sábado, 3 de janeiro de 2009

Ibiza

Hoje tem Ibiza, a melhor boate da cidade. Climatizada e com excelente serviço já virou o point da galera jovem de Macapá e Santana.

Sem noção

Donos de bares e restaurantes localizados na orla do Santa Inês simplesmente não têm noção do que fazem. Colocam mesas e cadeiras no passeio público. Tem um atrevido que até teve coragem de instalar uma espécie de cerca de metal tomando conta de todo o espaço. Mais uma vez eu pergunto... cadê a fiscalização? Que já está virando piada em nossa cidade.

Cobrando fiscalização

Mesmo com a Lei Seca, vários condutores de veículos não estão respeitando a nova norma e continuam dirigindo embriagados. Sem fiscalização a população se sente frustrada. Maior exemplo disso é a tão famosa “praça” onde os jovens amapaenses gostam de encostar seus carros com o som no último volume e passam horas bebendo cerveja.

Sem punição

Neste mesmo local, onde a venda de bebida alcoólica já foi proibida, a fiscalização passa longe. Ou seja, vendem ilegalmente para quem não pode, pois é contra a lei dirigir depois de beber. E mesmo com viaturas, que sempre são vistas no local, nada é feito. O fulano estaciona, bebe e sai dirigindo, muitas vezes aos olhos da polícia.

Internet...que internet?

A passos bem mais lentos do que de uma tartaruga, está funcionando “como um fogão a lenha” a internet de Macapá. É uma vergonha, uma capital brasileira passar por esse tipo de situação. Parece que a net veloz vai continuar só nos nossos sonhos, ou quando viajarmos para fora do Amapá, onde funciona.

Decepção

Na noite de Ano Novo mais de cem mil pessoas estavam aguardando ansiosas pelos fogos de artifício, porém a queima foi a maior decepção. Segundo dizem, de 18 minutos de fogos “contratados”, apenas 3 minutos foram cronometrados. Não se sabe se a pólvora foi molhada.

Hei..psiu...tem enquete

Depois de toda repercussão com a nossa última enquete, resolvemos colocar outra, que está sendo tão polêmica quanto a anterior, devido aos resultados parciais apresentados. Não esqueça de dar a sua contribuição.

Socorro

Pelo amor de Deus!!!! Já que ninguém toma atitude, a nível federal, suplicamos que o Setrap tape os buracos da BR-156 – depois do km 21 até o km 30 – trecho onde vários motoristas já ficaram “à deriva” com seus pneus estourados. Daqui a pouco vai dar pra esconder um carro dentro do buraco.

Ferreira Gomes

Foi concorrida a posse do prefeito de Ferreira Gomes, Valdo Isacson (PT) e seu vice, Cosmo (PDT) fizeram a maior festa. No mesmo momento também foi eleita a presidência da nova Câmara de Vereadores, Davicson (PDT) foi eleito presidente por unanimidade.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Retrospectiva

Como já é tradição, o Jornal do Dia lança na sua última edição do ano (válida para os dias 31/12 e 01/01) a retrospectiva com os principais fatos ocorridos no Amapá. Acompanhe também as retrospectivas especiais do esporte local, economia, mundo, cinema e judiciário. Em edição especial com 32 páginas de muita informação, porque nossos leitores merecem sempre o melhor.

Roberto anuncia secretários e coordenadores

Ontem, o prefeito eleito Roberto Góes anunciou sua equipe de governo. Acompanhe na edição impressa de amanhã do JD os que foram indicados e um breve currículo profissional de cada um.

Deixa o cara...

Nem aqui ele está, mas só de respirar incomoda muita gente, gente que não sabe perder, que não sabe mais como atacar e que vive falando e escrevendo besteira. Adivinhou quem é?

Ódio no ano novo

Parece que o espírito natalino passou longe de muitos jornalistas da capital, que mesmo neste período de fé e amizade continuam a espalhar a discórdia e a inveja pela net. Hei... pare com isso! Acredite um pouco em Deus, deseje menos mal para os outros.

Lentidão?

Só quem esteve visitando as obras de asfaltamento da BR-156 para saber como andam as coisas por lá. “Despeitados” que não tiveram coragem de ir ver de perto o andamento dos serviços dizendo por aí que as obras estão lentas e que só estavam trabalhando no dia da visita. Vai entender... se o governo não mostra é porque não faz nada, se mostra é “fachada”... assim é fácil criticar.

Enquetes

O blog lança hoje três novas enquetes para saber em quem os nossos leitores votariam, em 2010, para a Assembléia Legislativa, Câmara e Senado Federal. Fique à vontade, escolha sem pressa. Analise cada candidato e indique quem deveria retornar para seus respectivos cargos.

Leia no Entre Aspas

Sem qualidade
Aqui vai um aviso para o Secretário Torres, do Setrap: o asfalto recém construído pela Estacon, na duplicação da entrada da cidade já começou a mostrar que o serviço ali executado não é de primeira qualidade.

Buraco
Um buraco surgiu quase em frente a uma nova revedendora de veículos, do outro lado da pista. Agora, como é que fica, uma vez que a obra ainda não foi inaugurada e já está precisando de reforma? Só mesmo aqui no Amapá que uma empresa, como a Estacon, para construir obras de qualidade duvidosa.

Denúncia
Eis que chega uma denúncia cabeluda para esse escriba. Um ex-deputado está envolvido com a exploração de minério radioativo, daqueles de fazer bomba atômica. Segundo a mesma fonte, a Federal já está no encalço e a bomba propriamente dita pode estourar a qualquer momento.

Troca-troca
O mesmo comprou uma seixeira para que o dinheiro fosse lavado. A fonte disse mais: algo em torno de mil metros cúbicos já foram trocados entre o seixo e o tal minério radioativo. Vou dar uma dica: a voz dele é bastante grave. Deu para sacar?

Anunciação
Deverá acontecer amanhã o anúncio da equipe de governo Roberto Góes. Uma coletiva foi marcada anteontem não aconteceu e foi transferida. Roberto passou quase toda a sexta-feira discutindo o assunto com técnicos e primeiros conselheiros. Os nomes que ficaram de ser apontados por último seriam da área de infra-estrutura, um dos setores que mais deverá ser trabalhado na nova administração municipal.

Consignado
R$ 460 milhões é o valor preliminar oficial da dívida dos funcionários públicos estaduais que fizeram empréstimos na rede bancária e financeiras. Perguntei para um amigo economista o que isso significa para a economia do Amapá. A resposta dele: em 2009 e 2010 vai um verdadeiro sufoco para que esses barnabés quitarem suas dívidas. Com isso, o comércio local também vai sofrer as consequências.

Como ficará?
Ainda existe uma luz no fim do túneo para os funcionários que estão "com a corda no pescoço" atolados em dívidas. Pela lei, salário só pode ser comprometido em 30% do total. Não sei como vai ficar esse embrólio. Só sei que muita gente tá enrolada.

Vovó
Um dos entendidos em estrada me falou que a BR-156 é uma das rodovias mais antigas do Brasil. Segundo ele, a estrada é desde o tempo do primeiro governador do Território do Amapá, Janary Nunes. Sua construção já está beirando quase sessenta anos. De todos os governadores o que fizeram os maiores investimentos foi o governador Waldez Góes e Jorge Nova da Costa.

Sentimento
Encontrei com o juiz Marconi Pimenta antes do Natal e não perdi a oportunidade de perguntar como ele se sentia após a última eleição, uma das mais turbulentas da história amapaense.

Cabeça fria
Ele me disse que o trabalho foi intenso mas que agora respira mais tranquilo. Resolveu tirar uns dias para viajar. Revelou não ter mágoas da imprensa quanto as críticas e que tudo faz parte do processo democrático.

Vitória(?)
Parece que o vereador Rilton Amanajás (PSDB), ainda não está com a vitória assegurada para a presidência da Câmara de Vereadores. Na imprensa, vem alardeando que possui onze dos 16 votos, o que lhe asseguraria a condição de vencedor. No entanto, um adversário político, o edil Nelson Souza, experiente, corre como azarão e promete surpresa no dia da eleição.
 
Contra ataque
O confronto do nosso Legislativo maior sobre o Legislativo menor é nada mais que a tutela pelo Setentrião, nas próximas eleições. O vereador Acácio, tem como madrinha, sua mãe, deputada estadual Francisca Favacho (PMDB), enquanto Adriana Ramos (Paulo José-PTB) e Nelson Souza (Moisés Souza-PSC) completam a dissidência. Eles saíram da mesa de negociação do Grupo Amanajás e resolveram formar um independente. Nos dissidentes vale tudo, menos perder a eleição, nem que os “caciques mirins” tenham que abrir mão até da presidência.
 
Expectativa
Até agora, pelo menos em público, declaração na imprensa ou mesmo nos bastidores, nem o governador Waldez Góes (PDT) ou mesmo o prefeito-eleito Roberto Góes, manifestaram suas preferências por este ou aquele grupo, que deve assumir a mesa diretora do Legislativo Mirim de Macapá. O certo é que o pleito pode acarretar um racha político na AL e pode influenciar nas eleições gerais de 2010.
 
Comando
Às dissidências na AL já teriam nomes de peso, como os parlamentares Paulo José (PTB), Francisca Favacho (PMDB) e Moisés Souza (PSC), sem contar com o eterno opositor, Camilo Góes (PSB). Por enquanto as divergências ainda estão nos bastidores, mas se houver agravamento, o estado de beligerância pode ser transformada em verdadeira guerra política. Então vai haver luta de trincheira e quem tiver mais “munição” política pode levar a vitória, a não ser que haja algum bombeiro de plantão, do tipo Sarney, capaz de levantar a bandeira branca.
 
Brinquedos
O nosso Editor Editorial, José Arcângelo, esteve semana passada em Vila Velha do Cassiporé, e Primeiro Cassiporé, ambos, distrito de Oiapoque, onde distribuiu brinquedos para as crianças. Aproveitou a oportunidade para entregar uma generosa doação de medicamentos enviada pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, através dos freis Apolônio e Deusivan, alem da coordenadora Ivonete. A prefeitura de Oiapoque colaborou com o transporte. Arcângelo promete mais uma reportagem, para breve, contando toda a viagem.
 
Obras
O prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT), vai deixar, pelo menos, duas grandes obras para o seu sucessor inaugurar. Trata-se do Restaurante Popular, localizado na Rua Mato Grosso, no Pacoval, que terá capacidade de servir em torno de um mil refeições/dia a preço de R$ 1,00.

Complexo
Outra, de grande apelo popular e turístico é o Complexo Beira Rio, que com o Parque do Forte vem deixar grande parte da orla macapaense em condições de receber condignamente tanto a população local como aqueles que vêm nos visitar.
 
Orgulho
É visível a alegria estampada nos rostos daqueles que moram ao longo da BR 156 com a pavimentação da estrada, que está somente a 20 km de distância do município de Calçoene. Um morador antigo do Calafate, sexagenário, disse ao “Entre Aspas”, que pensava que ia passar para outra vida sem ver um sonho acalentado: o asfaltamento da estrada passando pela frente do seu terreno. Disse também que quer ter vida e saúde para ver a energia elétrica lhe ser servida por 24 horas.
 
Cancelamento
A Estacon, aquela empreiteira paraense que já enricou com o dinheiro ganho no Amapá sem deixar nada de contra partida social, bateu pé e só deve reiniciar as obras (Sic!) do Zerão quando receber as faturas que assegura ter direito.

Gasolina
Quem jogou gasolina pura no fogo da discórdia foi o Superintendente da Caixa Econômica no Amapá, achando muito estranho que técnicos do GEA forcem a barra para que o banco pague as faturas a Estacon, mesmo discordando dos preços pactuados e do cronograma físico da obra. (Sic! Mais uma vez).
 
Providências
Vale lembrar que nas eternas obras de Santa Engrácia (com todo perdão a Santa Milagrosa) realizadas pela Estacon, existe dinheiro público no meio: o meu, o seu, o nosso. É preciso descobrir quem é o padrinho forte do Lutfala Bitar no Meio do Mundo, pois, até agora, ninguém obrigou a empresa a cumprir com seus compromissos, seja na duplicação da BR 210 (outra Sic! Obra) ou na reforma do Zerão, cujas bilheterias serão, se for completada a obra (Sic! novamente), as mais bonitas, confortáveis e antiestéticas do planeta. Bem que o MP poderia entrar na jogada e dividir essa bola, entrando de sola na canela da empresa.

Homenagem

Amanhã, 31, às 19h00 acontecerá a entrega da benção apostólica de Sua Santidade o Papa Bento XVI para os fiéis que se destacaram como doadores da Paróquia São Pio, em Santana.
Em Macapá, a família homenageada é a da fundadora do Jornal do Dia, Irene Pereira, que deverá receber o documento pelas mãos do Frei Jamilsom. Os colaboradores do JD parabenizam a matriarca.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008


- Comitiva visitando trecho que já está pavimentado, e que antes era considerado um dos mais críticos da BR.

Montanha de brita no canteiro de obras da CR. Almeida

Governador Waldez Góes e convidados acompanham o asfaltamento realizado há 28 quilômetros da entrada do município de Calçoene. Para se ter idéia, o local era considerado um dos mais críticos pelos usuários.


Britador - equipamento utilizado para quebrar a brita.

Visita BR-210



Usina de beneficiamento de concreto e asfalto da CR. Almeida, empresa que cuida da pavimentação da BR-156.

O Governador do Estado, Waldez Góes convidou a imprensa, empresários e secretários para fazer uma visita nas obras que estão sendo realizados na BR-156, via que liga todos os municípios do estado. Os trechos visitados compreendem a comunidade do Calafate e entrada do município de Amapá.

Neutro

À propósito, prefeito Roberto Goés já se manisfetou quanto a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Macapá, informando que deixará esta decisão a cargo dos vereadores. O novo administrador municipal disse que pretende manter a relação de transparência e parceria que existe entre o legislativo e o executivo mirim, deixando tal decisão para os vereadores.

Tarifa Cidadã


O prefeito João Henrique prometeu reeditar o decreto 1.361/2008, relativo a Tarifa Cidadã, que estipula o preço da passagem de transporte coletivo em R$ 1 nos domingos e feriados. De acordo com a promessa de João Henrique, a reedição deverá acontecer até amanhã, 30.

Anúncio


Assessoria do prefeito eleito Roberto Góes e da vice Helena Guerra já enviou convite para a redação do Jornal do Dia para uma entrevista coletiva que deverá acontecer amanhã, no auditório do Macapá Hotel, para que a equipe de transição apresente o relatório de transição feito a partir das informações coletadas junto a atual administração da PMM.
Ainda hoje, deverá ser anunciado os nomes que comporão a equipe da administração municipal de 2009. A matéria completa o leitor pode acompanhar pelo impresso ou através do site www.jdia.com.br

domingo, 28 de dezembro de 2008

Nova tributação

As empresas fabricantes de cervejas, refrigerantes, águas, isotônicos e energéticos têm prazo até quarta-feira (31) para aderir ao regime especial de tributação. Na última semana, o Diário Oficial da União publicou o Decreto nº 6.707, que regulamenta a nova tributação sobre esses produtos.
De acordo com o decreto, as empresas poderão se enquadrar em dois modelos de regime para pagamento de impostos e tributos. Num deles – o regime geral – o IPI, a Cofins e oPIS/Pasep vão incidir sobre bases de cálculo definidas em Reais.
Já no regime especial de tributação, os tributos vão ser calculados de maneira a associar controle de produção com os preços praticados no varejo.
O certo é que novamente quem vai sentir as mudanças será o bolso do consumidor.

Institutos federais de educação

Trinta e oito institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets) serão criados amanhã (29) por projeto de lei que será sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os institutos fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aumentam o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.

Fiscalização

Leitores do JD reclamaram que na noite do Natal houve muita confusão na cidade por conta da falta de fiscalização da polícia em relação à Lei Seca. Afirmaram que não houve policiamento eficaz e que várias pessoas embriagadas estavam conduzindo veículos.

Na mesma

Pelo visto 2009 não vai começar muito bem no trânsito amapaense. Os constantes defeitos apresentados nos semáforos da capital já fizeram muita bagunça no Natal. Agora imaginem como é que vai ser no Ano Novo? Tenho medo até de pensar...

Ano novo de bolso cheio

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.034 da Mega-Sena e o prêmio principal para o sorteio especial de Final de Ano é de R$ 35 milhões.
Os números sorteados neste sábado foram: 01 - 03 - 18 - 20 - 42 - 49.
A quina foi acertada em 61 apostas e vai pagar prêmio individual de R$ 19.548,37.
Com 4.635 acertadores, a Quadra vai pagar R$ 257,27 a cada um.

Posse

Marcada para o dia 1 de janeiro, a posse de Roberto Góes e Helena Guerra já tem festa marcada. Pena que os urubus de plantão já estão se articulando para tentar estragar a comemoração. Isso que é não saber perder.

Atrasos da Gol

Desde quinta-feira, na maioria dos aeroportos do país, os aviões da Gol estão decolando com atrasos. Já não basta o passageiro ter que pagar muito caro para viajar, agora tem que ter paciência com os péssimos serviços oferecidos nos aeroportos.

Ronaldo no Corinthians

Após se tratar e treinar durante um bom tempo no Flamengo, e até dar entrevistas dizendo que seu “sonho” é um dia jogar pelo clube, Ronaldo Fenômeno – que de fenomenal só tem a barriga – sai de fininho do Fla, que não mostrou interesse, e que agora não pode dar um suspiro que vira notícia no Corinthians. Só quero ver quando ele começar a jogar de verdade, o marketing só se sustenta com boas apresentações, o que Ronaldo está um pouco longe de conseguir realizar.

Período de férias

Final e início de ano parece que alguns jornalistas de Macapá não gostam muito de trabalhar. Mas aqui continuamos a todo vapor, sempre respeitando nossos leitores e parceiros, mesmo porque nem todo mundo está de férias.