quinta-feira, 5 de março de 2009

Quatro estados sofrem risco de ter surto de dengue

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou hoje que os estados da Bahia, Acre, e as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e Belo Horizonte estão na lista de localidades que podem registrar surtos de dengue este ano. Segundo o ministro, essas áreas tem sua avaliação considerada crítica, em virtude dos números que já foram registrados até o momento.
No Acre os registros passaram de 261 casos entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2008 para 5,56 mil no mesmo período do ano; na Bahia de 2,9 mil para 9 mil, em Minas Gerais saltou de 3,5 mil para 6,2 mil casos, e no Espírito Santo, que antes registrara 1,1mil, nos dois primeiros meses do ano já chegou a 5,9 mil.
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Temporão disse que o aumento se deve, entre outros fatores, à mudança de gestores ocasionada pelas eleições municipais realizadas em outubro do ano passado. Segundo ele, mais de 40% dos secretários de Saúde foram substituídos, o que pode ter colocado em risco a continuidade das ações.“Tenho certeza de que, em muitos dos municípios em que estamos vendo um aumento importante de casos de dengue, esse fator foi relevante”, disse, ao citar o exemplo do Espírito Santo. “Evidentemente que alguma coisa falhou. Um fator importante foi a transição das prefeituras. O que pode ter havido também é que as pessoas tenham relaxado.”