sábado, 21 de fevereiro de 2009

Habeas-Corpus

A Sexta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu habeas-corpus permitindo que Fernando Sarney tenha acesso aos autos do inquérito que tramita na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão. Fernando Sarney --filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP)-- é empresário e administra os negócios da família no Maranhão. O habeas-corpus também beneficia Teresa Cristina Murad Sarney.
O filho de Sarney é citado em inquérito que apura suposto uso de caixa dois na campanha da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) ao governo do Estado, em 2006.
No habeas-corpus, a defesa de Fernando Sarney alegou que o investigado tem o direito de conhecer a acusação e de ser assistido por advogado. A defesa também alegou que suspeita que o sigilo do inquérito possa estar sendo violado pela Polícia Federal.
O ministro Tarso Genro (Justiça) negou na semana passada que a PF tenha vazado o grampo telefônico que registrou conversa do presidente do Senado com o seu filho. Tarso disse não ter conhecimento da existência do grampo nem de sua divulgação pela instituição.
"Eu não sei se o presidente Sarney foi grampeado, eu vi uma divulgação [do grampo]. O que posso dizer é o seguinte: enquanto os processos estão sob a jurisdição e o controle da Polícia Federal, nem sei se essa gravação existe. De lá, não sai, e de lá não saiu, se é que essa gravação existe", afirmou. ( Folha online)

Com toda Razão

Centenas de manifestantes defenderam um boicote ao jornal "The New York Post", que publicou uma charge racista comparando o presidente americano, Barack Obama, a um macaco na edição da quarta-feira passada (18).
"Não comprem o 'Post', vamos fechá-lo!", defenderam manifestantes diante do prédio da News Corporation, proprietária do jornal.
O desenho mostra um policial matando um macaco, numa referência ao episódio ocorrido na última segunda-feira em Connecticut, quando um oficial atirou contra um macaco que atacou e feriu gravemente uma mulher.
Na charge, outro policial comenta: "Eles vão precisar encontrar outro para redigir o próximo projeto de lei de estímulo (econômico)".
O "New York Post" desculpou-se pela publicação da charge, admitindo que o desenho pode ser percebido por algumas pessoas como "expressão levemente velada de racismo".
O diretor de cinema Spike Lee, um dos líderes da manifestação, afirmou que a charge "é um insulto a todo mundo".
Um abaixo-assinado que já reúne mais de 4 mil firmas pede aos anunciantes que retirem sua publicidade do Post caso o chefe de redação não seja demitido.

Recuperação dos EUA será Difícil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a recuperação econômica do país será difícil, apesar do pacote de estímulo que contempla um investimento de US$ 787 bilhões para recuperar a economia americana.
"O caminho que temos pela frente está cheio de perigos", afirmou Obama em discurso por rádio, transmitido todos os sábados aos americanos. O presidente afirmou que, com "força e sabedoria", o país poderá levar à frente a estratégia para "superar a crise".
Obama disse que o pacote que promulgou esta semana constitui "o plano de recuperação econômico mais profundo da história" e, como resultado de sua aplicação, três milhões e meio de americanos poderão fazer o trabalho que o país precisa.
O plano inclui ajudas para os estados, para educação e saúde, auxílio aos que correm perigo de execução de suas hipotecas e outros programas sociais, além de reduções tributárias.
Porém, Obama advertiu que o plano "é só o primeiro passo na recuperação econômica". "Não podemos deixar de completar esta caminhada", afirmou.
Para o presidente americano, isso exigirá neutralizar o aumento das execuções hipotecárias e a queda no valor dos imóveis, assim como a estabilização e reparação do sistema bancário para permitir que os créditos voltem a ser concedidos a famílias e empresas.
Obama frisou que dentro desse caminho para a recuperação também será necessário fazer "tudo o que existir para pôr sob controle o crescente déficit" fiscal, que beira US$ 1 trilhão.
Com esse último objetivo, Obama disse que na segunda-feira convocará uma reunião de especialistas, sindicatos e grupos independentes, além de membros do Congresso, para analisar formas de reduzir o déficit que diz ter sido "herdado". (Efe, em Washington)

Folha diz que Lula Sabia

Nesta quinta-feira (19), quando a empresa de aviação oficializou o corte de 4.200 funcionários, Lula se disse indignado com as demissões e comunicou que convocaria uma reunião com ministros para tentar reverter as demissões.
As demissões na Embraer foram antecipadas pelo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo.
Segundo Coutinho, a Embraer depende muito do mercado externo e se encontra em situação complicada por conta da crise internacional. No encontro, ele ressaltou que haveria "expressivas demissões". Na própria segunda-feira, Coutinho informou a Lula sobre as demissões na Embraer.
Procurado pela Folha, o BNDES, por meio da assessoria, disse que Coutinho não se manifestaria sobre o assunto. O Palácio do Planalto também não se manifestou sobre o caso.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Saiba quem são os políticos favoritos para voltar em 2010

Enquetes foram realizadas no blog do JD e destaca a escolha dos internautas rumo as próximas eleições

Durante 45 dias, o blog do Jornal do Dia (http://jornaldodia-amapa.blogspot.com/) realizou três enquetes para saber o que os internautas achavam sobre quais os políticos que devem voltar a assumir seus mandatos emanados do povo. Como todos sabem, a enquête não tem valor científico, porém, pelo número de participantes podemos considera-la altamente expressiva, dando uma boa amostra para que seja analisada.
A primeira pergunta foi a seguinte: “Em quem você votaria para a reeleição em 2010 na Assembléia Legislativa?”. No geral, 2.568 internautas deram sua opinião. Em primeiro lugar ficou o deputado Jorge Salomão (DEM) que obteve 24,65% dos votos. “Pingola”, como é chamado entre seus pares, vem de uma família de políticos oriunda do município paraense de Afuá. Seu irmão, o saudoso deputado Nelson Salomão, que empresta seu nome ao prédio da Assembléia Legislativa, foi o primeiro presidente daquela Casa de Leis. Jorge é muito bem quisto pela sua maneira simples de comportamento na vida pública.
O segundo colocado é o deputado Jorge Souza (PCB), com 14,76% das indicações. O parlamentar enfrenta problemas na Justiça Eleitoral, porém, é um dos mais veteranos na AL. Começou assumindo a suplência no lugar da hoje deputada federal, Janete Capiberibe (PSB). Desde lá, nunca mais perdeu uma eleição.
O terceiro colocado é o deputado e médico, Dalto Martins (PMDB), que obteve 14,29% dos votos. É a segunda vez que o parlamentar assume a função naquela legislativa. Também é considerado um deputado do alto clero, geralmente empunhando as bandeiras relacionadas à área da saúde. Mesmo sendo da base do governo, não deixa de fazer severas críticas aos governantes.
O quarto colocado é um novato na política. Trata-se do deputado estadual Isaac Alcolumbre (DEM). Na eleição de 2004 concorreu com o vice da chapa do pedetista, Sebastião Rocha, ficando em terceiro lugar na corrida eleitoral. Ele vem de uma família tradicional no Estado, também envolvida nos assuntos políticos.
O quinto colocado é o deputado Camilo Capiberibe (PSB), que obteve 6,07% das indicações dos internautas. Ele foi candidato na eleição de 2008, quando ganhou no primeiro turno e disputou o segundo com o atual prefeito Roberto Góes (PDT). Camilo perdeu a eleição com uma diferença apertada. Ele também vem de uma família tradicional na política local. Seu pai já foi prefeito da Capital, governador do Estado, senador cassado (o primeiro caso no Senado Federal), e na última eleição para governo foi fragorosamente derrotado por Waldez Góes (PDT), perdendo a eleição no primeiro turno. Camilo é filho da deputada federal, Janete Capiberibe (PSB), a mais votada na última eleição.
O sexto colocado, obtendo 5,3% foi o item “nenhum dos candidatos”. Isso demonstra que na próxima eleição teremos uma boa modificação nas cadeiras da Assembléia.
Em sétimo colocado aparece Moisés Souza (PSC), também filho de tradicional família amapaense e que começou a debutar na política, sendo uma das agradáveis surpresas nas eleições de 2006. Nas últimas eleições (2008), colocou seu nome para concorrer na eleição para prefeito, ficando em quinto colocado.
No oitavo lugar aparece o deputado e radialista, Edinho Duarte (PMDB), que obteve 3,5% das indicações. Edinho já foi por duas vezes vereador da capital, já tendo sido, inclusive, presidente do legislativo mirim. Como deputado, ele exerce sua terceira legislatura, tendo como sua principal bandeira de luta a criação da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).
Ele tem vários programas nas rádios e emissoras de televisão da capital, além de possuir um jornal diário de grande credibilidade, que é o Leia Agora.
Em nono lugar aparece o deputado pedetista, Keka Cantuária, que teve 3,04%. Ele assume pela segunda vez, tendo passado por um hiato na Assembléia Legislativa. Também já foi vereador na Capital, sempre representando o partido de Brisola. Ele ocupou, ainda, o cargo de secretário de governo no período de 2003 a 2005, no governo Waldez Góes, assumindo a pasta da Administração.
Também em nono lugar ficou o deputado Paulo José (PR) com 3,04%. Como os outros deputados, PJ como é conhecido, é filho de família tradicional do Estado. É irmão de um dos mais antigos vereadores, hoje ex-vereador Alceu Filho. Conseguiu na última eleição elegeu sua filha Adrianna Ramos para vereadora da capital.
PJ é um dos mais antigos deputados estaduais. Também advogado, ele é admirado por todos que o conhecem pelo seu poder de oratória, tendo feito muitos discursos históricos na Assembléia.
A décima colocada é a novata Meire Serrão (PT do B), que obteve 2,75% das indicações. Ela é uma das representantes do Vale do Jarí. Tem feito um trabalho visando muito a sua base eleitoral. Foi candidata na última eleição a prefeita, sendo a terceira mais votada.
Em décimo primeiro aparece o deputado Jorge Amanajás (PSDB) que obteve apenas, 0,78%. O deputado não vem tendo um bom desempenho em todas as enquetes que o blog tem publicado. Mesmo com todo o seu poder de fogo, sempre o seu desempenho é irrisório. Patrono de um dos maiores cursinhos de vestibular gratuito, Jorge também é presidente da Assembléia Legislativa. No entanto, não consegue decolar, talvez por conta de não ser popular. Também tem problema com órgãos de imprensa, pois não aceita ser criticado, o que lhe deixa muito distante de uma possível candidatura a governo estadual. Como todos sabem, político tem telhado de vidro. Aquele que não gosta de ser criticado, é preferível que abandone a carreira. Agora, a crítica precisa ser fundamentada e não irracional, como tem feito o JD.
Em décimo segundo aparece o deputado Dr. Brasil (PMN), juntamente com Ruy Smith (PSB). Ambos com 0,39% dos votos. Dr. Brasil também passou por um hiato político. Já Smith trabalha em sua segunda legislatura, porém, enfrenta um problema sério em seu partido, podendo inclusive abandonar “o barco” de Capiberibe.
No décimo terceiro lugar aparecem duas mulheres: Francisca Favacho (PMDB) e Mira Rocha (PTB), ambas com 0,39% das indicações. Ambas passam pela segunda legislatura.
Em décimo quarto aparece Eider Pena (PDT) com 0,35%. Eider já ocupa a terceira legislatura e é considerado um dos deputados do alto clero.
Em décimo quinto lugar ficou o deputado do PSDB, Michel JK. É novato naquela Casa de Leis, porém, já tem experiência legislativa adquirida na Câmara de Vereadores.
Em décimo sexto aparece Kaká Barbosa (PT do B), Joel Banha (PT) e Mandir (PV), todos com 0,19%. Os três ocupam também a segunda legislatura.
No décimo sétimo lugar aparece Alexandre Barcelos (PSL), obtendo 0,12%. Ele é neto do ex-governador e ex-prefeito, Aníbal Barcelos e filho do ex-deputado federal, Alexandre Barcelos.
Em décimo oitavo aparece Ricardo Soares (PT do B) que obteve 0,08%, e em décimo nono o deputado Zezé Nunes (PV) com 0,04%.
Nessa enquête, apenas 23 deputados concorreram aos votos dos internautas. Isso porque a AL até agora ainda não completou a vaga deixada por Roberto Góes, dependendo de decisão judicial.

Deputado Federal

Federal – A segunda pergunta foi feita da seguinte maneira: “Em quem você votaria para reeleição em 2010 na Câmara Federal?”. Dessa enquete 1.729 internautas participaram. Apenas sete deputados concorreram. Isso porque o deputado Davi Alcolumbre (DEM) foi indicado como secretário de Obras do Município e seu suplente, hoje deputado Antônio Feijão (PSDB) ficaram mais de trinta dias sem definição.
A primeira colocada foi a deputada Fátima Pelaes (PMDB) que obteve 33,48% das indicações. Fátima sempre teve uma votação expressiva quando trata-se de eleição proporcional. É uma das deputadas que tem o trabalho mais voltado para o social, dando-lhe tal respaldo. Já quando a eleição é majoritária, Fátima deixa muito a desejar. Nunca ganhando, sequer, uma eleição nesse nível.
Na última eleição para prefeitura, em 2008, a deputada teve uma inexpressiva votação. A situação piorou quando escolheu, de forma errada, o apoio no segundo turno a Camilo Capiberibe (PSB). Derrotado, novamente, perdeu a indicação da Secretaria de Turismo que tinha no governo de Waldez Góes.
O segundo colocado vem o deputado Bala Rocha (PDT) que obteve 27,47%. Ele é um dos candidatos que já teve experiência no Legislativo estadual, já foi também senador da República e candidato a prefeito pelos municípios de Macapá e Santana, porém, nunca foi eleito.
Sua maior base eleitoral está localizada no segundo maior município do Estado, que é Santana. Na última eleição, poucos dias antes da realização do pleito, desistiu da sua candidatura apoiando seu primo Rosemiro Rocha (PTB), derrotado pelo atual prefeito Antônio Nogueira (PT).
O terceiro candidato obteve 19,43% foi a opção “nenhum dos candidatos”. Com isso, deixou uma margem muito grande para que a próxima eleição para a Câmara Federal tenha uma grande modificação em seus quadros.
Em quarto lugar aparece a deputada Janete Capiberibe (PSB), obtendo 9,66%. No início da enquête, a deputada disparava sendo uma das mais votadas, porém, no final, foi perdendo terreno e conseguiu ficar em tal colocação. Foi a deputada mais votada dessa legislatura. É esposa do ex-governador, ex-prefeito e ex-senador cassado por compra de votos, João Capiberibe. A deputada, também, na legislatura passada, foi cassada mas conseguiu votar triunfante para o cargo.
Em quinto lugar aparece a deputada Lucenira Pimentel (PR) que obteve 4,05% das indicações. Ela é esposa do ex-prefeito João Henrique (PT), que por sua vez foi um dos maiores cabos eleitorais de sua administração.
Em sexto lugar aparece o deputado Evandro Milhomen (PC do B) que obteve 2,61% das indicações. Ele é um desportista muito atuante no Estado. Sua principal meta é conseguir emendas para a construção do Estádio Glicério de Souza Marques. Se isso acontecer, o deputado terá um apoio total daqueles que gostam do esporte penta campeão do mundo.
Em sétimo aparece a deputada Dalva Figueiredo (PT) com 1,97%. Ela já foi governadora do Estado e na última eleição para a Prefeitura de Macapá obteve apenas 5% dos votos válidos da capital.
Em oitavo lugar aparece o deputado Jurandil Juarez (PMDB) que conseguiu 1,33% das indicações dos internautas.

SENADO

Senado Federal – A pergunta para o Senado foi feita da seguinte forma: “Em quem você votaria para reeleição em 2010 no Senado Federal?”. Dessa enquete no total de 1.200 internautas participaram. O senador Gilvam Borges (PMDB) foi a grata revelação dessa enquete, obtendo 52,25% da confiança dos internautas.
Com isso, podemos dizer que o senador seria um bom companheiro para uma futura composição de chapa, visto que na eleição de 2010 serão duas opções para o Senado Federal. Nos últimos meses, o senador das sandálias franciscanas tem colocado seu nome na mídia por diversas ações em prol do desenvolvimento do Estado.
Gilvam foi um dos homens de frente para a eleição da presidência do Senado, hoje ocupada pelo senador José Sarney (PMDB/AP), que tem grandes possibilidades em conseguir emendas para desenvolver o Amapá.
A segunda opção vencedora foi a “nenhum dos candidatos” que obteve 42,42%. Isso demonstra que a mudança no Senado será em torno de 50%.
O último candidato escolhido pelos internautas foi o senador Papaléo Paes (PSDB) que obteve apenas 5,33% das opções. Dessa forma, fica claro que o senador está cada vez mais perdendo adeptos de sua candidatura. O seu declínio político veio desde a última eleição de 2006, que teve uma pífia votação não chegando a dez mil votos, conseguindo ainda por conta do seu vice, Lucas Barreto. Pelo jeito, o senador torcedor do Paysandu deve estar dando adeus a sua cadeira no Senado. Segundo os bastidores da política, Papaléo deverá concorrer a uma cadeira federal ou mesmo estadual, porém, com poucas condições de conseguir seu objetivo.

GM

A montadora sueca Saab, unidade da americana General Motors, apresentou declaração de insolvência --situação em que uma pessoa ou empresa é incapaz de pagar seus compromissos--, mas informou que vai manter a produção por enquanto, anunciou nesta sexta-feira o conselho da firma. Caracterizada a insolvência da empresa, fica aberto o caminho para que, independentemente de qualquer pedido formal por parte de credores, seja decretada a falência.

INSS não pode descontar das Férias

O trabalhador não deve ter desconto da contribuição previdenciária da grana das férias ou do aviso prévio, segundo a Turma Suplementar da Primeira Seção do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que inclui os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com a decisão, não deve haver desconto do INSS sobre verbas indenizatórias, o que inclui as férias e o aviso prévio.
"A decisão abre um precedente. Quem teve o desconto do INSS no valor das férias nos últimos cinco anos pode entrar com uma ação para conseguir o dinheiro de volta", disse o advogado previdenciário Ulisses Meneguim, do escritório UM Advocacia e Consultoria Previdenciária.
O valor máximo do desconto do INSS é de R$ 354 (para quem ganha acima do teto de pagamento da Previdência Social, de R$ 3.218,90).
Assim, um trabalhador que sempre contribuiu pelo teto pode conseguir mais de R$ 1.700 com a devolução do desconto sobre as férias dos últimos cinco anos, incluída a correção monetária.
"Antes de entrar com a ação, o segurado precisa avaliar se vale a pena abrir mão de cinco contribuições que, no futuro, seriam computadas no cálculo da aposentadoria", disse Meneguim.
Para o benefício por tempo de contribuição, o INSS exige 35 anos de recolhimento do homem e 30 anos da mulher. No cálculo, são consideradas as 80% melhores contribuições do trabalhador desde o mês de julho de 1994.
"Se a contribuição referente às férias foi importante para entrar no conjunto das 80% melhores contribuições, o valor do benefício do segurado que está para se aposentar cairá se ele pedir a devolução", disse Meneguim. ( Jornal Agora São Paulo)

Bispo deve deixar a Argentina

O bispo católico britânico Richard Williamson, que negou a dimensão do Holocausto judeu, já planejava deixar a Argentina antes de ser expulso pelo governo, afirmou Christian Bouchacourt, superior para a América do Sul da Fraternidade São Pio 10º, à qual ele pertence.
O bispo Richard Williamson, que questionou o Holocausto
"Vai acontecer o que já estava previsto: ele sair do país, como já pretendia. Tem dez dias para fazê-lo e é evidente que mudará de país", disse Bouchacourt, que não especificou qual será o novo destino de Williamson.
O governo da Argentina ameaçou hoje expulsar Williamson caso não o abandone por conta própria em dez dias. Por determinação do ministro do Interior, Florencio Randazzo, a Direção Nacional de Migrações da Argentina "ordena Richard Nelson Williamson a deixar do país no prazo de dez dias, sob advertência de ter decretada sua expulsão", disse o governo em comunicado.
As autoridades argentinas alegaram que o bispo ultraconservador "fraudou reiteradamente o verdadeiro motivo de sua permanência no país".
Segundo o Ministério do Interior da Argentina, Williamson declarou "ser um empregado administrativo da Associação Civil La Tradición quando sua verdadeira atividade era a de sacerdote e diretor do Seminário que a Fraternidade São Pio 10° possui na cidade de Moreno", nos arredores de Buenos Aires. (Folha online)

Turbulência no Japão

Ao menos 30 pessoas ficaram feridas em um voo de um Boeing 747-400 da Northwest Airlines no Japão. Segundo a rede de TV CNN, o avião passou por uma forte turbulência antes de pousar no aeroporto internacional de Narita.
De acordo com um porta-voz da Northwest, três pessoas ficaram gravemente feridas.
A aeronave havia saído de Manila, capital das Filipinas, com 408 passageiros e 14 membros da população.

Papa Relembra Visita ao Brasil

O Papa Bento XVI recebeu esta manhã, no Vaticano, os superiores e alunos do Pontifício Colégio Pio Latino-americano de Roma, por ocasião de seus 150 anos de fundação.
Em 27 de novembro de 1858, o Colégio nasceu como valioso centro de formação, primeiramente de seminaristas e, há mais de três décadas, de diáconos e sacerdotes. Hoje, o Colégio, confiado por S. Pio X à Companhia de Jesus, abriga mais de quatro mil alunos.
Em Roma, disse Bento XVI, os alunos têm a oportunidade privilegiada de forjar seu coração de verdadeiros apóstolos. Além disso, o Colégio permite compartilhar fraternalmente a experiência humana e sacerdotal e oferece uma ocasião favorável a abrir-se permanentemente ao conhecimento de outras culturas e expressões eclesiais.
"Isso os ajudará a ser autênticos discípulos de Jesus Cristo e intrépidos missionários de sua Palavra, com amplitude de visão e grandeza de alma. Ao voltar para suas dioceses, poderão colocar este tesouro à disposição dos outros", afirmou. Por isso, advertiu o pontífice, a constância no estudo e o elo com a tradição eclesial levarão os alunos a uma vida espiritual enriquecida pela Palavra de Deus e pela prática dos sacramentos.
O papa destacou que uma das características mais relevantes dos povos latino-americanos e do Caribe é o amor e a adesão à Sé Apostólica. E então recordou os dias que passou em Aparecida, "quando comprovei, emocionado, as manifestações de colegialidade e comunhão fraterna no ministério episcopal dos representantes das Conferências Episcopais daqueles nobres países. Com minha presença, quis alentar os bispos em sua reflexão sobre algo fundamental para avivar a fé da Igreja que peregrina naquelas amadas terras: fazer com que todos os fiéis sejam discípulos e missionários de Jesus Cristo".
O papa então convidou os alunos a associarem-se com entusiasmo a este espírito, mostrado no dinamismo com o qual todas as dioceses iniciaram a "Missão Continental", impulsionada em Aparecida. Esta iniciativa, disse, facilitará a aplicação de programas catequéticos e pastorais destinados à formação e ao desenvolvimento de comunidades cristãs evangelizadas e missionárias.
O papa pediu que eles acompanhem com fervorosa oração estes propósitos, para que os fiéis conheçam, se entreguem e imitem cada vez mais Jesus Cristo. "Confio todos vocês, suas famílias e sua comunidade de origem a Nossa Senhora de Guadalupe, para que sua maternal proteção os assista amorosamente em suas tarefas", concluiu o pontífice. Rádio Vaticano

Uma Sociedade Para Todos

Realiza-se hoje, 20 de fevereiro, em inúmeros países do mundo, o primeiro "Dia Mundial da Justiça Social".O dia foi instituído pela Comissão "Justiça, Paz e Integridade da Criação" da União dos Superiores e Superioras dos Institutos Religiosos. A Comissão faz votos de que todas as pessoas consagradas, homens e mulheres, em todo o mundo, saibam da instituição deste dia e se unam para orar pela paz e pela justiça. Na carta de apresentação da iniciativa, os religiosos declaram: "Sentimos a necessidade urgente de contribuir de modo claro e decisivo para a causa da justiça e da paz e exigir dos nossos governos que assumam a responsabilidade em toda atividade internacional". A Comissão convida os religiosos a verificaram a atuação dos próprios governos para que criem iniciativas para a realização de "uma sociedade para todos", sem exclusões. Para favorecer a iniciativa, a Comissão predispôs um esquema de oração que se inspira nos princípios da Doutrina Social da Igreja.
Rádio Vaticano

Responsabilidade

Em Roma existe uma particularidade, ninguém paga água. O motivo é que na cidade existem muitas fontes e por isso o Governo se responsabiliza pelo consumo de água de todos .E o melhor, a água é muito bem tratada podendo beber em qualquer lugar sem problema de contrair qualquer doença

Mercado em queda

Esta sexta-feira está pra lá de 13, o mercado economico está em queda no mundo todo. Na Àsia as bolsas fecharam em baixa ,as da europa estão despencando . Vamos ver a Bovespa como vai se comportar e os EUA? Pelo visto não tem pacote, pacotinho ou pacotão que deixe a economia estável.

Mal das Pernas

O mercado de trabalho formal brasileiro já perdeu 797,5 mil vagas desde novembro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apurados para reportagem da Folha. O número é equivalente ao da população de São Bernardo (SP), com 781 mil habitantes.
Em janeiro, pelo terceiro mês seguido, as demissões superaram as contratações com carteira assinada, e o saldo de vagas ficou negativo em 101.748 postos. Foi o pior resultado para o mês de janeiro da série histórica do Caged, levantamento mensal de vagas formais do Ministério do Trabalho. A última vez em que houve saldo negativo de empregos formais em janeiro foi em 1999- ano da desvalorização do real.
O corte de vagas com carteira assinada foi menor em janeiro que dezembro, mas ainda indica forte contração de empregos formais no país.
São Paulo --maior Estado empregador do país-- continuou puxando a queda do emprego formal. A cada cem vagas fechadas no mercado em janeiro, 38 ocorreram em empresas do Estado. Rio de Janeiro e Minas Gerais vieram em seguida.
Segundo o ministro Carlos Lupi (Trabalho), o mercado deverá reagir a partir de março. Ele afirmou nesta última quinta-feira que o mês de fevereiro deverá ter um desempenho fraco, mas ainda assim será melhor do que janeiro.
"O resultado de 102 mil negativos não é bom para o país, mas há demonstrações inequívocas da melhora da economia nacional. Fevereiro já será um resultado diferente desse de janeiro impulsionado por construção civil e serviços", afirmou.
O ministro admitiu rever a previsão de criação de 1,5 milhão de empregos no fim do ano. Segundo Lupi, ele mantém a expectativa alta, mas fará uma revisão do número após o resultado do Caged de março.
Leia na Folha

Direito de Resposta

Ao responder à revista, o ex-presidente da República lembra exemplos britânicos, como Winston Churchill, que também atuou na vida pública por muitos anos. Segundo Sarney, não há tradição no Brasil --assim como no Reino Unido-- de limitar a participação de alguém na política devido a sua idade.
"A revista pergunta se seria hora de eu me aposentar da vida pública, mas não é da tradição brasileira nem britânica limitar a atuação na vida pública devido à idade", afirmou Sarney, que está com 78 anos.
O peemedebista se disse um homem cujo papel será reconhecido como o de "presidente da transição democrática" que possibilitou que um operário fosse eleito o presidente da República --numa referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"A história julgará meu papel, mas sou reconhecido como o presidente da transição democrática, da convocação da assembleia constituinte e que priorizou o desenvolvimento social, o que permitiu o surgimento de uma sociedade verdadeiramente democrática e levou um operário a ser eleito presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva", afirma o senador.
Além da publicação na edição digital, a revista deve apresentar a versão de Sarney em sua próxima edição impressa.

Serpentinas e barriga vazia

No Brasil a partir de hoje tudo vira carnaval , e o povo de barriga vazia , mas mesmo assim tudo é carnaval. É por isso que é bom ser político no Brasil do carnaval.

Salve-se quem poder

Enquanto o governo diz que vai abrir novos empregos , a Embraer disse que 4000 vão ver navios e não aviões e o Presidente Lula quer explicações sobre o caso.

Dormindo de Boné

O Banco do Brasil fechou o seu balanço em alta ,enquanto os maiores bancos do mundo estão quebrando o nosso está positivo , positivo . Ou nós somos mais inteligentes ou o resto do mundo é burro.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO À PRESIDENTE DA LIESA.



A ABAV-AP Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amapá através de suas associadas, vem a público informar o cancelamento do pacote turístico “CARNAVAL 2009 NO MEIO DO MUNDO” e repudiar a tomada de decisão, arbitrária, sem nenhum profissionalismo e, sobretudo a falta de ética e postura da presidente da LIESA, beneficiando apenas uma agencia, praticando monopólio, deixando de beneficiar uma classe de 32 associados, que já vinham ao longo dos anos trabalhando o carnaval Amapaense.
E, para finalizar esta NOTA DE REPÚDIO, a ABAV AMAPÁ vem de público, em nome de suas associadas, pedir desculpas a todos consumidores, pela impossibilidade de operacionalização do pacote “CARNAVAL 2009 NO MEIO DO MUNDO”, divulgado Nacional e Internacionalmente.

Macapá-AP, 14 de fevereiro de 2009.


ROSANGELA LIMA
PRESIDENTE DA ABAV/ AMAPÁ.

Julgamento do governador Jackson Lago é adiado para a próxima sessão ordinária do TSE

Por motivo de problemas de saúde do ministro Fernando Gonçalves, o julgamento que vai decidir sobre o pedido de cassação do governador do Maranhão, Jackson Lago, foi adiado para a próxima sessão ordinária que ocorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, informou que pouco antes de iniciar o julgamento soube que o ministro Fernando Gonçalves se sentiu mal, está sendo atendido no hospital e não pode comparecer a sessão de hoje. No entanto, como Fernando Gonçalves estudou o processo e elaborou um voto sobre o caso, informou a presidente do Tribunal que gostaria de participar do julgamento.Assim, o julgamento foi adiado para a próxima sessão ordinária. (TSE).

Mil perdem Cargos

No mesmo dia em que assumiu o governo da Paraíba no lugar de Cássio Cunha Lima(PSDB) --cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)-- o ex-senador José Maranhão(PMDB) exonerou, por meio de decreto, servidores da administração direta e indireta. As exonerações atingiram todos os cargos comissionados ou de funções gratificadas, incluindo todo o secretariado do governo anterior. Segundo a assessoria do novo governador, mais de 1.000 servidores perderam seus cargos.

A crise no Brasil

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer informou nesta quinta-feira que, em consequência da crise financeira internacional, vai demitir mais de 4.000 funcionários e revisou para baixo as previsões de produção e investimentos para 2009.

Nunca vi tanta "retificação"

A assessoria de imprensa da Liesa bateu recorde de envio de e-mails solicitando retificações. Não me lembro que quase nenhuma informação enviada para a imprensa e que depois não foi "corrigida". Que pisada na bola! Não seria melhor confirmar todas as informações antes de comunicar a imprensa?

Hoje TSE retoma Julgamento

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai retomar nesta quinta-feira o julgamento do processo contra o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), acusado de abuso de poder, compra de votos e realização de convênios ilegais durante a campanha eleitoral de 2006.
Na semana passada, como o ministro Joaquim Barbosa se julgou impedido de participar do julgamento, os ministros do tribunal entenderam por unanimidade que o processo deve ser "renovado" --o que na prática faz com que comece a tramitar do zero.

Racismo ou Não?

O jornal americano "New York Post" publicou uma charge que parece comparar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a um violento chimpanzé morto a tiros pela polícia. O desenho causou ira entre os jornais americanos e internacionais, que criticaram a obra como racista.
A charge, de autoria de Sean Delonas mostra dois policiais perante o corpo de um chimpanzé furado por balas. Um dos policiais diz ao outro, "eles terão de encontrar outra pessoa para escrever o próximo plano econômico".
AP
"Eles terão de encontrar outra pessoa para escrever o próximo pacote de estímulo", diz um policial, após morte de macaco
Em declaração, o editor-chefe do "Post", Col Allan afirmou: "O cartoon é uma paródia clara de um evento atual, ou seja, a morte a tiros de um chimpanzé violento em Connecticut".
Allan se referia ao chimpanzé de estimação morto nos EUA por um policial após atacar uma mulher. Travis, um macaco de 15 anos e 90 quilos, que estrelou alguns comerciais de televisão, atacou uma mulher que foi visitar a dona do animal na cidade de Stamford, no Estado americano de Connecticut.
A mulher foi atacada quando saia do seu carro e perdeu muito sangue devido a golpes à sua cabeça. Ela está em estado grave no hospital de Stamford.
"Ela amplamente goza dos esforços de Washington para reativar a economia. Novamente, Al Sharpton se revela como nada além de um oportunista da publicidade", completou o editor.(Folha online)

Brasileira mente na Suiça

O Ministério Público de Zurique confirmou nesta quinta-feira que a brasileira Paula Oliveira, mentiu a respeito das agressões que sofreu e que também estaria grávida. O depoimento foi colhido no dia 13 deste mês.
A pernambucana passou oficialmente de vítima a suspeita. O Ministério Público de Zurique abriu um processo penal contra ela por falsa denúncia, depois que exames mostraram que Paula não estava grávida no momento da suposta agressão sofrida na semana passada, como ela tinha declarado às autoridades. Com a decisão, Paula não poderá deixar o país até o fim das investigações.

Em pé de Guerra

A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira que está pronta para entrar em guerra com a vizinha Coreia do Sul, horas antes da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegar a Seul em visita na qual deve debater o programa nuclear e as intenções militares norte-coreanas.

Respingando

Transparência
O deputado Camilo Capiberibe (PSB) precisa cobrar mais à Comissão de Justiça e Redação, da Assembléia Legislativa, sobre o seu projeto de lei que dá transparência às despesas dos parlamentares estaduais. O que é visto em Brasília (DF) com relação às notas fiscais frias dos parlamentares federais, com certeza no resto do Brasil a conduta deve ser igual, portanto...

Pará
O orçamento da Assembléia Legislativa do Pará, em 2008, foi de R$ 195 milhões, dispondo de 41 deputados, 114 municípios e uma população com mais de 4 milhões de habitantes.

Amapá
A nossa Assembléia Legislativa ficou com quase R$ 100 milhões, dispondo de apenas 24 deputados e 16 municípios, com uma população em torno de 500 mil pessoas. Façam as contas e vejam a disparidade. Para onde está indo toda essa dinheirama?

Beicinho
Daqui para frente, a coluna Respingando vai cobrar uma maior transparência tanto do Poder Legislativo Estadual quanto do Municipal. Não adianta fazer beicinho que não vai dar certo. A população tem o direito de saber para onde vai o dinheiro dos impostos cobrados. O papel dessa coluna vai ser esse. Doa a quem doer, arda a quem arder.

Baixo quorum

Desde que retornou aos trabalhos legislativos, as sessões da Assembléia quase não têm dado quorum. Parece que “esse membro” é o mais assíduo. Pior, faça chuva ou sol, todo dia 20 de cada mês o repasse de mais de R$ 10 milhões é feito à AL. O povo precisa estar atento a quem está trabalhando de fato pelos interesses da sociedade. Os vadios terão que ser rifados imediatamente.

Ponto
A coluna vai estar atenta a todos aqueles deputados que comparecem às sessões na AL. Faremos um ponto para os deputados que estiverem presentes. Os faltosos iremos colocar, dia-a-dia o seu comportamento. A população em outubro de 2010 irá julgá-los. Temos todo o direito de fazer, uma vez que os mesmos são pagos com os impostos tirados do nosso, do seu que está lendo essa coluna e de todo amapaense. Pense nisso.

Imprensa
Ontem, os repórteres do Jornal do Dia foram às ruas para saber se a população conhece algum projeto de lei de nossos deputados estaduais. Resultado: alguns disseram que sim, principalmente sobre a fundação da Universidade Estadual do Amapá. Outros falaram que, se não fosse a imprensa, não ficariam sabendo de nada do que acontecia naquela Casa de Leis.

Miséria

Com 24 meses de legislatura e quase R$ 200 milhões de dinheiro gasto, a produção de nossos deputados está muito aquém do que poderiam fazer. Nenhum empresário aguentaria tais despesas. É por isso que o povo vive do jeito que está, ou seja, à mingua e abaixo da linha de miséria. A culpa pode ser do mesmo povo que não sabe votar.

Notícia
Dentro de poucos dias o JD fará uma matéria especial fazendo a comparação das despesas de todas as assembléias legislativas do país afora. Haverá e ranger de dentes. Voltando a dizer: quando o bambuzal for chacoalhado, vai pular macaco para tudo quanto é lado.

Batendo em retirada
Mais uma empresa deverá fechar as portas e ir embora para trabalhar no Brasil Central. Trata-se da Construtora Ericstel, que é líder na construção de apartamentos. Motivo principal: as altas taxas cobradas pelo cartório de imóveis. Com isso, cada vez mais aumenta o rall de desempregados no Estado. Apelar para quem?

Crise Braba

Nada menos que 5 milhões de norte-amaricanos, estão recebendo seguro desemprego e os novos pedidos estão acima de 600 mil. O volume é maior do que previam os analistas

A crise na Rússia está maior, o número de desempregados são de 6,1 milhões. Com o preço do petróleo em queda a economia se desestabilizou. A previsão é que a taxa de desemprego deve continuar a subir.

Gasolina deve Ficar mais Barata

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta quinta-feira que a Petrobras deverá reduzir o preço da gasolina até o fim do ano caso o preço do petróleo continue em um patamar mais baixo. Lobão ressaltou, porém, que a queda do preço do barril de petróleo é conjuntural.
"Até o fim do ano os preços estarão estabilizados em um patamar mais realista", afirmou. De acordo com o ministro, a queda no preço do consumidor ainda não chegou ao consumidor final porque o Brasil tem produção interna e não é tão afetado pelos preços do mercado mundial.
"A queda não chegou ao consumidor final porque, quando o preço chegou a US$ 150 (por barril), também não chegou. Dentro de algum tempo a Petrobras deverá fazer um reajuste", acrescentou. Folha Brasilia

Aumento da Carga Tributária

A carga tributária bateu recorde em 2008 ao representar 36,54% do PIB (Produto Interno Bruto). O resultado está um ponto percentual acima do registrado em 2007, informa reportagem de Gitânio Fortes na Folha
Para o ano passado, estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) usou como referência a arrecadação de R$ 1,056 trilhão para um PIB estimado em R$ 2,890 trilhões.
O levantamento mostrou que a carga tributária tem crescido ano a ano desde 2004. O último ano em que houve recuo em relação ao PIB foi 2003, quando ficou em 32,54%. Para este ano, o IBPT avalia que a arrecadação tributária está em declínio, a exemplo do PIB.
"Isso quer dizer que o governo avança cada vez mais na riqueza nacional, sem que isso revele efetivamente um aumento substancial da qualidade do serviço público", afirma o advogado Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, coordenador do estudo. A Receita Federal não se manifestou.

Documento de Apelo à Paz

Por ocasião do Dia da Independência da República Dominicana, no próximo dia 27, a Conferência Episcopal do país publicou um importante documento, intitulado: "Construamos a paz, acabemos com a violência e a insegurança".Os bispos dominicanos consideram que, devido ao aumento da violência e da criminalidade no país, são necessários estudos e análises bem ponderados, assim como medidas para contribuir com os setores da sociedade.No documento, os bispos expressam "profunda preocupação pela crescente crise econômica, o clima de insegurança e de violência, o progressivo aumento do narcotráfico e da delinqüência comum; deploram também a cescente corrupção administrativa pública e privada, a degradação institucional e a falta de planos para enfrentar os grandes males da sociedade.Para resolver tais desafios, os bispos dominicanos propõem examinar e debelar as suas causas. Por isso, exortam a uma verdadeira atuação política e à aplicação das leis, para fortalecer os métodos de prevenção dos crimes. A violência e a insegurança, também no seio das famílias, dizem os bispos, estão relacionadas com a economia, baixos salários, falta de emprego e a exploração da mão de obra. A Conferência Episcopal da República Dominicana concluiu seu apelo afirmando que a atual situação deve ser uma oportunidade para crescer. Portanto, "para se construir a paz é preciso desarraigar a violência e a insegurança que atemoriza a sociedade".(Rádio Vaticano)

Projetos do Sebrae são apresentados em Encontro de Parcerias

Por Denyse Quintas


Nesta quinta-feira, 19, às 15h, o Sebrae apresenta a potenciais parceiros e público-alvo cinco projetos da instituição que serão desenvolvidos nos próximos três anos. Estarão sendo destacados ‘Circuito Turístico e Cultural do Amapá, Panificação Competitiva, Confecção e Moda de Macapá e Santana, Shopping a Céu Aberto – Centro Comercial de Macapá e Shopping a Céu Aberto – Centro Comercial de Santana’.
Para a diretora técnica do Sebrae, D’arc Marques, a iniciativa vai permitir uma visão macro dos projetos desenvolvidos pelo Sebrae, no triênio 2009/2011, garantindo a sensibilização e o compromisso de todos os envolvidos. “É o momento de criar um ambiente de motivação, de cativar, de todos darem as mãos, técnicos, dirigentes, gestores, público-alvo, principalmente, por conta da crise econômica mundial; mais do que nunca, é necessário união e parceria para o crescimento das micro e pequenas empresas no Estado”, disse.
O Sebrae trabalha com a metodologia - Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), criada em 2003 para atender os desafios do Sistema Sebrae que busca novos padrões de qualidade e eficiência para medir resultados alcançados pelos clientes da instituição.
Estão sendo aguardados mais de quarenta parceiros do Sebrae, entre eles, entidades governamentais e não-governamentais, e empresários.

Hora Hora

Transparência - A Câmara dos Deputados vai divulgar na internet, em 45 dias, o nome e o CNPJ das empresas que prestam serviços para deputados e recebem por meio da verba indenizatória.


Acordo

Uma empresa de comunicação e outra de bebidas fecharam acordo para a promoção de grandes shows em Macapá. Um deles é o do cantor Fagner. A direção do projeto, que ainda está por debaixo dos panos, promete grandes sucessos cantando ao vivo por aqui.

Sem trote
A Câmara aprovou agora há pouco uma emenda substitutiva que disciplina a prática do trote estudantil. O texto prevê a aplicação de multas aos alunos e à instituição de ensino depois de comprovada ações consideradas vexatórias ou violentas contra os calouros. O dinheiro, de acordo com o texto, seria revertido para equipar a entidades sociais.

Cadastro

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (18) urgência para a votação de três projetos de lei, o que cria o Cadastro Positivo de Consumidores, o que disciplina a certificação de entidades filantrópicas e o que trata da legalização dos imigrantes.

Consumidores
O Ministério da Saúde suspendeu desde ontem a transferência de recursos financeiros para municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais de saúde que trabalham nos programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde. A suspensão dos recursos, restritra aos três programas em que foi constatada a irregularidade.

"Entre Aspas"

Novidade
Ontem, no discurso de inauguração de uma das mais lindas escolas do interior, mais precisamente em Cutias do Araguari, o governador Waldez Góes falou que a grande novidade do seu governo, na área de educação, será escolas com tempo integral.

Inauguração
Daqui a 30 dias será inaugurada a primeira, chamando-se Darcy Ribeiro, que foi o secretário de Educação do governo Brizola que teve a idéia desse modelo. O aluno entra as 7, faz as três refeições e sai às 17 horas. Segundo Waldez, vai ser uma das maiores revoluções na educação amapaense. Promessa feita durante a campanha política e que está sendo cumprida.

Avanço
Disse mais, que das vinte obras a serem inauguradas pelos meses de fevereiro e março, pelo menos dez são escolas de primeira linha, em sua arquitetura e comodidade para os alunos. Na área de educação, governo nenhum pode se comparar ao que Waldez já fez por essa pasta.

Deserta
Daqui a no máximo 60 dias deverá sair a licitação para a construção do Estádio Zerão. Uma certeza eu tenho: esta licitação deverá ser deserta, tudo por causa dos preços aplicados pela Caixa, muito aquém dos preços que são praticados no Estado. Segundo consegui me informar, a diferença de preço está girando em torno de R$ 400 mil. Portanto, pelos dias bicudos de hoje nenhum empresário vai perder essa bagatela.

Decisões

Os servidores da relação 992 voltam a se reunir hoje, às 15 horas, no Centro de Convenções João Batista Picanço. Na pauta, quais os caminhos que devem seguir e as últimas informações trazidas de Brasília por Saldete Martins, presidente da Associação dos 992.

Itinerantes
A Assembléia Legislativa confirma a primeira sessão itinerante para o dia 6 de março, em Laranjal do Jari.

Moda
Uma nova moda está pegando entre muitos jovens, principalmente em Santana. A informação foi me dada por um professor de uma escola pública daquele município. Na hora do rala-e-rola, os mesmos dão uma de diretor de cinema e filmam toda a “brincadeira”. Resultado: as cenas vão parar na internet para quem quiser ver. Pelo visto, a moda também já deve estar por aqui em Macapá...

Investigados
Um em cada três líderes no Congresso é alvo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Cobiçados pelos parlamentares por causa da visibilidade e do poder político, os gabinetes das lideranças abrigam, sem discriminação, deputados e senadores com pendências na Justiça.

Processados
O índice de parlamentares processados entre os que ocupam cargos na Mesa Diretora e nas lideranças – dos partidos, dos blocos partidários, do governo e da oposição – é maior do que a média do Congresso. A média é de 24,4% dos 594 congressistas. Já entre os 58 parlamentares que compõem as Mesas ou ocupam cargo de líder, o índice é de processados fica em 29,3%.

Quaresma

"O sacerdote encontra Jesus e O segue." Este é o tema dos exercícios espirituais da Quaresma no Vaticano, que se realizarão de 1° a 7 de março, na presença de Bento XVI e da Cúria Romana.O tema dos exercícios espirituais foi divulgado nesta quarta-feira, 18, pela Prefeitura da Casa Pontifícia. As pregações serão feitas, na Capela Redemptoris Mater, pelo prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Cardeal nigeriano Francis Arinze.Os encontros terão início com a Adoração Eucarística, seguida celebração das Vésperas, a primeira meditação, a Adoração Eucarística e bênção.Nos dias seguintes, haverá meditações, celebração das Laudes, Vésperas, Adoração Aucarística e bênção.Durante os exercícios, todas as audiências serão canceladas, inclusive o tradicional encontro das quartas-feiras com os peregrinos, para a Audiência Geral. (Rádio Vaticano )

Bolsas da Àsia

A Bolsa de Tóquio (Japão) encerrou o pregão desta quinta-feira com a primeira alta na semana depois que o Banco do Japão (BoJ), o BC do país, divulgou sua decisão de manter em 0,1% sua
taxa básica de juros --uma das menores do mundo. Nos outros mercados da Ásia e região o dia também foi de altas.
A Bolsa de Tóquio (Japão) fechou em alta de 0,31%, aos 7.557,65 pontos; o Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,06%; o ASX, da Bolsa de Sydney (Austrália), teve ganhos de 1,07%; o Shangai Composite, da Bolsa de Xangai (China), avançou 0,78%. Somente o Kospi, da Bolsa de Seul (Coreia do Sul), teve perdas, de 0,55%.

Ensinava a Sonegar

O banco suíço UBS fechou um acordo para pagar US$ 780 milhões à Justiça dos Estados Unidos após ser acusado de ajudar milionários americanos a sonegar impostos. Além disso, o banco também se comprometeu a divulgar as identidades dos envolvidos.
O departamento de Justiça havia aberto investigação sobre o UBS após obter provas de que diretores do banco ofereciam a americanos ricos a possibilidade de abrir contas no exterior que lhes permitiam omitir lucros milionários e sonegar impostos. (Folha online)

Demissão na Dieney

Os dirigentes do setor de parques temáticos da Walt Disney anunciaram nesta última quarta-feira um plano de reestruturação que prevê demissões, mas evitaram citar números.Trata-se de "simplificar a estrutura operacional, melhorar o processo de tomada de decisões e eliminar as redundâncias", explicou o grupo em um comunicado."Estas mudanças são indispensáveis para conservar nossa posição de líderes no turismo mundial familiar e refletem a atual realidade econômica", explicou Jay Rasula, presidente da Walt Disney Parks and Resorts.O plano prevê a fusão de certas operações de gestão da Disneylândia, na Califórnia, e do Walt Disney World, na Flórida."As mudanças de organização exigem decisões difíceis, como a eliminação de certas funções", destacou Rasulo.A Disney destaca que a reorganização terá efeito imediato, após uma queda nas visitas aos parques no final do ano passado, devido à crise econômica mundial. (AFP)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Brasil começa a Balançar

O Brasil entrou em ambiente econômico de recessão, conforme critério adotado pela Sondagem Econômica da América Latina, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pelo IFO (Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de Munique). A pesquisa consultou 137 especialistas em 16 países da região, que indicaram piora na situação atual da economia e das expectativas para os próximos seis meses. Com isso, o ICE (Índice de Clima Econômico) registrou o menor nível da série histórica iniciada em janeiro de 1990 (2,9 pontos).
O coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, explicou que a sondagem mapeia os ciclos econômicos, e não definem se as economias estão realmente em retração.
"Pelo critério qualitativo que adotamos, o momento atual está no quadrante recessão", afirmou.
Cirilo Junior-Folha.

Vem mais Desemprego

O fabricante americano de pneus Goodyear Tire and Rubber anunciou nesta quarta-feira que prevê fechar 5.000 postos de trabalho e congelar salários em 2009, depois de ter informado no quarto trimestre uma perda líquida de US$ 330 milhões.
A Goodyear, terceira maior fabricante mundial de pneus, passou em 2007 por um longo processo de reestruturação de suas atividades, especialmente na América do Norte, onde nos últimos anos obteve resultados de pouca expressão.
As vendas de US$ 19,5 bilhões em 2008 foram 1% inferiores às de 2007, quando a companhia alcançou o número recorde de vendas de US$ 19,6 bilhões. A perda no último trimestre de 2008 se deveu à "rápida piora da demanda no setor no mundo todo", segundo a empresa.

Entenda sobre Recessão

Uma recessão começa quando investidores acreditam que a hora não é boa para investir e consumidores crêem que a hora não é boa para consumir. E, na tentativa de protegerem sua riqueza, todos empobrecem.
O desalento não é um mero estado de espírito. Empresas e famílias afetadas pela crise perderam efetivamente condições de investir e consumir, como os donos de ações e imóveis que perderam valor. Não se trata de um caso em que uns perdem e outros ganham, num jogo de soma zero: essa riqueza simplesmente desapareceu.
Quando não se confia no futuro, o medo toma o lugar da ganância. Evita-se emprestar dinheiro e procura-se poupar para dias difíceis. Mas, com a retração de investimento e consumo, empresas vendem menos; com a queda nos lucros, há mais demissões; com menos renda, as famílias cortam o consumo, e o ciclo recomeça.
Tecnicamente, os economistas consideram que há uma recessão quando o PIB (Produto Interno Bruto) cai por dois ou três trimestres consecutivos. Quando se imagina uma queda profunda e prolongada do PIB, fala-se, mais dramaticamente, em depressão --mas, após a década de 30, nenhum período da história econômica mundial chegou a merecer o termo.
Recessões mundiais são raras: na história recente, não há casos de anos em que o PIB global tenha terminado menor do que começou. Em 1982, em meio à crise da onda de calotes do Terceiro Mundo, a economia mundial cresceu 0,9%, e desde então não houve resultado pior. No Brasil, a pior recessão ocorreu em 1990, quando o Plano Collor confiscou depósitos bancários e o PIB caiu 4,4%.(uol online)

Sem Lugar para tomar Posse

O senador José Maranhão (PMDB-PB) será diplomado governador da Paraíba nesta manhã no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado. Ele assume o lugar de Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por irregularidades na campanha eleitoral de 2006.
De acordo com seus assessores, Maranhão deve tomar posse do cargo às 16h na Assembleia Legislativa da Paraíba. Mas seus assessores dizem que Arthur da Cunha Lima (PSDB), presidente da Assembleia e primo de Cássio Cunha Lima, teria fechado o local com a alegação de que faria a troca do ar condicionado do prédio. A assessoria da Assembleia informa que a Casa está aberta. Mas não confirma o horário e data da posse.

Vamos ver o Cometa Lulin

O Lulin, um cometa esverdeado descoberto há dois anos, terá sua aproximação máxima da Terra na madrugada de segunda-feira para terça-feira (23 e 24) e poderá ser visto com ajuda de binóculos. Ele estará a cerca de 60 milhões de quilômetros, menos da metade da distância entre Terra e o Sol.
O cometa é verde por causa da estrutura de seus compostos de carbono e porque têm cianogênio, um gás tóxico.
Sua órbita, ao contrário do que ocorre na maioria dos cometas, é no sentido horário. Esta é a primeira passagem de Lulin perto do Sol, dizem astrônomos, porque ele ainda preserva a maior parte dos seus gases. Quando ele se aproximar da estrela, o chamado "vento solar" deve varrer esses gases, formando a cauda do cometa. ( Associated Press)

Presidente do Senado

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu que não ocupará a residência oficial a que teria direito, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta quarta-feira pela Folha
O peemedebista tem uma casa no Lago Sul de Brasília e vai continuar morando lá.
Segundo a coluna, Sarney ainda continua em busca de um porta-voz. O jornalista Carlos Marchi, convidado para o cargo, tinha decidido ontem recusar a proposta. ( Folha online)

Hoje na Praça de São Pedro

Papa saúda os peregrinos brasileiros "Amados peregrinos de língua portuguesa, queridos estudantes brasileiros de Criciúma, possa a vossa vinda a Roma se cumprir nas vestes de um verdadeiro peregrino que, sabendo ainda não possuir o seu Bem maior, põe-se a caminho decidido a encontrá-Lo! Sabei que Deus Se deixa encontrar por quantos assim O procuram; e, com Ele e n’Ele, a vossa vida não poderá deixar de ser feliz. Sobre vós e vossas famílias desça a minha bênção".(direto de Roma)

Crise no Carnaval da Bahia

A um dia da abertura oficial do Carnaval de Salvador, abadás de quase todos os blocos da cidade estão encalhados.
Até mesmo cantores conhecidos têm dificuldades para vender as fantasias, que chegam a custar R$ 840 por dia de festa. Ontem, ainda havia abadás para todos os dias de desfile dos blocos "Coruja" e "Cerveja & Cia", comandados por Ivete Sangalo, e "Internacionais" e "Barra", puxados por Claudia Leitte e que custam R$ 300.
"Os reflexos da crise econômica na folia são evidentes", diz Joaquim Nery, sócio da Central do Carnaval, que vende fantasias de 27 dos mais tradicionais blocos, entre os quais Olodum, Timbalada e Camaleão.
Até ontem, nenhum dos 27 blocos havia vendido todos os abadás. Em 2008, a essa altura, os foliões só achavam fantasias com cambistas, disse a atendente Ana Paula Silveira. (Folha Online)

Crise

Taiwan entrou em recessão , o PIB fechou neste quarto semestre em -8.36%. Como Taiwan vive quase que exclusivamente das exportações , principalmente para os EUA, com a queda nas vendas os chineses relembram com preocupação a crise dos anos 30.

Montadora maior do Mundo

A Toyota planeja realizar nova suspensão em sua linha de produção no Japão para controlar o nível de seus estoques em meio à queda da demanda global. A maior montadora do mundo deve parar suas fábricas por três dias em abril, segundo a agência de notícias Kyodo.(Folha online).

Desemprego na China

No começo de fevereiro, o departamento de questões econômicas e sociais do "Conselho de Estado" divulgou estatísticas oficiais indicando que, dos 130 milhões mingongs que há anos constroem nas cidades o "milagre" econômico chinês, 20 milhões estão sem trabalho, um número que deverá subir. Segundo o governo chinês, 40% da receita dos lares rurais está ligada ao dinheiro enviado por trabalhadores migrantes às suas famílias.A crise mundial, que atinge a China de forma mais dura do que o previsto, preocupa as autoridades. O que farão todos esses trabalhadores camponeses que não são mais agricultores e cujas magras parcelas de terra cultiváveis não fornecem rendimento suficiente para que possam alimentar suas famílias? A desordem ameaça os campos, uma perspectiva que assombra a psicologia coletiva dos dirigentes chineses? A História lhes ensinou que, na China, as dinastias devem desconfiar das revoltas que amadurecem no terreno do descontentamento camponês.

Bolsas

As bolsas Àsia fecharam em sua maioria em baixa, só a de Hong kong que fechou com uma leve alta. Já na Europa as bolsas abriram muito tímidas , mas em alta.

Crise na Ásia

Mais de sete milhões de pessoas perderão seus trabalhos na Ásia durante 2009, elevando o índice de desemprego a 5,1% no continente, segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicadas hoje.

Laços com o Vaticano

Hanói, 18 fev (EFE).- As autoridades de Vietnã e Vaticano realizaram uma reunião de alto nível destinada a restabelecer seus laços diplomáticos, rompidos desde meados dos anos 70, segundo informou hoje a imprensa local.O subsecretário de Assuntos Exteriores da Santa Sé, monsenhor Pietro Parolin, e o vice-chanceler vietnamita, Nguyen Quoc Cuong, que se encontraram na segunda e terça-feira passadas, acordaram formalizar as relações e voltar a se encontrar em uma data ainda não determinada, segundo o jornal local "Tuoi Tre Reports".O assunto é complicado devido à hostilidade surgida entre o Vietnã e a Igreja Católica durante os anos 50 e 60, quando os católicos eram vistos como insuficientemente patrióticos e ligados à comunidade francesa da antiga colônia.Em entrevista publicada pela agência de notícias vietnamita ontem, o responsável da Comissão de Assuntos Religiosos do Governo deixou claro que "uma melhora nas relações bilaterais dependerá do respeito mostrado pela Igreja em direção à independência do Vietnã, sua soberania, história, cultura, tradição e leis".O principal empecilho nas negociações é a nomeação de sacerdotes e bispos, sobre o que Hanói insiste em ter a última palavra, apesar de a Igreja Católica reservar a tarefa ao papa.

TSE decide cassação de Cunha Lima à unanimidade

Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) é um dos primeiros governadores eleitos nas últimas eleições para majoritária que teve seu pedido de cassação mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral, na noite desta terça, ocasião em que aconteceu seu julgamento.
Em novembro passado, a Corte já tinha mostrado sua decisão quando também cassou o então governador, todavia uma liminar liberou o gestor para aguardar no cargo enquanto não acontecia nova cessão.
Após, análise da defesa contra cassação, o Pleno condenou a unanimidade, a cassação de Cunha Lima e de seu vice José Lacerda Neto.
A Assembléia Legislativa da Paraíba foi informada através de fax, e deverá nomear Maranhão assim que sua sessão for aberta. Todavia, o presidente do legislativo é alagoano, disse ao Jornal da Globo que não queria comentar sobre o assunto, mas que juntamente com seus pares deverá entrar com recurso junto ao Tribunal para que a AL escolha.

Recurso
Mesmo com a decisão do TSE, e saindo do cargo, Cunha Lima e seu vice ainda podem recorrer da decisão, ação garantida pelo advogado das partes, que terão que dar entrada em um recurso extraordinário.
Analisando a sessão, o ministro Carlos Ayres Brito, presidente do TSE, disse que foi possível tirar uma lição desse episódio. “Não basta ganhar uma eleição, é preciso ganhar limpamente com observância das normas legais e constitucionais”, comentou o ministro.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Peça Ajuda

Tenha certeza de que a solução para o seu problema é o Espírito Santo. Talvez você tenha contrariedades contra os quais você tem lutado: filho drogado, brigas no casamento, adultério do cônjuge, desemprego, depressão, enfermidade...Essa dificuldade pode lhe parecer sem solução e talvez você esteja buscando soluções meramente humanas. A solução de Deus para o que você está vivendo é o Espírito Santo. Peça-O ao Senhor incessantemente. É muito simples: é como respirar. Basta pedir, querer e o Senhor O derrama sem medida sobre você.Façamos hoje a experiência de convidar Jesus para fazer todas as coisas conosco, de pedir a ajuda d'Ele em tudo; de perguntar a Ele como devemos nos comportar diante das situações, principalmente das mais adversas.Ao longo deste dia, em meio aos seus problemas, reze:Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo!Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Queda Mundial

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) amarga fortes perdas, acompanhando o pessimismo generalizado nas demais Bolsas mundiais na jornada desta terça-feira. As Bolsas americanas reabriram as operações, após o feriado de ontem, desabando mais de 3%. O câmbio alcança R$ 2,31. Analistas falam em "falta de confiança" nas medidas já anunciadas pelos governos para combater a recessão global.( Folha Online)

Vergonha Internacional

Um clima de mal-estar cerca os brasileiros que vivem na Suíça. Depois da reviravolta provocada pelos exames da polícia que questionam a versão contada pela pernambucana Paula Oliveira, a sensação geral mistura perplexidade, constrangimento e temor de que a imagem do país fique arranhada.
Poucos lembram a última vez em que uma história envolvendo o Brasil teve tanto destaque. Nos primeiros dias, a cobertura foi modesta. Só ganhou as manchetes pela repercussão no Brasil, que incluiu comentários do presidente Lula.
Para Irene Zwetsch, porta-voz do Conselho Brasileiro na Suíça, seja qual for o desfecho, o caso Paula "ficará marcado" por muitos anos. Ela diz ter recebido reações "de A a Z", desde as de constrangimento até as de desconfiança em relação às conclusões da polícia.
Para ela, que mora há 11 anos em Berna com o marido e os dois filhos, o destaque e o julgamento precipitado da imprensa no Brasil sobre o caso refletem diferenças culturais e de temperamento. "A imprensa no Brasil é impulsiva, emotiva", diz Irene, que trabalha como tradutora. "Na Suíça eles são mais cautelosos, até por medo de processos".
A imprensa suíça tem se referido à brasileira como Paula O., e distorcido o seu rosto nas fotos que publica. Com a mudança no curso das investigações, a mídia e o governo brasileiros viraram alvo de duras críticas."Como a imprensa brasileira tirou conclusões antes de saber o outro lado?", questionou à Folha o repórter Thomas Möckli, do jornal "Der Lanbote". "A credibilidade dela ficou abalada com o exame da polícia, e a da imprensa brasileira também".
Agora, muitos brasileiros que vivem na Suíça temem sofrer as consequências. "Claro que há racismo aqui", diz uma cearense que, com o namorado, comprava flores no aeroporto de Zurique. Em situação ilegal, não divulgaram o nome. "Isso só vai piorar o preconceito".
Nilce Cunha, do Centro Brasileiro de Ação Cultural (Cebrac), em Zurique, conta que, após o choque inicial e a solidariedade dos brasileiros a Paula, todos estão confusos. "O momento é de dúvida", diz ela, que conheceu Paula do Cebrac, e a descreve como "uma pessoa normal". "Podia ser sua irmã, ou sua vizinha".
Não há dados oficiais sobre o total de brasileiros na Suíça. A embaixada calcula em 60 mil, dois terços em situação ilegal.(Uol Online)

Parece coisa da Máfia

O corpo de Marcelo Cavalcante, chefe da Representação do Governo do Rio Grande do Sul em Brasília exonerado durante o escândalo de desvio de verba no Detran, foi encontrado na manhã desta terça-feira no Lago Paranoá, na capital federal. As informações são do portal 'Zero Hora'.

Vem Bomba !

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu hoje, por unanimidade, divulgar detalhes dos gastos da verba indenizatória dos deputados. A verba é utilizada por eles em gastos que tem ligação com a função, como passagens aéreas e segurança. Cada deputado pode gastar até R$ 15 mil por mês. O valor não gasto em um mês é acumulado e pode ser gasto no seguinte.( Uol Notícias)

Tribunais Internacionais

O governo italiano está disposto a recorrer a tribunais internacionais em favor da extradição do ex-ativista Cesare Battisti caso o STF (Supremo Tribunal Federal) confirme a decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político ao ex-militante político. Apesar de representantes italianos se mostrarem confiantes que o STF vai garantir a extradição, o país estuda entrar com ações na Justiça internacional para extraditar o ex-ativista. ( Folha Online)

Ministro das Finanças

As Bolsas asiáticas registraram quedas nesta terça-feira pressionadas pela preocupação dos investidores com o plano de reestruturação das montadoras americanas General Motors e Chrysler, que deve ser divulgado hoje. No Japão, a Bolsa teve perdas após o anúncio do ministro das Finanças de que deve renunciar.
A Bolsa de Tóquio (Japão) fechou em queda de 1,35%, aos 7.645,51 pontos; a Bolsa de Hong Kong recuou 3,79%; o ASX, da Bolsa de Sydney (Austrália), perdeu 0,08%; o Kospi, da Bolsa de Seul (Coreia do Sul), também teve perdas, de 4,11%; o Shangai Composite, da Bolsa de Xangai (China), teve retração de 2,93%.
Shoichi Nakagawa afirmou nesta terça que deverá deixar o cargo após comparecer supostamente embriagado a uma conferência do G7 (grupo dos sete países países mais ricos) em Roma (Itália), realizada no sábado passado (14).
Folha Online

Despenca

A zona do euro registrou em 2008 o maior déficit comercial de sua história, de 32,1 bilhões de euros (US$ 40,5 bilhões), segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Eurostat, a agência europeia de estatísticas.
Em 2007, a balança comercial da zona do euro havia registrado um excedente de 15,88 bilhões de euros (US$ 20 bilhões).

Gilvam vai à Infraero pedir a retomada ...


... das obras do Aeroporto de Macapá
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) anunciou ao Plenário que será recebido nesta terça-feira (17), às 17h, pelo presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, para tratar da retomada das obras do Aeroporto Internacional de Macapá. A obra começou no final de 2004 e esteve paralisada por causa de problemas de licenças ambientais e de adequações exigidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo Gilvam Borges, a reforma do Aeroporto de Macapá está paralisada há praticamente um ano e meio, depois de a obra estar quase 70% concluída. Ele registrou que após o TCU determinar a suspensão dos trabalhos, o presidente anterior da Infraero, Sérgio Gaudenzi, conseguiu negociar com os donos da empresa Gautama (vencedora da licitação acusada de ter cometido irregularidades), que desistiram do contrato.
Feito isso, explicou Gilvam Borges, a empresa classificada em segundo lugar na licitação do aeroporto foi convidada para assumir a obra. Porém, ela não aceitou e declinou do convite, alegando que os preços estavam defasados. Dessa forma, é necessária uma nova licitação para que uma nova empresa seja escolhida e os trabalhos retomados. Celeridade na licitação é o que Gilvam Borges pretende pedir ao novo presidente da Infraero.
Visitas
O senador pelo Amapá também relatou várias visitas que fez recentemente a municípios e escolas do seu estado. Em Macapá, ao lado do prefeito Roberto Góes, ele reuniu-se com diretores, professores e pais de alunos para discutir formas de as escolas conseguirem recursos de programas do Ministério da Educação.
Em Pracuúba (pólo de pesca mais importante do estado), Gilvam Borges fez uma caminhada de 18 quilômetros. Lá foi firmada uma parceria com o governador Valdez Góes, nos seguintes termos: o estado apresenta projetos e o senador tenta liberar os recursos, via Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para executá-los. O dinheiro que o Amapá pretende captar deverá ser utilizado em infraestrutura, principalmente na pavimentação de estradas estaduais como a 010, a 070 e a 340.

Vergonha

Levantamento do Congresso em Foco revela que 11 dos 36 líderes na Câmara e no Senado são alvo de inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal. Sandro Mabel (GO), que comanda a bancada do PR, puxa a lista entre os deputados, com três denúncias.

Leia hoje no Jornal do Dia:

A impunidade na fronteira - brasileiros continua morrendo na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa.

Enquete - a população opinou sobre os R$ 110 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - verba para dar assitências aos milhares de macapaenses - e os outros quase R$ 110 milhões destinados ao Orçamento da Assembléia - verba destinada para apenas 24 deputados.

Violência - o aumento de registros de violência contra a mulher aumentou em 2009.

Saudades - após seis anos de dedicação, Frei Deusivam, um dos fundadores da Casa do Pão, deixa Macapá.

Melhorias - Senador Gilvam Borges quer liberação de R$ 3 milhões para Pracuúba.

Eleições 2008 - TRE mantém a prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, no cargo.

Leilão - centenas de motos serão leiloadas pelo Detran em março.

Atletismo - iniciam inscrições para a Corrida de São José.

Carnaval 2009 - deputados questionam o valor cobrado pelos ingressos para quem vai assistir aos desfiles e querem redução no preço.

Crise - a Crise mundial também abalou grandes economias como a do Japão, que apresentou queda no PIB.

Marabaixo - Avenidas continuam abandonadas, cheias de lama e buracos.

Falta de respeito - população joga lixo na rampa do Santa Inês.

Estas e muitas outras notícias na edição de hoje do Jornal do Dia.

Edital

O Dnit (Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, abriu nesta segunda (16) as inscrições de processo seletivo para a contratação temporária de 200 profissionais de nível superior. O contrato é de dois anos, renovável por mais dois.As oportunidades são para atividade técnica de suporte (nível 3), atividade técnica de complexidade intelectual (nível 4) e atividade técnica de complexidade gerencial (nível 5). As remunerações são de R$ 3.800 (suporte), R$ 6.130 (complexidade intelectual) e R$ 8.300 (compexidade gerencial). As inscrições poderão ser feitas até 8 de março, no site do Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), responsável pela seleção. As taxas de inscrição são de R$ 71, para nível 3; R$ 76, para nível 4; e R$ 86, para nível 5.Além do certificado de nível superior e registro no órgão de classe, se for o caso, para se candidatar aos cargos de nível 5, os interessados precisam ter experiência profissional mínima de cinco anos na área em que concorre. Já para os cargos de nível 4, a exigência é de experiência profissional mínima de três anos. Para as vagas destinadas ao nível 3, é preciso apresentar apenas o diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior e o registro no conselho de classe, se for o caso.O processo seletivo será composto por duas fases. A primeira terá realização de provas objetivas, com data prevista para 29 de março. A segunda fase será composta por avaliação curricular de títulos e experiência profissional.Há vagas para todos os Estados do país, para profissionais das áreas de letras, engenharia civil, administração, biblioteconomia, economia, arquivologia, ciências contábeis, tecnologia da informação, análise de sistemas, ciência da computação, sistemas de informação, engenharia da computação, biologia, antropologia, arqueologia, sociologia, geologia, engenharia florestal e engenharia agronômica. Veja as vagas por Estado no anexo do edital.As informações foram divulgadas pelo Cespe. É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site da instituição

Ovos Falsos

A China divulgou um novo alerta alimentar após autoridades sanitárias descobrirem a suposta produção de ovos falsos que podem ser altamente prejudiciais a humanos. O problema surge pouco mais de seis meses depois da descoberta de um esquema de adulteração de leite que causou a morte de ao menos seis crianças e afetou mais de 300 mil pessoas em todo o mundo.
De acordo com a imprensa local, os ovos falsificados eram produzidos em granjas da província de Fujian (sul). O governo chinês ainda investigao o caso.
Mais barato que os produtos naturais, os ovos falsos --quase idênticos aos verdadeiros-- não contêm proteínas; em vez disso, há elementos como metais e outros compostos sintéticos misturados, segundo reportagem do jornal "The Standard", de Hong Kong.

E tudo vira Samba

Enquanto o mundo pega fogo com a crise na economia, Macapá só comenta sobre o carnaval. E ainda a falta de criatividade é tão grande que repetem o samba, "Bum bati Bum " foi um samba enredo do Boêmios do Laguinho no tempo que Macapá era criança. É mole! Ou querem mais...

Mercado em Baixa

Mais uma vez as bolsas despencam na Àsia , parece já ter virado costume.Tóquio fechou -1,35%,na europa as bolsas abrem em queda nesta terça , Paris -1,32%, Frankfurt -1,68%, Madri -1.23%, Londres -1,08%, Suiça -1.42%, Milão -0,65%.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Encontro na Itália

Coordenadores regionais do Apostolado do Mar participam, a partir de hoje, 16, no Vaticano, de um encontro anual promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes. O encontro de dois dias reúne delegados de nove regiões do Apostolado do Mar.
Os objetivos do encontro são avaliar o trabalho desenvolvido, refletir sobre os possíveis desenvolvimentos em âmbito marítimo e lançar estratégias e projetos nas várias regiões do mundo.
Presidem o evento o Cardeal Renato Raffaele Martino e o Arcebispo Agostinho Marchetto, respectivamente presidente e secretário do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.
Dom Marcheto explica que os principais problemas e desafios enfrentados, hoje, pelos marítimos e pescadores, foram sintetizadas muito bem pelas palavras pronunciadas pelo Papa no Ângelus de 18 de janeiro: "Desejo acrescentar uma palavra especial aos marítimos e pescadores, que vivem em dificuldade, sofrem restrições para descer em terra firme e acolher a bordo os capelães, como também enfrentam os riscos da pirataria e os prejuízos pela pesca ilegal. Exprimo a eles a minha solidariedade e o desejo de que a sua generosidade, nas atividades de socorro no mar, seja recompensada com maior consideração".
( Rádio Vaticana)

Oração

A oração é o oxigênio da alma. “Para mim a oração é um impulso do coração, é um olhar dirigido ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus). Então vamos começar pela oração, nós precisamos orar, rezar, conversar com Deus sempre como nos ensinou Jesus, que orava sem cessar buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai. Reze com o que está no seu coração, quer seja bom ou ruim, pois na oração nada se perde tudo se transforma em matéria prima para Deus, que nos ama, realizar o milagre que necessitamos. “Tudo pode ser mudado pelo poder da Oração”.
Por isso, escolha todos os dias um horário para fazer sua oração pessoal ou ore o dia todo, fazendo o que estiver fazendo, é a oração ao ritmo da nossa vida. Coloca-nos o tempo todo na presença do senhor, alimento forte e substancioso. È necessário que seja fiel e perseverante, para se tornar uma coisa normal e habitual em nossa vida, como se alimentar todo dia e varias vezes por dia. A oração com a Palavra de Deus nos manterá de pé e reconheceremos melhor o Senhor e sua promessa de salvação, Sua Palavra forma nossa mentalidade, nos moldes do Reino de Deus.
A Eucaristia, Santa Missa é o alimento mais forte, pois comungamos o próprio Jesus nossa vida. Muitas vezes trabalhamos demais, temos tempo para tudo, pra o lazer, para conversar, ver televisão, passear no shopping, mas para parar um pouquinho para repor as “energias” espirituais não damos muita importância. Por isso, tem gente morrendo no pecado e numa vida vazia, pois está “anêmica” de Deus, com anemia espiritual. Nesta hora é preciso buscar a ajuda certa, como fez àquela senhora, buscou no Sacramento da Confissão o diagnostico e o remédio para ser curada e liberta do males da alma.
Cuidado para não buscar alimentos e remédios errados, como espiritismo, macumbaria, esoterismo, filosofias orientais etc. Eles são como uma chaga aberta, você recebe um alimento falso, que não resolve, pode ser até um paliativo, que engana, mas não cura, pode até levar a morte, você vai perdendo energia e sangue sem perceber, como nos diz são Paulo: “Enfim fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força, revesti-vos da armadura de Deus, pra que possais resistir às ciladas do diabo. Pois nossa luta não é contra homens de carne e sangue, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos espalhados pelos ares. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus”. (cf. Efésios 6, 10-13). Neste caso o melhor é buscar uma direção espiritual, um sacerdote ou uma pessoa mais madura na fé de sua comunidade para lhe ouvir e rezar por você, pois alimento ou medicamento errado pode matar.
Portanto, o primeiro passo é começar a rezar, reconhecer que esta com anemia espiritual e acreditar que acima de tudo Deus me ama e me espera de braços abertos na confissão, na Eucaristia, no grupo de oração, na partilha, na direção espiritual e no simples terço com Maria. Deus me vê, não é indiferente a minha dor, Deus me entende, quer me envolver de amor. Rezemos juntos: Pai santo, Pai amado, livrai-me de toda doença espiritual, psicológica ou física e derramai sobre mim o Teu Espírito Santo, para encher-me de força e de vida, pra me ensinar a rezar, vem e cura-me, liberta-me, pois eu quero viver. Daí-me o dom da fortaleça, para me libertar de toda tibieza, abatimento, sentimento de derrota e frieza espiritual, quero vencer através da oração e do louvor. Amém. ( Padre Luizinho)

Entre Aspas

No comando
O promotor Iaci Pelaes conseguiu a confiança e foi o escolhido para comandar o Ministério Público Estadual pelos próximos dois anos.

Análise
A chegada de um promotor no comando do MPE me traduz a seguinte situação. Três promotores disputaram o cargo, antes ocupado só por procuradores. Se os promotores souberem trabalhar os membros do Ministério Público, um procurador não chegará mais tão cedo ao cargo de comandante de tão importante órgão público. Resumindo: procuradores terão que bater “continência” para um promotor. Seria o mesmo que colocar um sargento sob o comando de um cabo.

Não colou
Tem coisas no Brasil que não dá para entender, nem que o cabra passe a vida toda conversando com Freud. Pagaram por uma foto-montagem para aparecer ao lado de Lula e Dilma Rousseff, no encontro dos prefeitos. Será uma franca campanha para 2010? É presidente, o tiro pode sair pela culatra.

Negócios
Dois empresários em Macapá chegaram a um acordo comercial e fecharam negócios. Odilon Lima, da Luk Empreendimentos, comprou o prédio da Frigomar do empresário Calandrini, que há mais de uma década comercializa pescados in natura e beneficiado na Rua Hildemar Maia, quase esquina com a AV. FAB. Odilon vai continuar explorando o mesmo ramo de atividade e Calandrine já adquiriu um ponto mais a frente.

Exemplo
Alguns blocos de carnaval de bairros da cidade estão dando verdadeira aula de economia para os considerados blocos maiores, aqueles sempre na eterna dependência de subsídios oficiais. Com inteligência e tino administrativo, os dirigentes das agremiações vendem abadás, promovem bingos, rifas e festas, onde arrecadam recursos, todos revertidos em favor dos brincantes. E não precisam ficar de pires na mão.

Respeito
Falando em carnaval, se a coisa continuar sendo tratada pela Liga das Escolas de Samba, daqui pra frente pode esperar chuva de críticas em cima da organização da festa. São muitas as reclamações de que a imprensa está sendo tratada que nem folião porre na terça-feira gorda. Respeito é bom e pelos profissionais da comunicação é melhor ainda.

Candidatura
O presidente da Câmara de Vereadores de Macapá (CVM), Rilton Amanajás (PSDB), nem bem esquentou o assento e, segundo os bastidores de gabinete, já não esconde de ninguém que pretende disputar uma vaga para a Assembléia Legislativa no ano que vem.

Bagagem
Se conseguir o que quer, pode herdar na sua bagagem política os votos do seu “padrinho”, o presidente da AL deputado estadual Jorge Amanajás (PSDB), que sonha um dia ocupar a cadeira principal do Setentrião. O problema que este jogo não dá empate. E se o “padrinho” não emplacar?

Diferença
Dos três atuais senadores da bancada do Amapá, tirando o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), que sempre manteve um bom entendimento com o governador Waldez Góes (PDT), nos últimos anos, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) é o que está mais próximo de Góes, sempre junto nas “caminhadas” pelos ministérios, em Brasília.

Reeleição
Já o senador Papaléo Paes (PSDB), só teve maior aproximação do Setentrião no segundo turno para a eleição a prefeitura da Capital. Isso pode fazer a diferença na disputa de uma reeleição.

Discurso
A secretária de Promoção Social do GEA, Marília Góes, filiada ao PDT, foi muito aplaudida na semana passada por ocasião da noite de gala da formatura de 135 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar, no Ceta Ecotel.

Bola toda
Madrinha da turma, Marília se esmerou nas palavras, levantou a bola do sexo feminino, destacando a primeira aluna da turma. Se Marília pretender uma vaga a Câmara Federal, uma das quatro atuais parlamentares se prepare no sentido de ir arrumando as malas do Planalto Central.

Despesas
Um grupo de parlamentares do Congresso Nacional está forçando a barra para que haja muita transparência na divulgação das verbas públicas usadas pelos políticos. Tem o apoio explícito dos presidentes Sarney (Senado) e Temer (Câmara).

Transparência
Seria bom que por aqui, vereadores e deputados estaduais deixassem as chaves dos cofres nas mãos do povão, para ver como usam as chamadas verbas de representações. Assim, se poderiam abrir as “caixas pretas” das duas entidades. Lá em Brasília o que mais haveria eram notas fiscais frias. E por aqui?

Fim
O GEA determinou o fim do contrato das obras (sic!) do estádio Zerão, que era realizado pela Estacon. Foram quase dois anos de abandono e destruição do maior monumento no Meio do Mundo em todo o planeta.

De luto
O desporto amapaense está de luto pelo descaso da empresa paraense, que bateu pé contra a Caixa Econômica Federal, a secretaria de Obras do GEA e do próprio Governo. Levou o troco na hora. Agora todo o cuidado com as obras da ponte sobre o Rio Jarí. Adivinhem que está lá tocando as obras? Ah! As obras (sic!) da duplicação do início da BR 210 já vai para o jardim de Infância da incompetência!

Inadimplência
De quatro em quatro anos é a mesma cantilena. Entra prefeito e sai prefeito, o que entra detona o que sai, pelas dívidas deixadas. Quatro anos depois, se não for reeleito, o que está saindo deixa prefeitura pior do que encontrou.

Pergunta
Sabem o por que de tudo isso? Não? É que as Câmaras de Vereadores eleitas pelo povo para fiscalizar o executivo se acumplicia com ele e quem leva ferro é o povão, que muitas vezes, não aprende a escolher seus representantes.

Comunicação
Depois de tocar com eficiência a Rede Marco Zero de Comunicação, afiliada a Rede Record em Macapá, juntamente com seus pares Dalto Martins (PMDB) e Jorge Amanajás (PSDB), o deputado estadual Edinho Duarte (PMDB) chegou a emplacar seu filho Diego na Câmara de Vereadores de Macapá.

Audiência
Duarte aumenta seus tentáculos na sua rede de comunicação, agora, assumindo a Rádio Porto AM e Forte FM, juntamente com o ex-deputado federal Waldenor Guedes. Vai brigar de verdade pela audiência! Experiência ele tem!

Matérias
O economista Ródson Juarez, amapaense da gema e com sobrenome de pioneiro, vem mostrando bastante desenvoltura nas páginas de Economia do Jornal do Dia – Quem lê sabe mais! São matérias abalizadas, explorando os setores econômicos do Amapá.

Referência
Quem quiser investir no Meio do Mundo, terá, obrigatoriamente de ler os artigos dele. O JD está se tornando uma espécie de Gazeta Mercantil ou Valor Econômico da Linha do Equador.

Falta
Algumas escolas da rede pública do município de Santana iniciaram as aulas sem a necessária e essencial merenda escolar. E olha que o município e dirigido por um prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT), acostumado há anos a meter o dedo no suspiro político dos adversários.

Pensa aí
Será que o prefeito Nogueira e seus assessores deixam pelo menos de tomar aquele cafezinho durante o expediente? Deixa-se de comer no almoço ou jantar deve ser por pura vaidade de um regime alimentar. Mas às crianças tem fome mesmo. Ou duvidam?

Poder
Quando João Capiberibe era o todo poderoso governador do Amapá, costumava exercitar suas excentricidades junto aos correligionários não escondendo nada.

Chique
Uma vez, teriam perguntado a Capiberibe por qual motivo não iria até o aeroporto de Macapá receber o então presidente do Senado e ex-presidente da República José Sarney, teria respondido ao interlocutor que seria um troco por Sarney não ir ao aeroporto da Capital Federal para um beijamão, quando ele desembarcava por lá. Chique não!

Recordes
Em pouco mais de dois meses e meio, o site do JD (www.jdia.com.br) deve atingir 1.000.000 de acessos. O reloginho que realiza a contagem marca em média 2,2 mil consultas diariamente. Agora, ergue o troféu na web, sem contar com o blog (jornaldodia-amapa@blogsopt. com.br), que em pouco tempo na internet já adquiriu a confiança do leitor mais intelectualizado.

Proteção
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) é considerado um político corajoso e de sorte. Na eleição para a mesa diretora do senado da República, os tucanos fecharam questão apoiando o nome do petista acreano Tião Viana. Paes resolveu se bandear para o lado de Sarney, colocando sua cabeça a prêmio.

Poupado
Quando o partido pensava em expulsá-lo por infidelidade, eis que antes, o ex-presidente FHC e Sarney, amigos de longas datas, almoçaram juntos num famoso restaurante no Rio de Janeiro, onde Sarney teve a promessa de FHC que pouparia o senador rebelde do Amapá.

Tudo às Claras

As novas enquetes do blog vão causar ainda um verdadeiro zum-zum-zum. Aguarde!

Congelamento

MADRI, Espanha, 16 Fev 2009 (AFP) - Um fundo de investimentos imobiliários do banco espanhol Santander pediu nesta segunda-feira às autoridades da Bolsa de Valores espanhola que congelem durante dois anos a devolução das somas devidas aos investidores porque não tem condições de atender aos pedidos."O valor dos reembolsos solicitados pelos participantes do fundo até 13 de fevereiro de 2009 (inclusive) chega a € 2,617 bilhões (R$ 7,6 bilhões), o que representa 80% do patrimônio do Fundo no final de janeiro", segundo comunicado do Santander à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).

Câmara pode votar está semana o “Bilhete Único”

Anibal Sérgio
Da Reportagem


O projeto de lei de autoria do vereador Luizinho do PT, “Bilhete Único” pode entrar está semana na pauta de votação da Câmara de Macapá. A proposta, que está na comissão de Justiça e Redação daquela Casa, recebendo os ajustes finais, propõe que o usuário utilize uma única passagem para se deslocar de um bairro a outro, mudando apenas de ônibus no Terminal de Integração da cidade, na área comercial. Com a proposta o vereador diz que o Município ganha em tudo, pois o ônibus vai rodar menos tempo, reduzirá o número de linhas, que hoje castigam a malha viária da cidade, “e o que é mais importante: nós vamos ajudar o prefeito a implantar em definitivo a sua proposta de campanha do Terminal de Integração”, explicou o vereador Luizinho, apostando na aprovação da matéria por parte de seus colegas parlamentares.

Advertência - O artigo quatro do Projeto de Lei adverte, no entanto, que o bilhete único tem validade apenas de duas horas e trinta minutos, tempo necessário, segundo estudo levantado pelo vereador para uma viagem de ônibus até o destino do usuário. Passado esse tempo, o passageiro terá que adquirir nova tarifa, ou comprar novos créditos.

Créditos - Na proposta, o vereador menciona que os bilhetes serão comercializados como as passagens estão sendo no momento, mas adiantou que a Prefeitura ou a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), a quem deve ser atribuída a competência, devem facilitar a aquisição dos bilhetes, assim como a forma de colocar créditos para uso dos passageiros. “O bilhete único na cidade é um direito social do usuário do transporte coletivo”, justificou o vereador, que já presidiu duas empresas, uma municipal (EMTU) e outra estatal, a Companhia de Eletricidade do Amapá (Caesa).

Custos - Ainda como justificativa apresentada para a aprovação da matéria, o vereador destaca algumas linhas urbanas totalmente inconcebíveis, pois, estrangulam o sistema e provocam gastos acima do previsto ao setor. “Por exemplo, a linha criada no ano passado para atender o bairro Liberdade e que vai até o final do Zerão, é um absurdo, atravessa toda a cidade e pouco atende”, acusou o parlamentar municipal, lembrando que outras quatros linhas foram criadas de forma provisória e que continuam estrangulando o setor.

Deu o que falar

Os resultados e análise das enquetes veiculadas no blog do JD deram o que falar em toda imprensa amapaense. Após diversas ligações para nossa redação solicitando a matéria no blog, daqui a pouco iremos colocar na íntegra o que saiu na edição de domingo.

SESA apresenta projeto para combater a AIDS durante o carnaval

Um novo projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promete assegurar a prevenção de doenças geralmente adquiridas durante o período de Carnaval. A iniciativa consiste em abranger ainda mais as campanhas de prevenção de saúde, aproveitando a época de folia para formar um bloco integrado por servidores.
De acordo com Secretário estadual de saúde, Pedro Paulo dias de Carvalho, o “Saúde Folia” é o bloco da conscientização e diversão, onde a importância da prevenção de doenças como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’S/AIDS) é o principal objetivo.
A secretária adjunta de gestão em exercício, Gracinete Espíndola, explica que o bloco não se restringe somente às DST’S/AIDS. “As ações se estendem aos barracões das escolas de sambas, já que os trabalhadores manipulam ferro, que é um material perfuro-cortante, podendo contrair tétano”, disse.
Gracinete informa também que há à responsabilidade, quanto às ações de prevenção de outras doenças que ocorrem nesse período carnavalesco. “Cito a cirrose hepática que precisa de cuidados por parte de seus portadores, campanhas por parte da Secretaria, orientam que as pessoas não abusem do álcool”, concluiu a secretária.
Pedro Paulo ressalta a importância da presença de equipes da Saúde nos eventos ocorridos no Estado. “Estamos de trabalhando para que a população usufrua de saúde em todos os momentos, em eventos como o carnaval, disponibilizar saúde e diversão para todos os foliões”. O “Saúde Folia” pretende reunir mais de 100 pessoas, entre servidores e colaboradores neste período de carnaval.

Projeto de Lei pede que trote estudantil vire contravenção penal

Registros de violência de estudantes contra estudantes tem deixado o brasileiro de cabelo em pé, e para acabar com essa quase mania, síndrome da violência ocorridos em São Paulo e Goiás, um projeto (e mais quinze anexos) que ficou durante 14 anos em tramitação na Câmara dos Deputados finalmente estará na pauta de votação, em regime de urgência. O projeto deverá transformar o trote estudantil como crime, principalmente se seus casos forem cometidos ou submeterem alguém à situação ridícula ou ofensiva, prevendo como punição a detenção de um a cinco meses, e ainda multa (R$ 100 a R$ 500).
Em São Paulo, a USP (Universidade de São Paulo) criou há dez anos o Disque-Trote, que serve para aqueles alunos que se sentirem agredidos ou violentados, e que podem utilizar um número para denunciar. De acordo com o responsável pelo programa, houve uma redução no quantitativo de denúncias.

PF/AP realiza plantio de mudas em Escola Agrícola

A Superintendência de Polícia Federal no Amapá informa que amanhã, 17, estará participando na Escola Agrícola João Piamarta, na Rodovia Duque de Caxias, no Distrito do Coração, do Programa de Neutralização de Redução das Emissões de Carbono, trabalho lançado pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal. Na ocasião serão plantadas 248 mudas de árvores que foram doadas pela SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), como colaboração no trabalho de propagar e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.

CNJ divulga levantamento feito entre as instâncias judiciárias brasileiras

Um levantamento realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) destacou a Justiça do Distrito Federal como a mais cara do Brasil. O trabalho mostra as despesas gastas pelo Poder Judiciário por habitante, que no DF, chega ao valor de R$ 416 por pessoa – quatro vezes a média nacional para as instâncias estaduais que é de R$ 90, 50. Além da Justiça Federal, o levantamento destaca também os trabalhos da Justiça do Trabalho, entre outras instâncias.

Remédios terão duas bulas até o final do ano no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prevê para até o final do ano, a implantação de duas bulas de medicamentos, uma com linguagem técnica e outra com informações mais didáticas voltadas para o paciente. Esta última continuará vindo dentro da caixa do remédio, e a primeira deverá ser disponibilizada em forma eletrônica no site da Agência.
Além dessa proposta, outras como, as letras e o espaçamento entre os parágrafos no texto da bula devem ficar maiores, para facilitar a leitura dos textos, trabalho que vem sendo parte de uma consulta pública que o órgão vem realizando no país. “Alguns estudos apontam que as bulas dos remédios vendidos no país são incompletas, excessivamente técnicas para o público leigo e superficiais e desatualizadas para os médicos.”, diz a Anvisa.
Ano passado, 19 bulas de remédios entre antidepressivos, calmantes, anti-inflamatórios, vasodilatadores, antirreumáticos e drogas contra pressão alta e para baixar o colesterol, inclusos em uma lista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) constatou vários problemas como as diferenças entre as informações dos medicamentos de referência e os seus genéricos ou similares. No caso de uma comparação entre as bulas americanas e as brasileiras, na primeira os anti-inflamatórios destacavam o risco de morte por problemas cardiovasculares, e no Brasil – tanto o Voltaren quanto o genérico Diclofenaco Sódico não traziam o alerta.

Descoberta

A Itália desenvolveu em laboratório um tomate grande que promete a cura de problemas do coração e a cura do câncer, o famoso tomate foi apresentado hoje para a imprensa italiana. Dizem eles que é uma revolução na ciência.

Papa Bento XVI

"Os pecados que cometemos nos distanciam de Deus, e se não são confessados humildemente confiando na misericórdia divina, chegam até mesmo a produzir a morte da alma". Foi o que recordou o Papa Bento XVI neste último domingo antes da oração do Ângelus, comentando o Evangelho do dia sobre a cura de um leproso ao qual Jesus havia pedido para não revelar o fato e de se apresentar aos sacerdotes para oferecer o sacrifício prescrito na lei de Moisés.
(Rádio Vaticana).

Crescimento

SÃO PAULO - O crédito bancário no Brasil deve crescer cerca de 16% neste ano em comparação a 2008. A estimativa é do vice -presidente do banco Itaú, Marcio Schettini, que vê nessa expansão algo muito significativo levando em conta previsões de baixa na oferta de crédito da ordem de 10% nos Estados Unidos e de 5% na Europa.Mais cedo, o presidente do banco Itaú, Roberto Setubal, afirmou que a carteira de crédito do banco gerido por ele deve crescer de 10% a 15% neste ano, com comportamento semelhante no nível de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas.Schettini, que participou hoje de seminário promovido pela Lide em São Paulo, disse que apesar de haver melhorado o ambiente de crédito no país, isso não resolve os problemas de capital internacional, já que o mercado externo continua fechado.Na avaliação dele, a possibilidade de crescimento do crédito local mesmo com a crise se deve a condições favoráveis no Brasil. Além de estabilidade financeira e da estabilidade institucional, Schettini menciona que o marco regulatório e o aumento da transparência nos negócios colaboram para isso.O executivo acredita ainda que a aprovação do cadastro positivo pelo Congresso deve colaborar para melhorar as condições de oferta de recursos, assim como a publicação de balanços por parte de empresas.(Bianca Ribeiro).