sábado, 24 de janeiro de 2009

Domingo nas bancas

Leia nesse domingo matéria sobre o que está sendo feito no Amapá para contornar a crise financeira, com enfase especial para o orçamento 2009 do Estado, que soma 31% do PIB previsto para esse ano.

Bastidores da Notícia

VOLTANDO
Depois do descanso, está voltando à ativa o juiz eleitoral Marconi Pimenta, titular da 10ª Zona Eleitoral – Município de Macapá, para continuar o trabalho que iniciou durante o período da campanha eleitoral de 2008 e continuou depois de conhecidos o resultado das eleições, presidindo, pelo menos, sete processos que têm como partes candidatos que disputaram as eleições de outubro.

O TEMPERO
Para não fugir ao padrão e fazer valer, literalmente o nome, temperos, com bastante pimenta, temperos nos processos que terão sentença prolatada ainda nesta semana. Para os observadores políticos as surpresas serão poucas mas suficientemente apimentadas que não terão recurso que derrube.

OIAPOQUE
O promotor Paulo Veiga, acompanhado do professor Aluisio, pós-doutor em Filosofia e professor na Universidade Federal de Vitória, no Espírito Santo, esteve na aldeia indígena do Manga, no município de Oiapoque, para fazer estudos que serão integrados à sua tese de mestrado que defenderá no final do ano.

MUITO CONHECIDO
Paulo Veiga é muito conhecido entre os índios de Oipoque, onde esteve como promotor no inicio de sua carreira no Ministério Público do Estado do Amapá. Lá, em Oiapoque, o administrador substituo, que está no exercício do titular, Marivaldo, e é índio acompanhou o encontro que aconteceu no local e do qual participaram além dos visitantes, o próprio Marivaldo, o cacique Luciano dos Santos e três conselheiros do cacique.

DENGUE
O ministério da saúde há quatro anos está adotando um programa identificado por LIRA (Levantamento de Índice Rápido) para medir o potencial do ambiente urbano em permitir a dengue. Apura o que chama de Índice de Infestação Predial (IIP), medindo a quantidade de larva em um determinado local. Os parâmetro de seleção de risco são os seguintes: 1) até 1% (tem controle da situação); 2) de 1% a 3,9% (situação de médio risco); 3) acima de 3,9% (situação de alto risco para as pessoas).

A COMBINAÇÃO DE MACAPÁ
A cidade de Macapá apresenta os seguintes números: a) Índice de Infestação Predial = 3,4; b) Média de todos os estrato = 3,4; c) Variância = 6,8; d) Desvio Padrão = 2,6; e) Coeficiente de Variação = 0,8. Conclusão: Macapá está na faixa de Alto Risco, isto é, precisa, de ações imediatas de combate aos fatores de propagação da dengue.

O MAIOR
O bairro que apresentou o maior número correspondente ao Índice de Infestação Predial (IIP) foi Cabralzinho, com um índice de 14,63. Esse índice muito alto tem grande influência da Lagoa dos índicos, que chegou aos 11,11 de IIP. O índice do bairro Central é, também, muito alto, e chega aos 9,31, com a influência do Canal da Mendonça Júnior. Congos, com um índice de 8.18 é o que mais preocupa a equipe pelas condições em que se encontra o bairro.

REGISTROS
Até agora foram registrados 90 casos de dengue em Macapá, deste, 40 vieram do Brasil Novo, na Zona Norte, que passa a ser o caso mais urgente. Já na terça Feira (27), uma o Grupo de Enfrentamento da Dengue, coordenado pelo Coronel Geovani, entra no bairro
Com o propósito de agir para diminuir a intensidade da doença.

Respingando

Palestras
Quem está no Meio do Mundo é a ex-primeira dama da França, Danielle Mitterrand, devidamente “avec” com uma caravana de amigos e amigas, tanto da Cidade Luz como da colônia de Ultramar (Caiena).

A convite
Vieram a convite da oligarquia do PSB, comandada por mãos de ferro pelos Capiberibes, onde discutiram o que vão dizer no Fórum Mundial Social em Belém. Os palestrantes do encontro são os Góes Capiberibes: Camilo, Janete e o João, que leva na bagagem o “know-how” de como se deve comprar voto com dinheiro escondido na casa de um totó.

Recordando
Só para fazer um exercício, recordando a nossa história. Madame Mitterrand é aquela que viveu por muitos anos ao lado do “monseur” Mitterrand, presidente da França, que em outros fóruns mundiais pregava e defendia com unhas e dentes o famoso “Princípio do Devoir d’ingerence”, numa tradução livre, o dever da ingerência, principalmente na Amazônia brasileira.

Bedelho
Mitterrand achava ele que às grandes potências mundiais poderiam interferir militarmente em qualquer lugar do planeta, desde que os interesses delas fossem contrariados.

Comparação
Mitterrand era cópia fiel e clone perfeito do mesmo pensamento beligerante do ex-presidente do EUA, George Bush. Itens como Liberdade, Igualdade e Fraternidade pregadas pela Revolução Francesa, que a madame e seus amigos, juntamente com os Capiberibes, deveriam discutir no fórum, devem ser deixadas em segundo plano, já que não praticam o que pregam.

Trucidados
Que digam os parentes de brasileiros e brasileiros, devidamente trucidados por forças regulares da França, nos garimpos da Guiana.

Saúde
O presidente e festeiro em homenagem ao Divino Espírito Santo, em Igarapé do Lago, José Gemaque Barreto, por problemas de saúde, teve que se ausentar de Macapá.

Programação
Segundo informações de familiares, ele deve retornar essa semana para dar continuidade à programação, que teve início no último dia sábado (24), com o levantamento do mastro e encerra no dia 07 de fevereiro, com torneio de futebol e grande baile dançante, naquele distrito santanense.

Admiração
O Fiat Stilo é o modelo mais admirado por estudantes de diversos níveis universitários em São Paulo. Os dados são da pesquisa Top Office, realizada pela revista Offline, em parceria com o instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Competição
O hatch da montadora italiana, com a diminuição do IPI, ficou bastante competitivo no mercado, chegando a ter preço inicial de pouco mais de R$ 51 mil. É um automóvel de alta tecnologia, contendo, inclusive, dentre outros itens de série, nada menos que dois computadores de bordo.

DVD
Recebemos e agradecemos o DVD “O Projeto de Produção Integrada (PPI)”, enviado ao JD através do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) José de Ribamar Oliveira Quintas, cujo programa Promoção e Desenvolvimento de Arranjos Produtivos locais (APLs), mostram que a agricultura amapaense passa do empírico sistema da derruba e queima para o PPI integrando culturas e regenerando florestas. No DVD, valiosas informações sobre o subsídio à implantação da APL da mandioca, fruticultura e grãos no distrito de Maruanum.

Auditagem

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) está com os holofotes da mídia voltada para si. Tudo por causa do flagrante dado pela auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) que teria identificado irregularidades em 228 repasses de recursos públicos feitos a organizações não-governamentais, prefeituras e secretarias. A Funasa divulgou nota se defendendo, segundo ela, todos os processos de licitação foram suspensos enquanto estiverem sendo analisados pela Controladoria, e os convênios com as ong’s relativos à saúde indígena estão sendo auditados.
A CGU informou que os contratos que apresentaram irregularidades em 2008 somam mais de R$ 155 milhões, e que toda a auditoria já foi repassada para o Tribunal de Contas da União (TCU). As suspeitas recaem sobre falta de prestação de contas da utilização de recursos públicos até o descumprimento do que vem descrito no objeto do contrato. A Funasa diz que desde a posse da nova administração ocorrida em 2007, que auditorias vêm sendo feitas periodicamente para que seja dada maior transparência durante o repasse dos recursos, e que a suspensão em decorrência de irregularidades é fato previsto na legislação.

Armas não-letais

O Ministério da Justiça anunciou que em fevereiro, policiais de onze estados serão treinados para usar armas não-letais, conhecidas com ‘Taser’, que já foram compradas pelo governo para tentar reduzir as mortes em confrontos diretos entre policiais e suspeitos - conhecidas por emitirem ondas de alta voltagem. A apresentação acontecerá durante o Fórum Social Mundial, na próxima terça-feira (27), em Belém-PA.
Foram compradas quatro mil pistolas de onda ‘T’, que não são armas de choque, mas sim de alta voltagem e baixa amperagem que funcionam com uma frequência semelhante a das ondas cerebrais, e que em contato com o corpo são capazes de impedir que as ondas do cérebro sejam passadas aos músculos.
De acordo com o capitão Alexandre Aragon, secretário nacional de Segurança Pública substituto, a sensação que se sente é semelhante a uma interferência em um sistema de rádio, onde o cidadão vai continuar falando, respirando, mas não terá como comandar os membros. Do total de armas, mil serão distribuídas para a Força Nacional de Segurança (FNS), enquanto as outras três mil serão distribuídas para os estados.
Na Força Nacional já foram treinados duzentos militares – os primeiros a manusear as novas armas.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

São José, Justo e Pacificador

A festa de São José, padroeiro de Macapá, já está definida. Segundo a Pastoral da Comunicação, a programação traz novidades para este ano: a mudança do horário da procissão do dia 19 de março, que este ano deverá ser realizada de manhã após a Santa Missa. O coordenador da festa e pároco da Catedral, Padre Paulo Lepre, os preparativos para festejar São José começam sempre após a avaliação do Círio de Nazaré devido ao número de pessoas que organizam a primeira participarem da segunda festa.
O material de divulgação como o folder, cartaz, material liturgico e outras peças já estão em fase final de impressão. Este ano, o tema da festa é São José, Justo e Pacificador - inspirado na Campanha da Fraternidade de 2009 que este ano trata da questão da segurança pública, com o lema "A paz é fruto da justiça" (Is 32,17).
Dia 15 de fevereiro, começa a programação com a Missa do Envio da peregrinação da imagem de São José que deverá passar em todos os bairros de Macapá. O novenário será de 9 a 18 de março, e a festa solene como em todos os anos, acontecerá no dia 19 com a Santa Missa às 07h30, seguida da procissão, que após vários anos volta a ser realizada pela manhã.
A Pastoral informa que a mudança de horário aconteceu para proporcionar um tempo maior, durante o dia, e assim, facilitar a participação de todos, principalmente porque nessa época geralmente chove.
A Corrida de São José também foi confirmada para o dia 15 de março e contará com a participação de atletas profissionais nas diversas categorias. As inscrições devem começar após a corrida de aniversário da cidade de Macapá, que faz parte da programação do Jornal do Dia.

Serasa: número de cheques devolvidos cresce 1,5% em 2008

O número de cheques devolvidos no Brasil chegou a 19,8 a cada mil compensados em 2008, aumento de 1,5% em relação a 2007, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta quarta-feira. Desde o início do estudo, em 1994, o índice só foi maior em 2006, quando 20,7 cheques foram devolvidos a cada mil compensados.

Subida

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) informou que a venda dos automóveis cresceram 14,15% no varejo ao fazer uma comparação do acumulado de 2008 com o mesmo período de 2007, que saltou de 4.248.275 para 4.849.497 unidades. Segundo Sérgio Renze, presidente da Federação, o desempenho das vendas de veículos novos foi muito melhor do que se imaginava há 90 dias atrás, quando os negócios começaram a retrair. Em 2008, antes do mercado financeiro sofrer a brecada da crise, a previsão do setor chegava aos 19%. “Um crescimento de mais de 14% no acumulado do ano já demonstra uma paralisação da queda provocada pela crise internacional e isso aponta uma possibilidade de retomada de crescimento para os próximos meses”, garantiu Renze.

“Saúde Folia” previne no carnaval

Um novo projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promete assegurar a prevenção de doenças geralmente adquiridas durante o período de Carnaval. A iniciativa consiste em abranger ainda mais as campanhas de prevenção de saúde, aproveitando a época de folia para formar um bloco integrado por servidores.De acordo com Secretário estadual de saúde, Pedro Paulo dias de Carvalho, o “Saúde Folia” é o bloco da conscientização e diversão, onde a importância da prevenção de doenças como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’S/AIDS) é o principal objetivo.A secretária adjunta de gestão em exercício, Gracinete Espíndola, explica que o bloco não se restringe somente às DST’S/AIDS. “As ações se estendem aos barracões das escolas de sambas, já que os trabalhadores manipulam ferro, que é um material perfuro-cortante, podendo contrair tétano”, disse.Gracinete informa também que há à responsabilidade, quanto às ações de prevenção de outras doenças que ocorrem nesse período carnavalesco. “Cito a cirrose hepática que precisa de cuidados por parte de seus portadores, campanhas por parte da Secretaria, orientam que as pessoas não abusem do álcool”, concluiu a secretária (Ascom/Sesa).

Combate

Competição a vista. É o que revela a matéria feita pela equipe da iCarros, revista eletrônica voltada para o setor automobilístico que traz este mês o embate entre Ford Focus e Fiat Stilo – o primeiro há nove anos enquanto o segundo está a sete anos no mercado brasileiro – ambos com mesmo porte, preços e equipamentos similares. Detalhes sobre potência, motores, acessórios, acabamento interno, luxo, conforto e o mais importante: o preço, são detalhados na matéria. A competição é boa e capaz de deixar o brasileiro, conhecido por ser louco por carros, na dúvida entre um e outro. Mas, nada com um test-drive para tirar a dúvida.

Participe da CorridaNossa Gente - Cidade de Macapá:


Atualiza quando "interessa"

É muito engraçado como alguns "jornalistas" se comportam em Macapá. Inúmeras notícias sobre tudo o que acontece não são divulgadas em seus sites e bolgs, mas quando se especulam nomes de pessoas próximas a políticos que "não interessam" para tais "jornalistas" os diabinhos são soltos, nomes que nem a polícia revela são "adivihados" e a discórdia é lançada aos quatro cantos de Macapá.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial

A Defensoria Pública do Brasil já tem lugar reservado no Fórum Social Mundial que acontece na cidade de Belém do Pará no período de 27 de janeiro a 1º fevereiro deste ano.
Uma comissão da Defensoria Pública do Estado do Pará se reuniu no dia 20 de janeiro para discutir as ações necessárias para viabilizar e efetivar a participação de defensores públicos de todo o país no evento. Na ocasião, ficou definido que a Defensoria Pública do Estado do Pará vai fazer uma exposição de todos os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela instituição em uma tenda instalada no setor básico da UFPA, ao lado do bloco A (próximo ao restaurante universitário). O estande vai funcionar das 08 as 20 horas. Além da divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição, serão expostas outras publicações e trabalhos pessoais realizados por defensores públicos do órgão.

Novidade no Sebrae

Nesta sexta-feira, 23 de janeiro, o Sebrae no Amapá recebe a visita do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, para divulgar os novos benefícios do Plano de Saúde que beneficia os funcionários do Sistema Sebrae.
Às 8h30, no auditório máster da Instituição, haverá uma palestra sobre o novo plano de saúde, que entrará em vigor a partir do dia 01/02/2009.
A palestra será proferida pelos representantes do Sebrae Nacional e das empresas Unimed Seguros e Qualicorp Corretora de Seguros Ltda.

Cortando os juros

Depois de todas as reviravoltas na economia brasileira, até que enfim vem ma boa notícia para quem tem conta em banco. O Santander, Real e HSBC anunciaram hoje, em notas para a imprensa, que já estão adotando novas políticas de cortes de juros em várias modalidades. Agora o cliente deve ficar de olho nas reduções e verificar onde é mais vantajoso ter uma conta bancária ou até mesmo fazer empréstimos.

Corrida Nossa Gente – Cidade de Macapá

Hoje pela manhã, Prefeitura, Jornal do Dia, Federação Amapaense de Atletismo e demais órgãos: EMTU, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, estiveram reunidos no Jornal do Dia e acertaram todos os detalhes referentes à segurança dos atletas que irão participar da corrida.
A contagem regressiva para este grande evento que será realizado no dia 4 de fevereiro já começou. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro no Jornal do Dia, Comel e Sedel. A premiação será em dinheiro e os destaques da competição serão convidados para a grande festa de entrega do Prêmio Nossa Gente – Troféu Júlio Pereira, em março, no Teatro das Bacabeiras, onde receberão troféus de homenagem.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Aniversário da Previdência

A Previdência Social do Brasil comemora no dia 24 os 86 anos de implantação. Sob o tema "Previdência Social - 86 anos: preteção para o trabalhador e sua família", uma vasta programação comemorativa será cumprida em todo o país. O evento será aberto oficialmente com um pronunciamento do ministro José Pimentel, em cadeia nacional de rádio e TV, no dia 25 (domingo).A gerência Executiva do INSS Macapá, também realizará eventos no Estado.
Programação:

26/01/09 - Café da Manhã , para os servidores e segurados, LOCAL : APS/MCP – AV: Ernestino Borges – LaguinhoHORA: 8:30hs – CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS SERVIDORES, ESTAGIÁRIOS, ETC

27/01/09 - Entrega dos Alimentos e Materiais arrecadados pela Gerência e APS, 8:00 às 12:00 Baixada do Kiar – Bairro: Perpétuo Socorro.

29/01/09 - Ação do INSS – Centro de Recuperação MONTE MONTE TABOR.

30/01/9 - Orientação e Divulgação dos Serviços Previdenciá-rios, no Terminal Rodoviário, de 8:00 às 14:00hs.

Sem entender???

Vou explicar só uma vez, tá!
Para quem "não conseguiu entender" o slogan da nova logomarca da Prefeitura de Macapá "Cidade forte", ou não pensa ou se faz de inocente (pra não dizer outra coisa). "Cidade forte" sim! porque não?
Se a prefeitura é responsável pelos chamados interiores, ou distritos, a história continua a mesma, pois não deixar de fazer parte das responsabilidades que cabem ao município de Macapá.
Entendeu agora?

Corrida Nossa Gente - Cidade de Macapá

Já está tudo pronto para a largada da corrida mais tradicional do nosso Estado. Com a realização sob a responsabilidade da Prefeitura de Macapá e do Jornal do Dia, a Corrida Nossa Gente - Cidade de Macapá será realizada no dia 04 de fevereiro em comemoração aos 251 anos da cidade de Macapá e 22 anos de fundação do Jornal do Dia.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 23 de janeiro, próxima sexta-feira, na sede do Jornal do Dia, Comel e Sedel. A premiação será em dinheiro e troféu.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Novas eleições

Está determinado pela Justiça Eleitoral que 14 municípios brasileiros deverão ter novas eleições até o dia 8 de março. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a eleição realizada em outubro do ano passado, nessas cidades foi considerada nula devido aos candidatos terem seus registros de candidatura indeferidos por causa das contas rejeitadas pelos TC's.

O TSE divulgou calendário, constando que municípios do Piauí (1), Maranhão (1), Sergipe (1), Pernambuco (3), Amazonas (1), Paraíba (1), Natal (1), Roraima (1) e Alagoas (4).

Enquete

A coisa tá pegando. É que a enquete que o blog do Jornal do Dia está realizando na internet para saber quem nossos leitores colocariam para representar o povo amapaense começou a oscilar. Vejamos por exemplo, no caso dos candidatos a vaga de deputado federal, existem 111 votos para a opção 'nenhum dos candidatos', seguindo-se de 68 votos para Fátima Pelaes (PSDB), 57 votos para Janete Capiberibe (PSB) e em 4º lugar, Lucenira Pimentel (PR) com 56 votos. Só as mulheres lideram nesse caso.
Quando partimos para as desejosas cadeiras da Assembléia Legislativa, encontramos Jorge Souza (PCB) com 85 votos, Dalto Martins (PMDB) com 72 votos, Camilo Capiberibe (PSB) com 67 votos, Meire Serrão (PT do B) com 65 votos e Jorge Salomão (DEM) com 62 votos.
Para o Senado, a coisa volta a se enrolar quando num total de 216 votantes, 116 deles fazem opção por 'nenhum dos candidatos' (novamente), 25 optaram por Papaléo Paes (PSDB), enquanto Gilvan Borges (PMDB) ficou com 24 votos.
Com a enquete realizada na internet, o Jornal do Dia (http://www.jornaldodia-amapa.blogspot.com/) está bombando como um dos principais endereços da blogosfera, desbancando muitos por ai que se dizem bons.

Vendas

A Web Motors anunciou em seu site a lista com os dez carros mais vendidos em 2008. Segundo a especializada, a primeira quinzena de 2009 vem trazendo um resultado melhor do que o esperado com o volume de vendas de veículos zero quilômetro. Em 2008, os fabricantes venderam 2.309.334 unidades de automóveis, e 407.530 unidades de comerciais leves – esse foi um fechamento excelente para o país.
Na primeira reunião da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os resultados apresentados deixaram os participantes do setor otimistas com o crescimento de 14,5% em relação a 2007, representando um recorde para o grupo.
Ainda segundo a Web Motors, com um total de 657.778, a Fiat foi consagrada a montadora que mais vendeu veículos em 2008 – unidades emplacadas. Representando 24,62% das vendas do mercado interno. É a crise trazendo carro novo para as nossas garagens. Afinal qual é o brasileiro que não gosta de cheirinho de carro novo?

LIBA

Tica Lemos, da Liba (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá) está informando que a ordem do desfile oficial dos blocos já foi definido. Dia 23 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 19h00, no Sambódromo.
O bloco Saci Perere não vai participar do desfile esse ano e tem até sexta-feira, 23, como data limite para comunicar oficialmente a Liba o motivo, caso contrário terá como penalidade ter suas atividades suspensas durante um ano sem participar do carnaval, e ao retornar, deverá iniciar o desfile.

Aviso

A Assessoria de Comunicação da UEAP (Universidade Estadual do Amapá) informa que a Comissão de Vestibular da instituição marcou para a próxima quinta-feira, 22, a divulgação da lista do Vestibular 2009, que já vem sendo esperado há bastante tempo pelos estudantes.
Aguardemos então, os próximos nomes que entrarão na UEAP.

Dez

A nota foi dada pelo instrutor José Carlos Fauri, de Armamento e Tiro, que veio do Rio Grande do Sul - diretamente da fábrica Taurus, para ministrar curso para policiais militares do Amapá. Coincidentemente, o especialista teria flagrado uma abordagem de duas guarnições da Rádio Patrulha na Orla do Santa Inês.
Segundo Fauri, o trabalho realizado pelos policiais militares foi muito bem feito, procedimento padrão realizado corretamente, não deixando a desejar a nenhuma outra polícia do país. A notícia agrada e faz bem ao ego dos amapaenses uma vez que vem de personalidade viajada e destacada quando o assunto está relacionado com segurança pública.
Nossas boas vindas a José Carlos Fauri.

Fusão

Chrysler e Fiat acabam de formalizar aliança. O anúncio foi dado pela fabricante francesa que junto com a montadora italiana e o fundo de investimentos Cerberus Capital Management assinaram acordo de criação de uma aliança global em que a Fiat fica com a participação de 35% na rival norte-americana.
A Chrysler anunciou que essa aliança será um elemento importante no âmbito da viabilidade da empresa, que terá acesso a plataformas de veículos com consumo eficiente de combustível, motores e componentes que serão produzidos em suas próprias fábricas.

Ilegal

Batalhão Ambiental conseguiu fazer nova apreensão de sacos de carvão e lenha neste final de semana. O flagrante aconteceu graças a uma blitz que a Polícia Militar estava fazendo na zona norte da cidade. Segundo o tenente Ubiraelson Jardim, o carvão é da região do Camaipi, no interior do estado, de onde foram tirados 65 sacos de carvão vegetal e seis metros cúbicos de lenha.
No momento da apreensão não foi apresentado documento obrigatório para exploração do produto. Mesmo que esse tipo de atividade seja frequente no interior, há suspeitas de que se tenha usado madeira nobre para chegar até esse tipo de produto. Caso não seja apresentado o documento de exploração, a madeira será doada.

Fiscalização

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) enviou informe comunicando que a partir de maio, o órgão deverá dotar todos os aeroportos públicos brasileiros de um sistema informatizado que irá inibir a decolagem de aeronaves e tripulações em situação irregular da Aviação Geral (aviões e helicópteros particulares e outros) além de taxi-aéreo.
Um programa inédito foi desenvolvido pela ANAC batizado de Decolagem Certa que tem como função verificar, no momento da liberação do voo, toda a documentação obrigatória para pilotos e aeronaves, uma vez que isso afeta diretamente a segurança de voo. Em caso de detectada alguma discordância, o comandante deverá ser informado sobre esses detalhes e orientado a procurar a Agência para corrigir sua situação.
A 'Decolagem Certa' ainda está em fase experimental nos Aeroportos de Congonhas, Garulhos e no Campo de Marte, e respondem por cerca de 50% do tráfego aéreo nacional da Aviação Geral e táxi-aéreo.

Negociar

A Prefeitura Municipal de Macapá mandou mais uma boa nova. Irá negociar dívidas antigas relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A garantia foi dada pelo secretário de finanças, Allan Sales, que informou que técnicos da gestão municipal deverá estudar estratégias para melhorar a arrecadação.
Um levantamaneot foi pela PMM mostrou que em 2008, o número da inadimplência local chegou a 70% dos contribuintes. Agora, a prefeitura investiga os motivos que levaram a essa baixa arrecadação, outra tarefa será a reavaliação da Planta de Valores para buscar uma compreensão sobre os números atuais disponiveis no sistema do município.

Entre Aspas

Prefeitos
Amanhã (21) acontece eleição na Associação dos Prefeitos do Amapá. Rilton de Oliveira, de Tartarugalzinho, poderá ser reconduzido ao cargo de presidente, tendo como vice Francimar de Serra do Navio e Marmitão de Mazagão como tesoureiro.

Cargo
O ex-prefeito de Oiapoque, Manoel Alicio (PDT), que não disputou a reeleição, está em Macapá e tem audiência marcada com o governador Waldez Góes (PDT). Depois da conversa que terá com o chefe do executivo, poderá ser nomeado para um cargo importante na fronteira.

Fiéis
Alicio, que por diversas vezes foi cassado pela Câmara de Vereadores e sempre voltou ao cargo por medida judicial, tem uma quantidade de eleitores fiéis que seguem suas orientações em quaisquer circunstâncias.

Queda
Ao comemorar seus 25 anos esse mês, o MST (Movimento dos Sem Terra) vem amargando a perda de adeptos e receitas. O número de famílias invasoras caiu de 65.552, em 2003 (primeiro ano do governo Lula), para 49.158, em 2007. O número de novas famílias acampadas foi de 59.082 para 6.299 (menos 89,34%). No período, a ocorrência de invasões oscilou de 391 para 364, afirma a CPT (Comissão da Pastoral da Terra).

Ponte
O canteiro de obras localizado à margem esquerda do Rio Vila Nova, já está pronto. A primeira etapa será o levantamento topográfico e a medição da profundidade do rio, que receberá a primeira base de concreto para a construção. Tem mazaganense que já até sonha com a ponte.

Cadê?
Enquanto membros da imprensa aguardam o chamado “corredor da comunicação”, no Sambódromo, descobriu-se que o camarote da imprensa desapareceu. Detalhe: não tem nada a ver com a Liga.

Cumprindo
Prefeito Roberto Góes começa a cumprir com as grandes promessas de campanha. Uma delas, muito debatida durante as eleições, é a melhoria na merenda escolar. Pela manhã, café e almoço. Para os estudantes da tarde, almoço e lanche.

Filha da Sofia
Foi o nome dado à cobra que apareceu durante coletiva de ontem, de Roberto Góes, na Fortaleza de São José de Macapá. A direção do forte tomou as providências cabíveis.

Lá e cá
Muita gente foi detectada recebendo indevidamente na folha de pagamento da Prefeitura de Macapá. Servidor que vinha ganhando por dois ou três cargos. O prefeito já avisou: vamos cortar as gorduras nas finanças.

Com senha
Nada menos que 15 servidores tem (ou tinham) a senha de acesso à folha de pagamento da Prefeitura de Macapá. Resumindo: o poder era total, aumentar, diminuir, colocar ou retirar nomes. Imaginem a situação...

Auditoria
Uma auditoria deverá estar sendo solicitada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) nas contas da Prefeitura de Macapá. Essa semana, uma reunião vai marcar a solicitação de Roberto Góes ao conselheiro Júlio Miranda. Quem tiver com rabo preso, a promessa é de que será punido.

Qualidade
O maior jornal impresso do Amapá também vai ser, a partir do próximo mês, um dos jornais de maior qualidade de impressão na região. A máquina está desembarcando essa semana, na sede do Jornal do Dia. São quatro containeres trazendo a tecnologia, vindo diretamente da Índia.

Carnaval 2009

Kubalanceiros em festa
O ponto/sede/bar do bloco Kubalança é na Rua José Serafim esquina com
Avenida Nações Unidas (complexo do Alexandre). O bloco fez a
Kubalançada no Morro do Sapo, apresentou à comunidade o Capitão
Roxão...

A briga continua
Agora a base de denuncias. Existem alguns blocos que ainda não
receberam seus merecidos prêmios, ainda do carnaval passado ano 2008.
Prometem acionar judicialmente.

Convocação
Os diretores de harmonia da Piratas da Batucada estão convocados a
participarem de uma reunião dia 21 (quarta feira). Local Escola Guita
(estádio Glicério Marques) às 20 horas.

Em outro local
É hoje na AVRA (sede dos Vigienses) às 19 horas; reunião com todos os
diretores da Pirata da Batucada. Cuidado, o Mata anda sorridente...

Engano

Foi por causa de um pedaço de cartolina afixado na porta do setor de marcação de consultas do Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL) que não houve atendimento na segunda-feira passada. No aviso constava que as consultas seriam marcadas a partir do dia 26 de janeiro, e constava ainda, um número de telefone para maiores informações. Segundo a Assessoria da Secretaria de Saúde, assim que viram a notificação pacientes indignados teriam informado programas de rádio sobre o fato.
Mas de acordo com o diretor do HCAL, Marcos Galan, o ato foi uma brincadeira de extremo mal gosto e irresponsável. A chefe do setor, Maria de Jesus de Souza, esclareceu que a informação foi um falso aviso, e que todas as programações para 2009 continuavam sendo marcadas para todas as especialidades.
As marcações continuam sendo realizadas de segunda a sexta-feira, no horário das 07h00 às 12h00. Cada especialidade, em um dia determinado:
SEGUNDA-FEIRA: Cardiologia, Proctologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Psicólogo, Alergista, Oncologia, Reumatologista, Cirurgia de cabeça e pescoço, Pneumologista, Nutricionista e Cardiologista Infantil.
TERÇA-FEIRA: Gastroenterologista e Mastologista
QUARTA-FEIRA: Endocrinologista
QUINTA-FEIRA: Neurocirurgião
SEXTA-FEIRA: Raio x , ultrassom e outras especialidades.

Quanta urucubaca

Já estão até jogando praga para que o senador Sarney morra... é verdade! Tem gente que não sabe separar a vida política do convívio pessoal. Pode-se esperar “tudo” de uma pessoa que coloque tais ofensas na internet e se “diz” ser esclarecida.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A ausência de "NÃOS"

CRIANDO UM MONSTRO
O que pode criar um monstro? O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por...Nada?
Será que é índole? Talvez, a mídia?A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 hortas e atirar em duas pessoas inocentes?
O rapaz deu a resposta:"ela NÃO quis falar comigo".A garota disse NÃO, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um NÃO. seu desejo era mais importante.
Não quero ser comparado como um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira simplista e fala descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados.
Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o NÃO da menina Eloá foi o único.Faltaram muitos NÃOS nessa história toda.
Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o Governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal sequestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram. Simples assim? NÃO! Pelo jeito , a única que disse NÃO nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de NÃOS. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizerem não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos(e alguns maridos, temem dizer não às esposas).Pessoas têm medo de dizer não aos amigos, noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros. Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas, mas têm pequenos surtos e quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal.

Vamos refletir e ter a consciência de que Amar é também ter que dizer NÃO!

(Uma reflexão do Colégio Santa Bartolomea Capitanio)

Chorando as mágoas

“Jornalistas” ligados a oposição ainda insistem em remexer na legalidade da posse de Roberto Góes. Agora andam dizendo por aí que a assessoria jurídica de RG “omitiu” partes de um processo e “enganaram” o desembargador Carmo Antonio. Ah... quanta repetição do mesmo assunto. Daqui a pouco a Justiça Eleitoral dá um basta em tanta “conversinha”.

Trocando a fonte

Tem “jornalista” por aí lendo matéria do Jornal do Dia em rádio e fica dizendo que o “texto” é de outro jornal. Já não basta as pautas do JD serem “copiadas” por toda imprensa local, agora estão pegando nosso conteúdo e dizem que é de outro... mas quanta criatividade!

Imitação barata

Tem gente que continua tentando imitar o JD, mas não tem jeito, pode mudar a cara, copiar o layout da capa, porém o conteúdo.... como se grande quantidade de pessoas enfiadas na redação representasse qualidade.

Cadê o padrão?

Hei alguém já viu algum jornal de “respeito” que em uma página o tamanho da letra é bem pequenininho e na outra é um tremendo elefante? Essa eu nunca vi...ou melhor, só vejo nas publicações amadoras de Macapá. Será que não conhecem a ferramenta chamada Projeto Gráfico???

Engraçado

Há um tempo, quando nossa coluna “Entre Aspas” cresceu, literalmente, alguns despeitados andaram dizendo que estávamos “enchendo lingüiça” – discordo! Estávamos dando mais informação relevante para nossos leitores. Porém agora,a nova moda de se aumentar coluna – daqueles que não tem tanta informação - é aumentar o tamanho da letra e a entrelinha... novamente, quanta criatividade!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Apresentação

Na segunda, pela manhã, o prefeito Roberto Goés deverá apresentar para a imprensa e a sociedade em geral a nova marca da gestão municipal e o plano de governo da PMM. Além disso, Goés deverá mostrar a sociedade os números reais da situação financeira da Prefeitura que foi apurado para o conhecido dos macapaenses. O encontro será na Fortaleza de São José de Macapá, local oportuno para a notícia que está sendo esperada.

Reunião

A vice-prefeita Helena Guerra é a coordenadora do grupo de trabalho formado para discutir melhorias para o transporte coletivo de Macapá. Nesta segunda, 19, acontece a primeira reunião deliberativa com os integrantes da administração e os representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SETAP) para anunciar as medidas que entraram em questão durante os encontros, e ainda, a programação para o início das aulas. O encontro será na Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU)

Nova máquina

No início dessa semana, vai desembarcar na sede do Jornal do Dia a nova máquina de impressão, um empreendimento de 40 toneladas, distribuídas em quatro containers. É mais um investimento de quem acredita no progresso do Estado. É o Jornal do Dia escrevendo com responsabilidade a história do Amapá.

Carnaval 2009

Voz estridente
Um interprete de samba de uma Escola do 1º grupo, grita tanto, mas
tanto mesmo que já ganhou até apelido: som de lata furada. Ele não
merecia outro apelido?

Visão dos contrários
Estão todos de queixo caído. Tudo porque, foram assistir o ensaio da
Boêmios e o que presenciaram foi um show na Ivaldo Veras. Alguns foram
até para azarar e acabaram aplaudindo a exibição apresentada.

Sape, sape!]
Ninguém ta expulsando felino nenhum. Foi assim que os dois foram
mandados embora da concentração. Eles queriam sair na ala coreografada
da Boêmios e não deixaram. Acontece que um é Piratão declarado e
cantado, o outro, bem esse... Já saiu em quase todas as escolas. Eles
não desistiram, estão atrás de fantasia de qualquer ala na Boêmios.
Eles dizem que possuem faro de vai ser campeã..

Brito de cima
Não adiantou terem feito becinhos. Olhar de cara feia e manda-lo
embora. A adversária estava só na bicora. Agora ele comandará o
barracão da verde rosa. Vocês vão vê a competência.

Inversão
Tudo parece acabar em ão pra quelas banda. Dizem que existe proposta
de mudança na área de concentração das Escolas de samba. Claro mudaria
o sentido do desfile. Não mais sairia do sentido Estádio do Zerão para
a Faculdade Meta e sim, ao contrario. Da Faculdade para o Zerão. Com
tudo isso, tomara que a Liesa vire um LIESÃO e faça um carnavalzão...

Mais cantiga de carnaval
Durante a semana que inicia, a LIBA lançara o CD com sambas dos 11
blocos afiliados a Liga independente. O evento já ta sendo preparado,
falta só decidirem o dia de lançamento. Mas esperem uma super
produção, garante o Presidente Pereira.

Como diz o Reginaldo
Meu compadre Reca é quem fala: a escola que sempre compôs samba com
aquelas letras: das profundezas do rio, ogunhê, ogunhê, vamos ganhar o
carnaval na terra de mani... agora vem apaixonada por um tal de
passarinho...

Perdendo peso
Um amigo ao ser informado que não possui estrutura, ficou preocupado,
agora começou a caminhar. Já se matriculou em uma academia, tem que
perder peso para segurar o rojão da folia do carnaval. Cuidado amigo
vá de vagar.

Piratão
Vai fazer uma onda amarela na orla do Santa Inês, com inicio às 17
horas. A concentração na rampa da feirinha. Haverá venda de camisas
com o enredo/2009:" da fortaleza de Macapá ao Cristo Redentor, Piratão
e Beija-flor, uma maravilhosa historia de amor.

Tem festa na zona norte
É hoje. A partir das 11 horas, sede da Escola de Samba Jardim
Felicidade. Acontece o concurso para escolha da rainha da bateria. Os
prêmios: 1º lugar R$ 500,00 (quinhentos reais), 2º e 3º lugar R$
250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Haverá apresentação do c casal de
mestre sala e porta bandeira, muito samba e o rei Momo Sucuriju. Alô
presidente Aracilene...

Guará Folia
Já tem gente guardando lugar na orla do bairro Perpetuo Socorro. No
próximo domingo dia 25/01 o bairro vai amanhecer em festa, é o vôo do
Guará na Folia da orla. A fiscalização do IBAMA já esta avisada e vai
fazer a fiscalização, é que tem gente prometendo capturar Guará para
levar para sua casa...

Toque de Primeira

Positivo
Dário Evandro Lima foi uma fera do esporte, tanto que cede o nome ao Parque Aquático da Associação Vitório Galliani e ao Centro Comunitário do Trem. O saudoso mestre partiu, no entanto ficou o seu exemplo.

Negativo
A ginasta Jade Barbosa troca uniformes e autógrafos por medicamentos, envergonhando o Flamengo e o esporte nacional. A vexatória situação exige medidas urgentes do ‘mais querido’ e do Comitê Olímpico Brasileiro.

Cristal 2009
Diretoria rubra marca para amanhã a apresentação do elenco visando a Copa do Brasil.

Nossa Gente
A Corrida Cidade de Macapá acontece dia 4 Fev e reúne a fina flor do atletismo tucuju.

Trem
Gastou R$ 700 mil em 2008 e ficou em 3º lugar no Amapazão. Há expectativa pra 2009.

Calçoene
Torneio de futebol e bolo de 10 metros iniciam hoje o festejo de 53 anos do município.

Carroça do Abreu
Desportistas e clientes do Bar do Abreu esquentam o carnaval dia 24 Fev na big Banda.

Clássico-Rei
O Amapá precisa de um que fomente a rivalidade, alimente a paixão e atraia o público.

Porto Grande
A bola rola no campeonato de futebol máster e os jogos acontecem sábado e domingo.

Festa Platinada
TV Amapá celebra 35 anos em 25 Jan e festeja com a prova de ciclismo Antonio Asmar.

Mazagão
Intensa programação esportiva, social e cultural comemora 239 anos em 23 de janeiro.

Dieta Peculiar
Para se apresentar em forma ao Flamengo, Obina trocou quitutes por acarajé da Bahia.

Nota 10
Está ficando uma beleza a Arena Esportiva Coelho Neto localizada no bairro Buritizal.

Novos Talentos
Ivair Silva promete criar a Escola Estadual de Árbitros de Futebol e descobrir valores.

Seleção Tucuju
Jean Lopes formará um timão para enfrentar os Atletas de Cristo no Gigante da Favela.

Futebol à Fantasia
A alegria da Praça Nª Srª da Conceição completa 26 de irreverência em 23 de fevereiro.


TROCANDO EM MIÚDOS
Diretor de futebol cristalino, Luiz Pina, e vice Luiz Gustavo abriram o jogo na RDM. Legal!
Ronaldo diz que alguém vai pagar pelo sofrimento que passa. Paulo Rodrigues sonha acordado.
Na figura de Antonio Brito Lima, o Trem teve um dos maiores presidentes de sua história.
O zagueiro Douglas ganha status de titular no Flamengo, mas Hildo Fonseca fica em dúvida.
Wilsinho Senna é um jovem dedicado e concluiu mais um curso profissionalizante. Vai longe!
Presidente do Flu pensa em Fred, mas não entusiasma o gênio da fotografia Antonio Paparazi.
Aliás, Dorimar fala grosso e diz que o São Paulo fez favor levando Washington. A esposa Ana Maria suspira: oh, Dorico!
O sangue tricolor corre na veia do educador Alceu Ramos Filho, atleta-símbolo do São José.
Reinaldo levou os três Cariocas que disputou e taxista Haroldão chama o alvinegro pé-quente.
Parceira do Cristal assegura que não será ‘mais uma’ e jogadores assinam até 31 Dez 2009.
O aposentado federal Maia Viana ainda chora a queda do Vasco e as sovas do Trem na Copinha.
Galinho de ouro Odival Passos tem pedigree negro-anil e foi campeão pelo Ypiranga em 1976.
Gilvan Borges compôs bela canção em tributo ao arquipélago do Bailique. O senador é Papão.
Aliás, o ferrarista Raimundo Frota avisa que vai inaugurar uma extensão da Caixa no Bailique.
Sugerimos à diretoria carcará ficar atenta à pré-temporada carioca. Atenção, Carlos Matias!
Barbosa Neto vai bem tanto no rádio quanto na televisão. O jovem comunicador curte o Leão.
Miguel Silva lembra que o São Benedito estréia este ano no Campeonato Municipal de Mazagão.
Sheikes árabes resolvem investir perto de R$ 1 bilhão para levar Kaká ao Manchester City.
Aliás, o líder sindical Tadeu Pelaes acredita que Milan e Kaká não resistem a tanta grana.
Mario Tomaz define o conselheiro Amiraldo Favacho ‘leitor de moral’. MT acertou na mosca!
Santos/SP aposta em Neymar, 16 anos, 1,74m, R$ 120 milhões o ‘passe’ e salário de R$ 50 mil.
Aniversariou Orlando Carlos Magno, cidadão de bem e experiente árbitro de futebol. Saúde!
O goleiro Diego Cavalieri considera seus colegas de Liverpool educados e gentis, porém frios.
Cláudio Leão informa que foram registrados em Macapá 80 casos do ‘mal de Chagas’. Cuidado!
Para Levir Cupi, o Japão será força no futebol graças à organização, persistência e grana.
Bira Silva já está na capital tucuju e avalia algumas propostas. O tremendão não tem pressa.
Rolo financeiro leva o presidente Raul Calderon se demitir do Real Madrid. Isso é na Europa!
Diretoria cristalina pretende formar quadro associativo e congregar 1.000 alunos do IMMES.
Castro deixa o Santos e vira rei do marisco em Oiapoque. O meia lê o JDia na Banca do Dário.
Gomes atua em Londres e diz que brasuca se adapta em qualquer lugar. O goleiro é ex-padeiro.
O casal Liete e Zé Ronaldo inova este ano na Carroça do Abreu com a ‘Bandinha da Carroça’.
Cristiano Ronaldo é o número um do futebol mundial, mas o próximo será o argentino Messi.
O menino prodígio Rodrigo Silva completa 25 anos de idade e 10 de rádio no dia 20 de fevereiro.
São Paulo aposta em Oscar, jovem franzino que está sendo trabalhado para explodir em breve.
O bravo Brito Favorito é o cara do esporte em Porto Grande e bota quente na Rádio Piuara.
Acidente com a delegação do Brasil de Pelotas resultou em mortes e comoveu o país. Triste!

Leia no Entre Aspas

Mudança
Segundo notícias dos bastidores do Palácio, deve haver alguma mudança no secretariado de Waldez. O governador deverá tirar férias de dez dias, no final do mês. Quando retornar vai usar o Diário Oficial para fazer as mudanças.

Racha
Vou fazer uma previsão do que poderá ocorrer com a base do governo se o governador Waldez Góes renunciar seu mandato e sair candidato ao Senado. Assumirá o governo o vice-governador Pedro Paulo (PP). Deverá receber o apoio de, pelo menos, de oito a dez deputados estaduais, rachando completamente a base de apoio do presidente da Assembléia, Jorge Amanajás.

Oportunidade
A partir daí, tudo poderá acontecer. O presidente da Assembléia deverá reagir, imediatamente, e procurar outros setores políticos para compensar essa perda. Com isso, começará a troca de disparos entre as duas lideranças. Assim, uma terceira via poderá se aproveitar do momento e emplacar seu nome, que possivelmente será Lucas Barreto (PTB) com o apoio empresarial.

Conselho
Tem o velho ditado que diz que “se conselho fosse bom, era vendido e não dado”, mas eu diria para o vice-governador Pedro Paulo e o presidente Jorge Amanajás deveriam entram em um consenso. Um deles vai ter que adiar os sonhos, caso contrário o bicho vai pegar.

Lembrança
Lembrem-se que essa história já aconteceu no meio político do Amapá. Quando o ex-governador Capiberibe resolveu atirar para tudo quanto foi lado, principalmente na sua ex-aliada Dalva Figueiredo, quem se elegeu como governador foi Waldez Góes derrotando Dalva e o candidato Cláudio Pinho. Resumo da história: com briga nada vai para frente.

Candidatura
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP), neste período de recesso parlamentar, anda fazendo suas peregrinações políticas por todos os municípios e alguns distritos do Estado. Já esteve no Norte do Estado, em Oiapoque, onde manteve contatos políticos e essa semana, passou pelo distrito de Bailique.

Candidato
Borges pode ser um forte candidato a Câmara Federal num grande “chapão”, onde abriria mão de sua candidatura em favor de Waldez Góes (PDT). Gilvam seria um fortíssimo candidato e teria vaga garantida para federal.

Negociações
O presidente Lula (PT), preferiria para dirigir novamente o Senado Federal, o “eterno bombeiro do Planalto”, senador José Sarney (PMDB-AP). Tentam atrapalhar a candidatura do senador pelo Amapá o sonolento senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que já experimentou o gostinho do poder e não está querendo deixar o “filé” e outro candidato é Tião Viana (PT-AC), que também tem alguma simpatia de Lula. Só que não tem o cacifo político de Sarney.

Sucesso
Os empresários Edvaldo e Josevaldo, sócios-diretores do Grupo Center Kennedy, resolveram promover um carnaval de ofertas nas suas lojas de departamentos que encerrou no último dia 10.

Ofertas
Apesar da crise econômica em todo o País, os preços em ofertas atraíram um grande número de clientes, com várias prateleiras ficando totalmente vazias. Os preços de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e até de matérias de construção estavam com preços de mais de 10% abaixo do mercado. Eis o motivo do sucesso.

“Garimpo”
Várias financeiras já fecharam as portas em Macapá. A enxurrada de oportunistas aportou por aqui visando à gorda fatia dos salários dos funcionários públicos.

No osso
Depois de “chuparem” as laranjas das marcas onça e peixe, principalmente de aposentados e pensionistas, deram uma grande banana para a economia amapaense. Foi um verdadeiro “garimpo”: ganharam rios de dinheiro deixando a desgraça da inadimplência e os nomes sujos na praça dos velhinhos e velhinhas.

Goleadas
O Trem Desportivo Clube, o nosso representante-eliminado na Copa São Paulo de Juniores, levou três goleadas e voltou para casa trazendo na bagagem 12 gols sofridos e apenas três convertidos.

Não dá mais
O treinador do clube, desgastado com as críticas da imprensa especializada local, resolveu abandonar a carreia e investir em seu curso universitário. De nada adiantou os pedidos de amigos para ele voltar atrás na decisão. É como se alguém apostasse R$ 1 na loteria para ganhar um bolão sozinho e ficar milionário da noite para o dia. É querer ter sorte demais. Paciência!

Lotação
Só alguns poucos hotéis e pousadas em Macapá estão aceitando reservas para o período carnavalesco que se aproxima. Foliões vindos de diversas partes do Brasil e do exterior, devem chegar ao Meio do Mundo para prestigiarem o nosso carnaval, que a cada ano que passa se torna mais bonito e interessante.

Desembarque
Apreciadores do carnaval vindos de Caiena, Paramaribo, Belém, Manaus, Maranhão e até de Goiás devem desembarcar por aqui, movimentando nossa economia.

Apuração
No final do mês, o blog do Jornal do Dia (jornaldodia-amapa@blogsopt.com.br) estará realizando a apuração das enquêtes que vão apontar quem deve voltar para as Câmaras federal e estadual e Senado da República.

Mais votado
Destaque até agora para o grande número de votos no quesito “nenhum deles” para a Câmara Alta em Brasília e o sonoro zero para alguns parlamentares estaduais e federais. É o recado dos internautas. Não adianta apostar que os votos são “das elites”. Tem muita gente votando de computadores de Lan Houses, destas que cobram R$ 1 à hora.

Aposta
O ex-deputado estadual Leury Farias (PMDB), viaja para Brasília e aposta todas as fichas que só volta de lá com a sentença nas mãos que lhe dará direito a tomar posse na AL, no lugar de Jorge Souza (PCB).

Agonia
O derradeiro recurso de Souza é um embargo de declaração junto ao TSE, remédio jurídico para doente tipo terminal, um verdadeiro prolongador de agonia. Que diga o senador-cassado João Capiberibe (PSB-AP), que conseguiu passar mais de seis meses no cargo e a decisão acabou gerando jurisprudência nos tribunais superiores.

Tudo pronto
Diz Leury que está com o terno completo que comprou na Colombo passado e engomado, com tapioca do Curiaú pata tomar posse do mandato.

Ninho de caba
O novo secretário Municipal de Saúde de Macapá vai mexer num ninho de abelha que nenhum outro teve coragem. Trata-se das famosas coincidências de plantões nas áreas médicas do Estado e município.

No abandono
Quando acontece, os profissionais dão preferências a cumprirem seus horários de trabalho nas dependências das unidades do Estado e quando não conseguem trocar, deixam literalmente abandonadas as do município.

Penalidades
Caracterizando a falta ao plantão as penalidades são várias, tanto nas áreas administrativas como cível e até criminal, caso haja caso de mortes sem o devido atendimento.

Lei
Tem lei que pega e outras que não pegam. Assim, os agentes públicos sabendo que não serão alcançadas por elas, usam e abusam do poder, quando estão entronados neles. São casos típicos de alguns prefeitos do Estado que rasgam literalmente antes a temida Lei de Responsabilidade Fiscal, deixando os municípios em petição de miséria.

Deixa pra lá
Às vezes esses políticos são condenados depois de cinco a dez anos, com os crimes, muitas das vezes prescrevendo, por descuido de quem de direito. E o dinheiro dos impostos do povão que se dane!

Resposta
A Estacon Engenharia resolveu emitir nota oficial através da imprensa local, visando responder as acusações de indolência nas obras do Zerão. Nas entrelinhas, acabou remetendo toda a culpa para o Governo do Estado, através da secretaria própria.

Historinha
É aquela história de que: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. A diferença entre a medição da Caixa Econômica e o da empresa/GEA estaria em torno de R$ 1 milhão. A Estacon bate o pé e diz que enquanto não for ressarcida pelo GEA não toca a obra (sic!).

Selo
Quem definiu melhor a situação da “obra” praticada pela Estacon no Zerão, foi o superintendente da Caixa Econômica do Amapá, Raimundo Frota, o “xerife” do dinheiro público federal na área. Disse em entrevista em uma rádio local que a empresa “não era nenhuma novinha”, sem experiência e que teria conhecimento de causa de não meter um prego numa barra de sabão se não fosse autorizada, ou pelo projeto original apresentado na Caixa ou autorizado por gente competente do GEA.

Saída
Agora o “imbróglio” está entre a Estacon e o GEA. Se duvidarem, Waldez acaba encerrando o contrato com a Estacon.

Para refletir...

TUDO PASSA
Certo dia um sacerdote percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurado aos pés da cama de seu mestre:
"isso também passa"
Com a curiosidade de cada ser humano resolveu perguntar:
Meste o que significa esta frase?
E o mestre sem titubear lhe responde: A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não.
Mas tudo significa aprendizado.
Recebi esta mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor onde quase perdi a fé.
Ela é para que todos dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que quando tiver um problema, ante de me lamentar eu possa me lembrar que "isso também passa", e para que quando estiver exaltado de alegria, que eu tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois "isso também passa".
Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias. Praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo perante as mais difícieis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.
É ter consciência de que todas as pessoas erram, de que o ser humano é um ser imperfeito em busca da perfeição e por isso até saber que se muitas vezes nos decepcionamos com as pessoas é porque esperamos mais do que elas estão preparadas para dar, dentro do seu contexto e grau de compreensão.
Deste modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que "isso também passa".