quinta-feira, 2 de abril de 2009
Policia Militar tem novo diretor de comunicação
Fora Dengue continua pelas ruas de Macapá
Durante sua ocorrência, a ação se concentrou em vários pontos de grande fluxo na cidade onde foram distribuídos material informativo e adesivos.
Show Reforma Amazongráfica no Sesc Centro
Trata-se de uma odisséia musical amazônica em 45 anos de ditadura militar no Brasil.
Decreto sobre comercialização de pescado já foi assinado
A Pescap – Agência de Pesca do Amapá divulgou recentemente, que o Estado trabalha com o atendimento de uma forte demanda de exportação do pescado. Para se ter uma idéia, no mês de dezembro do ano passado foram processadas 200 toneladas de pescado, o que equivale a 350 toneladas do peixe inteiro.
Postos de fiscalização deverão ficar concentrados no Km 09, Igarapé da Fortaleza, e em Oiapoque. Os órgãos que deverão participar da Operação serão a Receita Estadual, Diagro e Pescap.
Ministro visita Macapá na próxima segunda (6) para assinar termo entre órgãos de energia
A solenidade acontecerá no Teatro das Bacabeiras, seguida de uma coletiva a imprensa por parte do ministro Edson Lobão. O programa federal que faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) deverá definir na ocasião, as metas para 2009 e 2010.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Empresária baleada durante tentativa de assalto morre em Belém
Márcia estava no CTI desde o dia em que aconteceu o crime, aonde permanecia em coma induzido. No domingo, a equipe médica que cuidava da sua saúde, realizou duas cirurgias, a primeira para retirar o projétil, e a segunda para estancar a hemorragia.
Segundo familiares, ela teria morrido de parada cardíaca. Seu esposo, Roberto Rodrigues recebeu a notícia em Macapá, aonde se encontrava desde o último domingo para resolver problemas particulares. Ele retornou ontem à tarde em voo particular, após receber a notícia ficou muito emocionado e não conteve as lágrimas.
Audiência pública na Câmara discute demissões na Embraer
Na semana passada, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região determinou que a empresa pagasse indenizações, mas não revogou as demissões. A Justiça determinou que a Embraer pague mais dois avisos prévios e estenda por um ano o convênio médico familiar aos trabalhadores demitidos. Os funcionários terão ainda prioridade em futuras contratações.
Para a audiência pública foram convidados o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente da Embraer, Frederico Curado, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Adilson Santos, o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique da Silva, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Wagner Gomes, e o secretário executivo da Coordenação Nacional de Lutas, Luiz Carlos Pratas. (Agência Brasil)
General Heleno deixa comando militar da Amazônia no próximo dia 6
Comandante-geral militar da Amazônia desde 2007, Heleno ficará, agora, à frente do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, sediado em Brasília. No Haiti, ele coordenou militares de 13 países, nos anos de 2004 e 2005. No comando militar da Amazônia, entrará o general Luís Carlos Gomes Mattos. Heleno afasta qualquer possibilidade de retaliação à sua conduta, com a substituição.“Não há nenhuma retaliação, como já andaram falando aí, da minha saída. Eu estou indo para uma função de general de quatro estrelas, extremamente relevante. O meu substituto, que é o general Mattos, vai encontrar aqui um enorme trabalho para fazer e tem todas as condições para fazê-lo, de forma até mais competente do que eu fiz”, afirmou.
Em abril do ano passado, Heleno criticou o fato do governo transformar a faixa da fronteira norte do país em áreas indígenas. Ele também classificou a política indigenista do governo de “caótica”.
Na época, o general não se mostrou preocupado por estar criticando o governo e disse que o Exército serve ao Estado. Hoje, às vésperas de deixar o posto, ele mais uma vez fala sobre a Amazônia.
“A Amazônia brasileira é Brasil, é nossa, e não tem ninguém que deva ficar dando palpite na Amazônia. Nenhum país no mundo tem a moral para dar palpite em termos de conservação ambiental, preservação, não sei o quê”, disparou.O general sempre reclamou por mais investimentos militares para a Amazônia, advertindo sobre as dificuldades enfrentadas pelos soldados que atuam na região.“Completamente isolados de todas as facilidades, cercados de selva por todos os lados, alguns desses pelotões se valem do aproveitamento de água da chuva. Ora, nós estamos no século 21. Não é possível que, em um país rico como o Brasil, nós ainda tenhamos militares submetidos a um enorme sacrifício. Temos que investir para resolver esse problema”, observou.Para Heleno, mais que armamentos modernos para defender a Amazônia, o mais importante é o efetivo humano. “A grande arma nossa na Amazônia é dispor do melhor combatente de selva do mundo. Cerca de 60% [dos militares que servem na região] são de origem indígena. Eles conhecem profundamente a selva e aproveitam a selva como ninguém”, disse.Acostumado à rotina militar, sempre pautada por transferências e mudanças de cargo, Heleno não esconde que sentirá falta da função que desempenha. “Vou deixando uma boa parte do meu coração aqui na Amazônia, vivi intensamente o meu comando aqui, sinto aquela frustração de não ter feito tudo o que eu queria.”Mas o general se adianta em falar da importância do Departamento de Ciência e Tecnologia, que comandará a partir do dia 6. “Hoje não se pode falar em combate, em ações bélicas, sem nos reportarmos a um alto grau de ciência e tecnologia que envolve todos os equipamentos. Então, esse departamento é muito importante, porque ele cuida de toda a parte de comando e controle”, explicou.Segundo Heleno, essa é a 24ª troca de função pela qual ele passa na carreira militar. (Agência Brasil)
Mergulhador é ferido com o próprio arpão
Socorrido por um amigo, Emerson foi levado para o hospital Saracuruna, na Baixada Fluminense, onde passou por uma intervenção cirúrgica que durou cinco horas. Ele passa bem e já está consciente, a família está feliz e surpresa ao mesmo tempo, uma vez que, ele chegou no hospital lúcido.“Como o acidente não atingiu áreas nobres, ele chegou aqui lúcido, sem déficit nenhum motor. Depois de 24 horas do transcorrido, foram realizados novos exames neurológicos
domingo, 29 de março de 2009
Governo realiza ações para reduzir números da dengue no Estado
O Governo do Amapá continua preocupado com o crescimento do índice da dengue. Mesmo com a intensa campanha e ação de combate e proliferação do mosquito, a população não está fazendo sua parte. De acordo com o último levantamento, o número de pessoas infectadas subiu de 134 para 222 casos confirmados, 262 aguardam confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública Lacen.
De acordo com registros, o bairro que possui maior índice de infecção é o Brasil Novo, com 56 casos. Dados da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, o índice de infestação predial e Breteau, realizado no período de 2 a 6 de março, registrou na localidade de Janaína um percentual de 12,5%, no Conjunto da Embrapa o número de registro foi menor comparado ao anterior com 11,115%, já no Loteamento Açaí foram registrados 10,34% de casos confirmados, o bairro Vila dos Oliveiras registrou 9,52% de casos de dengue, no Centro de Macapá foram registrados 8,4% dos casos. O bairro do Trem teve uma redução significativa comparados a outros bairros, foram 6,91% de casos, na zona norte da capital o Infraero II registrou um percentual de 6,79% dos casos, diferente ao número de registros do ano passado.
O bairro Novo Horizonte teve este ano o número mais baixo em registros comparado a todos os bairros de Macapá, foram 0,54% de casos confirmados de dengue. Oficialmente duas pessoas já morreram em Macapá vitimas de dengue com complicações.