quarta-feira, 11 de março de 2009

Quem pode, pode !

O juiz John Bates, do Distrito de Colúmbia (Washington, DC), suspendeu o congelamento de parte dos bens do banqueiro Daniel Dantas e do fundo Opportunity nos Estados Unidos, bloqueados desde janeiro por suspeita de que Dantas e seu fundo praticavam lavagem de dinheiro.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o juíz alegou "falta de autoridade" para manter as contas bloqueadas uma vez que o Congresso americano já teria se manifestado pela suspensão do bloqueio.
Das seis contas que estavam bloqueadas, uma, entretanto, continuará congelada, justamente a de maior valor, com cerca de US$ 400 milhões, aberta no banco Brown Brothers Harriman. Essa conta também poderá ser desbloqueada caso o Brasil "não apresente boas razões para que [a Justiça dos EUA] amplie a ordem de retenção".
Entre os motivos para o desbloqueio está o fato de o Brasil ainda não ter apresentado à Justiça americana uma sentença judicial transitada em julgado (esgotadas as possibilidades de recursos) contra Dantas. Aqui, um processo contra o banqueiro por crimes financeiros não foi sequer aberto, uma vez que o caso ainda está sendo investigado pela Polícia Federal.