sábado, 14 de março de 2009

Chiara Lubich

Celebra-se, hoje, 14, um ano de morte da fundadora do movimento dos Focolares, Chiara Lubich, que faleceu aos 88 anos, em sua casa, na localidade de Rocca di Papa, próximo a Roma.Chiara
Lubich nasceu em 1920 em Trento, na Itália. Durante a II Guerra Mundial, aos 23 anos, com algumas companheiras, iniciou a sua experiência na descoberta dos valores evangélicos e decidiu escolher Deus como ideal de sua vida.Várias iniciativas estão sendo programadas em todo mundo para comemorar Chiara, como encontros de oração, momentos de reflexão, congressos inspirados no ideal de unidade e fraternidade universal do movimento, que contarão com a presença de cristãos de várias confissões religiosas, monges budistas, líderes religiosos e autoridades civis.Na manhã deste sábado, em Roma, será celebrada uma Missa, na Basílica papal de Santa Maria Maior, pelo presidente emérito do Pontifício Conselho para a Cultura, cardeal Paul Poupard. Na parte da tarde, em Castel Gandolfo, se realizará um encontro intitulado "Com Chiara, um diálogo que continua", em que participarão líderes de várias confissões cristãs e de varias religiões.Tal encontro contará com a participação do cardeal-arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, falará sobre a relação entre João Paulo II e Chiara Lubich numa entrevista gravada para tal ocasião.( Rádio Vaticano )

B O M B A- Está na Uol

Protogenes: Satiagraha era ‘missão da presidência’
Em depoimento, delegado diz que ordem partiu do Planalto
Juiz e procurador sabiam da atuação ‘não formal’ da Abi

Na noite de 12 de setembro de 2008, o delegado Protógenes Queiroz compareceu expontaneamente à Procuradoria da República no Distrito Federal.

Às 19h45, prestou um depoimento formal. Ouviram-no três procuradores: Gustavo Peçanha, Lívia Nascimento Tinôco e Vinícius Fernando Alves Fermino.

Àquela altura, Protógenes já havia sido afastado do comando da Satiagraha, operação que levara Daniel Dantas à prisão.

A trinca de procuradores abrira uma investigação criminal para apurar supostos desvios de conduta cometidos na ação policial.

A apuração do Ministério Público corre sob o número 2008.34.00.028228-0. Deve-se ao repórter ExpeditoFilho a revelação do conteúdo do depoimento de Protógenes.

Com seis meses e dois dias de atraso, a platéia fica sabendo que o delegado revelara aos procuradores o seguinte:

1. A Satiagraha “era uma missão determinada pela Presidência da República”;
2. O destinatário da ordem foi “o DPF [delegado da Polícia Federal] Paulo Lacerda”;
3. A operação foi deflagrada graças a “informações repassadas pela Abin" ao governo.

O delegado Protógenes está subordinado ao diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, que responde ao ministro Tarso Genro (Justiça).

Ao situar no Palácio do Planalto a origem da ordem que detonou a Satiagraha, Protógenes revela a existência de uma inusitada subversão à cadeia de comando.

De resto, o delegado aproxima do local de trabalho de Lula uma operação policial que, meritória nos fins, extrapolou nos meios.

De investigador, Protógenes foi convertido em investigado. Tornou-se alvo de uma correição da própria Polícia Federal.

Na semana passada, soube-se que, sob a investigação legal, o ex-mandachuva da Satiagraha estruturou uma rede clandestina de espionagem.

Perscrutou os passos de ministros, ex-ministros, senadores, juízes, jornalistas e advogados. Nem a vida amorosa de Dilma Rousseff escapou à bisbilhotice.

Protógenes serviu-se do auxílio de espiões da Abin. Dois ou três, disseram as autoridades no ano passado. Mais de 80, a correição da PF descobriria depois.

Pois bem, no depoimento aos procuradores Gustavo Peçanha, Lívia Tinôco e Vinícius Fermino o delegado fez uma outra revelação incômoda.

Disse que o juiz Fausto de Sanctis e o procurador Rodrigo de Grandis, que atuam na Satiagraha, tinham conhecimento da participação da legião da Abin no caso.


A afirmação de Protógenes é desconfortável porque De Sanctis e De Grandis haviam atestado publicamente que não foram cientificados acerca das ações da Abin.

Ouça-se o que dissera o juiz num depoimento à CPI do Grampo, em agosto do ano passado:

"Sobre a participação da Abin, eu também não tenho como responder, é fato concreto. Isso vai chegar provavelmente ao meu conhecimento. Se isso tudo é verdade, vou ter de apreciar futuramente".

O procurador soara ainda mais taxativo ao ser indagado por repórteres sobre o tema no ano passado: "Não, eu não sabia". Alguém está mentidn

Fica-se com a óbvia sensação de que alguém está mentindo. Reconvocado para prestar depoimento à CPI da Câmara, Protógenes talvez se anime a iluminar o mistério.

Por uma dessas coincidências do destino, o depoimento foi marcado para 1º de abril, o Dia da Mentira.

Alheio às armadilhas do calendário, Protógenes disse, numa palestra a estudantes de Goiânia, que vai à CPI com a disposição de “dar nomes aos bois”.

A julgar pelo tamanho do rebanho tangido pela rede de bisbilhotagem que comandou, nomes não haverão de faltar ao delegado. Mas Protógenes não especificou o tipo de ruminante que planeja nominar.

A despeito dos desdobramentos explosivos da investigação a que Protógenes é submetido pela PF, o governo não fez nenhum comentário sobre o caso.

Por ora, o único alvo de Protógenes que se animou a dizer meia dúzia de palavras foi Dilma Rousseff.

Disse que não tem medo de escutas telefônicas. Não há vestígio de que a ministra tenha sido grampeada. De resto, pôs em dúvida a veracidade do noticiário.

No mais, imperou o silêncio. Já na semana passada o noticiário roçara o Planalto. Viera à luz um depoimento dado à PF por Lúcio Fábio Godoy de Sá.

Trata-se de um dos agentes da Abin que atuaram na Satiagraha sob ordens de Protógenes. Dissera ter ouvido do delegado o seguinte:

“Tratava-se de uma investigação que envolvia espionagem internacional”. Coisa do “interesse do presidente da República”

Lula “queria essa investigação porque até o próprio filho do presidente teria sido cooptado por essa organização criminosa”.


O depoimento de Protógenes à Procuradoria, agora pendurado nas manchetes, confere ares de veracidade ao testemunho do araponga.

E o silêncio do Planalto resulta, por assim dizer, num barulho ensurdecedor.

Resta torcer para que o delegado Ricardo Saadi, sucessor de Protógenes no comando da Satiagraha, tenha avançado na investigação.

Os advogados que cuidam da defesa de Daniel Dantas, o suspeito-geral-da-República, tramam usar os desacertos de Protógenes para arguir a nulidade do inquérito.

A platéia não merece que a peça tenha semelhante desfecho.
Escrito por Josias de Souza às 05h44

Texto para Refletir

Iniciemos este fim de semana especial de cura e libertação, entregando a Deus todas as preocupações que estão sobre os nossos ombros e o peso que temos arrastado dos dias passados.
Caminhemos com uma esperança alegre e renovada em nossos corações, porque Nosso Senhor Jesus Cristo está no meio de nós. Pode ter certeza de que aconteça o que acontecer, o Senhor está do nosso lado cuidando de todos os detalhes da nossa vida – dos mais simples aos mais complicados –, os quais, muitas vezes, nem nós mesmos nos apercebemos deles; ou quem sabe não sejamos capazes de cuidar deles.
Tudo se faz novo, a cada dia da nossa vida, quando colocamos Jesus em primeiro lugar e damos a Ele a liberdade de agir na nossa vida, de acordo com a Sua vontade.
De maneira muito concreta, entreguemos as rédeas da nossa vida e da nossa família nas mãos de Nosso Salvador e Mestre sem medo nem reservas. Submetamos todas as coisas, circunstâncias e pessoas aos cuidados d’Ele e tudo adquirirá um novo brilho e um novo sentido, porque: ”Porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória” (Salmo 149, 4). Basta confiar n’Ele e se deixar amar e cuidar por Ele.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago (Canção Nova)

VEJA !

CLIC o novo portal http://www.jornaldodia.com/

Porque a Igreja é contra o Aborto

A Igreja acredita que desde a concepção, a pessoa vive uma relação de amor, de comunhão, com seu criador. E, portanto, ninguém tem o direito de matar a vida de quem quer que seja", enfatizou o doutor em moral e membro da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira. Segundo ele, a Igreja é contra o aborto provocado, exatamente porque o aborto é um ato de assassinar a vida de uma pessoa inocente. E, destacou que, "nós não podemos aceitar esta artimanha de grupos que queiram aprovar a lei do aborto em nome de uma compaixão à mãe gestante".

sexta-feira, 13 de março de 2009

Quem Mente ? Não Somos Nós....

Tem uma blogueira em Macapá , que coloca que o Jornal do Dia é do 12. Se fosse minha cara estaria no nosso expediente, nós não temos o costume de uns e outros que até o nascimento é duvidoso, a carteira que o diga!

N O V I D A D E

Você já viu o novo Portal do Jornal do Dia ? Veja e leia as notícias quentinhas de Macapá. O nosso estado ganha mais um presente e só poderia vir do Jornal de maior circulação do estado. Enquanto nossos inimigos teimam em nos fazer o mal nós teimamos em fazer o bem. Obrigado a todos os nossos colaboradores que em uma força tarefa levam este portal ao mundo todo. Parabéns Jornal do Dia ! Parabéns Amapá ! Eu aqui de Roma sinto orgunho do nosso estado

Judeus Manifestam Apreço a Bento XVI

O presidente do Congresso Mundial Judaico, Ronald S. Lauder, manifestou apreço pela carta enviada aos bispos por Bento XVI sobre o caso Williamson.
O papa, declarou Lauder, usou "palavras claras e inequívocas" sobre o negacionismo do Holocausto por parte do Bispo Williamson e deve-se louvar o "reconhecimento de que houve erros dentro do Vaticano na gestão do caso". Lauder elogia ainda a "franqueza e a vontade" do papa em enfrentar de modo direto questões difíceis. Uma atitude – destacou – que ajuda o diálogo interreligioso.
Por fim, Lauder garantiu que a organização judaica se empenha em reforçar o diálogo com a Igreja Católica, em vista de uma compreensão e de um respeito recíproco mais profundos.
O Congresso Mundial judaico, fundado em Genebra em 1936, representa as comunidades judaicas presentes em 92 países.( Rádio Vaticano)

Casamento na Casa de Romeu e Julieta- Itália

A Casa de Julieta, em Verona, na Itália, onde, conforme a lenda, Romeu declarou seu amor a Julieta embaixo de sua varanda, será em breve usada como local para casamentos.
Claudio Martinelli/AP
Casais terão de pagar até mil euros para casar na varanda de Julieta
A ideia é parte de uma campanha promovida pela administração da cidade --onde o dramaturgo britânico William Shakespeare ambientou sua história de amor proibido-- para transformá-la em um símbolo do romantismo.
Para realizar casamentos no local, moradores de Verona terão de pagar cerca de 600 euros (R$ 1.800).
Para estrangeiros, o preço pode chegar a 1.000 euros (cerca de R$ 3.000).
Autoridades dizem que o preço mais alto para pessoas de fora deve-se à necessidade de mais burocracia para realizar o casamento.

Prefeita de Fortaleza está na UTI

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional Unimed após ter passado mal na noite desta quinta-feira.
Nota divulgada hoje pela prefeitura informa que Luizianne procurou o hospital por volta das 21h de ontem, por conta de uma forte dor de cabeça. Após diagnóstico inicial, verificou-se que a causa foi um pico hipertensivo.
O prefeita participava do lançamento de um livro sobre políticas para mulheres, no Mercado dos Pinhões, na capital cearense, quando passou mal.
Segundo a assessoria da prefeita, ela passou bem a noite e seu estado de saúde é estável. Luizianne deve continuar internada, em observação, para realização de exames.

Ibovespa Oscila Para Baixo

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) não mantém a recuperação registrada na abertura e já opera em terreno negativo. O mercado brasileiro, acompanhando de perto Wall Street, acumulou três pregões com valorização das ações. O câmbio marca R$ 2,30.
O termômetro da Bolsa, o Ibovespa, contrai 0,11% e bate os 39.107 pontos. O giro financeiro é de R$ 1,75 bilhão. Nos EUA, a Bolsa de Nova York perde 0,10%.
O dólar comercial é vendido por R$ 2,308, em um incremento de 0,30%. A taxa de risco-país
marca 443 pontos, número 0,22% abaixo da pontuação anterior.

Desemprego no Canadá

O Canadá registrou em fevereiro a perda de 82.600 postos de trabalho, acima do esperado, o que provocou uma alta de 0,5% da taxa de desemprego, que chegou a 7,7%.
Os analistas esperavam uma perda de empregos entre 40 mil e 50 mil postos, com uma taxa de desemprego de 7,4%. (Folha online)

Incêndio em Shopping em Bangladesh

Pelo menos uma pessoa morreu e 17 ficaram feridas em um incêndio no maior shopping center de Bangladesh, que fica na capital, Daca.
Os bombeiros dizem que o fogo começou na parte superior do edifício de 22 andares, onde funcionam os escritórios da administração.
Milhares de consumidores que estavam nos andares inferiores conseguiram sair do prédio. Sexta-feira é o dia de maior movimento no complexo. Estima-se que até 25 mil pessoas visitem diariamente o Bashundhara City, o primeiro shopping center com estilo ocidental da cidade.
As instalações foram inauguradas em 2004. Os proprietários dizem que este é o maior shopping center do Sudeste Asiático, com mais de 2 mil lojas e lanchonetes.Ainda não se sabe o que causou o incêndio. (BBC)

Prorrogado

Devido a grande procura, resolvemos prorrogar por mais vinte dias as enquetes que têm como objetivo avaliar as principais administrações públicas do Estado. Participe, vote, queremos saber de você, internauta, qual é a sua opinião.

Bolsa Brasileira em Alta

As ações brasileiras valorizam, logo após a abertura dos negócios desta sexta-feira. Embora o sentimento de cautela, e pessimismo, ainda seja predominante, alguns investidores se mostraram mais animados com os primeiros sinais positivos de alguns grandes bancos americanos. Para analistas, mercado começa a acreditar que "pior já passou". O câmbio recua para R$ 2,29.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, avança 1,35% e alcança os 39.680 pontos. Ontem, a Bolsa fechou em alta de 0,89%.
O dólar comercial é negociado por R$ 2,295, em baixa de 0,21% sobre a cotação de ontem. A taxa de risco-país marca 438 pontos, número 1,35% abaixo da pontuação anterior.

Ameaça

A Coreia do Sul advertiu nesta sexta-feira a Coreia do Norte de que, caso realmente execute o lançamento do que Pyongang diz ser um satélite, enfrentará "contramedidas" do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
"Se a Coreia do Norte seguir adiante com seu lançamento, haverá consultas e contramedidas a nível do Conselho de Segurança", informa um comunicado da chancelaria publicado pela agência de notícias local Yonhap.
"A ação da Coreia do Norte viola a Resolução 1718 da ONU e deve ser contida", afirma a nota.
A resolução pede ao país comunista que suspenda as atividades relacionadas a seu programa de mísseis balísticos e restabeleça seu compromisso em evitar lançamentos do tipo.
O comunicado explica que Seul está atualmente em estreito contato com os demais países que fazem parte do diálogo para a desnuclearização da Coreia do Norte, como Estados Unidos, Japão, China e Rússia.

Sarney cobra devolução de Horas Extras

Apenas 6 dos 81 senadores pediram formalmente o cancelamento da hora extra recebida pelos funcionários de gabinete durante o mês de janeiro, quando o Senado estava em recesso. O comando do Senado deixou que cada senador decida se devolverá ou não o dinheiro.
Já protocolaram a decisão de devolver o dinheiro os senadores José Sarney (PMDB-AP), Aloizio Mercadante (PT-SP), Álvaro Dias (PSDB-PR), Katia Abreu (DEM-TO), Marina Silva (PT-AC) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Outros cinco senadores disseram no plenário que iriam pedir a devolução, mas não formalizaram essa decisão.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), voltou a cobrar isso ontem dos colegas, mas disse que a Mesa não irá determinar a devolução coletiva e reduziu o caso a um "problema administrativo" que os senadores desconheciam.
"O que há de errado nisso é que, durante o tempo em que tivemos o recesso, foram dadas horas extras. Não foi dado aos senadores, mas à burocracia da Casa. Tomamos conhecimento através das publicações feitas e imediatamente estamos corrigindo. Esse é um fato que não tem essa gravidade que estão tentando dar", afirmou Sarney. (Folha online)

Frei Hernane mais novo guardião dos conventos da Igreja dos Capuchinhos

Recém Chegado em Macapá, Frei Hernane Santos, é do Estado do Maranhão, e foi chamado pela Igreja dos Capuchinhos para ser o mais novo Guardião dos Conventos. Ele começou a ser missionário desde 22 anos, e está no ordenado há 4 anos, já passou por muitas missões iniciada em Capanema no Pará aonde realizou várias ações sociais nas áreas rurais, São Luís, Bar do Corda ambos no Maranhão, e agora veio para cidade de Macapá. "Eu quero fazer muitas ações sociais, porque só quem já passou fome e por certas situações sabe o que isso significa. Então, vou dar continuidade tudo que já foi implantado como a Casa do Pão, Centro de Promoções Humanas, Casa do Noviciado e atendimento espiritual. Estamos pensando em além de comida que a Casa do Pão oferece, fazer também um recadastramento das pessoas, observar o perfil de cada uma delas para mais tarde junto com o Senai oferecer cursos profissionalizantes para ir além de só dar comida como apresentar oportunidades de emprego," afirmou o Frei Hernane.

Coreia Volta Atrás

A Coreia do Norte voltou a fechar nesta sexta-feira os pontos de passagem da fronteira terrestre com o Sul, e proibiu a saída de cidadãos sul-coreanos que trabalham no complexo industrial de Kaesong, conforme informou a agência de notícias local Yonhap

Battisti deve continuar preso , dis STF

A Procuradoria Geral da República encaminhou hoje parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) recomendando a manutenção da prisão preventiva do escritor Cesare Battisti. O italiano é condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos. Battisti nega os crimes.
"Reitero a tese de que, enquanto não extinto o processo de extradição ou não julgada improcedente a pretensão, impõe-se a manutenção da prisão preventiva, sendo esta condição de procedibilidade do próprio pleito", afirmou o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, em seu despacho.
O parecer da Procuradoria Geral da República será anexado ao recurso interposto pela defesa de Battisti contra decisão anterior do STF, que negou o pedido de revogação da prisão preventiva.
A defesa alegava que, com o status de refugiado, concedido a Battisti em janeiro pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, não haveria mais razão para persistir a prisão preventiva para fins de extradição, devendo o processo de extradição ser extinto sem julgamento de mérito.
A Itália, por sua vez, também recorreu ao STF contra a concessão do refúgio político e pede a extradição do italiano.

Hora-Hora

Muito longe - Além da Sony Pictures e da Marvel Entertainment confirmarem a produção de Homem-Aranha 4, elas também divulgaram a data de lançamento do longa nos cinemas: 6 de maio de 2011.


Mais pressão
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, defendeu a criação de corregedorias na Justiça para controlar externamente o trabalho da polícia. Ao responder sobre as denúncias de abuso do delegado Protógenes Queiroz nas investigações da Operação Satiagraha, ele disse que a medida pode evitar que um órgão tenha "um exagero de poder".

É grana
O anúncio de que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2008 foi menor do que esperava o governo fez com que a Mesa Diretora da Câmara adiasse o polêmico debate sobre o fim da verba indenizatória e o reajuste salarial para R$ 25 mil: o equivalente aos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sem controle
Parecer do advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, atestou que não houve ilegalidade no pagamento de R$ 6,2 milhões de horas extras a 3.383 servidores da Casa durante o recesso parlamentar de janeiro. Mas acabou revelando que a instituição não tem qualquer controle se os funcionários beneficiados efetivamente fizeram hora extra.

Sem excomungação

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, afirmou que o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, não excomungou nenhum dos envolvidos no aborto da menina de 9 anos violentada em Alagoinha (PE). Segundo Barbosa, o arcebispo apenas lembrou uma norma existente no direito canônico.

Record News Empaca

A Record News, que foi lançada em setembro de 2007 para ameaçar quebrar o "monopólio" da Globo, registra uma audiência mais baixa que o esperado.
As informações são da coluna Outro Canal publicada nesta sexta-feira na Folha

Segundo o colunista Daniel Castro, o mau desempenho do canal estaria dando prejuízo a Edir Macedo, o dono da Record.
Na época do seu lançamento, o vice-presidente comercial da emissora, Walter Zagari, declarou que o objetivo era faturar R$ 100 milhões no primeiro ano de exibição.
No entanto, o canal só teria rendido R$ 48 milhões, de acordo com afirmações de Zagari.
Analistas do mercado duvidam que a Record News tenha atingido essa soma.
Em seu melhor mês, o canal teria faturado R$ 1,5 milhão, e que ao longo de um ano, não teria arrecadado nem R$ 10 milhões.

RESPINGANDO

Expectativa
O povo do Vale do Jari espera com ansiedade a audiência pública marcada para hoje, no município de Laranjal do Jari. A idéia é discutir os problemas de maior relevância na região.

Presença
Uma comissão formada por deputados estaduais chegou ontem no final da tarde, em Laranjal do Jari, terceiro maior colégio eleitoral do Amapá. A sessão está marcada para iniciar às 17 horas, na Associação Comercial e Industrial de Laranjal.

Ausência
Os deputados do Pará, também convidados para participar do evento, já mandaram dizer que não vão poder participar, uma vez que estão com agenda lotada na capital Belém e municípios.

Inauguração
Ainda ontem, o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) inaugurou em Laranjal uma arena esportiva e um centro multi-uso, incentivando dessa forma a cultura e a prática esportiva entre a população jarilense.

Transporte
Cumprindo a extensa agenda, Waldez ainda fez ontem a entrega de uma balsa para ser utilizada no transporte de cargas e passageiros no trecho Laranjal/Almerim. O serviço deverá ser utilizado até que a ponte ligando o Amapá ao Pará seja concluída.

Abrir a boca
O delegado Protógenes Queiroz, da Polícia Federal, afirmou em Goiânia que vai "dar nome aos bois" quando for prestar esclarecimentos à CPI dos Grampos. Imaginem o tanto de gente que não vai dormir até lá, ou que deseja o pior para o delegado.

Bandido?!
Referindo-se a Dantas como "Banqueiro Bandido", Protógenes disse que não teme a CPI e que até faz questão de ser questionado. Para ele, o único temor é por Deus e pela desonra.

Farpas
Sentados lado a lado num seminário, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra, deram a linha dos discursos que poderão guiar a campanha presidencial de 2010. Ambos cotados para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eles aproveitaram uma plateia de metalúrgicos e sindicalistas em São Paulo para trocar farpas.

Hora extra
O Senado decidiu implementar um sistema de controle de ponto de hora extra em resposta à denúncia de que houve pagamento de R$ 6,2 milhões do benefício durante o período de janeiro, quando os senadores estavam de férias e não houve trabalho parlamentar na Casa.

Quem quer?

Mais de 200 metros de tapete vermelho foram espalhados pelo Congresso para receber ontem o príncipe Charles e sua mulher, a duquesa da Cornuália, Camilla Parker Bowles, mas eles não escaparam do "CQC", programa humorístico da TV Bandeirantes que lhes ofereceu um "presente": o castelo do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), que renunciou à segunda vice-presidência e à Corregedoria da Câmara.

Provocação
A oferta dos humoristas foi acompanhada do preço de 6 milhões de libras (cerca de R$ 20 milhões), apesar de, na "vida real", o valor atribuído ao castelo ser de R$ 25 milhões. O príncipe, apesar de bem-humorado, não respondeu à provocação.

Bastidores da Notícia

FICA MAIS CARO
Em abril vai ficar mais caro adoecer, algo em torno de 5,9%. No último dia de mês de março começa a ser aplicada a nova tabela, já com a liberação das autoridades do setor para os medicamentos. São mais de 20 mil títulos que receberão novo selo contendo os preços. Para um setor que nunca adoece, um aumento desses é sobremesa.

ÁGUA DE COCO
Alba Nize Colares Caldas, diretora do Procon/AP, ficou de olho nos vendedores de coco em Macapá. Com a grande possibilidade dos consumidores estarem sendo lesados quanto a quantidade de água vendida, ela pretende fazer um estudo para normalizar essa questão. Ou passaria a vender a quilo ou, como faz com a farinha, vende com medidas em litro ou tração de litro.

MUITO RUIM
A estradinha que liga a sede do município de Mazagão à Mazagão Velho está em uma situação que não oferece segurança e nem condições para tráfego. Quando chove então a coisa piora muito e ai tem que esperar a chuva passar. Os usuários estão fazendo um apelo ao prefeito José Carlos, do município de Mazagão, para salvar o que resta da obra e dar condições de tráfego.

TUDO DECIDIDO
Há pouco mais de 18 meses da eleição que vai eleger o presidente da República e seu vice, o Governador do Estado e seu vice, dois senadores, oito deputados federais e vinte e quatro deputados estaduais, o deputado estadual Edinho Duarte já está praticamente com os seus votos decididos, já sabendo em quem vai votar. Para deputado federal, por exemplo, poderá ser uma mulher.

PONTE DO MATAPI
Para quem vai para o Mazagão, a ponte sobre o Rio Matapi, além de ser uma boa solução, também é o sonho de muitos moradores de Macapá, Santana e Mazagão. Eles estão abrindo uma lista de apostas respondendo a seguinte questão: qual a ponte que vai ficar pronta por primeiro, a binacional do Oiapoque ou a nacional do Mazagão?

ESTÁ NA VEJA
Sem limites: documentos provam que o delegado Protógenes Queiroz bisbilhotou ilegalmente a vida de autoridades. Pior, ele dizia agir em nome do presidente Lula, cujo filho Fábio Luís teria sido, nas palavras do policial, "cooptado" pelo ex-banqueiro Daniel Dantas.

QUANTO CUSTA
Segundo cálculos da consultoria McKinsey, 17 bilhões de reais ao ano, pouco mais que o valor do Bolsa Família, seria o custo para salvar a Amazônia. O estudo aponta formas de reduzir pela metade, a emissão de carbono no país. 3 bilhões no fortalecimento institucional; 1,5 bilhão na vigilância; 2,5 bilhões em incentivos; 4,5 bilhões em desenvolvimento econômico e 5,5 bilhões em desenvolvimento social.

SEM ENERGIA
Depois de ficar sem energia elétrica por três dias, desde quarta-feira, a sede do município e os distritos mais distantes já estão com o fornecimento de energia normalizado. Uma pane geral nos motores que estavam funcionando provocou o apagão. O fornecimento foi sendo normalizado logo que cada motor ia sendo colocado para funcionar. Os técnicos da CEA querem sair de lá deixando o 4º motor, que serve de reserva pronto para entrar em funcionamento, no caso de emergência.

LUZ PARA TODOS
O senador Gilvan Borges (PMDB) está anunciando para o final do mês a presença em Macapá do ministro de estado das Minas e Energia, Édison Lobão, que virá para anunciar os contratos que irão levar energia elétrica 24 horas para as comunidades mais distantes do centro nervoso do Estado, inclusive Bailique, dentro do programa nacional "Luz para Todos". Serão aplicados 169 milhões de reais no projeto, dos quis 155, do governo federal.

RENDA PROGRAMADA
Confirmado para iniciar no dia 24 e terminar no dia 26, o pagamento da bolsa Renda para Viver Melhor. O local já está definido pela coordenação do pagamento e será na Sede Social do Bairro do Trem, durante todo o dia e conforme as escalas, baseadas em letras, que são divulgadas antecipadamente.

VICE NA FRONTEIRA
O vice-governador e secretário de saúde do Estado, Pedro Paulo, e o deputado estadual Paulo José estiveram ontem, dia 12, participando de um encontro em Saint George, na Guiana Francesa, discutindo os problemas que vêm trazendo intranqüilidade para brasileiros e franceses, principalmente com relação à segurança pública naquela fronteira. O prefeito de Oiapoque, Agnaldo Rocha, também esteve presente.

CORRE ÁGUA DO PIRIRIM

A comunidade da localidade do Corre Água do Piririm está se virando como pode para que as aulas aconteçam normalmente na Escola Municipal Maria Eugênia. A lista de professores está incompleta, não tem diretor ou diretora e sem a merendeira para fazer a merenda. As mães estão se revezando para cobrir essas necessidades da Escola. Já apelaram à professora Conceição Medeiros, da secretaria municipal de educação, pedindo que o problema seja resolvido.

SEXTA-FEIRA TREZE
Dá a impressão que é nome de filme, mas não é. "Sexta-feira Treze" é o aviso da CAESA que, sexta-13, vai cessar o fornecimento de água em toda a cidade de Macapá e por todo o dia. Então, os que encheram de água baldes, panelas, latas e outras vasilhas hoje têm água, aqueles que não foram tão previdentes tem que aguardar água na torneia só depois que o sol se por.

O SONHO ACABOU

Tem gente que vai acabar ficando doente de tanto ver só o mau, será possível que só o que o "papai " fez é que presta...Parece até criança quando se toma um chocolate da mão, chora , grita e resmunga. É hora de acordar e cair na real , O REINADO ACABOU !!!

Bolsas Europeias em Alta

As principais Bolsas da Europa iniciaram a sexta-feira em alta, seguindo a tendência de Tóquio, que registrou o maior ganho do ano, e de Wall Street na véspera.Frankfurt operava em alta de 0,80%, Londres de 1,63% e Paris de 1,81%.Na Ásia, o índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 4,37% e o Nikkei 225 de Tóquio progrediu 5,15%, em seu melhor resultado em 2009.Wall Street registrou na quinta-feira o terceiro dia consecutivo de ganhos, com o índice Dow Jones Industrial Average avançando 3,46% a 7,170.06 pontos, acima da barreira psicológica dos 7.000 pontos.

Sexta- feira 13, Tóquio se Recupera

A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão de sexta-feira em forte alta de 5,15%, a maior do ano, graças aos bons resultados de Wall Street na véspera e às perspectivas de um novo pacote de estímulo na China.O índice Nikkei 225 ganhou 371,03 pontos, a 7.569,28 unidades.O Nikkei ganhou 5,52% na semana, que começou com o registro do menor nível do índice em 26 anos. Desde o início do ano, o indicador japonês retrocedeu 14,56%.

CNBB EXPLICA EXCOMUNHÃO

A excomunhão é uma pena prevista na lei da Igreja para restaurar o mal praticado. Foi assim que a CNBB explicou a excomunhão no caso do aborto da menina de nove anos que foi violentada no interior de Pernambuco. De acordo com o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, neste caso não se pode dizer individualmente quem foi excomungado. A pena vale para quem praticou o ato tendo a consciência de que está indo contra os princípios da Igreja.
"A criança de nove anos, com toda certeza, não sabia o que estava fazendo, muito pelo contrário, é uma pobre criança que vinha sendo explorada, violentada pelo seu próprio padrasto. A mãe, ou seja, a avó dos bebês, incorreu em excomunhão? Pelo que nós tivemos de notícias, a partir dos noticiários, da carta do pároco que acompanhou no primeiro momento, ela não queria o aborto. Ela foi de certa maneira pressionada, por uma desinformação, porque começaram a colocar na sua cabeça que ela iria perder a filha, e aí, de consequência também os bebês, se ela não autorizasse. Uma pessoa simples, que acabou sendo levada por este medo grave e pela desinformação, dizer que ela incorreu em excomunhão? Provavelmente não. Para que a pessoa incorra em excomunhão, precisa realmente saber que havia esta pena, ela precisa querer e precisa fazer".O assessor juridico canônico da CNBB, padre Enrique Pérez Pujol, também explicou que excomungar não quer dizer condenar. "Ninguém, nem o Papa, nem o bispo, nem o padre na confissão, pode dizer: você foi pro inferno. Eu posso dizer: sua atitude é uma atitude de pecado". É a primeira vez que a CNBB fala sobre o assunto, e uma das questões tratadas pelos bispos, foi o uso do aborto como uma forma de única solução. Eles destacaram que a Igreja tem a missão de defender todas as vidas e que quem viola o direito à vida, automaticamente se exclui da comunhão. O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha disse que "o caso do estupro é gravíssimo, isso não atenua coisa nenhuma, e querer comparar qual dos dois é mais grave é uma perda de tempo, os dois são gravíssimos. Por que a Igreja declara a excomunhão para o aborto e não para o estupro? Pelo seguinte, porque na consciencia muitos estão admitindo o aborto como solução. Muitos estão lutando pela legalização do aborto. A consciência dos próprios cristãos vai se tornando muito flexível diante da gravidade do aborto. Então por isso a Igreja chama a atenção sobre isso com a questão da excomunhão. No caso do estupro não há necessidade de chamar a atenção, porque a consciência coletiva de cristãos e não-cristãos, a consciência da própria humanidade já considera este um ato abominável, todos repudiam".

Dom Dimas destacou ainda que a excomunhão pode ser revogada, em caso de arrependimento. "A excomunhão não é uma vingança, não é um capricho, mas é uma iniciativa para fins medicinais, para que a pessoa se converta e viva. Um pouco aquilo que Jesus diz no Evangelho, "se teu irmão pecar chama-o em particular, se ele não te ouvir chama duas ou três testemunhas, se ele não ouvir chama a Igreja e se ele não ouvir que seja tratado como um pecador", para que? Dirá São Paulo, para que caia em si e assim possa voltar ao caminho do Senhor". (Canção Nova )

Fenômeno não Fala na Record

A assessoria da Record foi orientada pela cúpula da emissora a negar que haja uma mágoa de Ronaldo, pois o jogador do Corinthians só dá moral para a Globo. Ele simplesmente ignora a Record. A Record vem tentando gravar com o Fenômeno para o "Domingo Espetacular" e ele sempre manda dizer que está com a agenda lotada. Mas aceita todos os convites da Globo. Ontem, gravou o "Altas Horas", de Serginho Groisman, que vai ao ar sábado. Ronaldo foi também à Band. Deu entrevista a Milton Neves. O problema seria a Record?

quinta-feira, 12 de março de 2009

Vergonha para nós Brasileiros

O ministro para Políticas Europeias da Itália, Andrea Ronchi, declarou nesta quinta-feira que o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, critica seu país de forma "inútil" e "despudorada" para tentar influenciar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o caso do ex-ativista Cesare Battisti.
Ronchi disse "respeitar" a magistratura brasileira, mas indicou que a população do país não concorda com a decisão de permitir que "um assassino e terrorista como Cesare Battisti" receba refúgio político para viver livremente pelas "esplêndidas cidades do Brasil".
Para o político, "a amizade entre os povos não pode ser colocada em perigo por causa dos interesses ideológicos do ministro Genro, que quer impedir que a Itália realize uma sentença definitiva de condenação emitida por sua democrática Justiça".

Processo de Beatificação

A Arquidiocese de Aparecida inicia hoje o processo de beatificação de Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, co-fundandora do Mosteiro da Imaculada Conceição em Guaratinguetá, SP. A abertura do processo será nesta quinta-feira às 15h, no próprio mosteiro onde está enterrado o corpo da religiosa. O arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis participará da cerimônia além de outras autoridades religiosas.
Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa
Maria Joanna Laselva nasceu em Polignano a Mare, Itália, aos 26 de outubro de 1910 e veio para o Brasil aos 2 meses de idade, junto com seus pais e sua irmã Filomena. Foram morar no bairro do Pari, em São Paulo, onde nasceram seus irmãos Paulo José e Domingos. Aos 21 anos, em 11 de fevereiro de 1931, ingressou no Mosteiro da Luz para ser uma religiosa concepcionista. Recebeu o hábito no dia 12 de agosto de 1931 com o nome de Irmã Maria de Lourdes de Santa Rosa e fez os votos solenes em 15 de agosto de 1935. Ali viveu 13 anos até ser designada abadessa do novo mosteiro a ser fundado em Guaratinguetá, onde chegou com outras cinco monjas no dia 8 de outubro de 1944.Foi administradora e superiora dedicada e prudente do Mosteiro por 24 anos. Sofreu muito e teve dolorosas doenças. Já debilitada pela vida austera e sofrimentos físicos e morais, adquiriu uremia e problemas no pulmão, falecendo na capital paulista no dia 19 de novembro de 1974 no "Hospital São Paulo". Foram 43 anos de fidelidade à vocação religiosa contemplativa no silêncio e na oblação amorosa. Canção Nova

Está na Folha, os milionários estão mais Pobres

Se 1 bilhão a mais ou a menos faz diferença na vida de uma pessoa, talvez esse seja o momento ideal para fazer essa pergunta. Os homens mais ricos do mundo perderam 45% da sua fortuna em um ano, ou US$ 2 trilhões (o equivalente ao PIB italiano, a sétima maior economia global), segundo o ranking da revista "Forbes".
A crise atual, que derrubou Bolsas pelo mundo, levou grandes economias para a recessão e derrubou milhões de pessoas para abaixo da linha de pobreza, também varreu a fortuna dos bilionários. No ano passado, eram 1.125 pessoas com uma fortuna de ao menos US$ 1 bilhão, que juntos tinham US$ 4,4 trilhões (o PIB japonês). Agora são 793 bilionários, com patrimônio total de US$ 2,4 trilhões. Na média, cada um tem US$ 3 bilhões -US$ 900 milhões menos que em 2008.
O impacto já pode ser medido no topo do ranking, que voltou a ter a liderança de Bill Gates, mesmo tendo perdido US$ 18 bilhões. A fortuna atual de Gates, US$ 40 bilhões, o colocaria no sétimo lugar em 2008. O líder do ano passado, Warren Buffett, perdeu ainda mais, US$ 25 bilhões, e agora é o segundo. Já o mexicano Carlos Slim, terceiro colocado, teve a mesmo prejuízo de Buffett e conta com US$ 35 bilhões.
Juntas, as dez pessoas mais ricas do mundo têm US$ 253,9 bilhões (aproximadamente todos os bens e serviços produzidos pela Argentina), ante US$ 426 bilhões no ano passado. Ou seja, em um ano eles perderam pouco mais de 10% do PIB brasileiro. Uma das consequências é que o décimo homem mais rico, o espanhol Amancio Ortega (da rede de lojas Zara), com um patrimônio de US$ 18,3 bilhões, não ficaria nem entre os 25 primeiros no ano passado.
No Brasil, o único que viu sua fortuna crescer foi Eike Batista, para US$ 7,5 bilhões, e é agora o homem mais rico do país e o 61º do mundo. O antigo líder, Antônio Ermírio de Moraes, perdeu quase o patrimônio de Eike, US$ 7,2 bilhões, e é o sexto mais rico do país. Ao todo são 14 bilionários brasileiros -quatro a menos que em 2007-, com uma fortuna total de 40,3 bilhões, ante US$ 65,1 bilhões de 2008. Elie Horn (Cyrela), Liu Ming Chung (da chinesa Nine Dragons), Jayme Garfinkel (Porto Seguro) e Rubens Ometto (Cosan) deixaram a lista.

Cinco empresas disputam a construção da ponte binacional

Já está aberta a licitação para a contratação da empresa que irá construir a ponte sobre o Rio Oiapoque, a famosa Ponte Bilateral que deverá interligar o país, através do Amapá, com o Platô das Guianas. A reunião foi realizada em Brasília, no último dia 10, e contou com a presença de técnicos brasileiros e franceses. Compareceram e entregaram as propostas as seguintes empresas: Consorcio Ponte Estaiada (Egesa Engehnaria SA, CMT Engenharia), Consórcio Construcap (Granville, Tramo), Consorcio Ponte Oiapoque (Delta Construções SA, Vince Contruction, Nofrayane), Consorcio Arteleste-Engemim, e empresa M. Martins Ltda.
Todas as empresas foram tidas como legais para concorrer ao certame. A ponte bilateral deverá ter 378 quilômetros de extensão, tendo a seu favor o recurso de pouco mais de R$ 57 milhões. A fiscalização da obra deverá ser realizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Adoração Eucaristica

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deu início, na última quarta-feira, 11, na Sala Bolonha, do Vaticano, à assembleia plenária, dedicada ao aprofundamento da Adoração Eucarística. Em declarações à Rádio Vaticano, o novo prefeito do organismo da Cúria Romana, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, frisou que "as tarefas fundamentais da Congregação são de ajudar o Papa em tudo aquilo que concerne ao culto divino. O objetivo é a vivência, por toda a Igreja, do espírito da liturgia e eleve efetivamente a Deus esse culto em espírito e verdade, expressado na liturgia e, sobretudo, na Eucaristia".“A Igreja é obra de Deus, é ação de Deus, é reconhecimento daquilo que Deus faz em favor dos homens. E a adoração que a liturgia expressa, sobretudo a Eucaristia, é o centro da adoração: é o reconhecimento de Deus, reconhecimento que tudo vem dele, reconhecimento que tudo aquilo que nos pertence deve estar em harmonia com o Senhor”, acrescenta. Segundo o Cardeal espanhol, "neste momento de forte secularização, no qual se tende a esquecer Deus e a não considerá-Lo importante na vida do homem, é necessário reiterar que a adoração vem em primeiro lugar”.

Passagens promocionais podem atender o TFA e o esporte do Amapá

Tramita nas comissões constituídas da Assembléia Legislativa um projeto do deputado Alexandre Barcellos (PSL) transformando as passagens aéreas promocionais em subsídios para o programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e para atender os atletas que vão defender a bandeira do Estado em competições regionais e nacionais.
O entendimento do parlamentar é que o funcionário público que viaja com passagens doadas pelo Poder público (governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas e Assembléia), ao ganhar uma tarifa extra, através de promoção da empresa aérea, essa passagem tem que voltar ao Poder público, que pode conceder àqueles que precisam para fazer tratamento ou desportos. (A íntegra, o leitor encontra no site: www.jdia.com.br

Deficientes físicos terão cotas no quadro pessoal das empresas

Sancionado projeto que estabelece cota para deficientes nas empresas que prestam serviço ao Estado O governador Waldez Góes (PDT), sancionou o Projeto de Lei nº 0014/2008 de autoria do deputado estadual Ruy Smith (PSB) , que estabelece cotas para deficientes físicos, no quadro de pessoal de empresas detentoras de concessão ou permissão de obras e serviços públicos do Estado do Amapá.
A partir da publicação da lei, as empresas terão que reservar postos de trabalho, criados ou mantidos em função da concessão ou permissão, na seguinte forma: de 100 até 200 postos de trabalho 2%, de 201 até 500 postos de trabalho 3%, de 501até 1000 postos de trabalho 4% e de 1001 em diante 5%. (matéria completa no site do Jornal do Dia: www.jdia.com.br

Governador realiza inaugurações no Jari e em seguida recebe príncipe inglês

Governador Waldez Góes está em Laranjal do Jarí onde inaugura escolas, e faz a entrega de uma balsa que servirá para a travessia de cargas e veículos do Amapá para o Pará, além disso, um veículo também está sendo entregue. Em seguida, o dirigente do Executivo se desloca para Belém do Pará onde deverá receber juntamente com a Governadora Ana Júlia Carepa, a visita do Príncipe Charles, da Inglaterra.
Waldez Góes está numa correria para conseguir cumprir toda essa agenda que vem realizando, e continuar confirmando a parceria que o Amapá vem desenvolvendo com o Pará.

Petistas realizam encontro no final de semana

Filiados, dirigentes, gestores, mandatos legislativos e prefeituras ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) do Amapá e de outros estados deverão se encontrar neste final de semana para participar do seminário PT: Políticas Públicas - Desafios e Perspectivas, que deverá mostrar uma melhor forma de integrar as ações entre os gestores e mandatos com base no modo petista de governar.
O encontro será realizado no Macapá Hotel e deverá ter a participação do Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, que é dirigente do Partido dos Trabalhadores no Rio de Janeiro.

Entre-Aspas

Presente
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), desembargador Luis Carlos Gomes dos Santos, ligou ontem para a direção do JD, justificando sua ausência amanhã, no lançamento do Portal do Jornal do Dia e do Livro do Ano. Porém, está levando dois livros para presentear o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito. Isso, sem dúvida, mais do que envaidecer toda a equipe do Jornal do Dia, mostra o que de bom o Amapá possui.

Podridão
Esse nosso Brasil, pelo visto, não tem mais jeito. Está uma verdadeira podridão. Agora, a Justiça conseguiu ligar o MST à improbidade administrativa pois eles vinham recebendo, indevidamente, valores destinados à alfabetização de jovens e adultos. Os desvios, segundo levantamento, ultrapassam R$ 4 milhões.

De volta
Este movimento gosta muito é de invadir terras. Agora, bem que o povo poderia fazer a coisa inversa, invadindo as “propriedades” dos membros do MST, retirando lá de dentro os que estão envolvidos nessa fraude, falando para todo mundo saber quem são os envolvidos nessa história.

Justa homenagem
Onze mulheres, entre elas, a presidente da Federação das Industrias do Amapá, Telma Gurgel, receberam homenagens da Câmara de Vereadores de Mazagão, pelos relevantes serviços realizados no Amapá.

São elas
Na programação em Mazagão, as mulheres de maior destaque foram agraciadas. Vovó Bidica, uma das mais antigas moradoras da região, Maria Alcinda (gari da Prefeitura) Dra Jesus receberam suas homenagens.

Destaque
Falando em homenagem, a Drª Wanda Oliveira, presidente da Unimed Macapá, esteve representando na última segunda-feira, a classe médica amapaense nas homenagens feitas pela Assembléia Legislativa às mulheres. Ela compôs a mesa diretora da AL, em meio a tantas outras representantes públicas de destaque. Não era para menos, uma vez que ela vem desempenhando uma excelente administração, juntamente com todos os seus demais diretores e cooperados, naquela empresa médica.

Devolve
Imaginem. O povo todo de férias no Senado, mas alguns felizardos funcionários do Senado Federal ganharam, simplesmente, mais de R$ 6 milhões. O presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), considerou um “absurdo” e mandou os funcionários do seu gabinete devolverem o valor recebido, decisão que foi seguida por outros congressistas.

Porém...
Apesar disso, nenhum senador assumiu a responsabilidade pelo pagamento ou cobrou punição dos responsáveis. O Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu ontem investigação para apurar o caso. Vamos ver no que vai dar...

Bloqueados
A Justiça federal autorizou o bloqueio de R$ 1,08 milhão em bens de pessoas e empresas envolvidas na operação Sanguessuga. Deflagrada em 2006 pela Polícia Federal, a investigação desarticulou um esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias. Quem não lembra, a operação respingou bastante por essas bandas.

Até domingo...

Polícia australiana flagra adolescente de 14 anos fortemente armado

Um adolescente de 14 anos foi flagrado no aeroporto da Austrália com um arsenal dentro de sua bagagem. Segundo informações do jornal “The Cairns Post”, o garoto e seu irmão se preparavam para viajar de Cairns para Weipa, aonde os pais moram. Agentes de segurança teriam solicitado antes da entrada no avião a vistoria na mala, onde foram encontrados um revólver calibre 38, uma pistola calibre 38, e outras armas brancas.
A Polícia Federal Australiana e detetives de Cairns foram chamados, e em conversa informal, o garoto se negou a prestar informações sobre o fato. Antes disso, os meninos já teriam passado por outras duas localidades, e não foram descobertos. Além das armas de fogo foram apreendidas 14 facas e mais de 3 mil munições na bagagem.
Segundo a polícia, todas as armas teriam sido roubadas de uma loja em Karratha. O adolescente deverá comparecer diante da Justiça no dia 17 de março acompanhado dos seus responsáveis. Antes disso, durante todo o dia da quarta-feira, a Alemanha ficou em polvorosa depois que um jovem assassinou quinze pessoas e depois cometeu suicídio.

O IPTU

O amapaense não fica mais calado para nada. Que o diga o programa ‘Legislando com o Povo’ apresentado de segunda à sexta, pela Rádio Equatorial FM, pelos jornalistas Ranolfo Gato e Everlando Mathias, que realizaram uma entrevista na manhã de hoje com o secretário Allan Sales, de Finanças, a respeito do atendimento que vem sendo realizado pela PMM com relação ao pagamento do IPTU e as dúvidas que a comunidade tem. O secretário falou sobre as novidades e garantiu que melhorias serão realizadas naquele setor para que o contribuinte não se sinta prejudicado, uma vez que, há a procura por parte deste para quitar sua dívida com o município

Bastidores da Notícia

Rodolfo Juarez

JURANDIL JUAREZ
Ontem, foi aniversário do deputado federal Jurandil Juarez (PMDB). Economista respeitado em todo o país, com assento permanente nas comissões técnicas e permanentes do Câmara dos Deputados, garante com extrema habilidade, a defesa técnica de projetos políticos de influência regional e principalmente local, além de participar ativamente das ações da Bancada do Amapá em Brasília.

VAGA DO ROBERTO
Na próxima segunda-feira, 16, vai ser passado mais um capítulo da novela "vigésima quarta-vaga", que tem como cenário o plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, e como enredo a luta de três suplentes por uma cadeira vaga na AL/AP. Até agora o protagonista é o ex-deputado Fran Junior (PMDB), mas um dos dois coadjuvantes da trama também pode receber o "oscar".

SIRI NA LATA
Mais uma reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social (CAS) foi realizada na Assembléia Legislativa na tarde de terça-feira, 10, quando foi repetida a mesma pauta de todas as outras reuniões. Ao final, falando à imprensa, o porta-voz, deputado Dalto Martins, repetiu o que já disse várias vezes e ainda declarou a idade de cada prédio do Sistema de Saúde, como se isso fosse o importante. Quaisquer dias desses ainda vão "vacinar" essa lata...

AMAPÁ
O governador Waldez Góes foi ontem ao Município de Amapá onde participou, ao lado do prefeito Peba (Carlos Cezar da Silva), da inauguração de três escolas estaduais: uma no Piquiá, às 10 horas; outra no Assentamento, às 12 horas; e uma na sede, a revitalização da Escola Estadual Vidal de Negreiros, às 15 horas. O governador retornou no final da tarde.

SEM RECEBER
Desde dezembro do ano passado sem receber, os vigilantes da empresa LMS estão protestando. No próximo dia 18 de março encerra o aviso para aqueles que estavam lotados em postos de trabalho diurno em prédios próprios da prefeitura de Macapá. Os trabalhadores estão preocupados com a situação e com medo de ficarem sem o dinheiro da rescisão e dos meses atrasados.

MAIS FALHAS
Mais uma vez uma obra pública é atrasada por defeito em procedimentos administrativos. A construção das casas populares em Laranjal do Jarí vai ficar para depois porque não houve condições de aceitação do resultado da licitação feita pela prefeitura. Enquanto isso, mesmo com o dinheiro disponível na Caixa Econômica, as obras não andam. Falta competência técnica.

MESMO ERRO
Padecem de erros assemelhados as obras do Estádio Estadual, Restaurante Popular, Conjunto Habitacional do Mucajá, Obra dos Quiosques da Praça Beira Rio e outras que poderiam estar em andamento e que não desencalham por estar com projeto inadequado, incompleto ou errado. Além de outras construções pelo interior do Estado. Dá a impressão que os engenheiros estão desmotivados ou desaprenderam.

CARAVANA
Está pronta a caravana dos suplentes de vereadores que irão engrossar o coro em Brasília pela promulgação da Emenda 20 que modifica para mais, o número de cadeiras que serão ocupadas por vereadores por todo o Brasil. Em Macapá, vai de 16 para 23, em Santana, vai de 10 para 17.

E OS PREFEITOS
Os primeiros golpes da crise já começam a ser sentidos pelos prefeitos de todo o Brasil. Com a crise, falta dinheiro, a população não compra, o governo não arrecada e as previsões de receita que constam do orçamento de cada município não se confirmam. Mesmo com os cofres vazios, os prefeitos ainda compram passagens aéreas, pagam diárias de hotéis para poder ir a Brasília. A esperança de todos e de cada um: saber o que está acontecendo.

BOLSA-DILMA
O governo federal está preparando uma nova investida sobre os votos do eleitorado mais pobre. Essa é a opinião de boa parte dos que fazem oposição ao governo Lula e até entre os petistas que participam do programa "Bolsa Gás". É que esses dois grupos estão entendendo que se trata de uma forma de comprar votos e, já chamam o programa, maliciosamente, de "Bolsa-Dilma".

QUEDA ALTA
Superou os 12% a queda na arrecadação de tributos pela União durante o mês de janeiro, tomando por base a previsão feita em meados do ano passado para elaboração da proposta orçamentária de 2009. Dos R$ 81,9 bilhões previstos para serem arrecadados no primeiro mês do ano, foram arrecadados R$ 71 bilhões o que representa uma queda de 12,2%. Muito alta para qualquer economia.

GILMAR MENDES EM MACAPÁ
Está confirmado para o dia 20 de março, sexta-feira, a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, do presidente do Tribunal Federal Regional da Primeira Região, desembargador Jirair Aram Meguerian, em Macapá, no Auditório da Justiça Federal, na Av. FAB com Leopoldo Machado, quando receberá homenagens da Justiça Federal do Amapá.

DIFICULDADES
Os moradores dos bairros Zerão e Universidade estão reclamando da situação em que se encontra o bairro. Sem limpeza e com muitos problemas nas vias dos dois logradouros, eles estão apelando para que seja tomada alguma providência. Querem também a troca da areia da arena que dizem estar contaminada e dando frieira em todos os que se arriscam a jogar.

Seguro Desemprego Aumenta nos EUA

O número de trabalhadores norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego subiu em 9 mil na semana passada e os pedidos contínuos atingiram novo recorde, enquanto a recessão que atinge os Estados Unidos há um ano golpeava o mercado de trabalho, mostrou relatório do governo divulgado nesta quinta-feira.
O Departamento de Trabalho informou que os novos pedidos pelo benefício subiram para o patamar ajustado sazonalmente de 654 mil na semana encerrada em 7 de março, ante leitura de 645 mil na semana anterior.
Analistas consultados pela Reuters previam 645 mil novos pedidos, frente previsão de 639 mil uma semana antes.

TV Cultura

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, deu um prazo de dois dias para que a TV Cultura tire do ar dois canais digitais lançados no domingo (8).
As informações são da coluna Outro Canal publicada na Folha desta quinta-feira.
Segundo o ministério, os canais digitais da Cultura estão irregulares, uma vez que não seguem a norma que proíbe, por enquanto, a multiprogramação nas TVs privadas e públicas estaduais.
Apenas as TVs públicas federais podem transmitir a multiprogramação, que possibilita a exibição de quatro programações diferentes no mesmo espectro (em definição "standard").
Em conversa por telefone, Costa pediu ao presidente da Cultura, Paulo Markum, que solicitasse autorização para explorar a multiprogramação em caráter experimental e científico.

Desemprego Aumenta

O emprego na indústria brasileira declinou 1,3% em janeiro sobre dezembro, marcando o quarto mês consecutivo de queda, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Em relação a janeiro do ano passado, o emprego diminuiu pelo segundo mês seguido, em 2,5%. O número de horas pagas caiu pela quarta vez, em 1,8% em janeiro sobre dezembro e 3,6% na comparação anual. A folha de pagamento real dos trabalhadores do setor teve baixa de 1,2% mês a mês, mas cresceu 1,2% na comparação anual.

DEM quer Battisti na Itália

O DEM criticou a concessão de refúgio político a Cesare Battisti. O italiano é condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos. Battisti nega os crimes. Ele recebeu status de refugiado político em janeiro do ministro Tarso Genro (Justiça).
Em nota, o DEM diz que é contra o refúgio político por entender que os crimes de Battisti não guardam nenhuma relação com sua eventual atuação política. "Foram crimes comuns, julgados pela justiça comum da Itália e com amplo direito de defesa", afirmou o deputado federal Paulo Bornhausen (DEM-SC).
Bornhausen e o deputado Efraim Filho (DEM-PB) estiveram no Parlamento italiano em missão oficial. Lá, se reuniram com o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados da Itália, deputado Stefano Stefani, que disse aos brasileiros que as relações entre os dois países sofreria abalo se corte brasileira confirmar a decisão do governo federal de dar refúgio político a Battisti.
Tarso Genro defendeu hoje a concessão de refúgio político a Cesare Battisti. O ministro disse hoje que Battisti não seria condenado se tivesse direito a novo julgamento.
"Hoje, qualquer juiz absolveria Battisti por insuficiência de provas porque o elemento fundamental da sua condenação vem da palavra de um corréu que negociou a delação premiada enquanto ele estava fora do país."
A Itália recorreu da decisão de Tarso ao STF (Supremo Tribunal Federal), que analisará o pedido de extradição de Battisti. Tarso disse que a decisão do Supremo deve ser respeitada.

Dom Alberto Taveira

"Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade. Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste".
Às vezes nos esquecemos que a unidade é, antes de tudo, um dom do Espírito Santo, e oramos pouco por esta intenção. "Esta conversão do coração e esta santidade de vida, juntamente com as orações particulares e públicas pela unidade dos cristãos, hão de ser consideradas como a alma de todo o movimento ecumênico e com razão pode se chamar ecumenismo espiritual".
A unidade interna na Igreja e a unidade entre os cristãos exige mudança de nossa mentalidade, pede conversão.
Reze pela unidade, pedindo que o Espírito Santo lhe dê a graça de ver o que existe de bom nas pessoas que lhe parecem mais distantes.
Experimente dar o primeiro passo para estabelecer laços de reconciliação e unidade. Canção Nova

Recurso do Fundeb tem estimativa positiva para 2009

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) já tem uma estimativa de receita para este ano: R$ 81,9 bilhões, ou seja, valor 28% maior do que o total aplicado pelo Fundo em 2008 quando foram utilizados R$ 63,7 bilhões.
Dos recursos previstos, R$ 76,8 bilhões são contribuições dos estados, Distrito Federal e municípios, enquanto R$ 5 bilhões será complementação da União, paga no âmbito de estados que não conseguiram atingir com a própria arrecadação, o valor anual mínimo nacional por aluno que ficou estabelecido em R$ 1.35,09 para o ano de 2009.
Vale lembrar que esse recurso tem destino certo: financiar a educação básica pública, dividido em 60% para o pagamento de profissionais do magistério que estejam em exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais. Enquanto o restante visa pagar as despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, que compreende o pagamento de outros profissionais ligados à educação como os auxiliares administrativos e secretários de escola; formação continuada de professores; aquisição de equipamentos; manutenção, construção e conservação de instalações.

Copom faz corte na Selic

Copom faz corte de 1,5 ponto, e juros básicos passam a 11,25%

Em decisão anunciada na noite de quarta-feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou reduzir sua taxa básica de juros, a Selic, em 1,5 ponto percentual, que agora passa de 12,75% ao ano para 11,25%. Esta é a segunda redução consecutiva. Segundo analistas, este foi o maior corte em pontos percentuais sofridos pela taxa desde novembro de 2003 quando o juro básico, que estava em 19%, caiu para 17,5%.

Mercado Europeu

As principais Bolsas da Europa iniciaram a quinta-feira em queda, seguindo a tendência registrada na maioria das praças asiáticas.A Bolsa de Londres registrava perda de 0,90%, enquanto Frankfurt recuava 1,47% e Paris 2,10%.

Desemprego na França

A França perdeu 100.500 empregos em 2008 (0,6% da população ativa), segundo números definitivos do ministério do Trabalho.O resultado representa uma leve revisão para baixo em comparação aos dados provisórios divulgados em fevereiro, que citavam uma contração de 0,7% em 2008, ou seja, 115.300 postos de trabalho a menos.

Bancos Reduzem suas Taxas

O Itaú informou que fará reduções a partir de segunda-feira, dia 16. Serão beneficiados os clientes que utilizam o empréstimo pessoal parcelado (Crediário Automático para PF e Giropré PJ) e cheque especial. Os juros do cheque especial para pessoa física no Itaú vão de 8,87% para 8,75% ao mês. No crédito automático, cai de 7,01% para 6,89% ao mês. O Unibanco, que se fundiu com o Itaú, também informou que vai reduzir, a partir do dia 16, a taxa máxima cobrada no crédito pessoal parcelado (CPP) e no cheque especial para pessoa física.A redução será de 0,12 ponto percentual sobre as taxas mensais, o que corresponde ao repasse integral do corte de 1,5 ponto percentual efetuado na Selic, que é anual. O Bradesco informou que cobrará novas taxas já a partir desta quinta-feira. O banco diminuiu os juros das operações de cheque especial, crédito pessoal, CDC para veículos, leasing de veículos, capital de giro, antecipação de recebíveis e conta garantida. As reduções vão de 0,05 a 0,12 ponto percentual por mês. O Grupo Santander Brasil, que reúne os Bancos Santander e Real, também vai reduzir suas taxas de crédito pessoal, cheque especial, crédito consignado e cartões de crédito. Isso representará uma redução mensal entre 0,13% a 0,15% nas taxas cobradas atualmente.A taxa de cheque especial baixará de 9,70% para 9,57% ao mês, a taxa máxima de crédito pessoal será reduzida de 6,36% para 6,23% ao mês e a taxa mínima do consignado, de 1,65% para 1,52% ao mês. O cartão de crédito Santander Internacional baixará de 12,85% para 12,70% ao mês. Uol online

EUA de "olho" no Açaí

Até o momento, entretanto, há apenas poucos estudos sobre os efeitos da fruta em seres humanos, dois deles publicados na edição de setembro de 2008 do "Journal of Agricultural and Food Chemistry". O primeiro envolveu 12 voluntários que consumiram uma única porção de suco ou polpa de açaí. O estudo mostrou um aumento de curto prazo na capacidade antioxidante do sangue dos voluntários."Ela possui bons antioxidantes", disse Talcott, um dos pesquisadores do estudo. "Nós sabemos que os antioxidantes provavelmente são bons para nós. Mas precisamos de mais estudos."No outro estudo, o dr. Alexander Schauss, um diretor da Aibmr Life Sciences, uma firma de pesquisa nutricêutica em Puyallup, Washington, escreveu que o MonaVie demonstrou "proteção antioxidante significativa" em 12 adultos saudáveis.Schauss reconheceu que o tamanho da amostra no estudo era pequeno, mas disse acreditar ser significativo. Outros estão céticos. Apesar do primeiro estudo mostrar que os antioxidantes no açaí podem ser absorvidos, "ele olhou apenas os efeitos imediatos do consumo da polpa e suco do açaí", disse Lilian Cheung, uma professora de nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. "Seus resultados não demonstram que o consumo da polpa do açaí levam a qualquer benefício à saúde, muito menos perda de peso."Mas algumas pessoas endossam a alegação. Há cerca de um ano, Sarah Taylor, uma massagista de 32 anos de Portland, Oregon, começou a usar o açaí em pó da Sambazon. Após o primeiro dia, ela disse que notou um aumento de sua energia, e começou a usá-lo desde então. Ela até mesmo sugeriu aos seus clientes mais antigos que o bebessem. "É empolgante ver pessoas reagindo tão bem a algo", ela disse.The New York Times

Mercado não se Acerta

As principais Bolsas da Ásia fecharam nesta quinta-feira com resultados fracos, à exceção da Bolsa de Tóquio, que caiu 2,4% com as ações das empresas ligadas a exportações prejudicadas por uma alta do iene. Com a queda, o índice Nikkei 225 atingiu os 7.198 pontos.
Em Hong Kong, uma pequena alta (1,1%) nas ações do banco europeu HSBC fizeram o índice Hang Seng subir 0,59% e fechar em 12.001 pontos.
Na China, o índice Shangai Composite fechou em baixa de 0,24%, com 2.133 pontos. O índice Kospi, da Coreia do Sul, também fechou praticamente no mesmo nível em que abriu (1.128 pontos, alta de 0,08%). Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 caiu 0,27% e fechou em 3.235,50 pontos. Uol online

Juros Diminuem no Brasil

Com o agravamento da crise econômica, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu nesta última quarta-feira, por unanimidade, acelerar a queda dos juros e reduziu a taxa básica em 1,5 ponto percentual, cortando a Selic de 12,75% ao ano para 11,25% ao ano.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sarney manda Devolver

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou nesta quarta-feira que os servidores do seu gabinete que receberam horas extras durante o mês de recesso parlamentar do Congresso devolvam os recursos à Casa Legislativa. Sarney disse que a iniciativa deveria ser seguida por outros servidores que também receberam horas extras no mês de recesso legislativo.
"Mandei que fosse estornado da folha de pagamento o que os funcionários do meu gabinete receberam. Nós devemos tomar medidas que sejam efetivas e até mesmo radicais. Não quero dar conselho a ninguém, mas acho que [a devolução dos recursos] seria a melhor maneira de erguer a imagem do Senado", afirmou.
Apesar de reconhecer que a decisão de estornar o pagamento dos servidores deve ser tomada individualmente pelos senadores, Sarney disse que a medida seria uma "boa solução para todos nós". Folha online

Bento XVI na Praça de São Pedro

O Papa Bento XVI encontrou-se, esta manhã, na Praça São Pedro, com os peregrinos e fiéis, provenientes de diversas partes do mundo, para a habitual audiência geral.
O Santo Padre continuou o quinto ciclo catequético de seu pontificado, dedicado aos grandes Escritores da Igreja do Oriente e do Ocidente da Idade Média . O papa deteve-se hoje na pessoa de São Bonifácio, o "apóstolo dos povos germânicos".
O nosso santo, que era chamado Winfrido, nasceu na Grã-Bretanha por volta do ano 675. Ainda muito jovem ingressou para o mosteiro, no qual se destacou por sua inteligência. Uma vez ordenado sacerdote, sentiu o chamado de Deus para ser missionário. Enviado à Frísia, atual Holanda, fracassou em sua primeira ação evangelizadora, por oposição do chefe local.
Sem se desanimar, dirigiu-se a Roma, onde o Papa Gregório II lhe confiou a tarefa de evangelizar os povos germânicos, dando-lhe o nome de Bonifácio. Em pouco tempo, sua obra deu resultados extraordinários. Assim, o pontífice lhe conferiu a ordenação episcopal.
São Bonifácio construiu numerosos mosteiros, que se converteram em autênticos focos de cultura e espiritualidade. Em 754, enquanto evangelizava novamente a Holanda, alguns pagãos o assassinaram na cidade de Dokkum, enquanto celebrava Missa.
Da sua vida e obras, disse por fim o papa, podemos ressaltar a centralidade da Palavra de Deus, a total comunhão com o papa e a promoção do encontro entre a cultura romano-cristã e a cultura germânica.Após a oração do Ângelus, Bento XVI fez um apelo de paz para Irlanda do Norte Ao término da audiência geral, Bento XVI cumprimentou os presentes e concedeu a todos a sua Bênção Apostólica -Rádio Vaticano

Pauta trancada por duas MP na Câmara

Câmara de Deputados inicia a semana com pauta trancada por duas medidas provisórias (MP), a 449 que perdoa as dívidas dos contribuintes que devem para a União, em até R$ 10 mil, que deveria ter sido apreciada na semana passada, mas não foi devido a falta de atendimento entre os parlamentares. E a MP 450, que autoriza a União a participar do Fundo de Garantia a Empreendimentos de Energia Elétrica (FGEE). Esse fundo, de acordo com o texto original, deve ser administrado por um banco federal e servir de garantia para o financiamento de obras de usinas hidrelétricas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Quarta-feira, a MP 451 cria duas novas alíquotas na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), além de conceder subvenção econômica a empresas de pesca de Santa Catarina, e mudar as regras do seguro obrigatório de veículos (DPVAT).

Em pauta, na Câmara de Deputados a incorporação de verba a salário

Com base em uma estimativa incompleta que aponta economia aos cofres públicos, o primeiro-secretário da Câmara, Rafael Guerra (PSDB), vai defender em reunião, que será realizada hoje, pela Mesa Diretora da Casa, o aumento do salário de R$ 16,5 mil para R$ 24,5 mil e o fim da verba indenizatória, que destina mensalmente R$ 15 mil a deputados e senadores. O cálculo apresentado por Guerra -que quer votar a medida na semana que vem- aponta economia de R$ 100 milhões ao ano.

A estimativa, porém, desconsidera o efeito cascata em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. Pela Constituição, o teto salarial dos vereadores está vinculado ao salário dos deputados estaduais, que, por sua vez, têm o teto ligado ao salário dos deputad os federais. Dessa forma, o aumento nos gastos pode chegar a R$ 1 bilhão.

Governador de Santa Catarina corre contra o tempo para não ir a julgamento no TSE

Deve entrar em pauta, ainda esta semana, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Recurso contra Expedição de Diploma (RCED), que pede a cassação do diploma do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Na semana passada, o caso entrou em sua última transição na corte eleitoral antes de chegar a uma análise definitiva dos ministros no plenário. Depois de seis horas de julgamento do governador Jacksson Lago, os desembargadores tiveram que apreciar um embargo de declaração protocolado pelos advogados do governador.
Constava no pedido, a inclusão de novas provas no processo. Por unanimidade, os juízes negaram o recurso do peemedebista. O acórdão da decisão está previsto para ser publicado hoje (11) nos diários oficiais da Justiça e da União, antes que seja, a defesa corre para entrar com um novo recurso, no STF (Supremo Tribunal Federal) para conseguir que as novas provas seja inclusas. Anteriormente, outras duas entradas já teriam sido dadas pelo governador Luiz Henrique e seu vice, Leonel Pavan (PSDB) também foram negados.Caso o pedido seja negado, no caso pelo TSE (o recurso é um instrumento jurídico pertencente a esta corte, podendo ser tramitado na mesma instância), Luiz Henrique deverá ir a julgamento.

Leasing e CDC apresentam crescimento de 20,7% em janeiro de 2009

Um levantamento feito pela Anef (Associação Nacional das Empresas Financiadoras das Montadoras) mostra que houve um crescimento de 20,7% no saldo acumulado das carteiras de Leasing e CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para aquisição de veículos pelas pessoas físicas.
Esse quantitativo mostra que o aumento elevou para a marca dos R$ 137,3 bilhões no primeiro mês do ano ante R$ 113,8 bilhões de janeiro de 2008. Ao serem separadas, esse montante mostra o salto de R$ 31,1 bilhões no primeiro semestre do ano passado para R$ 57,3 bilhões no mesmo período de 2009.
Quanto a carteira de CDC caiu de R$ 82 bilhões para R$ 80 bi em janeiro deste ano. A avaliação do presidente da Anef, Luiz Montenegro, a redução dos juros pode ser considerado um sinalizador do início da retomada do mercado, “consequentemente, poderá contribuir para a manutenção do crescimento dos financiamentos de automóveis, provavelmente, a partir do segundo trimestre do ano.

Consumidora recberá R$ 8 mil por ter sido constrangida no trabalho por financiadora

Às vésperas de se comemorar o Dia do Consumidor, brasileira ganha ação na Justiça durante ação movida em Brasília, no Distrito Federal. O valor de R$ 8 mil reais foi fixado pela juíza Clarissa Mendes contra o banco Finasa.
A professora de rede pública de ensino do Distrito Federal estava em atraso com o pagamento de duas parcelas do financiamento do seu veículo. Ela teria sido chamada na secretaria do seu local de trabalho, durante expediente para receber um recado do referido banco.
Acuada via telefone por uma funcionária da financiadora que chegou a ligar quatro vezes, a professora teria entrado em estado nervoso com as sucessivas cobranças. Ao procurar ajuda, ela foi orientada a mover um processo na Justiça.
No processo que condena a Finasa, Clarissa Mendes, do Juizado Especial Civil do Guará, fez valer o direito da consumidora, ao lembrar que a lei proíbe a cobrança vexatória, feita de forma abusiva por desbordar dos limites do direito ao expor o consumidor inadimplente ao ridículo ou aquela que submete a constrangimento ou ameaça de qualquer espécie. José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, destaca que para efetuar a cobrança, a empresa tem que respeitar algumas regras:1- O consumidor tem privacidade nos documentos de cobrança, não podendo ser o envelope da carta impresso de forma a identificar tal cobrança por terceiros e nem seu valor. 2- O consumidor inadimplente não pode ser submetido a ameaças verbais, constrangimento ou exposto ao ridículo.3- Não é proibida a cobrança via ligação telefônica, mas se a empresa tenta ligar para o consumidor, buscando um acordo, deve respeitar a privacidade do consumidor e só se dirigir direta e pessoalmente ao consumidor.4- Ligar no local de trabalho dizendo que é cobrança de atrasados, deixar recado com colegas de trabalho ou parentes, são condutas ilegais e abusivas.5- A cobrança via telefone, também não poderá ser tentada fora do horário comercial ou nos fins de semana, mesmo que feita na pessoa do devedor.

Tudo vem LUZ

O ministro Tarso Genro (Justiça) disse ontem que as investigações preliminares sobre os procedimentos adotados pela Polícia Federal na Operação Satiagraha indicam que pode ter havido "graves irregularidades". A operação investigou supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.
"As investigações feitas mostram que pode haver graves irregularidades nos procedimentos do inquérito da Satiagraha. O inquérito continua sendo feito de maneira técnica, profunda e rigorosa, sem espetacularização. É uma vitória da Polícia Federal este trabalho", disse Tarso.
Para Tarso, policiais federais devem dar exemplo de conduta ao país e os que descumprirem as regras devem ser "duramente" investigados.
"Não me recordo ao titular [Protógenes Queiroz], mas a todo e qualquer policial federal, que cometer irregularidade serão duramente investigados. A PF tem de dar exemplo à sociedade, mostrando que pode cortar na própria carne", disse ele.
Reportagem publicada na revista "Veja" desta semana informa que o delegado da PF Protógenes Queiroz --que comandou a primeira etapa da Satiagraha --usou métodos ilegais para investigar diversas autoridades.
Segundo o ministro, as investigações é que apontarão se houve ou não abusos durante as apurações na Satiagraha. "O que estamos fazendo é uma investigação técnica e profunda sobre a forma que dirigiu o inquérito, se usou prerrogativas ou não para cometer irregularidades. Outra coisa é uma sindicância que poderá ser submetido em função do inquérito", disse ele. Folha online

Bolsas Fecham em Alta na Àsia

O índice Nikkei, da Bolsa de Valores de Tóquio, subiu 4,5% (maior alta desde 27 de janeiro) e fechou em 7.376 pontos. Ontem, a Bolsa do Japão havia fechado em seu pior nível em 26 anos. A alta japonesa também se beneficiou de uma disparada de 9% nas ações da Toshiba.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 2% e atingiu 2.139 pontos. O índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 3,2% e fechou em 1.127 pontos. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 também subiu (1,9%) e fechou em 3.244 pontos.
A exceção ficou na Bolsa de Xangai, que viu seu índice Shangai Composite cair 0,9% e atingir 2.139 pontos desanimado com a queda de 25% das exportações da China em fevereiro.

Sarney responde a Jarbas

"Quero dizer ao senador Jarbas Vasconcelos que, de maneira alguma, tive açodamento, ou melhor, se tive, foi o bom açodamento, para que imediatamente se apurem essas coisas, a fim de que os senadores não fiquem à mercê dessas situações --não quero mencionar nomes de senadores--, ou seja, das denúncias que tenho recebido de alguns. Em todas elas, tenho procurado tomar essas providências", afirmou.

Jarbas está com Medo ?

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) criticou nesta última terça-feira a rapidez com que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu investigar a suposta espionagem contra ele, que teria sido articulada por setores do PMDB. Da tribuna do Senado, Jarbas disse que Sarney distorceu os fatos ao solicitar para o Ministério da Justiça e à Procuradoria Geral da República as investigações sobre o suposto grampo.
"Foi com surpresa que, ao chegar a Brasília, constatei a agilidade do presidente Sarney em provocar não só a Polícia Federal, como também o Ministério Público e a Corregedoria do Senado que, com rapidez digna de registro, instaurou sindicância e comunicou o fato ao meu gabinete antes mesmo da leitura do ofício em plenário", afirmou.
Jarbas disse que o ofício encaminhados por Sarney à PGR e ao Ministério da Justiça com o pedido de investigações "não retrata a verdade dos fatos". O peemedebista disse que Sarney distorceu sua entrevista à revista "Veja", na qual o senador disse desconfiar ser alvo de espionagem supostamente promovida por integrantes de seu partido --que teriam contratado os serviços de uma empresa privada para fazer escutas telefônicas, vasculhar sua vida e acompanhar seus passos. Uol online

Núncio Apostólico

O núncio apostólico em Israel, Dom Antonio Franco, concedeu uma coletiva de imprensa sobre a viagem do Papa Bento XVI à Terra Santa, nesta última terça-feira, 10. O encontro com os jornalistas aconteceu no centro Notre Dame, onde alguns representantes da Igreja local acompanhavam Dom Antonio Franco. Depois de citar o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sée o anúncio feito pessoalmente pelo Papa no Ângelus de domingo, 8, o núncio destacou os momentos mais importantes da peregrinação de Bento XVI: as Missas campais nas cidades de Jerusalém, Belém e Nazaré, onde são aguardados de 40 a 50 mil fiéis. O Dom Antonio Franco explicou ainda que, em Nazaré, haverá o encerramento do Ano da Família, convocado pela Igreja na Terra Santa, ocasião em que o Papa abençoará a pedra fundamental de um centro para a família. Outros momentos de oração serão a peregrinação ao Cenáculo, no primeiro dia, e ao Santo Sepulcro, no último dia. Haverá ainda momentos oficiais, como a visita ao presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, e ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.O Santo Padre participará também de encontros ecumênicos e interreligiosos, entre os quais a visita ao grão-mufti de Jerusalém e a visita à Esplanada das Mesquitas. O Papa visitará ainda o museu do Holocausto, onde fará uma homenagem às vítimas. Dom Franco destacou o significado espiritual desta viagem de Bento XVI, para, como o próprio Pontífice anunciou, "pedir o dom da paz e da unidade para o Oriente Médio e para toda a humanidade". O núncio anunciou ainda que fez dois pedidos ao governo israelense, que foram acolhidos com prontidão: o primeiro, que uma delegação de cristãos possa vir de Gaza e, o segundo, que todos os cristãos tenham acesso aos locais das celebrações. Rádio Vaticano

Reclamação

Atores e atrizes que integram o humorístico "Uma Escolinha Muito Louca", da Band, estão nervosos com os baixos salários que a emissora paga a boa parte do elenco. A coluna Ooops! conversou com dois artistas. Ambos pediram para não ser identificados, pois creem que seriam demitidos.Segundo esses atores, eles aceitaram receber praticamente cachês simbólicos a pedido da Band. Esses cachês estariam na faixa de R$ 1.000. Eles dizem que a emissora prometera a eles que, se o programa desse ibope e continuasse no ar, os cachês seriam reajustados."Uma Escolinha..." estreou em dezembro passado com excelente média de seis pontos. Nas semanas seguintes, o ibope subiu ainda mais, chegando a dar 8 pontos de média. O programa sempre coloca a Band em terceiro lugar, e já chegou a fazer o SBT amargar reles dois pontos em uma segunda-feira, em horário nobre.Rapidamente a Band passou a usar para "Uma Escolinha" a mesma tática que a Record usa para o desenho "Pica Pau", e o SBT faz com "Chaves". Ou seja, "Uma Escolinha" virou um faz-tudo da programação da emissora, e já foi exibido em praticamente todas as faixas horárias, em qualquer dia da semana. E sua fórmula, apesar de antiga, parece ainda ter muito fôlego. Além disso, também se tornou um relativo sucesso comercial, pois está atraindo cada vez mais interessados em anunciar. Daí a queixa dos atores, que continuam ganhando o mesmíssimo cachê "simbólico" (como dizem) da estreia
Outro Lado- A coluna procurou a Band para comentar o caso. A emissora nega que exista qualquer mal-estar nos bastidores do programa.
Segue a nota oficial:"Em nenhum momento a diretora artística Elisabetta Zenatti recebeu manifestações de descontentamento dos atores, que a convite da Band, integram o elenco da "Escolinha". "Quando encontro os atores no estúdio durante as gravações o clima é sempre de muita satisfação de ambas as partes", diz Elisabetta.

Cotação das Bolsas

As Bolsas da Europa abriram em baixa nesta quarta-feira, até o momento todas estão operando em queda. Na Àsia a maioria opera em alta , até mesmo do Japão que ontem fechou com perdas. A única que opera em baixa é a de Xangaí .

Quem pode, pode !

O juiz John Bates, do Distrito de Colúmbia (Washington, DC), suspendeu o congelamento de parte dos bens do banqueiro Daniel Dantas e do fundo Opportunity nos Estados Unidos, bloqueados desde janeiro por suspeita de que Dantas e seu fundo praticavam lavagem de dinheiro.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o juíz alegou "falta de autoridade" para manter as contas bloqueadas uma vez que o Congresso americano já teria se manifestado pela suspensão do bloqueio.
Das seis contas que estavam bloqueadas, uma, entretanto, continuará congelada, justamente a de maior valor, com cerca de US$ 400 milhões, aberta no banco Brown Brothers Harriman. Essa conta também poderá ser desbloqueada caso o Brasil "não apresente boas razões para que [a Justiça dos EUA] amplie a ordem de retenção".
Entre os motivos para o desbloqueio está o fato de o Brasil ainda não ter apresentado à Justiça americana uma sentença judicial transitada em julgado (esgotadas as possibilidades de recursos) contra Dantas. Aqui, um processo contra o banqueiro por crimes financeiros não foi sequer aberto, uma vez que o caso ainda está sendo investigado pela Polícia Federal.

Inveja !

Ronaldo vai sempre a programas da Globo, mas nunca aparece nos da Record. A desculpa é falta de horário na agenda. Mas ele foi até à Globo News. Isso causou indignação. Os telejornais da manhã, da Record, por exemplo, estão proibidos de citar o nome de Ronaldo, o Fala Brasil não obedeceu às ordens, citou o apelido do jogador, o que criou mal-estar nos bastidores.

Perseguição

Tem gente que não dorme , vive para perseguir a vida de Roberto e Helena, será que só porque um casal foi cassado em Macapá todos que não fazem parte da turma deles terão que ser , também? Deixa o Prefeito trabalhar em paz, agora é a vez de ticket combustível, como se um juiz não tivesse pego no lado do comitê, deles. Procurem o que fazer , que tem muito em prol do Amapá e entendam , vocês perderam , o povo escolheu e basta!

terça-feira, 10 de março de 2009

Terra aberta ao Céu

Segundo Bento XVI, as comunidades de vida contemplativa são chamadas "a ser uma espécie de 'pulmão espiritual' da sociedade, para que à atuação, ao ativismo de uma cidade não falte a 'respiração' espiritual, a referência a Deus e ao seu desígnio de salvação".Este é o serviço "que fazem em particular os mosteiros, lugares de silêncio e de meditação da Palavra divina, lugares onde há preocupação por ter sempre a terra aberta ao céu".A tradição papal de visitar Tor de' Specchi pela festa de Santa Francisca, a 9 de Março, foi inaugurada por Inocêncio X em 1645.Santa Francesca Romana fundou a Congregação das Oblatas em 1433. Para o seu projeto de vida religiosa, inspirou-se na Regra de São Bento. Foi canonizada a 29 de Maio de 1608, pelo Papa Paulo V.

MP-AP edita recomendação ao Tribunal de Contas do Estado

Danielly Salomão


O Promotor de Justiça Luiz Marcos da Silva, Titular da 1ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Público de Macapá, editou a Recomendação nº 001/2009- PRODEMAP/LMS ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), para que se abstenha de “nomear” Procuradores de Contas pro-tempore para exercerem as funções de Ministério Público junto àquela Corte, bem como exonerar os que, porventura, já tenham sido “nomeados”. De acordo com a Recomendação, o TCE-AP deverá realizar concurso público de provas e títulos para preenchimento do cargo de Procurador de Contas, pois, pela Constituição Federal, tem natureza especial. Segundo o Promotor de Justiça Luiz Marcos, o Presidente do Tribunal de Contas deverá informar, em 15 (quinze) dias, se existe algum Procurador de Contas “nomeado” naquela Corte com fundamento na Resolução 001/2008-TCE-AP.

Procurador-Geral de Justiça apresenta equipe de trabalho

Camila Karina Ferreira

O Procurador-Geral de Justiça Iaci Pelaes do Reis apresentou, nesta terça-feira (10), os Membros do MP-AP nomeados para compor a equipe de trabalho durante sua gestão (biênio 2009/2011). Em reunião com todos os servidores, Iaci Pelaes frisou que a atual administração do MP-AP continuará com o perfil empreendedor. “Continuaremos seguindo em frente com tranquilidade, envolvendo todos os Membros e Servidores da Instituição com um único propósito: o Ministério Público como instrumento de transformação social”. Participou da reunião, ainda, a Corregedora-Geral, Estela Sá, que parabenizou a nova equipe de trabalho da Procuradoria-Geral de Justiça e falou de sua disponibilidade para as questões institucionais. “ Além de participar de todas as ações, queremos ver resultados em benefício da Instituição e da sociedade. Sempre estarei de portas abertas para participar de qualquer ação e também espero contar com a participação de todos os Membros e Servidores”. A equipe de trabalho é composta por: Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais: Procurador de Justiça Márcio Augusto Alves Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos: Procuradora de Justiça Maria do Socorro Milhomem Monteiro Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça: Promotor de Justiça Roberto da Silva Alvares Diretor-Geral: Promotor de Justiça Flávio Costa Cavalcante

Bastidores da Notícia

O RESGATE DO TRATOR
O secretário de meio ambiente do município de Macapá, Eraldo Trindade, teve que fazer uma operação resgate para recuperar um trator de todas que pertence ao Município de Macapá, e que encontrava no quintal de uma casa no bairro do Perpetuo Socorro, coberto por uma lona. O secretário só chegou à máquina depois de uma investigação que contou com fiscais e funcionários da secretaria que dirige.

AÇAÍ
Aos poucos a classe mais abastada financeiramente vai se acostumando e colocando o açaí, produto regional, no cardápio de pelo menos uma vez por semana. Isso é o que aponta pesquisa recente de um mercado que movimenta próximo de R$ 1 milhão de reais por dia e ocupando próximo de 5 mil pessoas. De uma saca de açaí, que custa de R$ 62,00 a R$ 90,00, são feitos, em média 22 litros do chamado açaí médio.

LUTA BRABA
É o que a tenente Socorro Modesto, presidente da ASPOMETERFA, associação que congrega os policia e bombeiros militares do ex-território do Amapá, que está numa luta danada para conseguir recuperar as perdas que a categoria vem tendo com a separação de regime que está sendo praticada, separando dos policiais e bombeiros militares de Brasília dos policiais e bombeiros militares do ex-território do Amapá. Está sendo negociada com o presidente Lula a assinatura de um Decreto Presidencial que porá por fim essa intenção do Governo Federal.

MAIS UMA
Mais uma preciosa vida que vai, tragada pelas águas do Rio Amazonas e seus afluentes. Desta feita foi o professor Paulo Melo, de reconhecida importância para o médio educacional do Estado do Amapá. A contabilidade das mortes só faz crescer a totalização, sem que os entes públicos efetivem um plano que atenda a realidade local e cesse essa mortandade nas águas.

PRESIDENTE TÚLIO
O jogador de futebol, eleito recentemente vereador pelo município de Goiânia, com a terceira votação do município, agora quer ser deputado federal. Já avisou que vai para a disputa em 2010 e, em seguida, ira disputar o governo de Goiás para, em seguida, chegar ao seu sonho, ser presidente da República. Ainda não marcou data, mas, já disse que o objetivo está traçado.

INADIMPLÊNCIA
Desde dois mil e dois, quando o índice chegou a 8,5%, no mês de maio, que a inadimplência não tinha atingido a limites tão grandes como agora o do início de 2009. 8,3% é considerado exagerado, mas, absolutamente real. Ninguém imaginaria isso em junho de 2008, que seria possível uma inadimplência tão alta. Esse fato é debitado, integralmente, a crise global.

ABORTO
Desde que foi instalada a polêmica do aborto, tendo como referência o que aconteceu com a menina de 9 anos que fora estuprada e concebera gêmeos, e mais tarde, com aprovação dos país, submetida a um aborto legal, que não se para de levantar questões com relação ao aborto. Para temperar a questão o arcebispo de Recife excomungou os médicos que fizeram a operação, a menina que abortou e os pais da menina, provocando a manifestação de altas autoridades do Estado e também de pessoas do povo.

REVELAÇÃ0?
Até afora a cantora baiana Ivete Sangalo, ainda não engoliu ou definiu o que uma rádio de Salvador quis fazer com ela quando a elegeu a Revelação do Carnaval Baiano. Ela foi receber o prêmio só para saber se estavam “tirando” a cantora ou se era uma brincadeira de mau-gosto. Pagou pra vê e deu respostas atrevidas para quem tinha bolado o concurso.

SEM TERRA
Na opinião de muita gente são “sem terra” e “assassinos” os membros do MST que invadiram uma fazenda particular e ainda mataram 4 empregados. Na opinião do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) não se pode admitir que organizações como essa receba dinheiro público para realizar as invasões.

AEROPORTO
O senador Gilvan Borges já garantiu que no próximo dia 20 de março, uma sexta-feira, o presidente da Infraero estará em Macapá para dar uma posição de como vão ficar as obras de construção da Estação de Passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá. Desde quando as obras foram suspensas, em 2006, que não houve mais qualquer serviço executado. Nova licitação deverá ser providenciada.

ESTÁDIO
Do mesmo mal do aeroporto está padecendo a obra do Estádio Estadual Milton de Souza Correa, o Zerão, que está na espera dos rumos que as coisas vão tomar depois da rescisão do contrato que o Governo do Estado mantinha com a Estacon. A vontade anunciada pelo governador é de que sejam feitas 3 ou 4 licitações para uma ação simultânea dentro e fora do Estádio.

MUCAJÁ
A empresa recebeu o que tinha para receber do Município e do PAC, prometeu que ia retomar a obra a pleno serviço, mas, pelo menos até agora, ainda não conseguiu realizar o que tinha prometido. O prefeito já se mexe todinho na cadeira quando recebe a notícia de que a empresa não está cumprindo com o que disse que ia fazer. A torcida é para, mesmo dizendo que vai fazer mais 96 apartamentos como “carangueijo de ganho”, cumpra a palavra empenhada e o contrato assinado.

Hora-Hora

Participação - Estados e municípios ficarão responsáveis pela escolha dos terrenos que serão disponibilizados para a construção de casas e pelo cadastro dos beneficiários do plano habitacional que o governo federal está elaborando para pessoas de baixa renda.


Muita grana
Em pelo menos cinco Assembleias Legislativas do país, os deputados têm direito a uma cota de gastos que ultrapassa o valor da verba indenizatória da Câmara dos Deputados, que é de R$ 15 mil mensais. Alagoas é o Estado com o valor mais alto. Cada um dos deputados pode gastar até R$ 39 mil por mês com despesas de custeio.

Transparência
Deputados e senadores recebem R$ 15 mil mensais para o reembolso de supostas despesas com aluguel, manutenção de escritórios, transporte, consultoria e segurança, entre outras. A chamada verba indenizatória é recebida após a realização dos gastos, mediante a apresentação de notas fiscais. A prestação de contas, porém, não é fiscalizada pelas Casas. Há apenas uma checagem para ver se a nota é compatível com o pedido de reembolso.

Dificuldades
Principal partido de oposição ao governo Lula, o PSDB tem dificuldade para formar palanques estaduais que deem sustentação em 2010 a seu candidato à Presidência da República, José Serra ou Aécio Neves. Das 27 unidades da Federação, em apenas 10 os tucanos têm candidatos naturais aos governos.

Na vez
Considerada a mais importante do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem pela frente a árdua tarefa de estudar um calhamaço de 1,8 mil projetos que estão na fila à espera de uma decisão, alguns deles em tramitação há mais de sete anos na Casa.

Entre-Aspas

Mulher
Não é que eu me esqueci de fazer uma homenagem às mulheres na última coluna! Peço desculpas a todas, dizendo uma coisa: poxa, Deus, não precisava caprichar tanto fazendo essas criaturas maravilhosas, principalmente a minha mãe e as demais de nossa redação.

Escola
A escola que o deputado Camilo Capiberibe (PSB) frequenta não orientou bem como tratar uma mulher. Ontem, na solenidade em homenagem às mulheres, na Assembléia Legislativa, o nobre deputado acabou levando uma vaia de toda a platéia, a maioria composta por mulheres.

Motivo
Quando a vice-prefeita, Helena Guerra (DEM) foi receber as flores, Camilo pediu a palavra e disse que a mesma estava cassada perante a Justiça Eleitoral. A deputada Mira Rocha, de pronto, alertou Camilo que estava sendo indelicado e que Helena Guerra estava sendo homenageada como mulher. Bem que ele poderia ter ficado sem essa.

Coincidência
Ou não, no último domingo, em minha coluna, comentei sobre a crise na economia. Sugeri que o governo federal deveria tomar medidas para proteger o comprador da casa própria em relação às suas dívidas, caso esse perca o emprego. Não é que o presidente Lula já está preparando um pacote para englobar essa minha idéia! Modestia a parte, claro que o presidente não leu a coluna, mas isso é sinal que a coluna está bem antenada.

Empenho
Segundo me informou o comandante da Guarda Municipal, inspetor Lourenço, toda a corporação estará passando por treinamento, esse ano, fruto do empenho que fez junto ao governo federal.

Armados
Outra informação que tive do comandante Lourenço, é que até o final de 2010 a Guarda Municipal estará armada, empenho também da atual administração.

Transferência
O superintendente da Caixa, no Amapá, Raimundo Frota, está sendo transferido para Palmas (TO). O anúncio chegou aos ouvidos de Frota ainda no final de semana. Segundo ele, trata-se de um rodízio entre os superintendentes. Porém, há quem diga que a transferência dele é por conta de alguns descaminhos na política.

E agora?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cobra R$ 30 bilhões dos municípios, embora tenha a receber apenas R$ 22,2 bilhões e deva R$ 25,4 bilhões às prefeituras. As contas são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Sem esquecer
Tem coisas no Brasil que eu não entendo. Pelo visto ainda não esqueceram do delegado da PF, Protógenes Queiroz, mentor da Satiagraha - investigação contra o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity.

Sob a mira
Ele é acusado de quebra de sigilo funcional, espionagem ilegal de autoridades e políticos e uso irregular de arapongas da Abin na Satiagraha. Protógenes negou os abusos. Afinal de contas, tudo isso é por conta dos grandes nomes envolvidos nas prisões ou será que estou pensando besteira?

Sonegado
Estudo feito a partir de autuações fiscais aplicadas em 9.925 empresas entre 2006 e 2008 estima que a sonegação chegou a R$ 200,29 bilhões no ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Com o valor seria possível construir 10 mil escolas públicas de alto padrão, com biblioteca, teatro e piscina.

Bovespa em Alta, Dólar em Baixa

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) acelera o ritmo de ganhos nas operações desta terça-feira. Em um dia de "trégua" na crise, investidores se animam com forte recuperação vista nas Bolsas americanas e, internamente, com a perspectiva de um corte drásticos dos juros básicos do país, o que favorece o mercado acionário. Em dia de "euforia" nas Bolsas, o câmbio desaba para R$ 2,34.
O Ibovespa, índice que reflete os preços das ações mais negociadas, dispara 4,93% e atinge os 38.556 pontos. O giro financeiro é de R$ 2,76 bilhões. Nos EUA, a Bolsa de Nova York ganha 4,72%.
O dólar comercial é negociado por R$ 2,349 para venda, o que significa um decréscimo de 1,34%. A taxa de risco-país marca 439 pontos, número 3,09% abaixo da pontuação anterior.

Deflação na China

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse semana passada que esperava que o país crescesse 8% este ano, mas a deflação pode colocar em risco esta meta, segundo analistas.A queda dos preços gera preocupação porque leva os consumidores a adiar grandes compras, na esperança de que os preços vão continuar caindo. A desaceleração das vendas, por sua vez, empurra os preços ainda mais para baixo, dificultando o crescimento econômico."As quedas de preços são preocupantes para os políticos porque as expectativas de deflação muitas vezes levam os consumidores a adiar as compras, o que resulta em uma maior pressão sobre os preços", indicou Jing Ulrich, analista da JP Morgan.Nos primeiros dois meses do ano, o índice de preços ao consumidor caiu 0,3% em relação ao mesmo período de 2008, indicou o escritório nacional de estatísticas. O Centro de Informação Estatal, um centro de análises do governo, prevê que o índice de preços ao consumo cairá 1% no primeiro trimestre."Não seria surpreendente se os preços caíssem mais nos próximos meses, pois a demanda tanto doméstica como estrangeira vem caindo desde fim do ano passado", declarou Wang Xiaoguang, economista da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, segundo a agência de notícias estatal Nova China.O escritório de estatísticas também indicou que os preços de produção, um indicador das tendências do varejo, caíram 4,5% ao ano em fevereiro."É natural, pois os preços de todas as coisas, inclusive do petróleo e dos alimentos, estão caindo", indicou Ren Xianfang, analista do centro de análises da Global Insight residente em Pequim. "É um reflexo da deflação mundial", acrescentou.O dado da inflação é a primeira de uma série de dados econômicos que serão difundidos esta semana, e que oferecem pistas sobre o que aconteceu com a economia chinesa este ano.

Tarso continua Apoiando Battisti

O ministro Tarso Genro (Justiça) afirmou nesta terça-feira que a tendência é de o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitar o pedido de extradição, feito pelo governo italiano, do ex-ativista Cesare Battisti e mantê-lo no Brasil com o status de refugiado político.
De acordo com o ministro, a Suprema Corte "não vai se pressionar com juízos desqualificados". Tarso lembrou ainda que há autoridades italiana que ironizam o Brasil ao afirmar que no país "há mais dançarinas do que juristas".
"Se o Supremo mantiver o mesmo juízo que manteve sobre quatro casos semelhantes, vai manter a minha decisão. Agora o Supremo dita a interpretação da lei e pode mudar", disse o ministro.
No entanto, Tarso afirmou que a tendência é de rejeição ao pedido de extradição. "Não acredito que isso ocorrerá principalmente porque vocês têm ouvido manifestações de algumas autoridades da Itália dizendo que o Brasil tem mais dançarinas do que juristas. Quando se faz um juízo sobre isso está se fazendo um juízo também de quem decide no país, acho que o Supremo não vai se pressionar com juízos desqualificados como este."
Tarso recebe hoje um grupo de parlamentares italianos que apoiam a manutenção de Battisti no Brasil. "Não é um evento de solidariedade ou pressão a qualquer tribunal, é uma manifestação de parlamentares, que leram e estudaram meu despacho e não se comoveram com informações a respeito do que está ali, o despacho é legal e constitucional e merece ser apoiado", disse o ministro. o ministro.
.