O Papa Bento XVI recebeu esta manhã, no Vaticano, os superiores e alunos do Pontifício Colégio Pio Latino-americano de Roma, por ocasião de seus 150 anos de fundação.
Em 27 de novembro de 1858, o Colégio nasceu como valioso centro de formação, primeiramente de seminaristas e, há mais de três décadas, de diáconos e sacerdotes. Hoje, o Colégio, confiado por S. Pio X à Companhia de Jesus, abriga mais de quatro mil alunos.
Em Roma, disse Bento XVI, os alunos têm a oportunidade privilegiada de forjar seu coração de verdadeiros apóstolos. Além disso, o Colégio permite compartilhar fraternalmente a experiência humana e sacerdotal e oferece uma ocasião favorável a abrir-se permanentemente ao conhecimento de outras culturas e expressões eclesiais.
"Isso os ajudará a ser autênticos discípulos de Jesus Cristo e intrépidos missionários de sua Palavra, com amplitude de visão e grandeza de alma. Ao voltar para suas dioceses, poderão colocar este tesouro à disposição dos outros", afirmou. Por isso, advertiu o pontífice, a constância no estudo e o elo com a tradição eclesial levarão os alunos a uma vida espiritual enriquecida pela Palavra de Deus e pela prática dos sacramentos.
O papa destacou que uma das características mais relevantes dos povos latino-americanos e do Caribe é o amor e a adesão à Sé Apostólica. E então recordou os dias que passou em Aparecida, "quando comprovei, emocionado, as manifestações de colegialidade e comunhão fraterna no ministério episcopal dos representantes das Conferências Episcopais daqueles nobres países. Com minha presença, quis alentar os bispos em sua reflexão sobre algo fundamental para avivar a fé da Igreja que peregrina naquelas amadas terras: fazer com que todos os fiéis sejam discípulos e missionários de Jesus Cristo".
O papa então convidou os alunos a associarem-se com entusiasmo a este espírito, mostrado no dinamismo com o qual todas as dioceses iniciaram a "Missão Continental", impulsionada em Aparecida. Esta iniciativa, disse, facilitará a aplicação de programas catequéticos e pastorais destinados à formação e ao desenvolvimento de comunidades cristãs evangelizadas e missionárias.
O papa pediu que eles acompanhem com fervorosa oração estes propósitos, para que os fiéis conheçam, se entreguem e imitem cada vez mais Jesus Cristo. "Confio todos vocês, suas famílias e sua comunidade de origem a Nossa Senhora de Guadalupe, para que sua maternal proteção os assista amorosamente em suas tarefas", concluiu o pontífice. Rádio Vaticano