domingo, 8 de março de 2009

Entre Aspas

Crise
A crise mundial teve como foco principal os financiamentos imobiliários feitos para as pessoas que não tinham as mínimas condições de pagar aquilo que contratavam. O pior de tudo é que os bancos, principalmente os americanos, pegaram esse papel podre e venderam ao mundo. Agora a desgraça está aí.

Angu
O principal responsável por isso já começou a resolver parte dos problemas com os inadimplentes. Aqui no Brasil, o governo deveria a pensar também nesse problema, principalmente, aqueles devedores que perderam o emprego, pois esses serão os mais sacrificados de todo esse angu de caroço.

Opinião
A minha pobre opinião eu vou dar. Deveriam ser feitos levantamentos de todos aqueles que tem financiamento, principalmente a longo prazo, como os que compraram as casas financiadas e perderam o emprego.

Idéia
O governo deveria baixar uma medida provisória para que os credotres não executassem esses devedores, suspendendo suas dívidas até que o pobre coitado arrume outro emprego. Isso é o que eu penso.

Força dos governos
Pelo o que tenho visto e ouvido, as informações de rádio e televisão com relação à crise financeira mundial mostram que os governos têm um poder quase infinito pelo mundo.

O resto...
Para salvar as montadoras de automóveis, mercado imobiliário, bancos e etc..., todos recorrem ao “pai governo”, portanto, quem tem dinheiro nesse mundo chama-se governo federal, estadual e municipal. O resto é troco.

Encontro
O secretário especial de governo, Alberto Góes, estará na próxima semana, em Brasília, articulando uma reunião com a bancada federal do Amapá, do Pará e os governadores Waldez Góes (PDT), Ana Julia Carepa (PT), o prefeito Roberto Góes (PDT) e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para discutir a participação de Belém como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

União
Caso a idéia dê certo, Macapá serviria como sub-sede. São os dois Estados unidos para sediar essa grande festa que é o futebol.

Interesses
O governador Waldez Góes (PDT) tem se mostrado como o dirigente que mais tem se interessado pelo equilíbrio das relações institucionais entre os estados do Pará e Amapá. Na verdade, enquanto os habitantes dos dois estados tem interesses comuns, pagam impostos e se entendem como irmãos, o Amapá busca soluções práticas imediatas.

Conversas
Parece que agora, a governadora Ana Júlia (PT), embalada nas notas do enredo da Boêmios do Laguinho, está animada para, pelo menos, dar o pontapé inicial nas conversações com o governador Waldez.

Flagra
Picape Toyota, placas NEJ 2163 – Macapá/AP, pertencente à Unifap, foi vista no domingo passado (1), por volta das 11h15, por dois estudantes da entidade, quando comprava açaí do grosso, em uma batedeira do bairro Santa Rita. Se não era para algum dirigente da entidade, poderia ser para o condutor. Ninguém é de ferro.

Mordomia
Caso seja isso, pelo menos a mordomia é desprezível, se comparada aquela do reitor da UnB, aquele do balde de lixo em inox de R$ 5 mil a unidade. É! Mais o carro e o combustível são adquiridos pelo dinheiro do contribuinte! Ou não?

Ponto
O deputado estadual Paulo José (PL-AP), que também é advogado, tem sido um dos mais interessados na convivência civilizada entre brasileiros e milícia oficial francesa na ex-Zona do Contestado. Por enquanto, o placar das mortes é desfavorável a nós.

Mais interesse
A nossa bancada federal precisa se interessar mais pelo problema, já que a ação estadual é simplesmente política e a discussão a nível de resolução, somente, teria sucesso através da via Itamaraty. O resto é “miolo de pote”.

Mau
A Estacon, aquela empreiteira paraense das obras de Santa Engrácia no Amapá – com todo respeito à Santa Milagrosa -, conseguiu o que queria: colocar “mau na foto” o GEA/Secretaria de Infraestrutura, em reportagem da Rede Globo, no Esporte Espetacular de domingo passado (1).

Cadê o telhado?
Que as situações dos nossos estádios (Zerão e Glicerão) são lastimáveis, todo mundo sabe, mas colocar toda a culpa no Governo é pura maldade. Dizem que estão armazenando gorda munição para o ano que vem para se possível, usá-la politicamente. E a armação da cobertura do Zerão, onde está?

Cordialidade
O repórter Global Regis Rösing foi recebido com grandes gentilezas no Meio do Mundo, com direito a uísque 20 anos, picanha argentina e show particular de MPA.

Desmoralização
Para completar a matéria “encomendada”, os presidentes das duas maiores torcidas do Amapá, São José e Ypiranga, teriam recebido uma estranha proposta, via celular, de Rösing, para realizar uma partida amistosa nas areias da Praça da Conceição, mostrando que não existiriam outras localidades esportivas para realizar tal clássico. Seria a “desmoralização total”. Ainda bem que os presidentes dos clubes não toparam erguer a armadilha.

Prejuízo
O contribuinte e a classe política amapaenses podem estar se sentindo prejudicados em virtude de na Assembléia Legislativa contar, por mais de três meses, com apenas 23 dos 24 parlamentares legais.

Canseira
O “imbróglio” da saída de Roberto Góes (PDT) para ocupar o cargo de prefeito da Capital, deixando a vaga para o suplente, ainda não foi resolvido. Está nas mãos da Justiça se Soares (PDT) ou Fran Júnior (PMDB), qual deles, deve passar e engomar o paletó. Dizem que é bronca para mais de anos de discussão jurídica.

Críticas
Na semana passada, o vicegovernador e secretário de Saúde Pedro Paulo Dias (PP), foi alvo, novamente, do chamado “fogo amigo” na Assembléia Legislativa. Alguns parlamentares da base governista e oposição se juntaram em coro para meter o malho em Dias. Ninguém saiu em sua defesa.

Por conta
As críticas já seriam briga por conta das eleições do ano que vem. Se não aparecer nenhum “bombeiro” com vocação de Sarney (PMDB-AP), dizem, que o bicho vai pegar! A conferir!

Homenagem
As clientes da Unimed Macapá foram recepcionadas na última sexta-feira com rosas vermelhas, homenagem bem elaborada pela diretoria da cooperativa pelo Dia Internacional da Mulher. Em seguida, a Drª Wanda e o Dr Alberto Pacheco, diretores da empresa, recepcionaram os colaboradores em um café da manhã, destacando a importância dos profissionais para o progresso da cooperativa. Excelente visão empresarial da direção, destacando funcionários e clientes.

Causa
O vereador Jaime Perez (DEM), da Câmara de Macapá, teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral, mas em grau de recurso, aguarda o resultado da sua defesa para ver se fica ou não de posse do mandato que o povo macapaense lhe outorgou. Pesa sobre ele as acusações de não ter se desincompatibilizado em tempo do cargo que ocupava em um órgão público, alem de continuar recebendo a devida remuneração quando estava em campanha. É aguardar!

Visita
Os deputados estaduais Camilo Góes (PSB-AP), Ruy Smith (PSB-AP) e Paulo José (PR-AP), membros da Comissão de Direitos Humanos da AL, estiveram esta semana em vista ao IAPEN, local onde estão sendo executadas as sentenças de pena de morte por detentos, a mando de uns “chefões” do crime organizado no Amapá. O diretor do Instituto deve dar explicações na AL no dia 26. Em uma semana, quatro apenados foram trucidados naquela colônia penal.

Réquiem
A carcaça da construção da estação de passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá, de (ir)responsabilidade do finado consórcio Gautama-Beter, de triste memória, jaz no sol e chuva do Meio do Mundo. Local mais que adequado para servir de criadouro do mosquito transmissor da dengue, qualquer dias desses, um gozador de plantão vão erguer uma grande placa no canteiro de entrada com a inscrição: “Aqui jazem os restos mortais de uma cambada de corruptos e incompetentes”. Duvidam?

Espanto
Conhecido e laureado empresário da construção civil de um município próximo a Capital, levou um tremendo susto por ocasião dos desfiles dos blocos de samba no carnaval. Estava pulando e se divertindo num camarote, muito bem acompanhado. Um amigo – muy amigo – apostou todas as fichas e deu corda na carnavalesca conhecida como “Lacraia”, que num repente, tascou um beijo na boca do empresário. Ele ficou tão perplexo com a situação que passou minutos para voltar a si, apesar de está com vários decigramas de álcool no sangue. Agora a pergunta é saber se gostou ou não?

Enquanto isso...
Blá, blá, blá, blá, blá, blá, nhem, nhem, nhem, nhem, nhem...