sábado, 2 de maio de 2009

Visita Suspeita

O jornal britânico "The Independent" acusa neste sábado o príncipe Charles, da Inglaterra, de ser inconsequente por defender a proteção da natureza enquanto uma empresa de sua propriedade vende produtos que contêm um ingrediente que destrói a floresta tropical.

Jornal acusa príncipe Charles (na foto, no Rio) de vender itens que destroem floresta
O jornal se refere ao óleo de palma, utilizado em cinco produtos da marca Duchy Originals de produtos biológicos, de propriedade do herdeiro do trono britânico.

Nos últimos meses, Charles foi à Amazônia e à Indonésia para defender perante políticos, empresários e o público em geral a urgência de salvar a floresta tropical, cuja rápida destruição ameaça a biodiversidade e o clima do planeta.

Há dois anos, o primogênito de Elizabeth 2ª criou o Rainforest Project (Projeto Floresta Tropical) com o apoio de 18 empresas, do Goldman Sachs ao McDonald's, para lutar contra o desmatamento, lembra o jornal.

Vários grupos ambientalistas, como Greenpeace, WWF e Amigos da Terra, expressaram sua preocupação pela destruição das selvas de Sumatra e Bornéu em benefício das plantações para o óleo de palma, que é cultivado também em Papua Nova Guiné e Colômbia.

O "Independent" publicou um relatório que revela a presença desse tipo de óleo em 43 grandes marcas de produtos vendidos no Reino Unido, entre elas a do príncipe Charles, que o utiliza em biscoitos, sopas e bolos.

No entanto, um porta-voz da empresa do príncipe defendeu essas práticas ao indicar que só cinco de um total de mais de 200 produtos diferentes contêm óleo de palma, que é usado "em pequenas quantidades" e só "se não houver alternativa".

Direito de Resposta

Até e se o Congresso editar uma lei criando regras para o direito de resposta a quem se sentir prejudicado por reportagem jornalística, os juízes de todo o Brasil terão de observar alguns parâmetros presentes no voto do relator da ação no STF (Supremo Tribunal Federal) que revogou a Lei de Imprensa, ministro Carlos Ayres Britto.

A corte revogou ontem a lei (nº 5.250/67), criada no regime militar (1964-1985), que previa atos como a censura, a apreensão de publicações e a "blindagem" de autoridades contra o trabalho jornalístico.

O principal parâmetro estipulado por Ayres Britto é baseado na Constituição e diz que a resposta de quem se sentiu agredido pela imprensa tem que ser proporcional à reportagem publicada, assim como a indenização ao dano sofrido.

O relator também diz, em seu voto, que os valores da indenização não devem ser "exacerbados" e, no caso de agentes públicos, têm que ser "módicos".

"A excessividade indenizatória já é, em si mesma, poderoso fator de inibição da liberdade de imprensa; segundo, esse carregar nas cores da indenização pode levar até mesmo ao fechamento de pequenos e médios órgãos de comunicação social, o que é de todo impensável num regime de plenitude da liberdade de informação jornalística", disse Ayres Britto.

Congressistas estão divididos sobre a necessidade de uma nova lei que trate do direito de resposta. Um projeto neste sentido já tramita na Câmara desde 1992 e está pronto para ser votado no plenário desde 1997.

Folha de São Paulo

Dobra Casos de Gripe Suína, no Mundo

O México reportou 397 casos confirmados de infecções humanas causadas pelo novo vírus, sendo que 16 deles derivaram em morte, informou a OMS.

O aumento de 241 casos, na comparação feita com os números divulgados sobre o México horas antes, aconteceu porque saíram os resultados de mostras que tinham sido enviadas a laboratórios para análise.

Os Estados Unidos informaram oficialmente de 141 casos, incluindo a morte de um bebê de 23 meses, que era mexicano e passava férias no Texas.

Seguem com casos confirmados, mas sem mortes: Áustria (1), Canadá (34), China/Hong Kong (1), Dinamarca (1), França (1), Alemanha (4), Israel (2), Holanda (1), Nova Zelândia (4), Coreia do Sul (1), Espanha (13), Suíça (1) e Reino Unido (13).A OMS reiterou que não recomenda a restrição de viagens regulares e o fechamento de fronteiras.

Porém, disse considerar "oportuno que as pessoas doentes adiem viagens internacionais" e que aqueles que desenvolvam sintomas e tenham estado no exterior recentemente busquem atendimento médico.

Além disso, a OMS "assegurou que não há risco de infecção por comer carne de porco bem cozida ou produtos provenientes desse animal".

A OMS insistiu também em seus conselhos para que as pessoas reforcem as medidas de higiene pessoal, especialmente lavar as mãos mais frequentemente com sabão.

Da Ficção para a Realidade

O "manto da invisibilidade" adorado pela ficção, de Harry Potter à Jornada nas Estrelas, ficou mais próximo agora.

Um grupo nos EUA conseguiu mascarar um objeto tridimensional usando um "tapete óptico" que funciona quase em luz visível.

Um avanço e tanto desde o primeiro experimento prático dessa tecnologia, em 2006, que usou micro-ondas.

Folha de São Paulo

China cancela voos para o México

O governo da China anunciou neste sábado que enviará um avião ao México para trazer seus cidadãos de volta depois de suspender os voos entre os dois países.

O cancelamento dos voos aconteceu depois de Hong Kong confirmar seu primeiro caso de gripe suína.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores da China, o governo mexicano e a companhia aérea Aeroméxico foram avisados da suspensão dos voos e um avião da companhia China Eastern Airlines foi enviado ao México para buscar os cidadãos chineses que pretendiam retornar ao país pelos voos cancelados.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Hoje é dia de São José Operário

A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isto na presença de mais de 200.000 pessoas na praça de São Pedro gritava alegremente: "Viva Cristo Trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se que ao seu lado estão Jesus e Maria.

A Igreja, nesta festa do trabalho, pelo Papa Pio XII deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da eqüitativa repartição de direitos e deveres."

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24)

.São José Operário, rogai por nós!

Igreja fala de Família, Segundo casamento e Trabalho

Em favor da Família

Dom Orlando explicou que o Manifesto da CNBB em Favor da Família não foi uma nota, mas sim, um manifesto mesmo, para acentuar que a família está sendo agredida. "Há hoje no Congresso mais de 40 projetos contra a vida ou família, e além disso, existem muitas ONGs que pretendem mudar o conceito de família, com as uniões similares à família que estariam sendo interpretadas como família. Então a Comissão tem trabalhado e deixado claro que a família significa uma comunidade de vida fundamentada no matrimônio, na união de um homem e uma mulher.

"Além de ajudar o povo a entender os elementos fundamentais da família, queremos ajudar as pessoas a dar respostas a tantas idéias e críticas que circulam todos os dias por aí, na sociedade ou na nossa cultura", enfatizou o bispo.

Segundo ele, há dois anos foi feita uma pesquisa no Brasil para saber quais os maiores valores de nossa sociedade e "a família veio em primeiro lugar, antes mesmo do dinheiro e do trabalho".

A família é a instituição mais antiga da sociedade e, portanto, afirma Dom Orlando, "o Estado está a serviço da familia".

E aproveitou para convidar todos para a Peregrinação Nacional em Favor da Família, que acontecerá no dia 24 de maio, das 8h às 12h, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). "Nossa Comissão chegou a conclusão de que estaria na hora de fazer uma peregrinação nacional, uma manifestação, um gesto profético em nossos dias, e manifestar aos meios de comunicação a nossa posição em defesa da família".

Dom Orlando sugeriu ainda, que os que não puderem ir realizem em suas paróquias este evento, já que ele está em plena comunhão com a CNBB e, ainda mais, que até financiassem para os mais pobres que não podem ir a peregrinação, para que participem.

Casamento de segunda União

Após o Sínodo de 1994, a Igreja mudou até a forma de falar sobre os casamentos de segunda união, desde então, não se fala mais que eles "estão em pecado", para contemplar melhor a diversidade de situações, mas sim, em situação irregular, explicou Dom Orlando.

A Igreja tem a Pastoral Familar, que em seu setor especial, cuida dessas pessoas. "Estamos indo às casas, falamos com elas e dizemos que a Igreja mudou muito sua posição a respeito dessas famílias".
"O que se está reafirmando é que as pessoas estão em situação irregular, mas nem por isso deixam a comunhão com a Igreja.

Na prática, essas pessoas são convidadas a trabalharem na Igreja. assumirem funções. Elas não podem comungar, e está é uma realidade dolorosa, mas Deus salva a todos, e o sacramento não é a única forma de salvação", disse Dom Orlando.

E Dom Angélico acrescentou que os casais que vivem esta situação "podem recorrer ao Tribunal Eclesiástico e, muitos casos podem ter uma solução e ser regularizados com a nulidade matrimonial".

Mensagem dia 1º de maio

Dom Angélico falou sobre a mensagem da CNBB para o Dia do Trabalhador e disse que, como já dizia João Paulo II, "o trabalho é a chave, talvez, a mais importante na solução da problemática social".

E a CNBB fez uma nota "clamando por trabalho para todos os homens e todas as mulheres capazes de trabalhar" e convidou a todos os intelectuais a darem as mãos "neste clamor por trabalho e para que haja uma remuneração efetivamente digna".

"Nós temos que defender novas frentes de trabalho", enfatizou e recordou que 1º de maio é um dia de luta e de luto, pelos que deram a vida pela dignidade no trabalho.

O bispo defendeu ainda que é preciso apoiar as justas reivindicações das classes dos trabalhadores e suas localizações e afirmou "eu acredito que a Economia Mundial possa ser reorientada".

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bastidores da Notícia

O POVO E A LIBERDADE
Empenhado em apresentar à Europa uma imagem renovada do seu partido, o Povo e a Liberdade, o primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, convocou nas hostes de novelas, big brothers e concurso de miss um seleto punhado de candidatas em potencial ao Parlamento Europeu na eleição de junho. As que foram selecionadas estão gostando da idéia. Assim, pode-se dizer que estão salvos o povo, a liberdade e, claro, a Europa.

CANDIDATOS
Até agora nem Jorge Amanajás quer “abrir” para Pedro Paulo (PP) e nem Pedro Paulo quer “abrir” para Jorge Amanajás (PSDB). Enquanto isso a banda passa e os concorrentes estão gostando muito dessa briga na base do governo que vai acabar prejudicando os dois. O governador está só olhando... Ainda não falou nada, a não ser de que “ainda não está na hora”.

BRIGA BOA
Para as duas vagas do Senado, ao que parece a briga vai ser emocionante: Waldez Góes (PDT), Gilvam Borges (PMDB), Papaléo Paes (PSDB), Alberto Capiberibe (PSB) estão dispostos a apresentar as “armas” logo no inicio do ano que vem. São 4 candidatos e apenas duas vagas. Então, quando começar a cantar a músiquinha, duas cadeiras fixas, vão esperar para ver quem senta nelas.

ECONOMIA MUNDIAL
Já chega a 12 trilhões de dólares o montante do estímulo dado à economia mundial. A crise financeira exigiu que os governos tomassem providências para que a economia não se espatifasse no chão e com ela grandes potências mundiais, também. O drama é saber se ela, a economia mundial, vai ganhar asas e voar por conta própria quando os trilhões de ajuda dos governos cessarem.

PREOCUPAÇÃO
Já chegou ao gabinete do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá a preocupação com a estabilidade administrativa dos municípios com relação à casacão de prefeitos. O assunto deve ser discutido tecnicamente para evitar questões como a de Laranjal do Jarí o prefeito Barbudo Sarrafi vem encontrando imensas dificuldades para tocar a gestão.

NO DE PORCO
Um verdadeiro nó de porco é o que restou no espelho da política a partir da escolha do Hospital de Especialidades Alberto Lima, em Macapá, como uma das 57 unidades do país preparada para receber pacientes da gripe suína. Os adversários do vice-governador Pedro Paulo, estão ficando inquietos com os acontecimentos que credenciam essa unidade hospitalar como uma das mais importantes do Brasil. Os deputados adversários estão se sentindo, a propósito, atados com nó de porco.

SEM CONTROLE
Cento e dezoito dos funcionários que trabalham na Câmara Municipal de Macapá são pagos com recursos da Prefeitura de Macapá tornando isso uma sobrecarga significativa na folha de pagamento da prefeitura e uma folga sem classificação no orçamento da Câmara. Lá, na prefeitura se faz todo tipo de sacrifício para economizar, na Câmara, ao contrário, se procura todo jeito para gastar. Nenhuma razão lógica justifica o que está acontecendo.

MUDANÇA DE NOME
Já está tramitando na Assembléia Legislativa o Projeto de Resolução n. 003/09 que muda o nome da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa. Pela mudança fica garantido a participação da sociedade civil mediante o oferecimento de sugestões de iniciativa legislativa, de pareceres técnicos, de exposições e propostas oriundas de entidades científicas e culturais.

VETO TOTAL
O governador do Estado, Wladez Góes (PDT), no estrito cumprimento do seu dever, vetou totalmente o projeto de lei n. 0051/04-AL, de autoria do deputado Ricardo Soares, que queria que fosse obrigatória a contratação de pessoa com deficiência causada por acidente de trânsito, como instrutores nos cursos de reciclagem dos condutores de veículos, no universo do Estado do Amapá.

CORREM PARA MUDAR
A nova prova do MEC, que substituirá o vestibular em centenas de universidades já neste ano, está obrigando os cursinhos preparatórios a reformular rapidamente seus negócios. Para se adequarem ao novo Enem, os cursinhos vão gastar mais em três áreas que, juntas, representam 70% dos custos fixos do negócio: salários dos professores (30%), material didático (20%) e treinamento dos professores (20%). Os outros 30% são para cobrir os custos administrativos.

O QUE MUDA?
Por exemplo, no material didático, os cursinhos vão refazer seus livros e apostilas para incluir questões no novo Enem e adequar o seu sistema de ensino às competências exigidas na prova. No cursinho Positivo, por exemplo, a equipe que vai reescrever o material contará com 250 pessoas. A Universidade Federal do Amapá, foi uma das poucas universidades federais a não aderir ao novo sistema. Vai continuar como era antes.

CIÚME

A palavra ciúme surgiu no século XII, como variação do termo “zelumem”, do latim, e que expressa um sentimento de zelo e “forte apego” com desconfiança. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), os ciumentos têm mais chances de serem traídos, porque costumam sufocar os parceiros com cobranças. Por trás do ciúme, pode estar escondido algo mais grave – transtornos de personalidade ou traços de enfermidades mentais, como: paranóia, neurose e obsessão.

Hora-Hora

Prioridade - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem (29) projeto que dá prioridade na tramitação às causas judiciais em que uma das partes seja portadora de deficiência.

Homenageado
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou ontem (29) a primeira sessão plenária, após o bate-boca ocorrido entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa, na semana passada.

Ausente
O ministro Joaquim Barbosa não compareceu à sessão, porque está se submetendo a exames médicos em São Paulo.

Inspeção
Preocupado com o mercado de carne suína, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o Brasil enviará aos principais compradores do produto brasileiro um documento atestando a qualidade da carne.

Liminar
A procuradora da República Zélia Luiza Pierdoná propôs uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Receita Federal considere, para fins de cálculo da restituição de imposto de renda pessoa física de 2009, todas as despesas de cada contribuinte e seus dependentes no ano de 2008, incluindo despesas com aquisição de livros, informática, idiomas e cursinhos preparatórios para concurso e vestibular.

Desemprego
Pelo terceiro mês seguido, a taxa de desemprego aumentou em março, na comparação com fevereiro, no conjunto das cinco regiões metropolitanas, além do Distrito Federal. O desemprego cresceu em todas as regiões: São Paulo, 10,4%; Porto Alegre, 12,5%; Recife, 6,3%; Salvador, 3,6%; Belo Horizonte, 8,5%; Distrito Federal, 8,6%.

Entre-Aspas

Por outro lado
Talvez para compensar a farra das passagens aéreas, deputados federais estão aliados na reorganização salarial na Câmara Federal. Tudo isso para não perder as regalias.

Comemoração
Não serão somente os trabalhadores da iniciativa privada que receberão esse ano as homenagens pelo 1º de Maio. Esse ano, a Prefeitura de Macapá resolveu homenagear, também, os servidores públicos. O evento para os funcionários públicos vai acontecer hoje, a partir das 8 horas, na Vice-Prefeitura, sob o comando de Helena Guerra (DEM).

Raio-x
É de chamar a atenção o levantamento publicado pela Corregedoria Geral do Municipio que mostra um raio-x do comportamento dos servidores municipais. Nos último oito anos, o maior problema registrado foi de abandono de cargo público. Será que a carreira municipal não vem sendo tão atrativa?

Críticas
Equanto o deputado estadual Ruy Smith (PSB) cobrava a presença de secretários chamados pelo Legislativo, para se explicar diante das denúncias que pipocam na administração pública, dois únicos outros parlamentares prestavam atenção no pronunciamento: Camilo Capiberibe e Moisés Souza.

Forte candidato
O presidente da OAB/AP, Washignton Caldas, já confirma que está apto a disputar novamente a presidência do reconhecido órgão. O trabalho, segundo ele, está a todo vapor e tem o reconhecimento da classe. Pelo visto é um forte nome para comandar pela terceira vez a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amapá.

Gastos
Os senadores usaram mais de R$ 2,2 milhões de verba indenizatória nos três primeiros meses de 2009. Esse número exclui os gastos de 21 parlamentares ainda não publicados no site do Senado. O dinheiro deve ser usado exclusivamente para despesas relacionadas ao exercício do mandato.

Inovação
O presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, Rilton Amanajás (PSDB) vai criar um canal de sugestões. Será por onde o munícipe vai reclamar diretamente sobre o que falta no município. Servirá, ainda, para denúncias sobre as atividades da administração municipal.

SOS
O município de Amapá pede ajuda à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O prefeito Carlos Peba foi direto procurar o deputado estaudal Dalto Martins (PMDB) pedir para que ajudasse no envio de mais médicos ao município. Dalto já assegurou que vai solicitar ao governo.

Só especulação
Quem diria: Barbudo Sarraf (PR), prefeito de Laranjal do Jari, foi recebido pelo governador em exercício, Pedro Paulo (PP), terça-feira, no Palácio do Setentrião. As más linguas diziam que Pedro estaria contrariado pela saida de Euricélia do cargo. Porém, o governador já mostrou que nada tem a ver os boatos, mostrando dessa forma grandeza política.

Transporte
Vereador Luizinho em audiência pública o problema do transporte coletivo de Macapá. O evento está marcado para a segunda quinzena de maio.

IPTU
Para hoje ficou marcada a audiência publica que vai discutir um assunto que afeta todos os moradores de Macapá: IPTU. Rilton Amanajás teria algumas ideias inovadoras que debateu em Belém (PA), visando melhorar a cobrança e valores do imposto.

Ciúme de mulher de Silvio Berlusconi, vira mídia

A mulher do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi criticou publicamente as notícias de que o partido governista pretende apresentar como candidatas às eleições para o Parlamento Europeu, em junho, um grupo de mulheres belas e jovens da televisão e da indústria do espetáculo italianas, apesar dos desmentidos do Partido do Povo da Liberdade.

"Alguém escreveu que isto é apenas para a diversão do imperador," disse ela, sem citar o nome do marido. "Eu concordo. O que emerge dos jornais é um lixo desavergonhado, tudo em nome do poder."

Um porta-voz do conservador partido de Berlusconi disse que as notícias sobre a candidatura de jovens celebridades eram infundadas, acrescentando que a lista oficial de candidatos será apresentada . Berlusconi afirmou que as notícias sobre o assunto foram uma invenção da oposição e da mídia.

"Foi uma manobra armada pela imprensa de esquerda e da oposição contra nossos partidos, com notícias absolutamente falsas", disse ele em Varsóvia, onde participa de uma cúpula do Partido Popular Europeu. "Minha senhora acredita em tudo o que os jornais escrevem, lamento."

Suíça Confirma Gripe Suína

A Suíça confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso humano de gripe suína no país, em um homem que tinha retornado recentemente de uma viagem ao México, segundo autoridades sanitárias locais

.O paciente tinha voltado para casa após um primeiro exame realizado ontem ter apresentado resultado negativo, mas foi hospitalizado novamente depois de um segundo teste dar positivo.

Atualmente, 24 pessoas com suspeita de estarem infectadas estão sob observação na Suíça. Todas elas estiveram no México recentemente.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bastidores da Notícia

Por Rodolfo Juarez


CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) foi criado no dia 27 de fevereiro de 2007, através da Lei Municipal n. 1549/07, é presidido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e é composto por 29 órgãos e entidades, estando entre as suas competências, deliberar sobre a Política Municipal de Meio Ambiente, que deve ser formulada pelo Executivo Municipal do município de Macapá.

REPERCUSSÃO
O anúncio de que o cantor Bruno, do Grupo Bruno e Trio, filho da deputada estadual, pelo Estado do Pará, Zuleima Pegado, do PSDB, será um dos candidatos a deputado federal pelo PSDB aqui pelo Estado do Amapá, está rendendo. Os eleitores estão se preparando para cobrar do deputado Jorge Amanajás, do senador Papaleo Paes e do deputado Federal, Antônio Feijão, as explicações para essa candidatura. A justificativa, para os filiados desconfiados, deve ser convincente.

TRÂNSITO
Está uma preocupação geral a subida do número de óbitos proveniente de mortes violentas no trânsito de Macapá. Já subiu para 20 o número de mortes só nos quatro primeiros meses do ano. Esse índice é considerado inaceitável para as autoridades que estão preparando uma estratégia para conter a escalada de acidentes que tem a maioria dos casos em hora certa – sempre entre 3 e 6 horas da manhã.

PARA DOMINGO
Considerando as finais do campeonato carioca e paulista programadas para domingo, dia 3 de maio, as autoridades estão preparando uma operação para conter os mais exaltados e aqueles que insistem em beber e dirigir em seguida. O sistema de segurança pública pretende conter os infratores às leis do trânsito de forma exemplar com o objetivo de preservar a vida do condutor bêbado e dos condutores que não beberam.

AUMENTO
Muito interessante a forma que o prefeito Roberto Góes (PDT) encontrou para dar aumento aos servidores da prefeitura de Macapá. Primeiro restringiu o uso de telefones celulares pagos com os recursos do contribuinte; depois fez uma rigorosa fiscalização no uso do combustível comprado para movimentar os veículos da prefeitura. Resultado: sobrou dinheiro que deu para aumentar em 8% o salário dos servidores municipais.

DE VOLTA
Depois de levar um susto com a cassação do seu registro de candidato à prefeito de Pedra Branca, o que implicava em nulidade do Diploma de prefeito e da sua posse na prefeitura, o Juiz Adamor Oliveira, do TRE, suspendeu os efeitos da decisão do juiz Paulo Madeira, da 11ª Zona Eleitoral. Agora, agarrado à liminar, vai se preparar para fazer uma defesa que convença no Tribunal que tem razão. Caso contrário, fica mesmo de fora da prefeitura.

MAIS UMA
O voto de minerva do desembargador Edinardo Souza, manteve a decisão do desembargador Carmo Antônio e a liminar para que o prefeito Roberto Góes e a vice-prefeita Helena Guerra, não deixem de ser prefeito e vice-prefeito continuem no cargo até o julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral do Recurso através do qual o prefeito e a vice-prefeita pugnam pela modificação da sentença do juiz Marconi Pimenta prolatada em dezembro do ano passado.

CAIU DEMAIS
Os investimentos estrangeiros, que correspondem à entrada de recursos externos no setor produtivo do país, recuou 39% no primeiro trimestre de 2009. Essa notícia assustou muita gente que esperava por queda, mas que essa queda não romperia a barreira dos 12%.

TRILHÕES
O prejuízo total que o sistema bancário terá por causa da crise, na avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de 4.100.000.000.000 de dólares, quase R$ 10 trilhões. Por outro lado, a Inglaterra já anunciou que para quem ganhar mais de 40 mil reais por mês, o “leão” inglês vai ficar com 50%.

VOLTA DE APRESENTAÇÃO
Está em plena “volta de apresentação” a campanha dos candidatos aos cargos que serão disputados em 2010. Os encontros setoriais realizados pelos partidos já dão as primeiras poses para as fotos dos candidatos aos cargos que serão disputados nas eleições gerais. Na semana passada o PSDB deu sinais de que vai confirmar o deputado estadual Jorge Amanajás como candidato a governador e, pelo menos 3 candidatos a federal já estão matriculados para freqüentar os palanques, entre eles Michel JK.

GRIPE SUÍNA
De agora em diante, qualquer espirro diferente ou qualquer tosse mais encorpada vai estimular a pergunta: será que é gripe suína? Essa gripe, que começou no México, avançou pelos Estados Unidos e Canadá e já chegou na Europa, está assustando a vigilância sanitária do Brasil e todo o sistema de saúde brasileiro. Segundo os especialistas, o País está preparado para conter o avanço dessa gripe.

DIA NACIONAL DA MULHER
Amanhã é mais uma oportunidade para se refletir sobre as relações sociais e as relações familiares no Brasil. O dia 30 de abril é oficialmente definido como o Dia Nacional da Mulher. No centro da sociedade moderna por tudo o que já faz e o que planeja fazer; por tudo o que conquistou e o que planeja conquistar, a mulher ainda se revela a parte mais fraca na competição dom o homem. Recompensa salarial e desvantagem física ainda desequilibram o binômio homem-mulher. É mais um dia para convencer a todos.

BOM EMPREGO
A embaixada brasileira em Londres baixou um edital para a contratação de um mordomo para a residência do embaixador. Segundo o edital, entre suas funções está a de “servir a mesa, atendimento de telefone, manter atualizado o estoque”, entre outras. Pagas-se bem: 2.300 libras mensais (ou 7.500 reais).

Hora-Hora

Propostas - Até a semana passada, 221 projetos de obras foram apresentados à Caixa Econômica Federal para o programa Minha Casa, Minha Vida. Esse número garante a construção de 43 mil casas.

Minha Casa
O Banco do Brasil deve estar pronto para atender tomadores de crédito do programa Minha Casa, Minha Vida em 60 dias. No último dia 8, o banco informou que serão destinados R$ 500 milhões para o programa, com recursos do FGTS.

Suína
Subiu para 20 o número de casos de brasileiros que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde diante da possibilidade de gripe suína. Segundo a assessoria do ministério, o total de casos chegou a 22 mas dois deles foram descartados para a doença.

Observação
Até o momento, oito estados têm registro de casos em observação – três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina.

Acidentes
Os acidentes de trabalhos custam aos cofres públicos R$ 42 bilhões por ano, o que representa 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Para os especialistas, o combate aos acidentes de trabalho pode ajudar a conter os efeitos da crise financeira internacional.

Turismo

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, afirmou que “não há restrição” para que sejam financiados pacotes de turismo internacional, em “um segundo momento”. “Começamos com o turismo nacional. A idéia é trabalhar principalmente com os 65 roteiros do Ministério do Turismo”.

RESPINGANDO

Bebedeira
Quem pretende aproveitar o próximo final de semana, em pleno feriadão, bebendo e farreando, terá que tomar três vezes mais cuidado. Uma mega fiscalização já está praticamente montada.

Salvo pelo gongo

Um documento assinado pelo juiz Adamor Oliveira garantiu a permanência de Zezinho em Pedra Branca do Amapari.

A rede
Em entrevista ao programa O Estado é Notícia, o prefeito Barbudo Sarraf, de Laranjal do Jari, disse que se não conseguir uma audiência logo no Executivo, vai atar uma rede em frente ao Palácio do Setentrião. Tomara que não caia um pau d’água típico dessa época do ano.

Proibido
Um dos mandamentos das artes marciais diz que “todo bom atleta não pode utilizar seus conhecimentos fora do esporte”. Mesmo assim todo mundo teme um karateca por aí.

É prêmios
Será nessa sexta-feira (1º) a bicicletada em comemoração ao Dia do Trabalhador, com saída da Prefeitura, percorrendo as ruas e avenidas da cidade, com chegada na Praça 23 de Janeiro, em Mazagão. Sorteio de prêmio está garantido.

Turismo
Debates, apresentação de palestras e visita a localidade de Duas Bocas, norte do Amapá, fazem parte da programação do Fórum de Turismo que acontece em Tartarugalzinho. O encontro encerra na sexta-feira.

Super Dilma
Mesmo com câncer, ministra Dilma Roussef desembarcou ontem em Manaus, para acompanhar a visita de Lula no Estado do Amazonas (AM).

Fortuna
Em um ano, a fortuna do empresário Eike Batista, triplicou. A informação foi dada pela revista especializada Forbes.

Vôos lotados
Quem procura agências de viagens ou empresas aéreas pode tirar o cavalo da chuva. Para os dias 10 e 11 todos os vôos já estão reservados, por conta do show do rei Roberto Carlos. Detalhes tão pequenos...

Fãs incondicionais
A coluna recebe a informação de que uma carta de amor de 120 metros está sendo preparada por várias fãs para o cantor Fagner, que estará se apresentando no dia 8 de maio, no Ceta Ecotel. São borbulhas de amor pelo artista cearense.

Lançamento
Malocão do Sesi recebe hoje convidados para o lançamento oficial do primeiro CD da banda Casa Nova, denominado The Best of Casa Nova. No album, músicas de 60, 70 e 80’s.

Escândalos

A crise por conta da farra das passagens aéreas faz parlamentares e representantes de entidades de classe concordarem em um ponto: a Casa do povo chegou ao limite possível de escândalos.

Renovação
No Senado, onde 2/3 das vagas estarão em disputa no próximo ano, a representação da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) aponta que pelo menos 50% dos mandatos terão caras novas.

Itamar
O ex-presidente Itamar Franco (sem partido) estuda um convite para se filiar ao PPS e seu nome já vem sendo apontado como uma possível carta na manga da oposição para tentar unir os dois maiores colégios eleitorais do País na eleição presidencial de 2010. Reservadamente, tucanos paulistas passaram a cogitar Itamar, ex-governador de Minas, como candidato a vice numa eventual chapa encabeçada pelo governador José Serra (SP).

Governo realiza conferência da Igualdade Racial

Foi no auditório da Unifap, que aconteceu na segunda-feira, a segunda Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial no Amapá, onde se fez presente o governador em exercício, Pedro Paulo Dias de Carvalho, e o ministro Interino de Promoção da Igualdade Racial Eloy Ferreira de Araújo. Foram abordados temas relativos a saúde, educação, infraestrutura, segurança, trabalho e terra levadas pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) considerando o âmbito municipal, estadual e federal. Os 22 delegados eleitos na Conferência Estadual vão participar da Segunda Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, que ocorrerá no período de 25 a 28 de junho, em Brasília. Dos 22 delegados eleitos na Segunda Conferência Estadual, oito são da sociedade civil, quatro do poder público estadual, sete do poder municipal e três da Assembléia Legislativa. Em seu pronunciamento, o Ministro Eloy Araújo saudou todos os presentes e disse que todas as propostas discutidas nas Conferências Estaduais vão servir de elementos para construção da igualdade racial no Brasil. “Saímos daqui unidos e fortes comprometidos com a inclusão social dos negros amapaenses nas políticas públicas, e sobre tudo assegurar a igualdade racial”, ressaltou.

Detran, Policia e Bombeiros assinam Termo de Cooperação

Detran, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar assinam hoje um Termo de Cooperação Técnica com objetivo de habilitar condutores de veículos nas próprias organizações militares. Coronel José Furtado, diretor DETRAN, informou que a atividade é contemplada no Código Nacional de Trânsito Brasileiro, no artigo 152, parágrafos 2º e 3º. “Esta experiência já é realizada em outros estados. O Detran vai prover o termo e homologar a PM e CBM para curso de formação, para que servidores militares tirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”.

EUA Confirma Morte por Gripe Suína

Autoridades americanas confirmaram nesta quarta-feira a primeira morte por gripe suína no país.

Um bebê de 23 meses, do Texas, é a primeira vítima da doença fora do México, onde o governo confirmou sete mortes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) não se pronunciou.

A morte do bebê foi confirmada por Richard Besser, diretor do Centro de Controle de Doenças e Prevenção, em uma entrevista à rede de televisão CNN.

Besser, contudo, não deu maiores detalhes sobre a vítima ou as circunstâncias da morte.

Nutrientes Previnem Infecções

Alguns nutrientes têm a capacidade de reforçar nossas defesas. ''Se o organismo estiver com déficit em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além de minerais como o selênio e o zinco, ficará mais vulnerável às contaminações virais ou bacterianas'', explica a nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos.

Estudos sugerem que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruírem os invasores. A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Abaixo, listamos os nutrientes que auxiliam a prevenir infecções:

Vitamina A

Sua deficiência provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. As principais fontes: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C

Aumenta a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência. Encontrada na acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, morango, tomate, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde. Lembrete importante: essa vitamina é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Por isso, prefira tomar aquele suco logo após o preparo.

Vitamina E

Tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, atuando como antioxidante. Sua função é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados em qualquer reação química do organismo.

Alimentos ricos: germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Zinco

Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Sua deficiência pode causar diversas doenças imunológicas e, quando acentuada, causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos).
Fontes alimentares: carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio

Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.
Onde buscar: castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carnes e aves.

Relatório da Comissão Pastoral da Terra

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizou na última terça-feira, 28, uma coletiva de imprensa em Itaici, para divulgar o relatório sobre os "conflitos no campo do Brasil - 2008", e mostrar os dados que, se comparados a 2007, apresentam uma redução.

Contudo, a partir de uma análise mais aprofundada, percebe-se que o índice de conflitividade aumentou. Segundo os dados do documento, 53% dos envolvidos nos conflitos por terra, no país, foram as populações tradicionais: índios, quilombolas e camponeses.

Número que, conforme o professor Carlos Walter Porto Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra que essas populações estão sendo expropriadas.

0 relatório apontou, também, que 2008 foi o ano em que ocorreu o maior número de casos de denúncias contra trabalho escravo, e o segundo maior da história, de pessoas libertadas desta realidade.

O Conselheiro Permanente da CPT, Dom Tomás Balduino, disse que a comissão "tem cumprido sua missão de anúncio e denúncia, ao dar voz aos que não tem voz". E achou positivo o levantamento destes dados de conflitos, pois "constitui uma contribuição muito grande para que a sociedade acorde no sentido de flagrar em que 'pé está' esta política anti reforma agrária"

.O relatório completo foi disponibilizado no site da CPT.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Fulaninho...

Tem um certo fulaninho, que não vou dizer quem é, que anda fazendo coisas inusitadas na imprensa amapaense.

Este fulaninho, denominado como membro da imprensa escrita, tem feito poucas e boas apenas plagiando tudo o que o JD cria e implanta.

Primeiro plágio de ideias – lançamos todos os anos a retrospectiva local na última edição do ano do JD - veio o fulaninho e copiou, porém não durou muito tempo, para fazer um trabalho deste é preciso muita organização.

Segundo plágio de ideias – mudamos de tamanho o nosso caderno de classificados, do stand (tamanho normal do jornal) para um caderno menor – veio o fulaninho e quem diria...fez o mesmo.. mas ficou estranho, porque tem poucos anúncios e ficou muito, muito “piquexito”.

Terceiro plágio de ideias – esse foi o mais engraçado...conforme alterávamos o layout da nossa capa, o fulaninho também alterava...se colocávamos foto na parte superior ele colocava, quando tiramos...ele tirou...e virou uma verdadeira salada.

Quarto plágio de ideias - começamos colocando nossos articulistas no rodapé da capa de domingo – veio o fulaninho e fez o mesmo.

Quinto plágio de ideias – esse foi o mais desesperado! Depois do lançamento do Portal de Notícias do JD, o fulaninho, que já copiara várias estratégias sem sucesso, chegou ao extremo de simplesmente copiar o layout do nosso portal, porém sem resultado... este é um outro trabalho que requer muito mais organização, equipe de trabalho e competência... coisas que não é qualquer fulaninho que consegue.

Ministério da Agricultura descarta problema com a Carne de Porco

"A OMS ainda não fez nenhum alerta restritivo para nada. Nem contra alimentação nem para viagem. Até agora, nada. Afirmou o diretor da Anvisa

Hoje, a OMS está fazendo uma reunião do comitê de especialistas. Se houver alguma alteração, nós vamos comunicar. E, de acordo com a alteração, a gente atua também no sentido de tomar outras medidas.
Qualquer alerta restritivo, só depois de um alerta feito pela OMS", disse.Com relação aos alimentos, o diretor da Anvisa informou que, em uma reunião ministerial realizada na tarde de ontem, o representante do Ministério da Agricultura trouxe dados da Organização Internacional de Saúde Animal que descartam a presença da doença em animais.

"A Organização Internacional de Saúde Animal informou que não tem nenhum caso no mundo notificado, nenhum problema com nenhum tipo de animal que possa afetar a sanidade do rebanho."

A gripe suína e os efeitos econômicos no Mundo

As restrições a viagens e os efeitos de uma epidemia podem agravar a situação econômica do México, país atingido fortemente pela crise financeira global.

Desde o ano passado, o peso teve uma grande desvalorização em relação ao dólar, e o país recorreu neste mês a uma linha de crédito de US$ 47 bilhões do Fundo Monetário Internacional para garantir o valor da sua moeda e afastar os temores sobre a queda das reservas nacionais.

O vírus aparece como uma ameaça potencialmente grave também para a economia americana, que estava mostrando sinais de uma tímida recuperação em meio à crise que aumentou o desemprego, fechou empresas e colocou em dúvida a existência de empresas tradicionais, como a montadora General Motors.

Uma epidemia poderia ser um duro golpe para as indústrias de turismo, alimentação e transporte, aprofundamento a recessão nos EUA e, possivelmente, no mundo inteiro.

Os preços internacionais do petróleo caíram mais de 2% nesta segunda-feira, para cerca de US$ 50 por barril, por temor dos investidores de que se os fluxos comerciais e a fabricação de produtos sejam atingidos
.
Os preços das ações das companhias aéreas nos EUA também caíram, pelo temor de que o turismo seja afetado por uma epidemia.

O preço das ações da UAL Corp, empresa controladora da companhia United Airlines, caiu 14%, enquanto as ações da Continental Airlines caíram 16%. As ações de fabricantes de vacinas e medicamentos, como a Roche --fabricante do Tamiflu-- tiveram altas.

Parlamento pede Sacríficio de Porcos

Vários parlamentares egípcios pediram na Câmara Baixa do Parlamento o sacrifício de todos os porcos do país, cujo número se calcula em aproximadamente 350 mil, informa hoje a imprensa local.

Os deputados pediram ao Governo que isole as fazendas de porcos e as transfira para longe dos núcleos urbanos, para evitar que a gripe suína possa se estender.

A solicitação coincide com as primeiras medidas adotadas pelo Ministério da Saúde egípcio para prevenir que a doença chegue ao país, de maioria muçulmana e onde a carne de porco é consumida majoritariamente pela minoria cristã, que constitui 10% da população.

A religião muçulmana considera os porcos impuros e proíbe o consumo de carne deste animal.Além disso, em portos e aeroportos foram estabelecidas salas de quarentena e unidades de controle, em previsão da aparição de algum caso.

EFE

Papa Bento XVI recebe Príncipe Charles

O Papa Bento XVI recebeu em audiência, na última segunda-feira, 27, no Vaticano, o Príncipe Charles da Inglaterra e sua esposa, Camila Parker-Bowles, duquesa de Cornualha.

Em seguida, o príncipe e a duquesa foram recebidos pelo cardeal-secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Esta é a segunda vez que o príncipe Charles visita o Vaticano. A primeira ocorreu em 1985, quando foi recebido pelo Papa João Paulo II, acompanhado, então, pela princesa Diana.

De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, "a conversa cordial permitiu a troca de idéias sobre alguns temas de interesse comum, como a promoção humana, o desenvolvimento dos povos, a defesa do meio ambiente e a importância do diálogo intercultural e inter-religioso, em vista da promoção da paz e da justiça no mundo".

Rádio Vaticano

segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Judiciário não deve buscar Aplausos"

Quatro dias depois de ter sido acusado por Joaquim Barbosa de estar “destruindo a Justiça brasileira”, Gilmar Mendes tratou do tema num discurso.

Falou no Piauí, neste domingo (26). Não mencionou o nome de Joaquim. Mas um pedaço do discurso foi claramente dirigido ao desafeto.

Gilmar disse que ao Judiciário não cabe buscar o “aplauso fácil”. Mencionou especificamente os casos que dizem respeito ao STF.

Processos que envolvem a interpretação do texto da Constituição. Disse:

“A questão constitucional, muitas vezes, é pensada contra a maioria, ou até contra a opinião pública...”

“...Se fossemos perguntar à opinião pública em um determinado momento o que ela quer que se faça com um preso...”

“...Pode ser que a opinião pública queira o seu linchamento. E essa não pode ser a resposta de uma sociedade civilizada”.

Na última sexta (24), menos de 48 horas depois de ter travado com Gilmar a mais ríspida discussão da história do STF, Joaquim Barbosa foi às ruas.

Almoçou num bar tradicional do Rio. Caminhou pelas ruas do centro. Recolheu cumprimentos e aplausos.

É em meio a esse contexto, em que se contrapõe a um colega popular, que chega o discurso de Gilmar.

O presidente do STF foi ao Piauí para encerrar a implantação de um programa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão também presidido por ele.

Chama-se Programa Integrar. Visa uniformizar os procedimentos do Judiciário. “A Justiça nacional tem que ter o mesmo padrão” no país inteiro, disse Gilmar.

O Piauí foi o primeiro Estado a receber a visita de uma equipe do “Integrar”. O trabalho durou 45 dias.

Nesse período, foram mandados ao arquivo 30.299 processos. O time do CNJ serviu-se do apoio do Tribunal de Justiça do Piauí.

Subiu o número de mortes no México

Autoridades de saúde mundiais intensificaram, nesta segunda-feira, a luta contra a gripe suína após o governo mexicano informar que o número provável de mortos pelo vírus subiu para 103.

No entanto, até o momento, foram confirmados 22 casos. A ministra da Saúde da Espanha, Trinidad Jiménez, confirmou nesta segunda-feira um caso de gripe suína em um cidadão espanhol que havia viajado recentemente ao México.

O caso foi detectado em um jovem da localidade de Almansa, que apresentou problemas respiratórios e febre após voltar do México em 22 de abril.

O governo dos Estados Unidos declarou ontem estado de emergência pública, depois que 20 casos da doença foram confirmados em cinco Estados do país. Canadá, Nova Zelândia, França, Reino Unido e Israel também também registram suspeita de cidadãos contaminados com o virus.

Bispo é modelo para o Rebanho

O apóstolo Paulo e a missão do bispo". Este foi o tema da reflexão que abriu o retiro dos 330 bispos que participam da 47ª Assembleia da CNBB, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).

Orientado pelo bispo emérito de Uruguaiana (RS), Dom Ângelo Domingos Salvador, o retiro iniciou no sábado, 25, e terminou neste domingo, com uma peregrinação dos bispos à Catedral da Sé em São Paulo, onde os religiosos celebraram uma Missa às 15h, dentro das comemorações do Ano Paulino.

Em sua primeira reflexão, Dom Ângelo desenvolveu a temática "O bispo, modelo do rebanho". "Por nossa identidade eclesial, somos protótipos de vida cristã", afirmou. Dom Ângelo destacou a afirmação em que São Paulo se apresenta como apóstolo a ser imitado – "Eu vos peço, sede meus imitadores", passagem que se encontra no capítulo 4 da primeira carta aos Coríntios. "Os cristãos devem ser imitadores de Paulo – imitadores dos bispos – face aos sofrimentos e tribulações", disse o bispo.

"Essa imitação exige que busquemos o bem-estar dos outros em vez do próprio", destacou. "Nós, bispos, devemos ser modelos, dignos de imitação, pela fidelidade em meio ao sofrimento", acentuou.

Segundo Dom Ângelo, para serem "modelos do rebanho", os bispos devem firmar-se em "três fundamentos de vida cristã, de vida episcopal".

O primeiro é a lei suprema da vida eclesial, seguido da "norma suprema da vida ministerial" além do "desafio supremo da vida ministerial".

"Estamos aqui para avaliar nosso desempenho como protótipos, especialistas e profissionais de vida cristã, ou seja, como modelos do rebanho, a ser imitado por todos, individual e coletivamente, atuando, porém, na constelação das relações, como quem ocupa o quarto lugar", concluiu Dom Ângelo.

Cançaõ Nova

Confirmado a Gripe Suína na Espanha

A ministra da Saúde da Espanha, Trinidad Jiménez, confirmou nesta segunda-feira que um paciente internado em um hospital de Almansa, no centro da Espanha, apresentou diagnóstico positivo para a gripe suína.

A União Europeia (UE) fará uma reunião de emergência para discutir a doença, que já matou 22
no México e tem casos confirmados nos Estados Unidos e Canadá.

domingo, 26 de abril de 2009

Vírus pode ser Ataque Bioterrorista

Fukuda secretário - adjunto destacou que, neste momento, a OMS "não tem evidências" de que o vírus surgiu de um ataque bioterrorista destinado a matar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Porém, afirmou a organização "continua estudando" todas as possibilidades. A declaração do especialista foi uma resposta a uma pergunta relacionada à recente viagem que Obama fez ao México. Na visita, o presidente americano se reuniu com um arqueólogo renomado que dois dias depois morreu com sintomas similares aos da gripe.

Folha online

Igreja Católica tem 5 novos Santos

O Papa Bento XVI presidiu esta manhã, na Praça São Pedro, à canonização de cinco novos santos: os italianos Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Gertrudes Comensoli e Catarina Volpicelli, e o português Nuno de Santa Maria Álvares Pereira.

O rito de canonização, em latim, realizou-se no início da missa, após o ato penitencial. O Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, acompanhado pelos postuladores das causas, pediu que os cinco bem-aventurados sejam inscritos no "álbum dos Santos" e "possam ser invocados por todos os cristãos".

Foi lida uma breve biografia de cada um dos novos santos e cantada a Ladainha de todos os santos. Bento XVI proferiu então a fórmula de canonização, e as relíquias dos novos santos foram depostas junto ao altar. Prosseguindo o rito, Dom Angelo Amato pediu que fosse redigida a Carta Apostólica sobre as canonizações, e Bento XVI respondeu "Decernimus", isto è, "Ordenamo-lo".
Como nas mais solenes celebrações presididas pelo Papa, o Evangelho foi cantado duas vezes, em latim e em grego.

Em sua homilia, o papa ressaltou aspectos salientes de cada um dos novos cinco santos da Igreja, citando alguns deles como exemplos éticos na atual e grave crise econômica mundial. O Papa comentou as leituras do dia e sublinhou a centralidade do mistério pascal, e da Eucaristia, para os cinco novos santos.

Saõ Nuno

A Praça estava repleta de milhares de peregrinos, muitos deles vindos de Portugal para celebrar seu novo santo, São Nuno, que foi um general da batalha de Atoleiros, herói da independência portuguesa. Em 1422, ficou viúvo e sua única filha se casou com o filho do Rei João. Ele entrou então para um convento carmelita, como um simples irmão, e assumiu o nome de Frei Nuno de Santa Maria.

"Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma, sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de caráter militar e bélica, é possível atuar e realizar os valores e princípios da vida cristã, sobretudo se esta é colocada ao serviço do bem comum e da glória de Deus", proclamou o pontífice.

Bernardo Tolomei

Por sua vez, Bernardo Tolomei, que viveu no século XIV, na Itália central, foi o "iniciador de um singular movimento monástico beneditino. Nele, observou o Papa, sobressai o amor pela oração e pelo trabalho manual. Sua vida foi uma existência eucarística toda consagrada à contemplação, que se traduzia em humilde serviço ao próximo", recordou Bento XVI.

Caterina Volpicelli

Milhares de devotos vieram também de Nápoles homenagear a sua bem-aventurada Caterina Volpicelli, fundadora das Servas do Sagrado Coração, no século XIX. "Um modelo do compromisso cristão para construir uma sociedade aberta à justiça e à solidariedade, superando o desequilíbrio econômico e cultural que continua a existir em grande parte de nosso planeta", definiu o Papa

Padre Arcângelo Tadini

Em seguida, Bento XVI ressaltou o exemplo do Padre Arcângelo Tadini, "homem integralmente de Deus, pronto a deixar-se guiar pelo Espírito Santo, e que ao mesmo tempo, era disponível a colher as urgências da época e encontrar os remédios a ela". Por isso, tomou iniciativas concretas e corajosas: organizou a Sociedade Operária Católica de Mutuo Socorro, e o pensionato para as trabalhadoras. Em 1900, fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, que evangelizavam o ambiente de trabalho dividindo as fadigas.

Gertrudes Comensóli

Concluindo a homilia, o papa se referiu à italiana Gertrudes Comensóli, que "desde pequena sentiu uma particular atração por Jesus presente na Eucaristia. A adoração de Cristo eucarístico tornou-se o objetivo principal de sua vida; a condição habitual da sua existência: Diante da Eucaristia, Santa Gertrudes compreendeu a sua vocação e missão na Igreja: dedicar-se sem reservas à ação apostólica e missionária, especialmente a favor da juventude".

Enfim, o Papa agradeceu a Deus pelo dom da santidade que resplandece nos cinco novos canonizados:
"Deixemo-nos atrair pelo seu exemplo, deixemo-nos guiar pelos seus ensinamentos, para que a nossa existência também se torne um cântico de louvor a Deus, seguindo os passos de Jesus, adorado com fé no mistério eucarístico e servido com generosidade em nosso próximo".

Regina Coeli

Após a cerimônia, o papa rezou com os fiéis a oração mariana Regina Coeli, dirigindo antes, como o faz habitualmente, algumas palavras aos fiéis. Bento XVI expressou seu reconhecimento ao Governo italiano, presente com várias delegações, e a todos os peregrinos vindos de toda a Itália.

Rádio Vaticano

Igreja Católica Suspende Missas no México

O arcebispado da Cidade do México anunciou a suspensão a partir deste domingo (26) de todas as missas na capital mexicana.

"Estão suspensas todas as missas até novo aviso em todas as paróquias e capelas da cidade", afirmou à emissora Rádio Centro o responsável pela área de Rádio e Televisão do arcebispado, José de Jesús Aguilar.

Segundo Aguilar, a medida foi resultado de um acordo entre o cardeal Norberto Rivera e a Secretaria (Ministério) de Saúde.

A decisão, explicou, não significa o fechamento das igrejas caso algum fiel queira ir rezar.


SINTOMAS

Os sintomas da gripe suína, um variante da tradicional cepa H1N1 que sofreu mutação dos porcos para os humanos, são febre superior a 39 graus, que se apresenta de maneira repentina, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e de articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Recomenda-se a utilização de máscara, não cumprimentar com a mão nem com beijo e evitar as aglomerações de pessoas, entre outros conselhos.

Evangelho deste Domingo

Depois de Jesus se ter aparecido a Maria Madalena e ter dado ordens para que os seus discípulos partam para a Galileia e depois do incidente do encontro de Jesus Ressuscitado com os dois discípulo na estrada de Emáus, aparece finalmente ao grupo reunido para lhes decepar as dúvidas e fortalecer-lhes a fé. Pois a comunidade estava vacilando na sua fé – as perseguições estão no horizonte, ou até acontecendo; o primeiro entusiasmo diminuiu, os membros estão cansados da caminhada e perdendo de vista a mensagem vitoriosa da Páscoa. Parece mais forte a morte do que a vida, a opressão do que a libertação, o pecado do que a graça. E, então Jesus aparece e lhes diz: A PAZ ESTEJA CONVOSCO.


Prova-lhes a Sua autêntica Ressurreição e lhes confirma na paz. Ele é a paz em plenitude, a paz da participação na vida eterna do Pai, para todos. E para que suas palavras não fiquem somente no ar, mostra-lhes as mãos, o peito e os pés rasgados. Vede minhas mãos e meus pés; porque eu mesmo sou! Apalpai-me e vede que um espírito carne e ossos não tem, como me vedes tendo. Estas palavras indicam que Jesus se apresentou como um homem normal com a mesmas características que tinha na vida mortal que os discípulos tão bem conheciam.

Daí que podemos traduzir livremente por sou o mesmo que vocês conhecem, não é outra pessoa a que estais vendo. E em vista disso, anima-lhes a apalpar seu corpo e a ver mãos e pés que estavam com os sinais das chagas.

Se estas palavras têm algum sentido histórico, ele é o de manifestar que Jesus está vivo, que a morte não o venceu, que a vida do além pode ter momentos em que se parece com a vida anterior como se esta seguisse e aquela fosse uma continuação.

Sobre o modo de pensar de alguns teólogos que dizem que a ressurreição é uma forma de vida só espiritual, vemos como Jesus se manifesta em corpo vivo e que não existe sentido em afirmar que só o espírito vive e o corpo como que se destrói e não alcança a nova vida.

Como diz o catecismo é impossível interpretar a ressurreição de Cristo fora da ordem física e não reconhecê-la como um fato histórico. Pois o corpo ressuscitado é o mesmo que foi martirizado e crucificado, ele traz as marcas de sua Paixão.

Não constitui uma volta à vida terrestre como foi o caso de Lázaro, visto que seu corpo possui propriedades novas que o situam além do tempo e do espaço. Ele passa de um estado de morte para uma outra realidade.

Ele participando da vida divina no estado de sua glória de modo que Paulo pode chamar a Cristo de o Homem Celeste. É por isso que Ele tem o poder de transmitir para você e eu a verdadeira Paz. Assim como ontem, Jesus continua dizendo: A PAZ ESTEJA CONVOSCO!

O convite a tocar e não só ver indica que o corpo presente diante deles tinha aspectos físicos ou que podiam se conformar às leis físicas, à vontade do ressuscitado.

As feridas muito mais do que o rosto eram as marcas que determinavam em definitivo a realidade da pessoa na frente deles. Se faltar alguma prova para se certificar de que aquilo era real, comeu uma porção de peixe.

Parece que o evangelista queria refutar toda dúvida possível. Mesmo assim existe muitos como Tomé é aqui evocado, não como apóstolo, mas como incrédulo. Por isso, podemos afirmar que existem muitos Tomé que não acreditam porque não têm visto.

Diante do escândalo da cruz que na época era muito maior do que nos dias de hoje, além da sua presença era necessário que Ele provasse ser tudo conforme às Escrituras.

Os caminhos de Deus consistem, como afirmava Paulo, em mostrar sua sabedoria e fortaleza no que é loucura e fraqueza para os homens (1 Cor 1, 25).

Daí que a maior esperança seja a de ouvir as Palavras e a presença do mestre novamente entre os discípulos, não, mas com um corpo humano, mas sim glorioso embora aparente um Jesus histórico que toque coma e entre dentro de uma experiência íntima com Ele. E diz: A PAZ ESTEJA CONVOSCO!

Padre Bantu Mendonça - Canção Nova

Papa recebe 8 mil Professores

O Papa Bento XVI recebeu, no último sábado, 25, um grupo de oito mil professores de religião, na Sala Paulo VI, no Vaticano.
O Papa iniciou o discurso afirmando que o ensino da religião nas escolas ajuda os jovens a refletirem sobre o sentido da existência, a encontrarem sua identidade e uma intuição global.

E isso só é possível porque a matéria "religião" tem como foco central o ser humano e sua dignidade."É importante também conjugar tal ensino com a teologia, a filosofia e as ciências, no pleno respeito dos métodos e autonomias, na consciência de sua intrínseca unidade", declarou o Santo Padre."A dimensão religiosa faz parte da formação global da pessoa e permite transformar os conhecimentos em sabedoria de vida. Graças ao ensino da religião católica, a escola e a sociedade se enriquecem, contam com verdadeiros laboratórios de cultura e de humanidade.

O cristianismo habilita as pessoas a descobrirem o bem, crescerem na responsabilidade, buscarem o confronto, e se inspirarem nos dons do passado, para compreender melhor o presente e se projetar, conscientemente, em direção ao futuro".

Em seguida, o Pontífice convidou os professores a refletirem sobre o apóstolo Paulo, corajoso anunciador do Evangelho, características que podem alimentar a identidade dos educadores. Bento XVI recordou que, também na formação paulina, a atenção à cultura, ao profissionalismo e à competência, nos vários campos do saber, merecem especial destaque.

Em suas palavras, o Papa recordou que a comunicação da verdade e da beleza da Palavra de Deus é um aspecto fundamental na missão do professor de religião. O Santo Padre exortou todos a viverem o Evangelho com paixão, a compartilhá-lo e a cultivarem as novidades que ele emana para a vida do mundo

Rádio Vaticano