sexta-feira, 6 de março de 2009

Respingando

Resultado
Mesmo Fran Júnior tendo perdido a primeira batalha judicial na corte de Justiça amapaense, seus assessores dizem que a guerra continua. Ontem, por 4 a 3, o Tribunal doe Justiça julgou um dos processos. Fran aguarda o julgamento dos demais.

E agora?
Com o resultado de ontem, Fran aguarda agora o julgamento do mandato de segurança que impedia tanto ele, quanto o suplente Soares, de assumir a vaga deixada por Roberto Góes, atual prefeito.

Enquanto isso...
Até que esse mandato de segurança seja julgado, ninguém assume a vaga, mesmo com a vitória de ontem a favor de Soares. Resumindo: ainda não há motivos para festa pedetista.

In locu
Deputados estaduais resolveram, mais uma vez, conhecer de perto as condições de sobrevivência dentro do Instituto de Adminstração Penitenciária do Amapá (Iapen). O negócio por lá é de dar calafrios.

Remarcado
O convite ao coronel PM Valcyr, diretor do Iapen, ao plenário da Assembléia Legislativa, teve que ser remarcado para o dia 26 de março. Ele tem que explicar os motivos dos frequentes assassinatos na penitenciária e as péssimas condições de convivio dos presos.

Grandes exemplos
As 31 comissões permanentes do Congresso serão comandadas por 11 parlamentares investigados ou processados no Supremo Tribunal Federal. Os presidentes das 20 comissões permanentes da Câmara e 11 do Senado foram eleitos na quarta-feira.

Devolve
A Igreja Universal do Reino de Deus vai ter que devolver dinheiro a fiel arrependido. A decisão foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça. O valor a ser devolvido é de R$ 2 mil, devidamente corrigidos. Já pensou se essa moda pega?

Mais claro
O Senado vai divulgar a partir de abril, na internet, os gastos detalhados dos 81 senadores com a chamada verba indenizatória, valor mensal de R$ 15 mil para gastos administrativos como gráfica, combustíveis, alimentação e hospedagem. Bom exemplo de transparência com o dinheiro público. Quem vai na onda?

Ao salário
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP) quer conversar com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), sobre a proposta de incorporar o valor da verba indenizatória aos salários dos parlamentares com o objetivo de coibir abusos na sua utilização.

Levantamento
A Fundação Getúlio Vargas será a encarregada em apontar onde o Senado Federal poderá reduzir despesas. Ao assumir a presidência no início de fevereiro, Sarney determinou o corte de 10% no orçamento, custeio e investimento da Casa, assim como a redução de despesas com ligações telefônicas no Senado.

No jornal
A mais nova caneta que passou a escrever essa semana, no Jornal do Dia, é nada menos do que o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT). Sua assessoria fez uma pesquisa nas capitais do país e escolheu os principais jornais para divulgar seus textos.

De volta
A presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado será o cargo mais importante exercido por Fernando Collor de Mello desde o dia 29 de dezembro de 1992, quando, acusado de corrupção, teve o mandato de presidente da República cassado pelo Congresso e abandonou o Palácio do Planalto sob vaias. Collor chegou a ser punido com oito anos de afastamento da vida pública, e só voltou à cena política em 2006, com a eleição para o Senado por Alagoas.