sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Respingando

Transferida
A Expofeira desse ano acaba de ser transferida para o final do mês de outubro. O adiamento deu-se por conta da adaptação à agenda da maior dupla de cantores sertanejos da atualidade, Vitor e Léo, que deverão vir ou para a abertura ou encerramento do grande festão do Amapá.

Contrato
O Jornal do Dia deve fechar contrato até o início de setembro, com um dos mais acreditados institutos de pesquisa para publicação das pesquisas de 2010. Trata-se do Instituto Ecos, genuinamente amapaense e que tem em seus quadros técnicos das melhores qualidades, comparados com profissionais de renome nacional.

Pesquisa verdade
As bases do contrato já estão sendo analisadas pelos diretores. Em matéria de pesquisa, o JD tem acertado na mosca, inclusive na última eleição para prefeito, com a eleição acirrada, acertamos até as casas decimais. O povo já sabe: se a pesquisa saiu no JD, pode acreditar que os números são verdadeiros.

Mistério
Continua sob mistério o caso do professor encontrado morto, ontem, próximo ao Pesque Pague, no bairro São Lázaro. Ele saiu do trabalho, a Escola Graziela Reis de Souza, por volta das 19h30 e ligou para a esposa dizendo que em dez minutos estaria em casa. O carro foi encontrado no bairro Laguinho com vestígios de sangue. Até agora não se sabe o que houve ao certo.

Serviço federal
Pelo menos três servidores federais são investigados a cada mês por suspeita de enriquecimento ilícito. Somente em 2009, foram instauradas 18 sindicâncias para averiguar aumento patrimonial, sendo que 16 delas ocorreram depois do último mês de março.

Sob suspeita
A maioria das suspeitas ocorre entre os funcionários da área social, setor que lidera o maior volume de apurações, com 42 dos 92 processos abertos desde 2005. As descobertas foram feitas por monitoramento de movimentações bancárias realizado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, além de denúncias à Controladoria-Geral da União (CGU).

Nossa política
O jogo do toma lá dá cá da política brasileira teve mais um capítulo na quarta-feira. Sem conseguir liberar o dinheiro das emendas parlamentares, deputados ameaçaram boicotar votações de interesse do governo e não compareceram ao plenário da Câmara durante algumas sessões.

Sob ameaça
A Medida Provisória 464/2009(1) e até a Lei Orçamentária para 2010 estavam sob a mira da greve parlamentar, já que integrantes da Comissão de Orçamento não tinham realizado qualquer reunião no segundo semestre. As ameaças só cessaram depois do aviso governista de que pretende liberar R$ 1 bilhão em emendas parlamentares individuais. É a nossa política “desinteressada” que nem só ela...

Graninha
O YouTube, maior site de vídeos da web, vai dividir sua receita de publicidade com usuários que postarem os vídeos mais populares do site - de cães andando de skate a bebês dançando. Controlado pelo Google, o site ampliará seu programa de sócios para que indivíduos ganhem dinheiro com os vídeos qualificados, com base no número de exibições e compartilhamentos.

Hora-Hora

Tem que usar
O Ministério da Justiça não irá assinar novos convênios do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) com estados e municípios que não conseguirem aplicar a verba já repassada para a implementação de projetos aprovados no programa.

Turismo em casa
Uma campanha para incentivar o turismo doméstico nos feriados deste semestre e no verão será lançada em outubro pelo Ministério do Turismo. A ideia é repetir o que foi feito no primeiro semestre, para atrair turistas para diversos destinos brasileiros nos feriadões.

Lavagem
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) publicou ontem (27), no Diário Oficial da União, resolução com os procedimentos a serem observados pelas pessoas jurídicas que efetuem, direta ou indiretamente, distribuição de dinheiro ou de quaisquer bens móveis ou imóveis mediante exploração de loterias.

Indentificados
A entrega e o pagamento de prêmios terão de ser registrados com a identificação do ganhador. Além disso, todas as premiações e propostas de operação deverão ser comunicadas pelas empresas ao Coaf no prazo de 24 horas. O conselho espera, com isso, mais rigor na fiscalização das premiações para poder combater os casos suspeitos de crimes.

Educação
Para impulsionar a formação de professor e estimular que jovens talentos ingressem na carreira, o governo estabeleceu uma série de medidas que vão custear a formação desses profissionais.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Entre Aspas

Por Janderson Cantanhede



Descontente
Quem ainda não teve oportunidade precisa visitar o blog do nosso colega cá de casa, Aníbal Sérgio (pailabina.blogspot.com). Falando nisso, li nas últimas postagens de que o deputado federal Antonio Feijão está descontente com o deputado estadual Jorge Amanajás.

E os outros?
Segundo Feijão, Amanajás estaria usando o partido (PSDB) somente para o lançamento de sua candidatura ao governo do Estado, esquecendo os outros companheiros que pretendem também disputar as eleições de 2010, aos cargos de deputado federal ou deputado estadual.

O terceiro
Fora Feijão e Amanajás, não podemos esquecer, ainda, do senador Papaléo Paes. Diante deste imbrólio o que deverá acontecer?

Aos seus lugares
Exatos sete dias depois de o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), ter sido absolvido no Conselho de Ética, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu à tribuna na terça-feira (25) para pedir a renúncia do peemedebista. Em um gesto calculado, empunhou um "cartão vermelho", deixando claro seu veto à presença do peemedebista no comando da Casa. Foi o suficiente para reinstalar o clima de guerra.

Irritado
Só havia um representante da chamada tropa de choque do PMDB no plenário vazio - o senador Almeida Lima (SE), que logo saiu em defesa de Sarney. Mas o embate atingiu temperatura elevada, a ponto de Suplicy perder o controle e se irritar na tribuna, com a intervenção do primeiro-secretário da Mesa Diretora, senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Nunca é tarde
Ao lembrar que chegou à Presidência da República mesmo sem ter um curso superior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que poderá retomar os estudos depois que deixar o Palácio do Planalto. E brincou que poderá tentar uma vaga no ProUni, que financia estudos de alunos de baixa renda na rede privada de ensino. Quem sabe ele consiga...

Talvez melhore
A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a utilização da rede de energia elétrica para transmissão de internet banda larga e de televisão por assinatura. Com o sistema, as tomadas residenciais passarão a ser pontos da web e de TV a cabo, quando conectadas a um modem. Quem sabe assim ocorra, realmente, a inclusão digital que tanto falam.

Condenados
Foram mantidas as penas de 228 e 158 anos para os responsáveis pelo massacre de Carajás.
O confronto de abril de 1996 deixou 19 mortos, centenas de feridos e 69 mutilados. O STJ confirmou a condenação imposta a um coronel (228 anos), e a um major (158 anos e quatro meses). Mas eles estão soltos. Levando em conta os anos de condenação, é cadeia para essa vida e ainda sobra para a outra.

Se pega...
Agora torpedo no celular passa a ser aceito como prova de adultério na França. A decisão foi anunciada durante um processo em que a esposa quis provar o adultério de seu marido apresentando mensagens que estavam guardadas no celular profissional dele. Ah se essa moda pega pelas bandas de cá...

Hora-Hora

Padrão
A adoção de um padrão nacional para as medidas de vestuário começou a ser discutida em São Paulo, durante o primeiro encontro dos profissionais do setor. O objetivo é definir medidas com base no biotipo brasileiro.

Blog
Além do lançamento do marco regulatório do pré-sal, o governo também programa para a próxima segunda-feira (31) a apresentação do Blog do Planalto, com o objetivo de aproximar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dos internautas.

Esperança
A Caesa vai receber mais duas bombas que serão utilizadas no serviço de captação de água. Os equipamentos desembarcaram ontem (26), e fazem parte de um contrato que garantiu a compra de cinco bombas desse porte. As três primeiras bombas foram adquiridas há um ano.

Sou da paz
Depois de um início de semana agitado, com cartão vermelho, bate-boca entre senadores e nenhuma discussão de matérias, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), presidiu ontem (26) uma sessão no plenário bem mais calma. Ao fazer referência ao “cartão vermelho” de Suplicy (PT), Sarney disse que usa apenas o cartão branco da paz

Bastidores da Notícia

Por Rodolfo Juarez



RESTAURANTE SEM COZINHA
A surpresa que o prefeito Roberto Góes teve quando soube que não estava constando do contrato que o Município firmou com a empresa construtora, para a realização da obra do Restaurante Popular, no bairro do Laguinho, foi muito grande. Para o prefeito não há como pensar em um restaurante, seja qual for, sem ter pensado na cozinha. Pois é, o que foi contratado pelo município de Macapá, não tem cozinha.

MERCADO DE PEIXE
Está quase pronta a “guaribada” (expressão do próprio secretário municipal Otacílio Barbosa) que está sendo dada no mercado de peixe, no centro da cidade. Segundo o secretário Otacílio, lá será o local para onde serão remanejados os feirantes que ele chama da “feira do caranguejo”. No local da atual “feira do caranguejo” será construído o shopping popular.

ANIMADO
O desembargador Dôglas Evangelista Ramos, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, está muito animado com as ampliações jurisdicionais que foram entregues à sociedade, em Laranjal do Jarí. A expectativa do Presidente é de que, com essas medidas seja alcançada a celeridade que está sendo pedida pelo Conselho Nacional da Justiça.

QUIOSQUES DA BEIRA RIO
Há uma grande expectativa por parte da comunidade com relação a marcação da nova data para inauguração dos quiosques da Beira Rio que ficam às proximidades do Trapiche Eliezer Levi, em Macapá. A data já foi adiada por várias vezes e, a última, que havia sido confirmada em junho, que forma marcada para o dia 17 de agosto, “furou”. O local é um dos mais importantes para o turismo macapaense.

SEMANA DO
EXCEPCIONAL
Termina amanhã, dia 28, a Semana Nacional do Excepcional que começou no dia 21 deste mês. Uma jornada que, há 40 anos busca combater o preconceito e fazer cumprir as leis. Atualmente a Constituição Federal, preconização que a sociedade tem obrigação de “construir uma sociedade livre, justa e solidária”; “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO
O governador Waldez Góes deu posse, no inicio da semana, ao novo secretario extraordinário de políticas para os afrodescendentes, Manoel Azevedo de Souza, em substituição a Josivaldo da Silva Libório. Maneca, tem 52 anos, é graduado em Letras e especialista em Educação e mestrando em Desenvolvimento Regional.

MORRE O ÚLTIMO DOS TRÊS IRMÃOS
Morreu terça-feira, aos 77 anos, o senador americano Edward M. Kennedy, vítima de um câncer de cérebro. O mais novo dos três irmãos que ocuparam papel central na política americana na segunda metade do século XX. Edward Kennedy tornou-se uma das vozes mais proeminentes em defesa de políticas liberais nos Estados Unidos desde que foi eleito em 1962.

O REAJUSTE DOS APOSENTADOS
As empresas passarão a ser obrigadas a garantir o emprego do trabalhador que estiver a um ano da aposentadoria. A nova regra, que ainda precisará ser aprovada pelo Congresso, faz parte de um acordo fechado ontem entre governo e centrais sindicais. O mecanismo deverá garantir, em 2010, reajuste total (já incluída a inflação deste ano) de aproximadamente 6% para 8,2 milhões de aposentados.

AEROPORTO
Continua sem solução a questão da obra da Estação de Passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá. A empresa Infraero, até agora, ainda não encontrou uma solução, nem para a estação nova e muito menos, para a estação velha, pela qual o passageiro paga um absurdo para ficar sem conforto algum. É uma das piores estação de passageiros do transporte aéreo do Brasil.

PEDIDO
Já há pedido para que seja suspensa o pagamento da taxa de embarque considerando que não há a contrapartida de serviço que corresponderia a taxa para a empresa que administra o aeroporto de Macapá. Segundo os especialistas o desconforto, inclusive, pode gerar obrigações pelo não atendimento do direito que tem o passageiro.

CHINA NA PONTA
A China superou a Alemanha como maior exportador mundial em volume comercial no primeiro semestre do ano, informou a imprensa oficial, que reproduziu informações do último relatório da OMC (Organização Mundial do Comércio). Entre janeiro e junho, a China vendeu bens ao exterior no valor de US$ 521,7 bilhões, enquanto a Alemanha, então líder mundial em exportação, negociou US$ 521,6 bilhões.

REPRESÁLIA
Num agravamento da crise na Receita Federal, cerca de 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em 5 das 10 superintendências regionais, avisaram seus superiores que deixarão suas funções. Somente no Estado de São Paulo, que concentra 42% da arrecadação nacional, foram cerca de 30 demissionários. A posição dos funcionários é uma represália às falas de Dilma Russef.

SISTEMA PLC
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira, dia 25, as regras para o uso da tecnologia conhecida como “Power Line Communications” (PLC) no país - sistema que utiliza a rede de energia elétrica como meio de transporte de sinais de internet, vídeo e voz.

Na grande área

Por Mário Tomaz



Bola Cheia
A Copa do Mundo de Futebol Marcilio Dias inicia neste sábado e são esperados cerca de 7 mil pessoas para acompanhar o evento. Provas do sucesso e da seriedade de organização da equipe comandada por José Maria Gomes Teixeira, o Manga. Na rodada de abertura tem Cabo Verde, além de El Salvador x Canadá.

Bola Murcha
Arbitragem de Heber Roberto Lopes tira pontos do Brasiliense dentro de casa e impede um empate do Vasco da Gama, campeão do primeiro turno e invicto no returno da Série B. Foi aí que me lembrei do tal Encarnação, que não marcou dois pênaltis a favor do Cristal. O tal pediu desculpas para o presidente do Cristal, promotor Moisés Rivaldo, mas impediu com que estivéssemos classificados antecipadamente para a terceira fase do Brasileiro.

Leitor de Moral
Mosaniel dos Passos, prefeito de Pracuuba e leitor assíduo do Jornal do Dia, tanto pelo impresso como pela internet. A partir de terça-feira, 1, estará recebendo a comunidade para a grande festa do esporte em seu município: no Intermunicipal 2009.

Homenageado
Maneca, Manoel Azevedo de Souza, sua excelência o zagueiro rubro-negro. Sua história de força, fé e disciplina o transformaram em ídolo no esporte e na vida e foi homenageado como secretário Afro-Descendente pelo Governador Waldez Góes. Parabéns Maneca e que seu amor pela locomotiva possa crescer ainda mais.

Ciclismo
Campeonato Brasileiro está sendo divulgado com grande intensidade fora do Estado e presidente Antõnio Carlos encerra período de organização, esperando apenas o início do evento, em setembro. Competição marca encontro de sulistas e nortistas no meio do Mundo, local da abertura da competição. A CBC, a FAC e o ciclismo amapaense estão de parabéns.

Saiu atrasado
O site futeboldonorte divulgou ontem que o Amapá Clube pediu desistência do Campeonato e que isso vai influenciar diretamente na realização do evento. O que eles ainda vão descobrir é de que o TJD quer punir o clube e que a tabela não pode ser divulgada até decisão final do referido egrégio.

Futsal
Dois jogos movimentam o Campeonato de Futsal na noite desta quinta-feira. Será pelo Campeonato Sub-20 e terá em quadra Macapá B x Cruz de Malta. Na outra partida o Cane pega o Juventus (Mazagão). Já na sexta-feira, 28, no Avertino Ramos tem Sub-11 com Aerf x Juventus (Mazagão), no Feminino tem Ascann x Macapá. No sábado jogam Sub-11 na PMAP – Canário x Meta, Aquarela x Sesp, Ascann x Macapá, Cane x Trem.

Bastidores do Esporte
Olá colegas do esporte, o nosso encontro é aqui no JD. Quero lembrar que estarei me deslocando no sábado para Santarém, onde estaremos acompanhando mais um jogo do Cristal pela Série D do Brasileiro. Será pela Rádio Forte 99,9FM xxxxxxx Dia 1 de setembro é dia do profissional de Educação Física e ele deve receber nossas homenagens. Tenho dois grandes parceiros nesta área: o jacarezinho Edson Canutto Júnior e minha sobrinha Glendah Mayara xxxxxx Janer Yared está confirmado como treinador da seleção de Tartarugalzinho e o bicho vai pegar em Calçoene xxxxx Vitória de 2 a 1 faz Brito Favorito sorrir e Galo Fonseca ficar atento xxxxxxx Dinamite, Fábio Cabeça, Deuzivan, Bigui, Bioca são alguns nomes de atacantes do futebol interiorano xxxxxx Programa Ensaio Geral manda ver neste domingo com muita música e notícias de esporte ao comando de Ivo Canutti, Solangelo Fonseca e Fabrício Picanco, logo depois tem Armstrong e Cliver Campos xxxxxxx Ronaldo Cunha feliz da vida por ser o quinto melhor do Brasil na atualidade. É moral do Ceap no handebol xxxxxxx Leonil Amanajás é chamado de “Salvador da Pátria” por Barbosa Neto. Que moral !!! xxxxxx Tem jogador que ainda não jogou no Cristal e olha que chegou de longe. É melhor mandar embora xxxxxxx Dizem que é melhor o pouco feliz com o muito triste, não é o que pensa o atacante Silas, do Trem Desportivo Clube xxxxxxx Socorro Marinho vem como novidades para o Amapazão. É só esperar xxxxxx Max Andrade descansa em braços de orfeu após vitória na AABB xxxxxx Amigo Ayrton, gerente do Banco do Brasil confirma presença na AABB neste domingo xxxxxx Com a chegada da Copa do Mundo Mar´cílio Dias, Acleap terá que escolher novo local para ficar xxxxxxx Festa do Queimadão terminou com uma tal de Maria Cavalcante cheia de prosa, e olha que vem do Brasil Novo xxxxxxx Carol Lopes está revoltada com tantas mudanças negativas no Flamengo. Segundo ela, falta administração e marketing e disso ela entende xxxxxxx Obrigado pela atenção e até a próxima.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Renajud completa um ano com 864 mil registros

Em um ano de funcionamento, completado nesta quarta-feira (26/08), o Sistema on line de Restrição Judicial de Veículos (Renajud) totalizou 864.474 registros em todo o país, entre consultas, inserções e retiradas de restrições a veículos automotores. Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o sistema on line interliga o Judiciário ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e permite o envio, em tempo real, de restrições de veículos — inclusive registro de penhora — de pessoas condenadas em ações judiciais.

A Justiça trabalhista lidera o ranking de usuários do sistema. Do total de operações, 712.583 (82,42%) foram realizadas pelos tribunais regionais do Trabalho (TRTs). Os TRTs fizeram 654.153 consultas ao cadastro do Registro Nacional de Veículos (Renavam) e restringiram licenciamento, transferência e circulação de 54.160 veículos.

Recordista - O Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP) — TRT 15ª Região — é o recordista na utilização do Renajud, com 177.913 operações, sendo 162.437 consultas, 14.524 inserções de restrições e 952 retiradas. Ele foi responsável por 20,58% dos registros feitos por todos os usuários do sistema nos 12 meses de funcionamento do sistema.

Na Justiça Estadual foram registradas 124.557 operações, entre 15.374 inserções, 1.000 retiradas e 108.183 consultas. Na Justiça Federal, foram 27.334 operações, sendo 2.228 inserções, 99 retiradas e 25.007 consultas.

Na Justiça Estadual, o tribunal que mais usou o sistema foi o de Minas Gerais (TJMG) com 32.881 operações entre consultas (29.106), retiradas (321) e inserções (3.454). No ramo federal, o principal usuário é o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região com 9.533 registros e 755 bloqueios de veículos.

Lançado em 26 de agosto de 2008, o Renajud foi criado com o objetivo de agilizar a efetividade das decisões judiciais. Ele permite que juízes dos tribunais regionais federais, dos tribunais regionais do trabalho e dos tribunais de justiça possam consultar, via internet, a base de dados de veículos que fazem parte do Registro Nacional de Veículos Automotores ( Renavam ) , e inserir restrições judiciais de transferência, licenciamento, circulação e penhora de carros. Antes, para obter informações sobre os veículos, o juiz tinha que enviar um ofício, em papel, para os 27 Detrans de todo o país. Somente depois de ter resposta ao ofício, o magistrado conseguia fazer a restrição judicial, o que levava meses para se concretizar. Segundo o secretário-geral do CNJ, juiz Rubens Curado, a grande vantagem do sistema é a efetividade. "Estamos trabalhando para que a condenação judicial saia do papel e possa ser convertida em algo concreto para o credor, o autor do processo", explica.

Ao dar efetividade ao bloqueio de automóveis de pessoas com pendências na Justiça, o sistema garante o pagamento das dívidas judiciais com maior rapidez e segurança. Muitas vezes, a agilidade do sistema, que bloqueia a transferência do veículo, por exemplo, pode impedir que o condenado - proprietário do automóvel - venda ou transfira o bem, impossibilitando o pagamento da dívida.

O sistema é nacional e o acesso é feito pela internet. O Renajud pode ser utilizado por juízes e servidores cadastrados dos tribunais federais e estaduais de todo o país. O usuário é cadastrado no sistema e recebe uma senha. Com a senha, ele pode consultar a base de dados, inserir ou retirar a restrição a um veículo. Ao digitar o CPF da pessoa física ou o CNPJ da empresa, o magistrado pode saber se o devedor do processo, que está sob sua responsabilidade, possui algum veículo e obtém dados referentes a esses veículos. A partir daí, ele pode registrar, on line, a penhora do veículo, ou impedir que ele circule ou seja transferido para outro proprietário.

O JD lamenta mais essa trágica perda por conta do trânsito amapaense

A DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL CASTELO BRANCO LAMENTA PROFUNDAMENTE A MORTE TRÁGICA E VIOLENTA DA ALUNA ADRIANA BENTA DA SILVA QUEIROZ, DA TURMA 333, DO TURNO DA NOITE, VÍTIMA DO ACIDENTE DE TRÂNSITO DA RUA LEOPOLDO MACHADO, CENTRO DE MACAPÁ, NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA, 26/08/09.

“ADRIANA ERA UMA DAS MINHAS MELHORES ALUNAS EM LITERATURA, MAS TAMBÉM NAS OUTRAS DISCIPLINAS. UMA DAS JOVENS MAIS ENTUSIASMADAS COM A PREPARAÇÃO AO VESTIBULAR, SEMPRE SORRINDO, DE BEM COM A VIDA, INCENTIVADORA DOS COLEGAS DE TURMA. PARA MIM, É INACREDITÁVEL IMAGINAR QUE A ADRIANA NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS, ASSASSINADA POR UM TRÂNSITO CADA VEZ MAIS CAÓTICO, DESUMANO E LOUCO DE MACAPÁ, QUE TIRA UMA VIDA ASSIM DE UM SEGUNDO PARA OUTRO. ATÉ QUANDO, MEU DEUS? QUE ADRIANA SORRIA NA ETERNIDADE ASSIM COMO FICAREMOS COM TODA A SUA ALEGRIA EM NOSSOS CORAÇÕES”.

(PROFESSOR OSCAR FILHO)

Campanha de prevenção do câncer de próstata no interior

Com o objetivo de conscientizar a população interiorana do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem lançando mão de uma campanha de prevenção ao câncer de próstata nos municípios amapaenses.

Desta vez os beneficiados são os moradores – homens com idade a partir de 40 anos – dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, além de outros distritos daquela região. Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) estarão entre os dias 26 e 28 deste mês naquelas localidades para fazer coletas de sangue para exames de PSA – teste que aponta suspeita do câncer na próstata – e dar orientações às comunidades do interior.

De acordo com a diretora do Lacen, Juvanete Amoras, a ação faz parte do cronograma de atividades do Projeto de Prevenção do Câncer da Próstata, que tem como idealizador o médico urologista Pedro Paulo Dias de Carvalho, atual secretário estadual de saúde e vice-governador. “A nossa intenção principal é conscientizar a população masculina quanto a importância de se fazer a prevenção”, comentou a diretora. Pedro Paulo reforça a importância do teste lembrando que o câncer de próstata é o tipo que figura como o segundo maior causador de óbitos no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão – segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “A prevenção ainda é o melhor remédio. A ação realizada nos municípios é uma espécie de monitoramento da doença. Todo ano, os homens com idade a partir de 40 anos devem fazer o exame de próstata, que dá oportunidade de detectar e corrigir, mesmo que precocemente”, alertou o secretário.

O Projeto
Desde o ano de 2005, através do Lacen, a Sesa tem incentivado maciçamente a Prevenção ao Câncer de Próstata, por meio teste de PSA. Desde então, já foram atendidos mais de 32.000 homens. O objetivo das campanhas é fazer com que os homens percam o medo de realizar os exames urológicos e sangüíneos necessários para detectar a doença em fase inicial, para que se tenham totais chances de cura. “Se for um caso de ser um tumor maligno, quando você descobre na fase inicial, a cura é cem por cento, você opera e o paciente fica curado”, informa o urologista Pedro Paulo.

Dados atuais do Projeto apontam que a cada cinco homens que possuem a doença, três morrem. Estas pessoas são, em sua maioria, de classes menos favorecidas, nunca realizaram nem um tipo de exame ou tiveram acesso a um urologista. De acordo com Pedro Paulo, a grande preocupação é combater este número e direcionar o projeto – principalmente – para pessoas de baixa renda e aquelas com dificuldade de ir freqüentemente a um médico. Os principais sintomas do câncer de próstata são: o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades em urinar e dor à micção.

Tratamento
O tratamento do câncer da próstata depende do estágio clínico. Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizada. Para doença metastática, o tratamento de eleição é hormonioterapia.

Respingando

Visão democrática
Prefeitos que participaram do encontro com o governador Waldez Góes (PDT), na última segunda-feira (24), foram unânimes em destacar que nunca receberam a devida atenção que as prefeituras merecem como estão recebendo da atual gestão governamental. Isso é fruto da visão democrática que o Executivo possui em relação ao progresso do Estado.

Apoio
Entre os assuntos discutidos na pauta entre governo e prefeituras, esteve o reforço da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) para a confecção dos projetos e o cumprimento de etapas burocráticas para a transferências das verbas. Os prefeitos tem dificuldades principalmente na feitura dos projetos, para retirar os recursos do Governo Federal.

Títulos
Na extensa pauta de trabalhos, ficou acertado entre os prefeitos e o governador Waldez Góes que no próximo dia 10, em Macapá, será assinado convênios com todas as prefeituras para a limpeza urbana dos municípios e serão entregues os títulos de regularização das Glebas Patrimoniais de 14 municípios.

Um por um
Já nos dias 8 e 9 de setembro a agenda de Waldez está reservada para os encontros individuais com os prefeitos, momento em que serão discutidas as agendas locais de cada município.

Em sintonia
O prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), está de boa com a opinião pública. Seu trabalho vem repercutindo na imprensa local. É o resultado da sintonia entre ele e a vice-prefeita Helena Guerra (DEM). São frentes de trabalho, onde um ou outro está comandando. Seja nos bairros ou nos distritos, o trabalho não pára.

Trabalho
A Vice-Prefeitura está com um cronograma de ações para serem desenvolvidas no município. E não é pouco trabalho não. Além dos grandes mutirões de limpeza já deflagrados no interior da capital, o Bailique é o primeiro a receber os serviços, ações de cunho social, ambiental e cultural são planejadas para atender as comunidades mais distantes

Sem desgaste
Na tentativa de se poupar do desgaste provocado pelas acusações da ex-chefe da Receita Federal Lina Vieira e evitar novas declarações que possam agravar a exposição negativa das últimas semanas, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) reduziu o ritmo de trabalho e cancelou aparições em eventos. De quebra, conta com a memória curta do eleitorado brasileiro.

Trégua
A Medida Provisória 462/2009, que repassa R$ 1 bilhão aos municípios, deve ser a saída para a trégua pleiteada pelo grupo de senadores ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB). A proposta chegou à Casa na semana passada e tem sido usada como argumento pelos sarneyzistas para retomar as votações em plenário e, dessa forma, diminuir as pressões pela saída do peemedebista da Presidência.

Muito chão
Num país em que ainda se gastam 13% do Produto Interno Bruto com aposentadorias e pensões e apenas 3% em educação fundamental, o desafio do desenvolvimento é grande. O Brasil precisa alcançar a nota média 6 em 2021, pelo ranking da OCDE. Hoje é 3,8.

Queda
Ninguem explica o que acontece com as quedas de energia na cidade. Pelo menos no bairro Pacoval, quase toda tarde o transtorno é certo. Será o final dos tempos?