sA revista Época traz em sua edição desta semana uma matéria espetacular sobre o uso de celulares por crianças. Em “A relação entre as crianças e o celular”, a moda pegou os baixinhos que fazem questão de andar com a tecnologia desde cedo, e os pais tanto acham melhor por terem um modo de saber por onde e com quem os menores andam.
A pesquisa foi feita com estudantes paulistas, mas pouco deve diferir de tantos outros estudantes brasileiros na faixa etária dos 10 aos 18 anos. No levantamento, 80% dos estudantes já tem seu próprio celular, 45% afirmam que ganharam o aparelho antes dos 9 anos. Mas a pesquisa não pára por ai, pelo levantamento feito pela Telefônica, no grupo de jovens entre 10 a 18 anos, 43% se esquecem das normas nas escolas e deixam o aparelho ligado dentro de sala de aula, metade deles, observou o pesquisador sequer saber ler com fluência ou escrever direito.
As meninas do grupo acima dizem que se fosse optar entre o aparelho televisor ou o aparelho celular, elas responderam sem titubear que prefeririam o segundo. Os pais também foram entrevistaram e contaram que existem muitos temores quando dão um aparelho para o filho por conta da segurança da criança que pode estar sendo colocada em risco em função de ligações de estranhos, o recebimento de conteúdo impróprio.
O assunto é delicado e interessante, e serve para manter pais e usuários da telefonia celular atentos.