sexta-feira, 13 de março de 2009

Bastidores da Notícia

FICA MAIS CARO
Em abril vai ficar mais caro adoecer, algo em torno de 5,9%. No último dia de mês de março começa a ser aplicada a nova tabela, já com a liberação das autoridades do setor para os medicamentos. São mais de 20 mil títulos que receberão novo selo contendo os preços. Para um setor que nunca adoece, um aumento desses é sobremesa.

ÁGUA DE COCO
Alba Nize Colares Caldas, diretora do Procon/AP, ficou de olho nos vendedores de coco em Macapá. Com a grande possibilidade dos consumidores estarem sendo lesados quanto a quantidade de água vendida, ela pretende fazer um estudo para normalizar essa questão. Ou passaria a vender a quilo ou, como faz com a farinha, vende com medidas em litro ou tração de litro.

MUITO RUIM
A estradinha que liga a sede do município de Mazagão à Mazagão Velho está em uma situação que não oferece segurança e nem condições para tráfego. Quando chove então a coisa piora muito e ai tem que esperar a chuva passar. Os usuários estão fazendo um apelo ao prefeito José Carlos, do município de Mazagão, para salvar o que resta da obra e dar condições de tráfego.

TUDO DECIDIDO
Há pouco mais de 18 meses da eleição que vai eleger o presidente da República e seu vice, o Governador do Estado e seu vice, dois senadores, oito deputados federais e vinte e quatro deputados estaduais, o deputado estadual Edinho Duarte já está praticamente com os seus votos decididos, já sabendo em quem vai votar. Para deputado federal, por exemplo, poderá ser uma mulher.

PONTE DO MATAPI
Para quem vai para o Mazagão, a ponte sobre o Rio Matapi, além de ser uma boa solução, também é o sonho de muitos moradores de Macapá, Santana e Mazagão. Eles estão abrindo uma lista de apostas respondendo a seguinte questão: qual a ponte que vai ficar pronta por primeiro, a binacional do Oiapoque ou a nacional do Mazagão?

ESTÁ NA VEJA
Sem limites: documentos provam que o delegado Protógenes Queiroz bisbilhotou ilegalmente a vida de autoridades. Pior, ele dizia agir em nome do presidente Lula, cujo filho Fábio Luís teria sido, nas palavras do policial, "cooptado" pelo ex-banqueiro Daniel Dantas.

QUANTO CUSTA
Segundo cálculos da consultoria McKinsey, 17 bilhões de reais ao ano, pouco mais que o valor do Bolsa Família, seria o custo para salvar a Amazônia. O estudo aponta formas de reduzir pela metade, a emissão de carbono no país. 3 bilhões no fortalecimento institucional; 1,5 bilhão na vigilância; 2,5 bilhões em incentivos; 4,5 bilhões em desenvolvimento econômico e 5,5 bilhões em desenvolvimento social.

SEM ENERGIA
Depois de ficar sem energia elétrica por três dias, desde quarta-feira, a sede do município e os distritos mais distantes já estão com o fornecimento de energia normalizado. Uma pane geral nos motores que estavam funcionando provocou o apagão. O fornecimento foi sendo normalizado logo que cada motor ia sendo colocado para funcionar. Os técnicos da CEA querem sair de lá deixando o 4º motor, que serve de reserva pronto para entrar em funcionamento, no caso de emergência.

LUZ PARA TODOS
O senador Gilvan Borges (PMDB) está anunciando para o final do mês a presença em Macapá do ministro de estado das Minas e Energia, Édison Lobão, que virá para anunciar os contratos que irão levar energia elétrica 24 horas para as comunidades mais distantes do centro nervoso do Estado, inclusive Bailique, dentro do programa nacional "Luz para Todos". Serão aplicados 169 milhões de reais no projeto, dos quis 155, do governo federal.

RENDA PROGRAMADA
Confirmado para iniciar no dia 24 e terminar no dia 26, o pagamento da bolsa Renda para Viver Melhor. O local já está definido pela coordenação do pagamento e será na Sede Social do Bairro do Trem, durante todo o dia e conforme as escalas, baseadas em letras, que são divulgadas antecipadamente.

VICE NA FRONTEIRA
O vice-governador e secretário de saúde do Estado, Pedro Paulo, e o deputado estadual Paulo José estiveram ontem, dia 12, participando de um encontro em Saint George, na Guiana Francesa, discutindo os problemas que vêm trazendo intranqüilidade para brasileiros e franceses, principalmente com relação à segurança pública naquela fronteira. O prefeito de Oiapoque, Agnaldo Rocha, também esteve presente.

CORRE ÁGUA DO PIRIRIM

A comunidade da localidade do Corre Água do Piririm está se virando como pode para que as aulas aconteçam normalmente na Escola Municipal Maria Eugênia. A lista de professores está incompleta, não tem diretor ou diretora e sem a merendeira para fazer a merenda. As mães estão se revezando para cobrir essas necessidades da Escola. Já apelaram à professora Conceição Medeiros, da secretaria municipal de educação, pedindo que o problema seja resolvido.

SEXTA-FEIRA TREZE
Dá a impressão que é nome de filme, mas não é. "Sexta-feira Treze" é o aviso da CAESA que, sexta-13, vai cessar o fornecimento de água em toda a cidade de Macapá e por todo o dia. Então, os que encheram de água baldes, panelas, latas e outras vasilhas hoje têm água, aqueles que não foram tão previdentes tem que aguardar água na torneia só depois que o sol se por.