sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Leia no Toque de Primeira

Positivo
O Governo do Amapá entrega hoje à comunidade o Complexo Esportivo Poeirão. A moderna praça oferece campo drenado, vestiário, cabine, iluminação, lanchonete, área com brinquedos e quadra polivalente.

Negativo
Ainda repercute a queda vascaína e o fracasso traduz uma nova geografia do futebol. A mudança resulta da incompetência e desorganização invadindo os clubes, inclusive o Vasco quatro vezes campeão brasileiro.

Fenomenal
O novo corintiano Ronaldo agita o mercado da bola em primoroso lance de marketing.

Triconil
Amiraldo Costa, da Seinf, torce por São José e Ypiranga. E com a mesma intensidade!

Triatlo Caboclo
A fera Robson Caetano assiste canoagem, atletismo e ciclismo. Amanhã, em Santana.

Dia D
Flusão e Trafic podem firmar ‘novo modelo de gestão’ no futebol profissional. Hoje!

Mazagão
Beira-Rio, Distrital, São Jorge e União fazem as semifinais do Campeonato Municipal.

Jogos Infantis
A festa vai rolar hoje em Santana com esporte, brindes e atrações para 3.500 crianças.

Bola de Seringa
O livro do jornalista e médico Leonai Garcia vai marcar época no esporte. Aguardem!

Modernidade
A nova sede negro-anil foi projetada para quatro andares e reserva espaço para elevador.

Ciclismo
A quinta força do pedal brasileiro promoveu no Carinhoso alegre Festa dos Campeões.

São José
O restaurante climatizado tricolor está pronto e vai fazer sucesso no bairro do Laguinho.

Trem Ardente
A locomotiva pega fogo entre duas poderosas correntes suando pelo poder rubro-negro.

Festa do Salão
Federação de Futsal reúne parceiros dia 18 Dez e promove a confraternização anual.

Danielli Scapin
A elegante dirigente da Faculdade Seama foi eleita “Empresária do Ano”. Com méritos!

Zona Livre
Paulo Figueiredo e equipe praticam jornalismo de alto nível na FM 94,5. Imperdível!

Leia nos Bastidores da Notícia

ZONA FRANCA VERDE
Foi aprovado no Congresso Nacional o projeto de lei que cria a Zona Franca Verde para o Estado do Amapá. Desde 2007 que os parlamentares amapaenses vêm lutando para que a matéria fosse aprovada nas Comissões Técnicas das duas Casas e ontem, em sessão ordinária foi aprovada.

O QUE É?
A Zona Franca Verde também é uma zona industrial incentivada mas que agrega valores nos produtos manufaturados cujas matérias primas são originárias do Estado do Amapá. É diferente, portanto, da Zona Franca de Manaus onde pode entrar matérias primas de outras origens que não as nacionais. Mas já e um grande avanço local e que pode servir de atração para o capital dos investidores.

OS PROATIVOS
Os pró-ativos dessa empreitada são todos os parlamentares que transformaram o projeto em "bandeira de luta" e que agora vêm o resultado. Jurandil Juarez, Sebastião Rocha, Davi Alcolumbre e Evandro Milhomem, pilotaram esse a construção desse atrativo para o desenvolvimento do Amapá.

ALEGRIA! ALEGRIA!
Quem está assim e não é pela aproximação do Natal de Jesus é aquele candidato a vereador que, em Macapá ou Santana, não se elegeu e que está na "boca de espera". Acontece que foi aprovado em Brasília e virou lei, o projeto que regula a definição do número de vereadores de cada Município. Macapá poderia chegar a 23; Santana a 17. E as respectivas leis orgânicas já prevêem, respectivamente, 19 e 15.

ORÇAMENTO
O que fica prejudicado nessa regra é o orçamento da Câmara Municipal que vai ter o duodécimo contado em quase 45%. Mas, nessa altura do campeonato, tem gente que não quer saber nem se tem salário.

Leia no Respingando

Impressionante
É a falta de respeito com o que está acontecendo com o trânsito da capital, principalmente com relação aos semáforos. A maioria dos sinais de trânsito está com defeito. O pior é que o poder público que deveria ter solucionado o problema, já bastante discutido na mídia, ainda não tomou providências.

Perigo
O que tudo indica, a empresa responsável pela manutenção desses equipamentos jogou a toalha e o que se vê é no momento de pico no trânsito uma verdadeira loucura pelas ruas de Macapá. Os donos de veículos que pagam os seus impostos em dia, correndo o risco de terem seus carros recolhidos ao curral por atraso no imposto, correm agora, também, o perigo de serem recolhidos às oficinas mecânicas. Apelar para quem?

Para governo
Na noite da última terça-feira (9), visitou o JD uma das maiores revelações na política recente: o ex-deputado Lucas Barreto (PTB). Disse que seu plano é, sem dúvida nenhuma, concorrer ao governo do Estado.

Para o Senado
A outra possibilidade de Lucas, seria, concorrer a uma vaga ao Senado Federal. Tudo dependerá de como vão acontecer as conversações políticas. Segundo Lucas, se por acaso o deixarem sozinho, como aconteceu nas últimas eleições, a tendência é a vaga ao Senado.

Recurso
No final da última quarta-feira (10), a equipe jurídica que dá assistência ao prefeito eleito, Roberto Góes (PDT), deu entrada no recurso visando a sua diplomação que poderá acontecer ainda esse mês. O trabalho realizado pelos advogados é de muita confiança em prol de um resultado positivo. Os entendidos no assunto dizem que a peça está muito bem amparada nas leis.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Leia no Entre Aspas

A pedidos
Depois de constantes telefonemas, a direção do Jornal do Dia me contratou para fazer a coluna três vezes por semana. Além do domingo, será publicada, também, às terças e quintas-feiras.

Confiança
Modéstia à parte, é devido a coluna ser considerada uma das mais lidas e bem informadas do jornalismo amapaense que a direção aceitou aos pedidos dos leitores. Aqui a informação que vai ao leitor não vem do Diário Oficial e nem da internet. É a fonte pura. Agradeço ao voto confiado.

Deus que me livre
Já pensou se um dia chegarmos a ver nas páginas dos jornais uma mesa rodeada de frutas, tendo de um lado o presidente Lula, de outro o ministro Gilmar Mendes e no centro Fernandinho Beira-Mar? Deus que me livre disso acontecer. A partir desse momento, o Brasil estaria totalmente entregue à própria sorte e seus homens de bens completamente revoltados com tal situação.

Casamento
Fiz uma consulta a um sociólogo conhecido para saber o que estaria pensando da atual crise econômica no mundo. Resposta do especialista: o problema todo é a crise de confiança que abateu o mercado entre o vendedor e o comprador.

Analogia
Falou-me mais ainda, dando exemplo, do nosso dia-dia. Isso é o mesmo que acontece entre marido e mulher, quando um trai o outro. A crise estoura e a desconfiança é implantada. Depois disso, somente o tempo para que tudo volte ao normal, como se nada tivesse acontecido. Até lá, muitas cabeças poderão rolar.

PAC
O superintendente da Caixa no Amapá, Raimundo Frota, leitor assíduo dessa coluna, ligou na última terça-feira para falar sobre as obras do PAC no Estado. Segundo ele, elas passam por várias etapas e as que envolvem a Caixa foram concluídas em março passado. Frota concluiu dizendo que agora, a “bola” está com o governo do Estado.

Licitações
Ainda falando em PAC, Frota adiantou que no próximo mês o governo deverá estar realizando mais de 15 licitações, afim de dar continuidade ao Programa de Aceleração do Crescimento no meio do mundo.

Folha com o BB
Sobre o convênio entre o Banco do Brasil e o governo do Estado, para pagamento do funcionalismo público, Frota disse que vê a situação com absoluta legalidade. Segundo ele, o assunto já tinha sido discutido com a Caixa, mas por falta de estrutura o assunto não foi adiante.

Sonho
A jovem amapaense Wanessa do Espírito Santo, que ganhou o concurso de beleza nacional, lançado pela Record, foi recepcionada com festa no Aeroporto de Macapá, na madrugada de ontem. Em entrevista exclusiva ao jornalista Mário Tomaz, falou dos sonhos e dos planos para 2009.

Obra
O governador Waldez Góes deverá eleger o asfaltamento da BR-156 como sua principal obra nos dois mandatos que passou no governo. Considerada por muitos utópica, a pavimentação é um verdadeiro sonho que está sendo realizado, acreditado pelos bravos moradores dos municípios norte do Estado que só eles sabem das dificuldades e agonia que passaram durante longos anos.

Última
Como muitos não sabem, a BR-156 é uma das rodovias mais antigas do Brasil, sendo a única do Brasil que não está totalmente asfaltada. Por conta disso, já enriqueceu inúmeros maus brasileiros que por aqui passaram, se aproveitando da boa hospitalidade dos amapaenses desse rincão pátrio.

Leia no Hora-Hora

Reclamações
Levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) mostra que as empresas de telefonia e de cartões de crédito estão entre as que mais preocupam os órgãos de defesa do consumidor.

Celular
O assunto aparelho de telefone celular foi responsável sozinho por mais de um terço das reclamações que constam no cadastro, com mais de 34 mil registros.

Além do esperado
O governador do Estado, Waldez Góes (PDT), avaliou que a I Expovalejari foi um sucesso. Ele lembrou que no inicio do projeto, houve gente que achava que a Expovalejari seria uma utopia. O evento atraiu centenas de expositores e aproximou cada vez mais as relações diplomáticas entre os Estados do Amapá e do Pará.

Leia nos Bastidores

PAC
Está sendo desvendada, aos poucos, as razões pelas quais as obras do PAC no Amapá estão travadas enquanto, Brasil a fora, o presidente Lula se vangloria pelo sucesso que o programa tem conseguido, resolvendo problemas de rodovias, moradias, infra-estrutura urbana. Por aqui os resultados continuam magérrimos.

CANAL DA MENDONÇA JUNIOR
Depois de mais de um ano, finalmente as obras do Canal da Mendonça Junior vão começar. Na próxima semana, com a presença do deputado Jurandil Juarez (autor da emenda) e de outras autoridades, será dado inicio às obras. Segundo as informações obtidas pela coluna, pelo menos o tapume começa a ser erguido hoje.

FALTA DE PAGAMENTO
Esse é o motivo que está levando a permanecerem com defeito os sinais de trânsito em Macapá em vários cruzamentos muito movimentados da Capital. Os locadores dos veículos que fazem a manutenção não recebem o pagamento pelo aluguel e, isso seria o motivo para retirar do trecho os veículos. Se pagar volta tudo ao normal. Os motoristas estão pedindo "pelo amor de Deus - socoooooooorro!"

EMENDAS (1)
Lá e cá, no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa começou a temporada final de aprovação de emendas dos parlamentares que farão parte do orçamento de 2009. As discussões acontecem atrás dos biombos e os deputados daqui querem aprovar conforme os pedidos que trazem nos "coletes"

EMENDAS (2)
Enquanto isso, no Congresso Nacional, a diferença no número de parlamentares continua fazendo a diferença no esforço que os parlamentares do Estado do Amapá têm que fazer para vencer a onda feita pelos deputados, apor exemplo, de São Paulo. A queda de braço é grande, mas tem que ser feita senão, sobra.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Notícias

* Pesquisa de ONG alemã divulgada hoje(09.12) mostra que o Brasil é o 5º país onde empresas mais pagam propina para fazer negócios no exterior.
* O Juiz Murilo Mendes agora a pouco, absolveu os pilotos do Legacy da acusação de negligência no acidente da Gol, que aconteceu em 2006, mas responderam por outros crimes.
* Governo vai criar linha de crédito de R$500 milhoes para a agricultura de SC. O limite individual para agricultores afetados será de R$100 mil, com dez anos para pagamento e três de carência.
* O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, foi preso nesta terça-feira (9) pela Polícia Federal em Vitória acusado de participar de um esquema de importação ilegal de veículos.
* Corinthians acerta a contratação do atacante Ronaldo para 2009, o clube divulga que restam "últimas formalidades" para assinar com o atacante, de 32 anos, que estava sem clube, em recuperação de grave lesão no joelho; agente confirma acordo verbal.

Saiu no Diário Oficial da União

Convênio ICMS 39/91, de 7 de agosto de 1991, autoriza os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia a conceder isenção do ICMS nas operações internas e interestaduais com polpa de cacau;

Convênio ICMS 91/98, de 18 de setembro de 1998, autoriza os Estados do Amapá, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina e o Distrito Federal, a conceder isenção do ICMS nas operações internas com veículos automotores adquiridos por Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE;

Convênio ICMS 96/00, de 15 de dezembro de 2000, autoriza os Estados do Amapá, Amazonas e Roraima a conceder isenção nas operações internas com pescado regional, exceto pirarucu;

 Convênio ICMS 74/03, de 10 de dezembro 2003, autoriza os Estados do Amapá, Maranhão, Paraíba e Paraná a conceder crédito presumido do ICMS aos contribuintes enquadrados em programa estadual de incentivo à cultura;

Convênio ICMS 87/03, de 10 de dezembro 2003, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações internas promovidas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA;

 Convênio ICMS 44/04, de 18 de junho de 2004, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações internas com castanha-do-brasil;

Convênio ICMS 137/04, de 10 de dezembro 2004, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção nas saídas internas com os produtos comercializados pelas Cooperativas de Oleiros;

Convênio ICMS 28/05, de 1º de abril de 2005, autoriza os Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins a conceder isenção do ICMS relativo à importação de bens destinados à modernização de Zonas Portuárias do Estado;

Convênio ICMS 170/05, de 16 de dezembro de 2005, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações de importação e subseqüente saída interna de óleo diesel pela Petrobrás Distribuidora S/A destinado a Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA.

Nova rotativa

Até o dia 20 de dezembro está chegando a Macapá a nova rotativa do JD. A máquina, semelhante à utilizada na impressão do Jornal O Liberal, promete revolucionar o mercado local, com qualidade de impressão nunca vista por aqui.

Sindicato

Está em andamento a criação do sindicato patronal dos jornais impressos do Estado do Amapá. Hoje às 11 horas diretores do JD estiveram reunidos com o jornalista Luiz Melo, do Diário do Amapá, onde o assunto foi tratado. Às 18 horas, Roberto Gato, do Tribuna Amapaense estará na sede do JD tratando do mesmo assunto. A intenção é profissionalizar o mercado que anda meio “prostituído” por aqui por meio as raposas felpudas que resolveram tirar a veste de cordeiro. Muita discussão e ciumeira ainda vai rolar no meio impresso.

Na onda da desinformação

Tem gente por aí utilizando o espaço do rádio para ficar falando besteiras e tocando em assuntos que não interessam de nenhuma maneira para o ouvinte. Em nossa cidade já se tornou fato a utilização do meio para promover apenas o “crescimento econômico” de meia dúzia. Nessa onda, quem sai perdendo é o ouvinte, que fica escutando besteira e comentários irrelevantes para a população.

Registro do Comércio

Será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, o XXIII Encontro Nacional do Registro do Comércio, promovido pelo governo estadual e organizado pela Junta Comercial do Estado do Amapá. O evento será realizado no auditório do Sebrae a partir das 19h30.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jogadoras de vôlei e basquete - o sonho de se profissionalizar

Como tem sido feito em todo final de ano, o Finasa oferece oportunidade para as meninas que sonham em ser jogadoras profissionais de vôlei e basquete. O clube irá promover no próximo domingo, dia 14, as peneiras nas duas modalidades.
O programa é realizado na cidade de Osasco, em São Paulo, porém as candidatas de outros estados e cidades deverão comparecer prevenidas com roupas e objetos de uso pessoal para a realização de mais três dias de testes, caso sejam selecionadas para a segunda fase. Neste caso, serão fornecidos pela ADC Finasa/Osasco alojamento e alimentação sem nenhum custo para a jogadora e seu acompanhante (responsável legal). As despesas de transporte do local de residência para Osasco e vice-versa correrão, em todos os casos, por conta das interessadas. Mais informações no site www.finasaesportes.com.br

Projeto prevê punição para agente da PF que vazar informação

De autoria do Poder Executivo, o PL institui novo regime disciplinar para a Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. O agente que vazar informações para a imprensa poderá ficar suspenso de 30 a 60 dias. A censura está tomando novas “caras” no nosso Brasil sem lei punitiva para todos que merecem.

Crimes hediondos

Está na pauta desta quarta-feira (10) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, um projeto de lei que torna mais rigorosa a exigência de tempo de prisão para a progressão de pena nos casos de crimes hediondos. A progressão de pena permite ao condenado, após iniciar o cumprimento da punição em regime fechado, "progredir" para o regime semi-aberto e, posteriormente, para o aberto, desde que atenda a diversos requisitos. O objetivo da proposta em questão (PLS 30/08) é aumentar o período de manutenção desses presos em regime fechado.

Últimas

Crise
O Presidete Lula da Silva se mostrou otimista ao afirmar hoje(08.12) que, ate 2010, a crise mundial já será passado distante.

Fujões
Pelos menos 853 dos 1442 detentos da penitenciária Lemos britto, em Salvador, estão rebelados. Eles tem 177 reféns, 137 são mulheres.

Otimistas
Pesquisa mostra que 76 por cento dos brasileiros não desistiram de comprar nenhum bem ou produto devido a crise financeira.

Onde foi parar?
Do dinheiro arrecadado pelos prefeitos eleitos nas 26 capitais, 36 por cento tem origem desconhecida, aponta levantamento feito pelo TSE.

Novos planos
A ministra Dilma Roussef participou de evento do PT que coloca seu nome como pré-candidata a sucessão de Lula em 2010.

Paisagens

Ferreira Gomes(Fazenda Campinho)



Belezas tão naturais que parecem ilusão de óptica.





O caderno

Tem uma mensagem numa musica que se chama "O caderno" do Pe. Fabio de Melo, que fala exatamente sobre os erros que cometemos e a importância dos acertos em nossas vidas. Vale a pena refletir...
"Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno, eu me recordo do meu. Com ele eu aprendi muita coisa, foi nele que eu descobri que a experiência dos erros é tão importante quanto às experiências dos acertos.
Porque vistos de um jeito certo, os erros, eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras,
Porque não há aprendizado na vida que não passe pelas experiências dos erros,
O caderno é uma metáfora da vida, quando os erros cometidos eram demais,
Eu me recordo, que a nossa professora nos sugeria que agente virasse a página.
Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços.
Ao virar a página, os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles,
Agente seguia um pouco mais crescido. O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos.
Erros podem ser fontes de virtudes!Na vida é a mesma coisa, o erro tem que estar à serviço do aprendizado; Ele não tem que ser fonte de culpas e vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida.
Uma coisa é agente se arrepender do que fez!
Outra coisa é agente se sentir culpado. Culpas nos paralisam. Arrependimentos não!
Eles nos lançam pra frente, nos ajudam a corrigir os erros cometidos.
Deus é semelhante ao caderno. Ele nos permite os erros pra que agente aprenda a fazer do jeito certo.
Você tem errado muito?Não importa, aceite de Deus essa nova página de vida que tem nome de hoje!
Recorde-se das lições do seu primeiro caderno.
Quando os erros são demais, vire a página!".

Saúde & Bem- Viver 3



Uma boa alimentação garante vida longa
Grande parte das doenças crônicas(diabetes,hipertensão,aterosclerose) e das mortes prematuras(1/3 dos cânceres, enfarte, AVC) estão relacionados ao excesso de comida e/ou pela má alimentação. Você deve saber quais são os alimentos sem valor nutricional, que só nos dão prazer, e estão associados a uma variedade de efeitos negativos a sua saúde.Modere na ingestão de açúcar refinado,cereais refinados(massas,pães, e biscoitos feitos com trigo branco), sal(Na-sódio),gorduras transaturadas(óleos hidrogenados) e gorduras saturadas(carne vermelha, manteiga, queijo).Inclua na sua alimentação alimentos que contenham carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade(ricos em vitaminas , sais minerais,fibras) e que nos proporcionam saúde e longevidade. Evite dietas milagrosas. Faça 5 refeições ao dia. Beba em torno de 2 litros de líquidos(água,chá,sucos)diariamente.
Desafio: Procure um nutricionista ou nutrólogo e adote a dieta que mais combina com seu estilo de vida.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Falta de respeito

A falta de respeito com as instituições públicas chegou ao extremo. Pessoas que deveriam ser mais esclarecidas para prestar orientações (ou ao menos não falar besteiras) estão afirmando que uma instituição séria, como é o Ministério Público, não abre os olhos quando o assunto é corrupção “nas altas esferas do poder local”. Falta de respeito, educação e inteligência.

Notinhas e diabinhos...

Jantar
Fato curioso é que no jantar que o governador Waldez Góes ofereceu para a imprensa teve gente que fazendo o uso de óleo de peroba apareceu no evento.

A verdade aparece aos poucos
Hei...ex-senador que foi cassado....compra de voto é compra de voto, não interessa se foi pago R$ 1 ou R$ 52 para "duas humildes senhoras". Não deixa de ser crime. Realmente, a verdade aparece aos poucos... em determinadas situações...não na sua.

Atacando o judiciário novamente
Tem “jornalista” por aí que já está mostrando o mesmo desespero apresentado lá no segundo turno das últimas eleições, quando dizia que se Roberto fosse eleito, seria por “jogar” muito dinheiro por aí. A história não mudou muito, com a possível cassação do prefeito eleito, tem “figurinha” dizendo que se Roberto não for cassado é porque o judiciário está vendido para o senador Sarney, que apoiou Roberto durante a campanha.
Assim fica fácil... sempre ter uma “desculpa” em qualquer que seja a decisão tomada. Coitado mesmo é do judiciário amapaense ... que acorda como mocinho e vai dormir como vilão... várias vezes por ano.

Eu... desatualizado?
A “puxação” de saco de alguns “jornalistas” é tão grande que em sites e blogs que falam de política “apenas quando interessa”, as notícias velhas e congeladas ainda estão em destaque. Que vergonha... será falta de assunto, ou “ordem” de alguém $?

Segurem a carteira!

Tomem muito cuidado por onde andam... as quadrilhas de Macapá estão se unindo para aplicar os golpes de final de ano. Tais “reuniões” iniciaram na semana passada. Dizem por aí que já existem grupos especializados em assaltar políticos e empresários.

Jornal do Dia na Comunidade

O projeto criado pelo JD já ajudou dezenas de famílias carentes de Macapá. Com as inúmeras reclamações registradas insistentemente pelo JD, muita gente recebeu asfalto, segurança e melhoria de qualidade de vida.
O que é mais gratificante para a equipe do JD é saber que outros meios de comunicação tomaram nosso projeto como exemplo e estão cada vez mais engajados com as causas sociais e procurando ouvir a população vivenciando seus problemas, assim como nós já fazemos.

Sem surpresa

Com a chegada das chuvas, o centro comercial de Macapá é a região da cidade onde os alagamentos sempre foram constantes. Todos já sabem que bastava uma forte chuva de apenas 10 minutos para que lojas fossem invadidas pelas águas. Tomara que neste ano a história seja diferente.

Áreas de risco

A população de Macapá deve ficar mais atenta neste período de chuvas que está iniciando. A Defesa Civil já alertou à Prefeitura, por meio de relatório, o detalhamento de 66 áreas que podem causar problemas para a população, entre alagamentos, desabamentos e acidentes de trânsito. Agora cabe à população cobrar ações do poder público, que já sabe onde deve atuar.