sábado, 7 de março de 2009

Rios Araguari e Jari estão sendo monitorados pela Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros do Estado já avisou que está de olho na elevação das águas do rio Jarí e Araguari, que acontece todos os anos nesse período em função das chuvas que caem no Estado. Até o momento, ainda não foi necessário fazer o remanejamento de famílias de áreas consideradas de risco.
O trabalho de fiscalização está sendo realizado desde dezembro do ano passado, quando as chuvas começaram a cair com certa frequencia no Estado. De acordo com o coronel Giovani Tavares, até o momento não foi necessária a intervenção dos bombeiros.
Três bases foram montadas. Em Macapá, 300 soldados se revezam em três turnos para atendimentos imediatos com voadeiras, veículos, e ainda se necessário for a utilização do GTA que sempre está em prontidão para os resgates emergenciais.
No município de Ferreira Gomes, próximo a Hidrelétrica de Coaracy Nunes, o rio Araguari está sendo monitorado, e de acordo com as autoridades, está dentro do suportável que é de 1,40 a 1,60 metros. No Vale do Jarí, compreendendo os municípios de Laranjal do Jarí e Vitória, o Comando em Macapá já montou um outro grupo que deverá se unir aos que estão lá, enquanto isso, o nível das águas continua entre 1,50 e 1,70 acima do nível do mar, e algumas casas já estão começando a ficar com os assoalhos molhados. A vigilância é constante.