sexta-feira, 6 de março de 2009

Deputados visitam IAPEN e adiam oitiva de diretor para o dia 26

O diretor do IAPEN, coronel Walcyr Alberto Santos Costa deverá ser inquirido durante sessão marcada para o próximo dia 26 de março, na Assembleia Legislativa, para falar sobre as precárias condições que o presídio vive até hoje. Segundo matéria divulgada na edição de ontem do Jornal do Dia, o deputado estadual Paujo José (PL) vem acompanhando de perto os crimes e as condições de funcionamento do instituto e não tem ficado muito satisfeito com os acontecimentos que tem chamado a atenção da opinião pública.
Na manhã desta quinta-feira, um grupo de parlamentares (Paulo José, Rui Smith e Camilo Capiberibe) realizou uma visita, a primeira deste ano, e viram de perto como se dá o funcionamento do local. Segundo dos deputados, as precárias condições do presídio são preocupantes, principalmente a da superlotação, falta de infraestrutura e também pelos constantes assassinados ocorridos naquele prédio.
Os deputados lembraram que os internos estão cumprindo o que devem com a Justiça, e ainda assim, eles têm direitos humanos que precisam ser respeitados e colocados em prática. Uma das soluções apresentadas para os problemas detectados foi solucionar o excesso de lotação na única penitenciária do Estado.
Agora com a construção do novo presídio de segurança máxima que já foi anunciado pelo Estado é um ponto positivo que tende a diminuir essa questão do ponto de vista populacional.