sexta-feira, 6 de março de 2009

Anfavea diz desconhecer decisão de prorrogar IPI reduzido

Enquanto rumores dizem que o governo decidiu estender a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos por mais três meses e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nega que haja alguma decisão , a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) diz não ter tratado até o momento, a manutenção do incentivo com o governo. Segundo o diretor de relações institucionais da Anfavea, Ademar Cantero, nenhum representante do governo se posicionou oficialmente sobre o assunto com a entidade, que representa a indústria automobilística nacional. “Não temos tratado a respeito com o governo por enquanto. Mas é um ponto defendido pelo setor automotivo de que a redução continue”, observa.
Cantero reconhece que o desconto é o grande responsável pela retomada das vendas de veículos no Brasil. “É um instrumento importante que tem promovido a recuperação do mercado. É o terceiro mês de vigência da medida e observamos que ela estancou as quedas de vendas registradas em outubro e novembro do ano passado”, diz.
O balanço da Anfavea sobre o desempenho da indústria em fevereiro será divulgado na próxima segunda-feira (9). Entretanto, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 191.343 unidades no mês, crescimento de 0,95% sobre o resultadi de janeiro. Em janeiro, segundo a Anfavea, os licenciamentos haviam subido 1,5% sobre dezembro de 2008. Portal Globo.com)