sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Deputado Federal

Federal – A segunda pergunta foi feita da seguinte maneira: “Em quem você votaria para reeleição em 2010 na Câmara Federal?”. Dessa enquete 1.729 internautas participaram. Apenas sete deputados concorreram. Isso porque o deputado Davi Alcolumbre (DEM) foi indicado como secretário de Obras do Município e seu suplente, hoje deputado Antônio Feijão (PSDB) ficaram mais de trinta dias sem definição.
A primeira colocada foi a deputada Fátima Pelaes (PMDB) que obteve 33,48% das indicações. Fátima sempre teve uma votação expressiva quando trata-se de eleição proporcional. É uma das deputadas que tem o trabalho mais voltado para o social, dando-lhe tal respaldo. Já quando a eleição é majoritária, Fátima deixa muito a desejar. Nunca ganhando, sequer, uma eleição nesse nível.
Na última eleição para prefeitura, em 2008, a deputada teve uma inexpressiva votação. A situação piorou quando escolheu, de forma errada, o apoio no segundo turno a Camilo Capiberibe (PSB). Derrotado, novamente, perdeu a indicação da Secretaria de Turismo que tinha no governo de Waldez Góes.
O segundo colocado vem o deputado Bala Rocha (PDT) que obteve 27,47%. Ele é um dos candidatos que já teve experiência no Legislativo estadual, já foi também senador da República e candidato a prefeito pelos municípios de Macapá e Santana, porém, nunca foi eleito.
Sua maior base eleitoral está localizada no segundo maior município do Estado, que é Santana. Na última eleição, poucos dias antes da realização do pleito, desistiu da sua candidatura apoiando seu primo Rosemiro Rocha (PTB), derrotado pelo atual prefeito Antônio Nogueira (PT).
O terceiro candidato obteve 19,43% foi a opção “nenhum dos candidatos”. Com isso, deixou uma margem muito grande para que a próxima eleição para a Câmara Federal tenha uma grande modificação em seus quadros.
Em quarto lugar aparece a deputada Janete Capiberibe (PSB), obtendo 9,66%. No início da enquête, a deputada disparava sendo uma das mais votadas, porém, no final, foi perdendo terreno e conseguiu ficar em tal colocação. Foi a deputada mais votada dessa legislatura. É esposa do ex-governador, ex-prefeito e ex-senador cassado por compra de votos, João Capiberibe. A deputada, também, na legislatura passada, foi cassada mas conseguiu votar triunfante para o cargo.
Em quinto lugar aparece a deputada Lucenira Pimentel (PR) que obteve 4,05% das indicações. Ela é esposa do ex-prefeito João Henrique (PT), que por sua vez foi um dos maiores cabos eleitorais de sua administração.
Em sexto lugar aparece o deputado Evandro Milhomen (PC do B) que obteve 2,61% das indicações. Ele é um desportista muito atuante no Estado. Sua principal meta é conseguir emendas para a construção do Estádio Glicério de Souza Marques. Se isso acontecer, o deputado terá um apoio total daqueles que gostam do esporte penta campeão do mundo.
Em sétimo aparece a deputada Dalva Figueiredo (PT) com 1,97%. Ela já foi governadora do Estado e na última eleição para a Prefeitura de Macapá obteve apenas 5% dos votos válidos da capital.
Em oitavo lugar aparece o deputado Jurandil Juarez (PMDB) que conseguiu 1,33% das indicações dos internautas.