quarta-feira, 11 de março de 2009

Tudo vem LUZ

O ministro Tarso Genro (Justiça) disse ontem que as investigações preliminares sobre os procedimentos adotados pela Polícia Federal na Operação Satiagraha indicam que pode ter havido "graves irregularidades". A operação investigou supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.
"As investigações feitas mostram que pode haver graves irregularidades nos procedimentos do inquérito da Satiagraha. O inquérito continua sendo feito de maneira técnica, profunda e rigorosa, sem espetacularização. É uma vitória da Polícia Federal este trabalho", disse Tarso.
Para Tarso, policiais federais devem dar exemplo de conduta ao país e os que descumprirem as regras devem ser "duramente" investigados.
"Não me recordo ao titular [Protógenes Queiroz], mas a todo e qualquer policial federal, que cometer irregularidade serão duramente investigados. A PF tem de dar exemplo à sociedade, mostrando que pode cortar na própria carne", disse ele.
Reportagem publicada na revista "Veja" desta semana informa que o delegado da PF Protógenes Queiroz --que comandou a primeira etapa da Satiagraha --usou métodos ilegais para investigar diversas autoridades.
Segundo o ministro, as investigações é que apontarão se houve ou não abusos durante as apurações na Satiagraha. "O que estamos fazendo é uma investigação técnica e profunda sobre a forma que dirigiu o inquérito, se usou prerrogativas ou não para cometer irregularidades. Outra coisa é uma sindicância que poderá ser submetido em função do inquérito", disse ele. Folha online