terça-feira, 10 de março de 2009

Tarso continua Apoiando Battisti

O ministro Tarso Genro (Justiça) afirmou nesta terça-feira que a tendência é de o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitar o pedido de extradição, feito pelo governo italiano, do ex-ativista Cesare Battisti e mantê-lo no Brasil com o status de refugiado político.
De acordo com o ministro, a Suprema Corte "não vai se pressionar com juízos desqualificados". Tarso lembrou ainda que há autoridades italiana que ironizam o Brasil ao afirmar que no país "há mais dançarinas do que juristas".
"Se o Supremo mantiver o mesmo juízo que manteve sobre quatro casos semelhantes, vai manter a minha decisão. Agora o Supremo dita a interpretação da lei e pode mudar", disse o ministro.
No entanto, Tarso afirmou que a tendência é de rejeição ao pedido de extradição. "Não acredito que isso ocorrerá principalmente porque vocês têm ouvido manifestações de algumas autoridades da Itália dizendo que o Brasil tem mais dançarinas do que juristas. Quando se faz um juízo sobre isso está se fazendo um juízo também de quem decide no país, acho que o Supremo não vai se pressionar com juízos desqualificados como este."
Tarso recebe hoje um grupo de parlamentares italianos que apoiam a manutenção de Battisti no Brasil. "Não é um evento de solidariedade ou pressão a qualquer tribunal, é uma manifestação de parlamentares, que leram e estudaram meu despacho e não se comoveram com informações a respeito do que está ali, o despacho é legal e constitucional e merece ser apoiado", disse o ministro. o ministro.
.