sexta-feira, 10 de abril de 2009

Conferência de Saúde Ambiental chega a Assembleia

A diretoria de Saúde Ambiental e do Trabalhador, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), promoveu na quarta-feira (8), no auditório da Assembleia Legislativa, uma videoconferência para tratar sobre o andamento dos trabalhos para a realização da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA). O encontro objetivou esclarecer dúvidas, buscar parcerias e sugestões para divulgação e organização do referido evento.
Participaram da videoconferência, órgãos de meio ambiente e de saúde do trabalhador, como Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Ibama.
O evento, que teve como lema, Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente! tratará do tema: a Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis. “A intenção é definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intersetorial dos vários atores envolvidos com a temática”, disse o secretário de Estado da Saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho.
A 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental está prevista para acontecer em dezembro, sendo que deverá ser precedida por conferências municipais (até 15 de agosto), intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal (até 15 de outubro). A estimativa é de que o evento conte com cerca de 2.500 pessoas que participarão de painéis e grupos de trabalho como delegados, convidados e observadores.
A divisão entre os participantes ficou assim definida: movimentos sociais da cidade, campo e florestas (30%); trabalhadores formais e informais - associações, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores (15%); setor empresarial - sindicatos, federações e confederações empresariais (10%); entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa (10%); organizações não-governamentais (5%); poder público federal (6%), estadual (9%) e municipal (15%).

Eixos temáticos
1 - Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta;
2 - Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios;
3 - Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis.

Mais de 1 milhão de pessoas pedem seguro-desemprego

O Ministério do Trabalho informou nesta quinta-feira (9) que 1,85 milhão de pessoas pediram seguro-desemprego no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 135 mil pessoas, ou 7,8%, sobre o volume registrado em igual período de 2008, quando 1,71 milhão de trabalhadores requisitaram o benefício.
O governo não soube informar se o número de pessoas que pediram seguro-desemprego nos três primeiros meses deste ano é o maior da história. O crescimento no volume de pagamentos do seguro-desemprego coincide com o período no qual o Brasil sente os efeitos da crise financeira internacional, que tem diminuído o nível de atividade da economia e aumentado o desemprego.

Detran faz parceria com o município para reduzir acidentes

Equipamento que vai ajudar na pintura de faixas em ruas e avenidas da capital chega em 15 dias

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran) assina nos próximos dias o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), para auxiliar o município nas atividades de engenharia de tráfego e de sinalização viária na capital.
A expectativa é que em 15 dias o Detran receba um caminhão moderno e equipado, adquirido em São Paulo, que será utilizado na pintura de faixas e sinalização vertical e horizontal de ruas e avenidas da cidade. A informação é do diretor do Detran no Amapá, José Furtado de Souza Júnior.
A parceria objetiva a redução de acidentes de trânsito na capital, principalmente em cruzamentos onde o fluxo de veículos é maior. Um estudo preliminar feito pela Divisão de Engenharia do Detran vai ajudar a Prefeitura Municipal de Macapá a identificar os locais mais perigosos no trânsito, as chamadas “Zonas quentes”, e que necessitam receber sinalização de trafego. “A competência maior nesse contexto é do município. Vamos discutir com a Prefeitura os critérios a serem estabelecidos”, ressalta o diretor do Detran.

LEILÃO- O diretor também anunciou que a instituição deverá realizar um leilão de veículos (carros e motocicletas), que estão apreendidos no “Curral” do Detran. A legislação brasileira, determina que o leilão deve incluir apenas veículos que estejam apreendidos há mais de 90 dias.
Furtado pediu aos proprietários de veículos que procurem efetuar o pagamento das taxas de depósito para retirarem seus veículos, haja vista que houve uma redução significativa no valor desta taxa. Uma comissão formada por técnicos do Detran e da Secretaria Estadual da Receita, organiza inicialmente o leilão de 100 motocicletas, posteriormente haverá leilão de carros.

Conselhos Comunitária de Segurança Pública realizam eleição

A Coordenadoria de Segurança Comunitária (CSC) em nova reunião com os representantes de Conselhos Comunitários (Conseg’s) definiu até o dia 15 de abril o prazo de inscrição das chapas que concorrerão à eleição 2009. A comissão eleitoral é composta pela CSC, pela Federação Amapaense de Conselhos Comunitários de Segurança Pública (FEASP) e pelos representantes desses conselhos nas comunidades.
Segundo o coordenador coronel Walter Oliveira, está em fase de discussão com a comunidade o processo eleitoral das novas diretorias dos Conseg”s de Fazendinha, Jardim Felicidade , Muca e Jardim Marco Zero. Os mandatos das diretorias atuais termina no mês de abril deste ano.
Oliveira ressaltou que “o Governo do Estado é o maior incentivador dos Conseg’s, onde as diretorias recebem apoio como a doação de computadores, aparelhos celulares e fornecimento de combustível para que as diretorias realizem seus trabalhos”. O material é administrado pela FEASP.

Centro Profissional de Santana abre 240 vagas para cursos técnicos

O Centro de Educação Profissional de Santana, Professora Maria Salomé Gomes Sares, realiza no período de 15 a 17 de abril, as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos em Edificações e Eletroeletrônica. Os candidatos que já concluíram o Ensino Médio, podem se inscrever para concorrer a 240 vagas divididas entre os dois cursos.
A seleção dos candidatos será realizada em única fase com prova objetiva de Matemática (20 questões) e Língua Portuguesa (20 questões). A prova será realizada no Centro e também em escolas do município de Santana, no dia 10 de maio (domingo), de 8 às 12 horas.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 de maio deste ano, em relação nominal que será afixada no mural do Centro Profissional de Santana e no hall de entrada da Secretaria de Estado da Educação. Os aprovados no processo seletivo deverão efetuar as matrículas nos dias 25 e 26 de maio. O início das aulas está previsto no edital para o dia 1º de junho de 2009.

Teatro das Bacabeiras será palco da cantata de Páscoa

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará amanhã, sábado, a partir das 19h30, no teatro das Bacabeiras a apresentação da peça “Musical de Páscoa”. A entrada é franca.
A peça reconstituirá a Paixão de Cristo através de um musical que mistura canto, teatro e orquestra. estudantes de música do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima.
De acordo como o regente da orquestra, Elias Sampaio, é a primeira vez que um evento desta grandeza acontece em Macapá. Além da apresentação no teatro, o musical também será apresentado em diversas igrejas da capital.
A expectativa é que cerca de 700 pessoas assistam ao musical. Para os produtores do evento, a peça representa um momento de reflexão para toda a sociedade.

Campanha contra a dengue acontece nas Zonas Norte e Sul da capital

Ação iniciará pelo bairro que mais registrou número de casos de dengue este ano, o Brasil Novo.

O Governo do Estado através da Defesa Civil realiza nesta segunda-feira, 13, mais uma ação contra a dengue pelos bairros de Macapá. Durante a semana a força tarefa estará novamente percorrendo diversos bairros da Zona Norte, Zona Sul e bairro central. A mobilização envolve o corpo de bombeiros, batalhão ambiental, agentes de endemias e servidores públicos do município. A ação iniciará pelo bairro que mais registrou número de casos de dengue este ano, o Brasil Novo com 101 casos confirmados.
A força tarefa tem como finalidade reduzir o número de casos da doença através de campanhas de sensibilização pública. O Comitê-Gestor da Dengue realizará durante as quartas-feiras, na sede do comando geral do Corpo de Bombeiros uma reunião estratégica de combate ao mosquito.
O coordenador geral do comitê gestor de combate à dengue Giovani Tavares Maciel Filho, espera que cada morador faça a sua parte e colabore com a campanha evitando o acúmulo de lixo, água parada e mato no quintal ou em frente de residências.

Caravana do Sebrae oferece oportunidade de negócios e capacitação empresarial em Serra do Navio e Pedra Branca

por Denyse Quintas

No período de 23 a 29 de abril, técnicos e instrutores do Sebrae capacitam empresários e donos de pequenos negócios em Serra do Navio e em Pedra Branca do Amapari, distantes da capital, Macapá, cerca de 217 km. O objetivo da Caravana é levar conhecimento de gestão de negócios disseminando a cultura do empreendorismo.
A Caravana Sebrae Itinerante é um novo modelo de capacitação do projeto Revolução do Atendimento, coordenado pelo Sebrae Nacional e adequado a realidade das Regiões do país, que visa qualificar o público empresarial em cem por cento dos municípios de cada Estado. O Amapá, por se tratar de um estado localizado na Floresta Amazônica, oferece vários desafios naturais a cada planejamento de capacitação.

Novo local para a apresentação do Reforma AmazonGráfica

Chico Terra pede para avisar que seu show intitulado 'Reforma AmazonGráfica' acontece neste final de semana, sexta e domingo no Bar da UBMA as 22:00. O bar fica na Av. Pe Julio canto com a Prof. Tostes, Santa Rita.
Músico e operário da construção civil, Chico retrata no show os seus 40 anos de música desde a construção da Perimetral Norte no Amapá até as hidrelétricas do rio Madeira em Rondônia onde se inspirou para escrever a música que dá nome ao Show.
A escolha do local foi proposital, pois a maioria dos frequentadores são trabalhadores comuns que se identificam com o estilo do simples cantador que é Chico Terra.

PF apreende madeira em Oiapoque


da Ascom PF/AP



OIAPOQUE-AP: Ontem, 8, Policiais Federais da Delegacia de Oiapoque deflagraram uma operação para coibir o comércio ilegal de madeira naquele município. A operação teve início da BR-156, rodovia que liga a Macapá a Oiapoque, onde foi montada uma barreira policial, que culminou com a interceptação de um caminhão pertencente a firma de iniciais V.P.S ME, suspeito de utilizar madeira extraída ilegalmente e exportar para a Guiana Francesa.

Em fiscalização efetuada no depósito da empresa localizado no km 12 da BR156, foram encontradas centenas de metros cúbicos de madeira laminadas de diversas espécies, inclusive, espécies nobre. Também foi encontrado um trator de procedência estrangeira, sem documentação. Na moveleira foram encontradas outras dezenas de metros cúbicos de madeira. A operação contou com o apoio do IBAMA e Exército Brasileiro.

O caminhão, o trator e toda a madeira foram apreendidos. Foi lavrado Termo Circunstanciado em que o motorista do caminhão foi autuado no artigo 46 da Lei 9.605/08 (Lei de Crimes Ambientais) com pena de 1 ano de detenção e multa.

Inscrições do FIES vão até 17 de abril

Alunos que não tem de onde arcar com as despesas de educação, vão concorrer ao Fies 2009. Este ano, o número de inscritos deverá chegar a 60 mil estudantes devem concorrer ao programa cuja inscrições vão até o dia 17 de abril.
O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), programa federal que financia os estudos de alunos que não tem condições de arcar com os custos. Aqueles que concluíram o ensino em escola pública têm prioridade, além disso, ainda leva-se em conta o desempenho que o estudante teve dentro de sala de aula.
A CAIXA disponibiliza um link para os estudantes que desejam se inscrever.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ministro do Meio Ambiente justifica exigências de sua pasta

O presidente esteve reunido ontem com os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do Transportes, Alfredo Nascimento, para discutir sobre as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo Minc, afirmou que em 95% das obras do programa, a questão ambiental está resolvida.
Durante a reunião, Lula cobrou dos ministros a desburocratização e agilização para que o PAC continue sendo feito como planejado e que se chegue a conclusão das obras.
Sobre o assunto, Minc declarou ainda que há reclamações de que sua pasta está fazendo muitas exigências de contrapartida para que as obras sejam realizadas. Minc justifica as exigências de seu Ministério, exemplificando com a necessidade de se criar parques no entorno das estradas, mais rigor na realização de estudos sobre impactos ambientais, ou o desvio de rodovias para proteger área de reserva indígena.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Deputados federais vistam o Amapá

Já estão em Macapa, a convite da deputada estadual Fátima Pelaes (PMDB/AP) e do secretário estadual de saúde e vice-governador, Pedro Paulo Dias de Carvalho, depois de inspecionar hospitais e prontos-socorros da capital paraense, os doze deputados federais que formam a comissão de saúde da Câmara. A parlamentar foi quem intermediou a visita e confirmou, no final da tarde de segunda-feira (6), a presença dos parlamentares.
Na agenda, às 14h, o secretário acompanhará a comissão a visitas em duas unidades de saúde: o Hospital de Emergências e, em seguida, o Hospital de Santana. Depois disso, a comitiva irá até a câmara de vereadores do município, onde Pedro Paulo apresentará uma planilha de atendimentos de moradores do lado paraense – principalmente ribeirinhos – que têm sido feitos nas unidades de saúde do Amapá, nos últimos anos.
“O Amapá tem sete municípios fronteiriços e, pos isso, recebemos uma grande demanda dos nossos vizinhos paraenses. Por exemplo, com o fechamento do hospital de Monte Dourado, os atendimentos aumentaram de forma significativa na unidade de Laranjal do Jari. Com essa visita, nós então vamos abrir um canal de diálogo para ver como resolvemos este impasse da melhor forma possível”, ponderou Pedro Paulo.

Fórum de Macapá realiza Palestra no dia 13 de abril

O Fórum Trabalhista de Macapá, dirigido pela Exma. Juíza Angela Maria Maués, realizará, no dia 13 de abril, às 19h, no Auditório da Justiça Federal, palestra sobre o tema “Facilidades de acesso à Justiça do Trabalho”. O evento faz parte do Acordo de Cooperação firmado entre o CNJ, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e instituições do Estado do Amapá. Os palestrantes serão a Exma. Juiza Angela Maria Maués e o Diretor Administrativo, Servidor Samuel Veiga da Silva.
No último dia 20/03, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, assinou acordo de cooperação técnica para implantação, na cidade de Macapá, do programa Casa de Justiça e Cidadania. Também firmaram o documento o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, Jirair Aram Meguerian, e os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e do TRT 8, desembargadora Francisca Oliveira Formigosa.
Com o evento, o Fórum de Macapá realiza programação para difundir o exercício da cidadania no tocante as relações de trabalho, em geral, com a conjugação de esforços entre instituições envolvidas.

Treinados por Deus

Davi foi dos maiores reis dos tempos bíblicos.Era um homem experiente nas batalhas de seu país.Quando o jovem matou Golias num desafio fora do comum,conquistando grande vitória sobre os Filisteus.

Este rei Davi era harpista e escrevia cançõescontando as suas lutas, vitórias, derrotas, enfimcontando história da sua vida.No salmo 144:1 Davi escreve algo sobre si mesmo,que nos ensina uma grande lição de vida.Ele escreveu o seguinte: "Bendito seja o Senhor,minha rocha, que treina as minhas mãos para apeleja e os meus dedos para a guerra."Nesta jornada da vida todos nós temos inimigos.

Não me refiro a pessoas, mas a doenças, problemasemocionais e psicológicos, medos, fraquezas, vícios, etc.Conforme Davi, a solução para ser um vencedor é ser treinado por Deus.

Eu o desafio a ler as Escrituras Sagradas, e descobriro mais alto conceito de arma espiritual que o fará umvencedor diante das batalhas da vida.

A grande verdade é que uma pessoa que conhece aDeus, seus propósitos e seu amor, será um vencedor.

Quem é treinado por Deus vence o jogo, aindaque seja necessário virar o placar

.(Pr. Edilson Ramos)

Viver Bem a Semana Santa

A Semana Santa celebra, todos os anos, esse acontecimento inefável para o resgate da humanidade das mãos do demônio e a sua transferência para o mundo da luz, para a liberdade dos filhos de Deus. Estávamos todos cativos do demônio, que no Paraíso tomou posse da humanidade pelo pecado.
E com o pecado veio a morte (cf. Rom 6,23).Mas agora Jesus nos libertou; "pagou o preço do nosso resgate". Disse São Paulo: "Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz" (Col 2, 12-14).Quando fomos batizados, foram aplicados a cada um de nós os efeitos da Morte e Ressurreição de Cristo; a pia batismal é, portanto, o túmulo do nosso 'homem velho' e o berço do nosso 'homem novo' que vive para Deus e Sua justiça.
É por isso que na Vigília Pascal, do Sábado Santo, renovamos as promessas do Batismo.O cristão que entendeu tudo isso celebra a Semana Santa com grande alegria e recebe muitas graças.
Por outro lado, aqueles que fogem para as praias e os passeios, fazendo dela apenas um grande feriado, é porque ainda não entenderam a grandeza dessa data sagrada e não experimentaram ainda as graças dela.
Ajudemos essas pessoas a conhecerem tão grande mistério de amor!

Franciscanos do Mundo, se Encontram em Assis

A família franciscana de diversos países vai se encontrar na cidade de Assis, Itália, de 15 a 18 de abril, para o "Capítulo das Esteiras", um encontro em comemoração dos 800 anos de aprovação pelo Papa Inocêncio X das regras escritas por São Francisco de Assis.

O evento terá a participação de 1700 religiosos, religiosas e leigos, para momentos de reflexão sobre as regras franciscanas e renovação da obediência ao Papa e do envio do Pontífice à família franciscana.

A programação consistirá em quatro dias de testemunho, penitência, jejum e agradecimento ao Papa Bento XVI. No dia 15 de abril, os participantes serão acolhidos na Basílica da Porciúncula pelo pregador da Casa Pontifícia, Padre Raniero Cantalamessa, e participarão da Missa presidida pelo Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino

.O segundo dia será de testemunhos e de conferências de três ex-ministros gerais: o atual Bispo de Nelson, nos Estados Unidos, Dom John Corriveau, Padre Giacomo Bini e o secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Monsenhor Gianfranco Agostino Gardin.

O dia 16 de abril será dedicado à penitência e ao jejum, com momentos de silêncio e recolhimento, e com um caminho penitencial desde a Porciúncula até o túmulo de São Francisco. Em seguida, acontecerá a celebração da Missa na Basílica Superior de São Francisco.

No último dia, os franciscanos irão a Castelgandolfo, onde serão recebidos em audiência por Bento XVI.
(Rádio Vaticano )

Já era Previsto Tremor, na Região de Abruzzo

O jornal "Corriere della Sera" publicou reportagem na qual afirma que o especialista italiano Giampaolo Giuliani previu um terremoto "desastroso" na região de Abruzzo [que de abril para cá registrou nove tremores sem danos].
O alerta, ignorado pelas autoridades italianas, gerou polêmica pelo fato de, talvez, se considerado, pudesse poupar a vida das cerca de cem pessoas vitimadas no tremor que atingiu a região e causou danos bastante graves em L'Aquila --capital de Abruzzo localizada a 110 km de Roma.
Especialistas no assunto dizem que, não se pode prever esse tipo de desastre, porém muitos pequenos abalos já eram registrados na região.

Novos Tremores na Itália

Dois outros tremores, um de 4,8 graus e outro de 3,6 graus voltaram a assustar os moradores durante a noite, mas não há registro de que tenham causado novos danos significativos.
Ao menos 50 mil pessoas estão desabrigadas após a destruição de pelo menos 17 mil imóveis --outros estão vazios pelo temor dos moradores de novos tremores. Muitos dos que tiveram as casas destruídas ou desocupadas após a tragédia passaram a noite em seus carros. O prefeito de, L'Áquila, capital de Abruzzo, Massimo Cialente, também passou a noite em seu automóvel. "Dormi uma hora", disse o prefeito ao diário "La Repubblica". "O resto da noite visitei abrigos em solidariedade aos cidadãos".
A chuva cessou na região depois de dificultar as buscas em uma noite em que a temperatura não passou dos 4º Celsius. A previsão de tempo para a terça-feira é de dia nublado e as equipes de resgate --que correm contra o tempo na busca por sobreviventes-- torcem para que o clima dê uma trégua.
Bombeiros e trabalhadores da Defesa Civil retiraram mais de cem pessoas vivas dos escombros de L'Aquila --cidade de 68 mil habitantes em cujo centro histórico houve desabamento em todas as ruas-- e em 26 cidades menores e vilarejos da vizinhança. Casas, igrejas antigas e outros prédios foram afetados em toda a região.
De acordo com a Defesa Civil, 5.100 pessoas trabalham na busca dos desaparecidos e na assistência à população desabrigada.
Berlusconi decretou estado de emergência e foi à zona do desastre, cancelando uma viagem a Moscou. Mais tarde, ele disse que seu governo estava destinando 30 milhões de euros para assistência imediata às vítimas e afirmou que esperava uma contribuição de centenas de milhões de euros de um fundo especial da União Europeia. Ele deve voltar à região nesta terça.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quem faz aos pequenos ,faz a Jesus

O Senhor vai julgá-lo também pelo amor que devia ter tido e não teve. Porque Deus é amor e o Reino de Deus é de amor.
Aquele que não amá-Lo concretamente, agora, nas pessoas que vê, não vai conseguir viver o Reino de Deus depois, na outra vida.Jesus fala, várias vezes, dos pequeninos.
Isso não quer dizer que Ele esteja falando apenas de crianças, adolescentes ou jovens, milhares deles muito necessitados por aí. Não. O Senhor fala daquele que não tem o que comer, o que vestir; do que está doente, é injustiçado ou não tem trabalho. Esses são os pequeninos de Jesus, aqueles a quem Ele ama.
E tudo o que você faz ou deixa de fazer para eles, Jesus considera como feito para Ele mesmo.
Temos muitos pequeninos nesses tempos. Muitos necessitados a nosso redor. Então, mais do que nunca, somos chamados a viver concretamente o amor por eles.
Jesus fala de dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, de vestir o que não tem roupa, de socorrer o que está doente, de visitar aquele que está na cadeia, de dar amparo ao peregrino, até mesmo de acolhê-lo em nossa casa. É disso que Cristo está falando.
É tratar a todos eles como a um pequenino, a uma criança a quem você trata com todo o carinho."Conceidei-me, Senhor, apresentar frutos de verdadeira conversão.
Quero amar concretamente meu irmão mais necessitado, Teus bem-amados, Teus pequeninos. Quero ver-Te nesses meus irmãos. Amém".
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Situação dos empreendedores populares foi dedicido ontem

Aconteceu ontem, 06, uma reunião para tratar o destino dos empreendedores populares que atuam em Macapá. O encontro ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Macapá, às 09 horas.

As discussões sobre o assunto foram formalizadas no dia 17 de março, quando a Câmara Municipal de Macapá (CMM) promoveu a sua primeira audiência pública sobre o assunto. Com o lema “Organizar sim, excluir não!”, o vereador Clécio Luís (PSOL) abraçou a causa dos trabalhadores, que há anos lutam pelas melhorias deste setor.

No primeiro debate, os empreendedores falaram das necessidades que a classe possui, da represália sofrida por parte das autoridades municipais e da falta de políticas publicas especificas. Com isso, um novo encontro foi marcado para que as discussões fossem finalizadas e a situação fosse decidida.

Terremo III

O Papa Bento XVI manifestou nesta segunda-feira, 6, seu pesar perante as trágicas consequências do terremoto que abalou o centro da Itália e provocou a morte de, pelo menos, 150 pessoas, incluindo várias crianças. Bento XVI enviou uma mensagem ao Arcebispo de L’Aquila, Dom Giuseppe Molinari, através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone.
O Santo Padre lembrou todas as vítimas, em especial "as crianças", deixando uma palavra de "conforto" para as suas famílias."A dramática notícia do violento terremoto que sacudiu o território desta diocese deixou o Pontífice consternado", disse o Cardeal Bertone.
"Ao assegurar piedosas orações pelas vítimas, o Santo Padre invoca do Senhor conforto para seus familiares, e envia a todos a sua bênção apostólica".
O forte terremoto atingiu nesta madrugada a região de Áquila, em Abruzo, a leste de Roma. O terremoto começou em torno das 3h30 da madrugada (hora local), com seu centro em Arischia, na divisa entre as regiões de Abruzzo e Lazio e atingiu 6,3 graus na escala Richter.
Também foram atingidas Poggio Picenze, Tormintare, Castel Nuovo Paganica. Mais de 50 mil pessoas estão desabrigadas, a eletricidade foi cortada e a estrada Roma-Áquila foi fechada
. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi cancelou a visita que faria a Rússia e foi até o local.
Foi declarado estado de emergência e equipes de resgate, voluntários e o exército italiano ainda procuram sobreviventes sob os escombros. Mais de 10 mil imóveis foram atingidos, incluindo uma residência de estudantes, igrejas e construções históricas.
A situação é considerada crítica, o hospital de L'Aquila está com todos os leitos ocupados e não consegue atender a todos, além da falta d’água e de materiais médicos
.Habitantes do centro de Roma e próximo a Cidade do Vaticano também sentiram o tremor, o mais grave dos últimos anos. A defesa civil de Roma colocou a disposição 800 agentes, colaborando com o Departamento Nacional de Proteção Civil.
Além da região de Lazio, oferecem socorro Toscana, Puglia e Calabria.
Hoje a noite, às 19 horas, haverá uma reunião ministerial de emergência, para discutir medidas a serem tomadas nos próximos dias.

Terremoto II

Mais de cem pessoas morreram em decorrência do terremoto desta segunda-feira na cidade de L'Aquila, na Itália, de acordo com a Defesa Civil do país. Equipes de resgate irão procurar desaparecidos --que, segundo as agências de notícias, é de 250-- durante toda a noite. Mais cedo, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou em entrevista à TV que o número de mortos já é de 150 --o que ainda não foi confirmado pelas equipes de emergência.

Em Roma se pode sentir o abalo, com um leve tremor e os alarmes de carros que desparavam ao mesmo tempo. Muita gente se acordou com o barulho ,mas depois de alguns segundos tudo voltou a normalidade

Terremoto I

Enquanto centenas voluntários das equipes de socorro correm contra o tempo para tentar resgatar sobreviventes e retirar corpos dos escombros de L'Aquila, cidade do centro da Itália atingida por um forte terremoto que matou ao menos 150 pessoas, nesta segunda-feira, Maria Franscesco chora diante do que foi sua casa. "Vivi 20 segundos no inferno."
"Minha casa desabou de repente, ficou totalmente destruída, não pude recuperar nada", lamenta. Mais de 1500 estão feridos e recebem socorro nas praças emprovisadas com tendas, pois os hospitais da região estão totalmente lotados e muitos feridos foram levados para Roma.( direto da Italia )

A corda

Dom Pedro Conti*

Contava um velho rabino: cada um de nós está ligado a Deus por uma corda. E, quando cometemos uma falta, a corda se rompe. Mas quando nos arrependemos da falta, Deus dá um nó na corda. Com isso, a corda fica mais curta do que antes. E o pecador fica um pouco mais perto de Deus! Desse modo, de falta em falta, de arrependimento em arrependimento, de nó em nó, aproximamo-nos de Deus. Por fim, cada um dos nossos pecados é ocasião de diminuir um pouco a corda com nós e de chegar com mais rapidez perto do coração de Deus. Tudo é graça! Mesmo os pecados.
Chegando a Páscoa acredito que muitos católicos aproveitem para cumprir o chamado “preceito pascal”. É o mínimo que a Igreja, como uma boa mãe, nos pede: aproximar-nos dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia ao menos uma vez ao ano, justamente por ocasião da Páscoa.
Simplesmente a Igreja nos convoca a deixar-nos reconciliar com Deus e com o próximo. O perdão e a paz do coração são sinais da novidade pascal. Entenderíamos e experimentaríamos bem pouco da paixão, morte e ressurreição de Jesus se não fizéssemos também a experiência do arrependimento e do perdão.
Mais uma vez o Senhor quer nos ajudar a nos libertar de tantas amarras que podemos ter acumulado com o passar do tempo e, quem sabe, dos anos. Não dá para voltar atrás, nem corrigir o mal feito, mas podemos recuperar as relações, mudar atitudes, renovar o nosso olhar. Onde deixamos rastos de raiva e de mágoas podemos colocar palavras de desculpa sincera. Lá onde julgamos com pré-conceito e cegueira, podemos aproximar-nos desarmados e confiantes. Se formos injustos, aproveitadores, falsos e enganadores, podemos dizer a verdade, praticar uma justiça reparadora, consertar os estragos do nosso interesse e do nosso egoísmo.
A reconciliação e o perdão fazem milagres. Nos aproximam mais de Deus porque, descobrindo quanto nos custa perdoar, podemos perceber a grandeza da sua misericórdia. Da mesma forma a reconciliação nos aproxima novamente dos nossos irmãos. Se conseguirmos voltar a nos comunicar, a nos entender e a nos amar, alcançaremos também a paz do coração. Fica bem mais agradável viver num ambiente alegre e fraterno do que numa situação de conflitos, meias palavras, diretas e indiretas.
Cabe a nós descobrir onde e como estamos errados, para corrigir as nossas faltas. Muitos se perguntam como reconhecer claramente os pecados para deles pedir perdão. Depende. Se olharmos os erros dos outros, os escândalos e as violências, podemos pensar que somos quase santos. Contudo nós cristãos só devemos olhar a Jesus Cristo, para com Ele aprender a amar e a doar a nossa vida. A luz da paixão do Senhor e do alvorecer da Páscoa ilumina os segredos mais escondidos do nosso coração. Até os que escondemos a nós mesmos. Não tenhamos medo, a vida nova que Jesus nos oferece, deve ser nova mesmo, nada de velho, caduco e escondido. Tudo luminoso e sincero.
Outra dificuldade para uma boa Reconciliação, muitas vezes, é o nosso receio a abrir o coração ao padre para que nos ofereça, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. Isso é compreensível e extremamente humano. Mas o padre não é, e não pode ser, um fiscal, um juiz, muito menos um fuxiqueiro. É rigorosamente obrigado ao silêncio pelo segredo da confissão, porque ele mesmo é um pecador, porém, naquele momento, representa o próprio Jesus que dizia com força e esperança aos pecadores e pecadoras arrependidos: - Vá em paz, os teus pecados estão perdoados!
Deixemos, nesta Páscoa, que o Senhor repita para nós essas palavras. Estamos precisando do seu sangue para nos lavar de novo, do seu amor e da sua luz para recomeçar. Coragem! De nó em nó, chegaremos mais perto de Deus e dos irmãos.

* Dom Pedro Conti é Bispo de Macapá

Zelo no gasto e eficiência na arrecadação.

por Rodoldo Juarez

Os registros mais recentes das áreas de Governadoria e Planejamento do Governo do Estado do Amapá, como também das Prefeituras Municipais, confirmam o que já vinha sendo objeto de análise por parte desse articulista do cotidiano local.
Era impossível que a redução das alíquotas de tributos, especialmente das montadoras de automóveis e do imposto de renda pessoa física e de outros impostos que, no argumento da manutenção de emprego, para manter a renda, para continuara o poder de compra e assim fazer rodar o comércio, a indústria e o serviço, sem que aparecesse a “bolha” do déficit no ponto de explodir e, nisso, arrebentar com tudo o que estivesse próximo.
As avaliações erradas da crise econômica mundial feita por autoridades do Governo Central acabaram por distribuir perspectiva de ser ter um primeiro trimestre do ano como aqueles que nos acostumamos a enfrentar nos últimos 10 anos, com crescimento real, superávit primário significativo, aumento das reservas, elevação do número de trabalhadores formais em ascensão, um cenário favorável pra o desenvolvimento e para o investimento.
Já no inicio deste ano percebia-se os erros cometidos no final do ano passado. O desemprego crescendo, a arrecadação de tributos caindo, a pressão social aumentando, a produção caindo, a inadimplência privada crescendo, a receita pública caindo e os riscos aumentando, entre tantos outros fatores de alto risco.
Muitas experiências foram feitas, algumas com relativo sucesso e outras com sucesso nenhum. Quando o Banco Central deu um rebate na taxa selic de mais que um, foi que se percebeu o quando o poder de compra tinha diminuído, pois, naquele momento, a inflação não corria risco de aumentar, com os preços variando muito pouco, e as dificuldades variando com tendência acelerada de aumento.
Os reflexos desse cenário invadiram o Estado do Amapá através dos organismos públicos. O Estado e os Municípios foram afetados, como reflexos, pela realidade na arrecadação de tributos, nos pontos mais nervosos de manutenção do equilíbrio orçamentário – a coluna da receita.
Boa parte da receita prevista nos orçamentos públicos do Estado e dos Municípios vem das receitas transferidas da União, especialmente aquelas carimbadas com o nome de Fundo de Participação dos Estados e Fundo de Participação dos Municípios, além daquelas receitas ligadas diretamente aos programas de educação e aos programas de saúde.
Em março, com superávit primário (arrecado pelo Governo menor que os gastos do próprio Governo) negativo, as transferências despencaram e com isso a receita do Estado também.
O gabinete de crise, instalado em janeiro de 2009, sob o comando do Governador Waldez, expediu ordens urgentes de contingenciamento de despesas, diminuição dos gastos públicos e adiamento de investimentos.
As medidas são coerentes, mas, sozinhas, não trazem os resultados que o Governo precisa. O momento e de extrema cautela, com zelo no gasto e eficiência na arrecadação.

Queda da Receita no Amapá

Por Charles Chelala*

Acendeu o alerta vermelho com a queda na receita de transferências constitucionais da União para o nosso estado, em especial o FPE – Fundo de Participação dos Estados, maior fonte de recursos do orçamento. O Amapá é dependente na proporção de 78% de transferências do governo federal contra 22% de arrecadação própria.
A causa pode ser atribuída à crise geral que derrubou a produção industrial e gerou desemprego, mas principalmente pela renúncia fiscal concedida pelo governo Lula ao IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados e ao Imposto de Renda, justamente os tributos que servem de base para o FPE.
Segundo o Tesouro Nacional, a queda bruta de transferências para o nosso estado em janeiro e fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2008, foi de aproximadamente R$ 10 milhões (excluindo-se os repasses da Lei Kandir). Apenas o FUNDEB cresceu no período, impedindo um resultado ainda pior, pois só o FPE dos dois primeiros meses do ano caiu R$ 13 milhões, ou 5,4%.
A boa notícia é que as receitas próprias cresceram no primeiro bimestre em relação ao ano passado. Essa elevação, que não chega a compensar o rombo, foi de R$ 8,3 milhões, principalmente em função do incremento do ICMS na ordem de 15% no período (dados da Secretaria da Receita Estadual). Na análise não se computou o Imposto de Renda Retido na Fonte, a fim de evitar distorções.
Fazendo uma projeção para o ano em curso e considerando-se mantidas as tendências de queda percentual das transferências, bem como de incremento das receitas próprias, pode-se esperar uma redução de recursos do estado em mais de R$ 60 milhões no decorrer de 2009. Ressalte-se que nesta estimativa projeta-se um aumento firme do ICMS, fato difícil de se confirmar em função da crise geral e da estagnação de alguns empreendimentos locais.
Diante da situação, este é o momento oportuno para se articular um novo pacto federativo, que produza maior justiça para as menores unidades da federação. É inadmissível que estados como Bahia, Ceará e Pernambuco, dotados de ampla capacidade própria de arrecadação, recebam repasses de FPE muito maiores do que os que vêm para Amapá, Acre e Roraima, expressivamente mais necessitados destes recursos.
A correção é urgente para que o FPE venha a cumprir seu verdadeiro papel, que é o de reduzir as disparidades regionais acumulados no decorrer de anos de implementação de políticas centralizadoras de desenvolvimento no país.


*Charles Chelala é Economista e professor.