quinta-feira, 12 de março de 2009

Bastidores da Notícia

Rodolfo Juarez

JURANDIL JUAREZ
Ontem, foi aniversário do deputado federal Jurandil Juarez (PMDB). Economista respeitado em todo o país, com assento permanente nas comissões técnicas e permanentes do Câmara dos Deputados, garante com extrema habilidade, a defesa técnica de projetos políticos de influência regional e principalmente local, além de participar ativamente das ações da Bancada do Amapá em Brasília.

VAGA DO ROBERTO
Na próxima segunda-feira, 16, vai ser passado mais um capítulo da novela "vigésima quarta-vaga", que tem como cenário o plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, e como enredo a luta de três suplentes por uma cadeira vaga na AL/AP. Até agora o protagonista é o ex-deputado Fran Junior (PMDB), mas um dos dois coadjuvantes da trama também pode receber o "oscar".

SIRI NA LATA
Mais uma reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social (CAS) foi realizada na Assembléia Legislativa na tarde de terça-feira, 10, quando foi repetida a mesma pauta de todas as outras reuniões. Ao final, falando à imprensa, o porta-voz, deputado Dalto Martins, repetiu o que já disse várias vezes e ainda declarou a idade de cada prédio do Sistema de Saúde, como se isso fosse o importante. Quaisquer dias desses ainda vão "vacinar" essa lata...

AMAPÁ
O governador Waldez Góes foi ontem ao Município de Amapá onde participou, ao lado do prefeito Peba (Carlos Cezar da Silva), da inauguração de três escolas estaduais: uma no Piquiá, às 10 horas; outra no Assentamento, às 12 horas; e uma na sede, a revitalização da Escola Estadual Vidal de Negreiros, às 15 horas. O governador retornou no final da tarde.

SEM RECEBER
Desde dezembro do ano passado sem receber, os vigilantes da empresa LMS estão protestando. No próximo dia 18 de março encerra o aviso para aqueles que estavam lotados em postos de trabalho diurno em prédios próprios da prefeitura de Macapá. Os trabalhadores estão preocupados com a situação e com medo de ficarem sem o dinheiro da rescisão e dos meses atrasados.

MAIS FALHAS
Mais uma vez uma obra pública é atrasada por defeito em procedimentos administrativos. A construção das casas populares em Laranjal do Jarí vai ficar para depois porque não houve condições de aceitação do resultado da licitação feita pela prefeitura. Enquanto isso, mesmo com o dinheiro disponível na Caixa Econômica, as obras não andam. Falta competência técnica.

MESMO ERRO
Padecem de erros assemelhados as obras do Estádio Estadual, Restaurante Popular, Conjunto Habitacional do Mucajá, Obra dos Quiosques da Praça Beira Rio e outras que poderiam estar em andamento e que não desencalham por estar com projeto inadequado, incompleto ou errado. Além de outras construções pelo interior do Estado. Dá a impressão que os engenheiros estão desmotivados ou desaprenderam.

CARAVANA
Está pronta a caravana dos suplentes de vereadores que irão engrossar o coro em Brasília pela promulgação da Emenda 20 que modifica para mais, o número de cadeiras que serão ocupadas por vereadores por todo o Brasil. Em Macapá, vai de 16 para 23, em Santana, vai de 10 para 17.

E OS PREFEITOS
Os primeiros golpes da crise já começam a ser sentidos pelos prefeitos de todo o Brasil. Com a crise, falta dinheiro, a população não compra, o governo não arrecada e as previsões de receita que constam do orçamento de cada município não se confirmam. Mesmo com os cofres vazios, os prefeitos ainda compram passagens aéreas, pagam diárias de hotéis para poder ir a Brasília. A esperança de todos e de cada um: saber o que está acontecendo.

BOLSA-DILMA
O governo federal está preparando uma nova investida sobre os votos do eleitorado mais pobre. Essa é a opinião de boa parte dos que fazem oposição ao governo Lula e até entre os petistas que participam do programa "Bolsa Gás". É que esses dois grupos estão entendendo que se trata de uma forma de comprar votos e, já chamam o programa, maliciosamente, de "Bolsa-Dilma".

QUEDA ALTA
Superou os 12% a queda na arrecadação de tributos pela União durante o mês de janeiro, tomando por base a previsão feita em meados do ano passado para elaboração da proposta orçamentária de 2009. Dos R$ 81,9 bilhões previstos para serem arrecadados no primeiro mês do ano, foram arrecadados R$ 71 bilhões o que representa uma queda de 12,2%. Muito alta para qualquer economia.

GILMAR MENDES EM MACAPÁ
Está confirmado para o dia 20 de março, sexta-feira, a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, do presidente do Tribunal Federal Regional da Primeira Região, desembargador Jirair Aram Meguerian, em Macapá, no Auditório da Justiça Federal, na Av. FAB com Leopoldo Machado, quando receberá homenagens da Justiça Federal do Amapá.

DIFICULDADES
Os moradores dos bairros Zerão e Universidade estão reclamando da situação em que se encontra o bairro. Sem limpeza e com muitos problemas nas vias dos dois logradouros, eles estão apelando para que seja tomada alguma providência. Querem também a troca da areia da arena que dizem estar contaminada e dando frieira em todos os que se arriscam a jogar.