena falou que vai continuar na Prefeitura a fazer os trabalhos que vinham surtindo efeito na Câmara de Vereadores, onde exerceu função pública por vários anos.

Missa

Logo mais às 20 horas o Frei Deusivan, da Igreja dos Capuchinhos, estará celebrando uma missa em ação de graças pela passagem do aniversário do governador Waldez Góes. Sendo um homem temente a Deus, é uma maneira de agradecer ao Pai celestial por muitas graças alcançadas dentro e fora da política.

Voto

O pessoal que apóia o presidente da Assembléia, Jorge Amanajás (PSDB), como também o vice-governador, Pedro Paulo (PP), não está ligando para a enquete que este blog está realizando. Como você pode conferir, até o Frota está na frente dos dois. Cuidado... pois o resultado vai sair no JD.

Triste realidade

O governo brasileiro lançou hoje (31) a campanha Homens Unidos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. No mundo, uma a cada três mulheres já foi espancada, estuprada, escravizada ou sofre algum tipo de violência. Os dados são da Fundação Perseu Abramo e da Anistia Internacional, respectivamente.

Presidência

A presidência da Câmara de Vereadores já está sendo disputada pela base de apoio do governo do Estado. Por um lado, o secretário de Educação Adauto Bitencourt está querendo emplacar seu afilhado político, o vereador Gean do Nae (PMDB). Por outro lado, o presidente da Assembléia, Jorge Amanajás, quer indicar seu primo Hilton Amanajás (PSDB). Esse abacaxi deve cair no colo do novo prefeito. Que já começa o mandato com uma salada de frutas. Muita birra ainda vai rolar. São coisas da democracia!

Tática

A tática do pessoal do PSB já é conhecida desde o tempo em que o Brasil ganhava a Copa de 70. Quando perdem a eleição dizem que foi voto comprado e outros leros-leros. Posteriormente partem para fazer denúncia junto ao TRE, e como tais denúncias não se sustentam, claro que os juízes analisam na luz do direito, quando percebem que a tática não deu certo, o chumbo grosso vai para cima dos juízes. Hei..psiu..vocês precisam parar com essas coisas....estamos em pleno século XX e a informação online chega para todos. Ou então mudem de tática, porque essa não cola mais.

Reclamando

Que tal entrar na justiça por um prejuízo de 0,46 centavos ou mesmo brigar para ser ressarcido por problemas em uma tampa de fogão? Parece brincadeira, mas muito consumidor acredita que vale a pena lutar pelos seus direitos, mesmo por indenizações tão pequenas. Essas são algumas das reclamações curiosas que a justiça amapaense recebe diariamente nos Juizados Especiais Cíveis. Sobre os direitos dos consumidores, basta procurar o Procon para mais orientações.

JD homenageado



Hoje pela manhã, a Unifap (Universidade Federal do Amapá) homenageou personalidades e servidores da instituição, com a medalha Mérito Universitário, por conta das comemorações dos 18 anos da universidade.
O diretor comercial do Jornal do Dia, Otaciano Júnior, e o secretário de redação do JD, Janderson Cantanhede, receberam as homenagens. Estiveram ainda presentes na solenidade o governador Waldez Góes (PDT), senadores, deputados federais, universitários, professores e convidados.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Do Jornal para o Blog

Saiu no “Respingando”

Entre os que emplacaram
O governador Waldez Góes (PDT), que ontem chegou aos 47 anos de idade, foi um dos 12 governadores a emplacar candidatos nas prefeituras das capitais. Waldez elegeu o deputado Roberto Góes, seu primo e filiado ao PDT. Os outros a emplacar os apadrinhados foram os governadores de Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Acre, Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo e Espírito Santo.

Dnit no Amapá
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) tem autorização do Ministério dos Transportes para criar superintendências regionais no Amapá, Acre, Roraima e no Distrito Federal. Grupo de trabalho acaba de ser constituído para revisar a estrutura regimental do Dnit e apresentar proposta de alteração e adequação. O prazo do grupo é de 30 dias.


Saiu no “Hora-Hora”

Embargo
Vai começar mais uma novela sobre a briga em cima do Macapá Folia na orla de Macapá. Uma ação já foi dada entrada no Ministério Público contra a realização do evento.

Fora da crise

Enquanto os EUA vivem à beira de um ataque cardíaco por conta da crise financeira, o Amapá vem tentando se sair da melhor forma possível. O governador Waldez Góes (PDT) reuniu com empresários e discutiu duas propostas: a primeira dando um prazo de no mínimo sessenta dias para o recolhimento do ICMS, que é cobrado antes da liberação do contêiner de mercadorias; a segunda proposta os empresários solicitam ao governador uma redução na alíquota do imposto. A primeira já foi aprovada, enquanto que a segunda segue em discussão.

Subestimando

Tem blogueiro que fica duvidando da ação da Justiça Eleitoral, da Polícia Federal e o pior de tudo, da inteligência do povo, colocando factóides com relação a compra de votos. Vocês têm que decidir se foi R$ 5 milhões, 8 milhões ou 15 milhões. Quem dá mais?

Será que estão me perseguindo?

Até hoje, por mais incrível que pareça, ainda chegam notificações da Justiça Eleitoral, a pedido de Camilo Capiberibe e sua então coligação, contra o Jornal do Dia. Tais documentos que estão chegando ainda estão em fase de julgamento, porém aqueles que já passaram pelas mãos de juízes não surtiram qualquer efeito negativo ao JD.
Hei...psiu...pessoal do PSB, a eleição já passou! Os juízes tem mais o que fazer!
Entre os absurdos "solicitados" pela coligação, o pior de todos queria tirar o JD de circulação durante o segundo turno.
Depois querem falar de democracia. Se fosse no tempo do Hitler até ele iria ficar amarelo de vergonha.
Deus que me livre...sai do meu pé!

Compra de voto e leilão eletrônico

As ferinas línguas que circulam pela internet, e principalmente os que apóiam o senador cassado por compra de votos, estão fazendo um verdadeiro leilão online. Uns dizem que a tal compra de votos do PDT girava em torno de R$ 800 mil, depois que ele foi eleito, os lances começaram a subir, uns diziam que era R$ 5 milhões, outros apostavam em R$ 8 milhões (com direito a tiroteio), aí aparece um mais doido ainda esbravejando que foram gastos compra de votos nada menos de R$ 15 milhões.
A verdade é que a comprovação de compra de votos foi aquela da casinha do Totó...essa está registrada na história do Amapá.
Já esse leilão eletrônico só serve para fazer o povo, que não é bobo, morrer de rir.

Pergunta
Eu gostaria de perguntar para esses internautas que gostam de fazer leilão eletrônico, de onde o PSB tira tanto dinheiro para investir em campanhas ricas como aconteceu com seu candidato derrotado, Cláudio Pinho, que concorreu ao governo do Estado em 2002; a campanha da também derrotada, Janete Capiberibe, em 2004 que concorreu à Prefeitura de Macapá; também para a campanha de 2006, com o ex-senador, cassado por compra de votos e derrotado nas urnas quando concorria ao Governo do Estado; e agora a nova derrota do candidato Camilo Capiberibe. É muita falta de sorte tantas derrotas consecutivas em campanhas riquíssimas.
Jogando por baixo, gastando R$ 3 milhões em cada uma dá um total de R$ 12 milhões. Sem ganhar na mega-sena fica difícil de bancar tantas campanhas derrotadas como estas, e o pior, ainda se dizem pobres....A pergunta que não quer calar: de onde vem tanto dinheiro...se alguém responder que é de doação, é melhor voltar para o Fantástico Mundo de OZ.

A última carta

Macapá, 27 de outubro de 2008

Compadre Nolasco,

O negócio aqui ficou ruim por aqui. Veio uma grande onda azul que atravessou a cidade e o repiquete dela voltou com beira pras ilhas do Bailique. Nem queira saber. As forças democráticas da terra deram “um jeito” tão forte e tão grande que entortou “de virada” nossos planos de fazer o Camilo prefeito.
Ô, meu compadre Nolasco, que pena! Nós falamos tanto do Roberto, inventamos um monte de mentiras e boatos, jogamos diabinhos nas ruas, mas o povo não acreditou. Olha que “depois que o caldo cai no chão nem língua de cachorro ajunta”, já dizia o velho Zuza, lá do Canal do Jandiá.
O pessoal fala que a gente comprava voto. Mas quando já! Esse negócio já deu até cassação de mandato, pois descobriram que a grana estava na casa de um totó, lá no Igarapé das Mulheres, lembras?
Compadre Nolasco. Perdi toda a esperança no meu partido, que agora está mais amarelo do que antes. Parece até malária. Estamos fracos, fraquinhos mesmo. Não consigo nem mais levantar a caneta para lhe escrever esta carta. A dor que sinto é tão grande que tenho até preguiça de ir à rua onde o povo ri à toa, como se fosse rico, tanta é a satisfação de ter ganhado a eleição.
Também pudera, compadre. Esse pessoal do Capi só quer ser o que a folhinha não marca. Não ouvem ninguém, acham que sabem tudo e querem porque querem mandar em tudo e em todos. Cadê a democracia? O PSB está mais pra ditadura, onde estão sentados o Camilo e o Randolfe, chorando abraçadinhos. Eles ficaram na base do “já ganhou” enquanto o Roberto e a Helena foram pra guerra pedir votos e inverter o resultado do 1º turno. Perdemos feio e depois os chefes da campanha vieram com o papo de “Ah, porque não-sei-o-quê...”. Ta, jacaré!
Compadre Nolasco. Vou terminar esta missiva porque já to invocado com esses Capiberibes. Eles me prometeram um emprego no Correio porque eu escrevo muito bem uma carta. E agora, ó! Só no toba.
Compadre Nolasco. Eu acho que vou é vestir azul e colocar uma peruca pra ver se arranjo uma casquinha na Zeladoria Urbana do Roberto no ano que vem, nem que seja de gari, pois com um boné o sol não vai queimar a minha careca. Eu vou tomar uma lá no Abreu onde ninguém vai encher o meu saco. Adeus compadre. Pra nunca mais.

Seu compadre Ohnid Ojuara

Irado

Tem site por aí que não aceita a vitória de Roberto Góes para a Prefeitura de Macapá. Estava tão convicto de que o "outro" iria ganhar que vinham cantando vitória desde o primeiro turno. Puro engano. Pior foi ver o resultado das urnas. O desânimo foi total, acompanhado de uma ira tremenda. Só faltam colocar culpa na crise dos EUA. Ei, psiu! A eleição já passou e o povo disse: só quem vive de passado é museu.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vou de ônibus...

Hoje Roberto Góes pegou um coletivo e foi escutar os usuários do transporte coletivo. Foi tanta reclamação que o prefeito eleito teve que pegar uma resma de 500 folhas de papel A4 para anotar (e ainda faltou papel).
A sorte do momento foi que Roberto não pegou um motorista daqueles metidos a piloto de fórmula 1, ou daqueles que sofrem um ataque no meio da viagem e acaba atropelando o que vê pela frente.
Fica aí a deixa para as empresas de ônibus: ou colocam um basta na falta de respeito de alguns motoristas, ou poderão ser flagrados pelo prefeito e sua equipe que prometeu andar mais vezes nos coletivos.

Notinhas e diabinhos...

Campanha
Alberto Góes, que no segundo turno tomou a liderança da campanha de Roberto, mostrou que entende de estratégia política. O que o homem entende ninguém pode duvidar. Parabéns baixinho!

Aniversário
Waldez consolidou mais uma vez a sua liderança. Foi uma verdadeira "romaria" hoje, no Palácio do Setentrião, passaram por lá mais de 5 mil pessoas, desde as 10 horas da manhã até 14 horas para abraçar o governador pela passagem do seu aniversário. Nós do blog do JD enviamos parabéns e felicidades.

Fuxiqueiro
E haja o povo do PSB murmurar que houve roubo nas eleições. Até um senador que nem votou em seu Estado veio "bizulhar" no Amapá, e agora ele diz que vai fuxicar no TSE. Ele que aproveite a oportunidade e fuxique também sobre a máfia da carteira de identidade de um que nasceu no Chile e registrou no TSE que nasceu em Macapá, esse sim é um fuxico bom. Lembramos ao fuxiqueiro para não se esquecer de passar no gabinete do senador José Sarney, pois ele sim, consegue cassação.

Chororô
Agora a militância do PDT está cantando aquela famosa música que a torcida do Flamengo fez em homenagem ao Botafogo...agora cante comigo..."e ninguém segura esse chororô, chora o deputado, chora a militância, chora o senador..." Entenda: deputado é o candidato derrotado, senador é aquele que foi cassado.

Expulsão
O oficial da Polícia Militar, que foi pego usando inclusive seu uniforme de gala da PM, fazendo boca de urna para o candidato do PSB poderá ser expulso daquela corporação. Segundo informações, ele estava com R$ 50 mil e em torno de 10 cestas básicas. Juntando esse flagrante com o dos mototaxistas, se Camilo fosse eleito praticamente seria cassado (acompanhando o legado da família).

Mudanças
Notícias dos bastidores do Palácio do Setentrião dão conta que Waldez Góes, após seu aniversário, deverá dar uma "mexida" em seu secretariado. Alguns destes secretários ficaram muito "escondidinhos" nesta eleição, não mostrando nenhum tipo de apoio, nem mesmo batendo palmas nos comícios. É agora que a "porca torce o rabo".

Roberto na Redação

Hoje pela manhã jornalistas e diretores do JD receberam a visita do prefeito eleito Roberto Góes (PDT). Em entrevista exclusiva, falou sobre suas prioridades na prefeitura e quais seus primeiros planos que serão executados. Detalhe: Roberto chegou de ônibus (isso mesmo!!). Veio de coletivo da zona norte da cidade e desceu em uma parada próximo ao jornal. O objetivo foi conhecer de perto a realidade do transporte coletivo de Macapá.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Preste atenção...

Hei...psiu....olha aí do seu lado esquerdo, tem enquete pra votar!

Bem na "fita"

O governador Waldez Góes está bem na executiva nacional do PDT, pois elegeu o único prefeito das capitais brasileiras, como também o maior número de prefeitos nos municípios. Se em 2010 for eleito senador pelo PDT, Waldez terá grandes chances de dirigir o partido nacionalmente.

Números

Militantes do PSB estão cantando em verso e prosa com relação aos 48,34% que Camilo Capiberibe obteve na última eleição. Eles se esquecem que o Estado do Amapá não é só Macapá, visto que nos outros 15 municípios soma-se mais de 100 mil votos e o partido fez apenas cinco vereadores no interior do Estado. Se for colocado em percentuais, o partido volta a ter a mesma votação que teve em 2006.

Expulsão

Militantes do PSB estão falando aos quatro cantos da cidade que devem expulsar do partido o deputado Ruy Smith, pois o mesmo não arredou uma palha sequer na campanha encerrada no último domingo. Se isso acontecer, o partido de Capiberibe vai perder um dos mais atuantes deputados da Assembléia Legislativa.
Acompanhe na edição de amanhã do Jornal do Dia uma entrevista com Ruy Smith sobre sua falta de atuação na última campanha do PSB e o que ele acha das atitudes do partido.

Missa

Daqui a pouco, às 19 horas, na Igreja dos Capuchinhos, será realizada uma missa em ação de graças pela eleição de Roberto Góes (PDT), que como todos sabem, o prefeito eleito é católico e em seus programas de rádio e televisão fez muita diferença em relação ao outro candidato, pois deixava claro sua fé em Deus.

Nomes...

Já começaram a surgir nomes para compor a equipe de secretários do prefeito eleito Roberto Góes (PDT), dizem que um deles é o engenheiro civil Eduardo Moura, que assumiria a Secretaria de Obras. Ele é filiado ao DEM.
Outro nome seria o da militante pedetista Conceição Medeiros, para a Secretaria deEducação.
Por enquanto foi só isso que conseguimso "pescar"

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Enquete

Amanhã o blog do JD vai lançar uma enquete para avaliar o que a população pensa de possíveis candidatos para governo e senado em 2010. Vamos aproveitar este ritmo de eleição.
Aguardem!

Tipos de ressaca

Nesta segunda-feira os habitantes de Macapá tiveram dois tipos de ressaca: a da vitória e a da derrota, estes ainda estão sob efeito do álcool, pois ao lembrarem da derrota, bebem novamente. Só peço que não virem papudinhos.

Tem gente com dor de cotovelo. Acredite @

Analisando...

Casamento
Muitas vezes o caboco prefere se amancebar a registrar sua união em cartório. O casamento no chamado civil custa em um cartório da Capital a bagatela de R$ 500,00 e noutro R$ 700,00. Pense numa situação de um casal que vive de bico? Vai ter que juntar os trapos e até vender a consciência para ter uma união legal. Assim, é melhor se unir sobre a proteção do Altíssimo, que sai quase de graça.

Cassado?
Um político tem que ter ficha limpa para poder honrar o mandato que o povo lhe outorga. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) tem feito campanha exemplar contra os “pombos” (só sujeira), com perdão ao animal-símbolo. A falsidade ideológica é um crime praticado por qualquer indivíduo, que tenta enganar alguém ou órgão público, induzindo-os aos erros. É o caso de Camilo Góes Capiberibe, que tem RG do Chile, certidão de nascimento em Maputo (Moçambique) e registro no TRE-AP como amapaense. Ta pedindo para ser cassado!

Resolvido
Quando os Capiberibes, Janete e João, por medo de enfrentar de peito aberto ou com armas ou caneta, a ditadura, com a ajuda do então médico paraense Almir Gabriel, fugiram do Presídio São José e rumaram de barco para o Peru, depois Paraguai e Chile. E lá nasceu o Camilinho. Bastava o casal registrar o bebê na embaixada brasileira e ele seria verde e amarelo. Resolveram registra-lo na africana Moçambique. Poderiam, também, optar por registrá-lo numa embaixada nacional. Não o fizeram. E agora, como aparece com RG amapaense?

Motivo
Ora! Se o casal Capiberibe optasse por registrar os filhos em uma embaixada brasileira, é claro que a ditadura iria localizá-lo e seria uma presa fácil no exterior a ser capturado por forças especiais e devidamente recambiado para o patropi. Só depois de ter resolvido a situação de refugiado é que pode ter os assentamentos dos filhos. E por que não fez o “abrasileiramento” legal dos rebentos, como chama a naturalização. Então poderiam encher a boca e dizer: brasileiros naturalizados!

domingo, 26 de outubro de 2008

Acertando na mosca

Logo após a apuração dos votos, o jornalista Carlos Lobato elogiou todo o trabalho realizado pela equipe do Jornal do Dia, e disse que o JD foi o único jornal do Estado a acertar na mosca o resultado deste pleito por meio da pesquisa Brasmarket. Ao jornalista, que fez uma excelente cobertura da apuração, muito obrigado!

Virada histórica

Roberto Góes, que chegou bem atrás de seu adversário no segundo turno, mostrou muita competência e fez uma virada histórica no Amapá, que está sendo divulgada neste momento para todo Brasil na Agência Brasil, Agência Estado e Globo News - com a entrevista de Roberto Góes que agradece a Deus e seus eleitores. De acordo com a Globo News o fato é inédito no Brasil.

Festa nacional

Correio Brasiliense e Agência Estado solicitaram as fotos da vitória de Roberto Góes ao Jornal do Dia.

Espaço 12

O senador Gilvam Borges, o governador Waldez Góes, o prefeito eleito Roberto Góes, a vice Helena Guerra, o deputado Jorge Amanajás e o senador Papaléo Paes, logo após a apuração dos votos, receberam a imprensa e a população no comitê eleitoral do partido, conhecido como Espaço 12.
Agora, a festa azul já está rolando na orla de Macapá.

Para quem servir...

Vitória é vitória, nem que seja por meio voto de diferença. E outra se Roberto realmente tivesse comprado a quantidade de votos que afirmam, o resultado não teria sido tão apertado. E mais outra, a imprensa, para quem diz ter sido comprada, apenas se revoltou dos anos de perseguição e ditadura que o PSB impôs quando conseguiu dominar o Estado. Mas como Roberto mesmo disse, em entrevista coletiva na noite de hoje, “o PSB já é passado”.
Mais uma.... quem estava coma "grana" era o PSB - que teve motoqueiro preso na frente do seu comitê recebendo ticket combustível, além de outras prisões que não foram divulgadas por quem fala muito dos outros. Ah...e o oficial da PM que foi preso estava fazendo "mutreta" para o PSB.

Derrota maior

Camilo Capiberibe estava tão pé frio que na escola onde ele vota – Modelo Guanabara, não conseguiu ter maioria de votos em nenhuma urna, perdeu em todas, todinhas!

Chorando as mágoas

Agora a pouco, nossa equipe de reportagem presenciou um comício do PSB, que amargou a derrota na prefeitura e está no palanque, com um ex-senador cassado por compra de votos, juntando os cacos da derrota.

Nós acertamos... novamente

É a primeira vez que acontece no Estado do Amapá uma eleição para segundo turno em que um candidato que saiu derrotado do primeiro turno consegue virar o jogo de maneira tão emocionante e nos últimos dias de campanha. Essa virada sensacional foi percebida apenas pelo instituto Brasmarket que captou o pensamento da população. Mais uma vez o Jornal do Dia, apesar de muita perseguição e ameaças, acerta em cheio o resultado das eleições por meio das pesquisas que divulga, da mesma maneira que ocorreu em 2006, quando dissemos, três dias antes da eleição, que a mesma já tinha acabado antes de sua realização, quando Waldez Góes foi reeleito.

Veja os votos:
Roberto Góes – 91.588
Camilo Capiberibe – 85.659

Diferença de 5.929 votos

Apuração

Roberto eleito de virada


Roberto Góes é o novo prefeito de Macapá, confirmado pelas urnas nesse domingo. A festa da democracia foi geral após a apuração. Camilo Capiberibe, que levou vantagem no primeiro turno, amargou derrota.

Quentinha

Acabou de chegar na redação uma pesquisa de boca de urna, realizada pela TV Marco Zero, que aponta 51% para Roberto Góes e 45% para Camilo. A apuração, que está mostrando a eleição mais disputada do Estado do Amapá, já está mostrando vantagem para Roberto Góes neste início de verificação dos votos, que até o momento está ganhando em todas as urnas.

Mania de perseguição

Tem ex-senador cassado que está em Macapá com mania de perseguição. Como a polícia está em todos os lugares para evitar crimes eleitorais, a tal figurinha, que está fora do cenário político, ligou para o TRE e afirmou que os policiais estavam seguindo seu carro.
Das duas, uma: ou o ex-senador estava sendo investigado (uma vez que perdeu o mandato por compra de voto) ou a polícia simplesmente estava fazendo seu trabalho. É como diz aquele velho ditado: quem não deve, não teme.
E como o ex-senador cassado não estava nada fora do comum, não teria motivos para se incomodar tanto...será???

Urnas substituídas

O TSE informou que, até o momento das 77,9 mil urnas eletrônicas, 337 foram substituídas. O maior número de substituições ocorreu no Estado de São Paulo, com 88 substituições. A cidade do Rio de Janeiro, com 55 urnas. Em seguida vêm Porto Alegre (RS), com 25 urnas, e Joinville (SC), com 20. No Amapá, até o momento, foram substituídas seis urnas.

163 já foram presos em todo Brasil

Em todo o país, 163 pessoas foram presas acusadas de boca-de-urna neste segundo turno das eleições. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de prisões: 152 no total. No Espírito Santo foram sete, em Minas Gerais, três e em Mato Grosso, uma. Nenhum dos presos era candidato às eleições.
O boletim de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda aponta três prisões em Goiás por outros motivos que não a boca-de-urna ou a divulgação de propaganda eleitoral.Sete pessoas também foram autuadas por divulgação de propaganda, mas sem prisões - três em Mato Grosso, três em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro. Há também um caso de transporte ilegal de eleitores em Santa Catarina (as informações são do TSE).

Fiscal da democracia

Acabamos de ligar para o fiscal da democracia (9911-2008) e recebemos a informação que somente no dia de hoje, já foram recebidas mais de 4.000 denúncias.
As equipes estão nas ruas procurando atender a todos os chamados.

Nova enquete?

De acordo com um amapaense, que está passando pela cidade, pois mora no Rio Grande do Norte, ligado intimamente ao PSB, a coisa está ficando complicada para o lado de Camilo Capiberibe.
Segundo essa pessoa, na noite de ontem, para consumo interno do partido, foi realizada uma enquete que apontava 49% dos votos para Roberto Góes e 44% para Camilo Capiberibe. Vamos acompanhar a apuração dos votos para ver se os números batem.

Mesário bêbado

Essa é nova...
Um mesário foi preso pela Polícia Federal por ter comparecido bêbado para trabalhar. Tem coisas que só acontecem em Macapá.
O TRE nos informou que outros quatro mesários também foram presos. Eles estariam tentando fazer “a cabeça” do eleitor.

Na urna

Roberto Góes já votou, às 10 horas esteve na Escola Estadual José de Anchieta. O governador Waldez Góes, às 13h30, compareceu na Escola Zolito de Jesus Nunes e Camilo Capiberibe também confirmou seu voto no Colégio Guanabara às 10h30.
Tanto Roberto quanto Camilo foram muito bem recebidos pela população, que mostrou muito carinho e respeito aos candidatos.
O governador Waldez Góes também foi recebido com festa e ampla cobertura da imprensa local.

Direto do TRE

Até o momento seis urnas eletrônicas apresentaram defeito. Segundo o TRE todas já foram substituídas e até agora a eleição ocorre sem problemas. A equipe de fiscalização está nas ruas e as denúncias encaminhadas ao TRE estão sendo apuradas.

Se Roberto ganhar...

O discurso de muitos que se dizem "jornalistas" e que apóiam o PSB já está pronto, e mesmo antes da apuração já está virando "diabinho" na internet.
A "desculpa" é a seguinte: se Roberto ganhar é porque a eleição foi uma fraude, é porque ele tem a máquina nas mãos, compraram mais uma eleição... e por aí vai...quer bater uma aposta?

Falta do que fazer

É incrível a maneira como estão espalhando boatos pela internet dando conta que deputados estão comprando votos. São história mirabolantes que até Deus duvida. Como se o eleitor acreditasse que um deputado iria perder tempo fazendo este tipo de jogo sujo.

Medo do Sarney
Ao invés de se preocuparem com o andamento da campanha de determinado candidato, tem gente muito incomodada com a presença do Senador José Sarney na campanha de Roberto Góes. Outra falta do que fazer! Cada um apóia quem quer. A troco de quê ficar falando disso ou daquilo que aconteceu ou deixou de acontecer em outro lugar... Depois dizem que é o Roberto Góes quem tem mania de ficar falando do passado.

Enquete sobre o debate da TV Amapá

De acordo com a lei, as enquetes não têm valor científico, portanto, não é preciso fazer qualquer registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Veja o que diz a resolução: "A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens deverá ser acompanhada de esclarecimento de que não se trata de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, ou qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado".
A partir daí, a Brasmarket Análise e Investigação de Mercado Ltda, há 25 anos fazendo essa sondagem em todo o Brasil, utilizou seu sistema de telemarket logo após o debate realizado pela TV Amapá, até a meia noite de sexta-feira (24) e até ontem, das 7 às 12 horas, ouviu um total de 427 pessoas, fazendo a seguinte pergunta: "O que o senhor (a) acha quem venceu o debate da TV Amapá?".
O resultado foi o seguinte: 59% disse que foi Roberto Góes (PDT), 41% achou que foi Camilo Capiberibe.
Um levantamento feito pela UOL Eleições mostram resultados interessantes sobre enquetes no período eleitoral em todo o país.
Quando se pergunta "as pesquisas influenciam no seu voto" aos indecisos, eles chegam a 76,12%. Já perguntando se o debate influencia no voto, os indecisos respondem 69,86% que sim (essa matéria foi publicada na edição de hoje do Jornal do Dia).

Eleição será decidida voto a voto

Instituto Ibope, contratado pela Rede Amazônica de Televisão (TV Amapá), divulgou ontem, a última pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Macapá. Foram entrevistados 504 pessoas no período de 23 a 24 de outubro, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa teve o protocolo de número 614/2008 e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 614/2008.
A primeira pergunta foi a seguinte: "Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Macapá?". Roberto Góes (PDT) obteve 43% e Camilo Capiberibe (PSB) 43%. Brancos e nulos 4% e os indecisos 9% e quem não respondeu 1%.
Já na pesquisa estimulada, quando foi apresentada ao eleitor o nome do candidato, novo empate técnico foi observado. Roberto Góes obteve 45% e Camilo Capiberibe 45%. Brancos e nulos deu 5% e os indecisos 5%.
Roberto Góes (PDT) tem a preferência do eleitorado feminino, onde obteve 49% dos votos. Já Camilo Capiberibe teve 42%.
Com relação ao eleitorado masculino, 48% preferiram Camilo Capiberibe e 40% Roberto Góes.
Roberto sobe e Camilo cai – Na pesquisa anteriormente publicada pelo Ibope, também contratada pela Rede Amazônica, aparecia o candidato do PSB, Camilo Capiberibe com 54% e Roberto Góes com 37%, portanto, o candidato Camilo teve uma queda acentuada de 9 pontos percentuais, resultado muito acima da margem de erro. Considerando que o número de eleitores aptos a votar no primeiro turno era de 219 mil, retirando as abstenções, brancos e nulos, vamos ter 189 mil votos válidos no primeiro turno, ocorrido no dia 5 de outubro. Portanto, os 9% de queda do candidato Camilo desde de a última pesquisa realizada no dia 16 até a atual, o candidato do PSB perdeu cerca de 17 mil votos. Já o candidato Roberto Góes, que na última pesquisa aparecia com apenas 37%, cresceu para 45% (ou 8 pontos percentuais). O crescimento foi de, aproximadamente, 15 mil votos. Se levarmos em consideração que o número de indecisos que já era muito pequeno em 16/10 (em torno de 4%), não foram esses eleitores que migraram do candidato do PSB para o PDT. O que podemos afirmar que os votos de fato migraram do candidato Camilo para Roberto.
Se compararmos o que aconteceu em São Paulo, onde o candidato Kassab vinha atrás de Marta Suplicy, e que nos últimos dias pegou a chamada onda eleitoral, onde o candidato que vem crescendo tende a receber a maioria dos votos dos eleitores indecisos, observamos que os mesmos eleitores acompanham a tendência, pois, não querem perder seus votos. É o chamado voto útil. Se continuar nesse mesmo sentido, Roberto poderá ser o prefeito após o resultado de hoje.
Não podemos esquecer de levarmos em conta a margem de erro de 4% para mais ou para menos (essa matéria saiu na edição de hoje do Jornal do Dia).