sexta-feira, 6 de março de 2009

Gilvan Borges cria Programa Bolsa Ecologia

O senador Gilvan Borges (PMDB-AP) apresentou esta semana em Brasília, o Projeto de Lei que autoriza o Governo Federal a criar o Programa Bolsa Ecologia para a Amazônia Legal cuja idéia principal visa transferir renda para que famílias que residem nas proximidades de Unidades de Conservação passem a ter condições econômicas para continuarem habitando o local sem degradar.
O programa deverá fornecer capacitação para as populações para a preservação do bioma amazônico. Segundo o senador, uma das principais causas do desmatamento na região é a falta de apoio à população local para que os mesmos vivam de forma digna e em harmonia com o meio ambiente. Gilvan pondera que a criação de unidades de conservação não garantem o desenvolvimento, mas a partir do momento que o Governo estimule agricultores, ribeirinhos e outras populações tradicionais a conservar a floresta, a forma de pensar de quem mora nela mudará. “A fonte de renda é a mata e para preserva-la é necessário garantir a essas famílias uma renda mínima, mas necessária para a sobrevivência.
Para garantir o benefício, o ribeirinho ou agricultor deverá morar há pelo menos três anos no local, e deverá comprovar a renda mensal de no máximo um salário mínimo. DEM e PTB já se mostraram favoráveis ao projeto de Gilvan Borges.
.