quarta-feira, 11 de março de 2009

Bento XVI na Praça de São Pedro

O Papa Bento XVI encontrou-se, esta manhã, na Praça São Pedro, com os peregrinos e fiéis, provenientes de diversas partes do mundo, para a habitual audiência geral.
O Santo Padre continuou o quinto ciclo catequético de seu pontificado, dedicado aos grandes Escritores da Igreja do Oriente e do Ocidente da Idade Média . O papa deteve-se hoje na pessoa de São Bonifácio, o "apóstolo dos povos germânicos".
O nosso santo, que era chamado Winfrido, nasceu na Grã-Bretanha por volta do ano 675. Ainda muito jovem ingressou para o mosteiro, no qual se destacou por sua inteligência. Uma vez ordenado sacerdote, sentiu o chamado de Deus para ser missionário. Enviado à Frísia, atual Holanda, fracassou em sua primeira ação evangelizadora, por oposição do chefe local.
Sem se desanimar, dirigiu-se a Roma, onde o Papa Gregório II lhe confiou a tarefa de evangelizar os povos germânicos, dando-lhe o nome de Bonifácio. Em pouco tempo, sua obra deu resultados extraordinários. Assim, o pontífice lhe conferiu a ordenação episcopal.
São Bonifácio construiu numerosos mosteiros, que se converteram em autênticos focos de cultura e espiritualidade. Em 754, enquanto evangelizava novamente a Holanda, alguns pagãos o assassinaram na cidade de Dokkum, enquanto celebrava Missa.
Da sua vida e obras, disse por fim o papa, podemos ressaltar a centralidade da Palavra de Deus, a total comunhão com o papa e a promoção do encontro entre a cultura romano-cristã e a cultura germânica.Após a oração do Ângelus, Bento XVI fez um apelo de paz para Irlanda do Norte Ao término da audiência geral, Bento XVI cumprimentou os presentes e concedeu a todos a sua Bênção Apostólica -Rádio Vaticano