sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Saiba quem são os políticos favoritos para voltar em 2010

Enquetes foram realizadas no blog do JD e destaca a escolha dos internautas rumo as próximas eleições

Durante 45 dias, o blog do Jornal do Dia (http://jornaldodia-amapa.blogspot.com/) realizou três enquetes para saber o que os internautas achavam sobre quais os políticos que devem voltar a assumir seus mandatos emanados do povo. Como todos sabem, a enquête não tem valor científico, porém, pelo número de participantes podemos considera-la altamente expressiva, dando uma boa amostra para que seja analisada.
A primeira pergunta foi a seguinte: “Em quem você votaria para a reeleição em 2010 na Assembléia Legislativa?”. No geral, 2.568 internautas deram sua opinião. Em primeiro lugar ficou o deputado Jorge Salomão (DEM) que obteve 24,65% dos votos. “Pingola”, como é chamado entre seus pares, vem de uma família de políticos oriunda do município paraense de Afuá. Seu irmão, o saudoso deputado Nelson Salomão, que empresta seu nome ao prédio da Assembléia Legislativa, foi o primeiro presidente daquela Casa de Leis. Jorge é muito bem quisto pela sua maneira simples de comportamento na vida pública.
O segundo colocado é o deputado Jorge Souza (PCB), com 14,76% das indicações. O parlamentar enfrenta problemas na Justiça Eleitoral, porém, é um dos mais veteranos na AL. Começou assumindo a suplência no lugar da hoje deputada federal, Janete Capiberibe (PSB). Desde lá, nunca mais perdeu uma eleição.
O terceiro colocado é o deputado e médico, Dalto Martins (PMDB), que obteve 14,29% dos votos. É a segunda vez que o parlamentar assume a função naquela legislativa. Também é considerado um deputado do alto clero, geralmente empunhando as bandeiras relacionadas à área da saúde. Mesmo sendo da base do governo, não deixa de fazer severas críticas aos governantes.
O quarto colocado é um novato na política. Trata-se do deputado estadual Isaac Alcolumbre (DEM). Na eleição de 2004 concorreu com o vice da chapa do pedetista, Sebastião Rocha, ficando em terceiro lugar na corrida eleitoral. Ele vem de uma família tradicional no Estado, também envolvida nos assuntos políticos.
O quinto colocado é o deputado Camilo Capiberibe (PSB), que obteve 6,07% das indicações dos internautas. Ele foi candidato na eleição de 2008, quando ganhou no primeiro turno e disputou o segundo com o atual prefeito Roberto Góes (PDT). Camilo perdeu a eleição com uma diferença apertada. Ele também vem de uma família tradicional na política local. Seu pai já foi prefeito da Capital, governador do Estado, senador cassado (o primeiro caso no Senado Federal), e na última eleição para governo foi fragorosamente derrotado por Waldez Góes (PDT), perdendo a eleição no primeiro turno. Camilo é filho da deputada federal, Janete Capiberibe (PSB), a mais votada na última eleição.
O sexto colocado, obtendo 5,3% foi o item “nenhum dos candidatos”. Isso demonstra que na próxima eleição teremos uma boa modificação nas cadeiras da Assembléia.
Em sétimo colocado aparece Moisés Souza (PSC), também filho de tradicional família amapaense e que começou a debutar na política, sendo uma das agradáveis surpresas nas eleições de 2006. Nas últimas eleições (2008), colocou seu nome para concorrer na eleição para prefeito, ficando em quinto colocado.
No oitavo lugar aparece o deputado e radialista, Edinho Duarte (PMDB), que obteve 3,5% das indicações. Edinho já foi por duas vezes vereador da capital, já tendo sido, inclusive, presidente do legislativo mirim. Como deputado, ele exerce sua terceira legislatura, tendo como sua principal bandeira de luta a criação da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).
Ele tem vários programas nas rádios e emissoras de televisão da capital, além de possuir um jornal diário de grande credibilidade, que é o Leia Agora.
Em nono lugar aparece o deputado pedetista, Keka Cantuária, que teve 3,04%. Ele assume pela segunda vez, tendo passado por um hiato na Assembléia Legislativa. Também já foi vereador na Capital, sempre representando o partido de Brisola. Ele ocupou, ainda, o cargo de secretário de governo no período de 2003 a 2005, no governo Waldez Góes, assumindo a pasta da Administração.
Também em nono lugar ficou o deputado Paulo José (PR) com 3,04%. Como os outros deputados, PJ como é conhecido, é filho de família tradicional do Estado. É irmão de um dos mais antigos vereadores, hoje ex-vereador Alceu Filho. Conseguiu na última eleição elegeu sua filha Adrianna Ramos para vereadora da capital.
PJ é um dos mais antigos deputados estaduais. Também advogado, ele é admirado por todos que o conhecem pelo seu poder de oratória, tendo feito muitos discursos históricos na Assembléia.
A décima colocada é a novata Meire Serrão (PT do B), que obteve 2,75% das indicações. Ela é uma das representantes do Vale do Jarí. Tem feito um trabalho visando muito a sua base eleitoral. Foi candidata na última eleição a prefeita, sendo a terceira mais votada.
Em décimo primeiro aparece o deputado Jorge Amanajás (PSDB) que obteve apenas, 0,78%. O deputado não vem tendo um bom desempenho em todas as enquetes que o blog tem publicado. Mesmo com todo o seu poder de fogo, sempre o seu desempenho é irrisório. Patrono de um dos maiores cursinhos de vestibular gratuito, Jorge também é presidente da Assembléia Legislativa. No entanto, não consegue decolar, talvez por conta de não ser popular. Também tem problema com órgãos de imprensa, pois não aceita ser criticado, o que lhe deixa muito distante de uma possível candidatura a governo estadual. Como todos sabem, político tem telhado de vidro. Aquele que não gosta de ser criticado, é preferível que abandone a carreira. Agora, a crítica precisa ser fundamentada e não irracional, como tem feito o JD.
Em décimo segundo aparece o deputado Dr. Brasil (PMN), juntamente com Ruy Smith (PSB). Ambos com 0,39% dos votos. Dr. Brasil também passou por um hiato político. Já Smith trabalha em sua segunda legislatura, porém, enfrenta um problema sério em seu partido, podendo inclusive abandonar “o barco” de Capiberibe.
No décimo terceiro lugar aparecem duas mulheres: Francisca Favacho (PMDB) e Mira Rocha (PTB), ambas com 0,39% das indicações. Ambas passam pela segunda legislatura.
Em décimo quarto aparece Eider Pena (PDT) com 0,35%. Eider já ocupa a terceira legislatura e é considerado um dos deputados do alto clero.
Em décimo quinto lugar ficou o deputado do PSDB, Michel JK. É novato naquela Casa de Leis, porém, já tem experiência legislativa adquirida na Câmara de Vereadores.
Em décimo sexto aparece Kaká Barbosa (PT do B), Joel Banha (PT) e Mandir (PV), todos com 0,19%. Os três ocupam também a segunda legislatura.
No décimo sétimo lugar aparece Alexandre Barcelos (PSL), obtendo 0,12%. Ele é neto do ex-governador e ex-prefeito, Aníbal Barcelos e filho do ex-deputado federal, Alexandre Barcelos.
Em décimo oitavo aparece Ricardo Soares (PT do B) que obteve 0,08%, e em décimo nono o deputado Zezé Nunes (PV) com 0,04%.
Nessa enquête, apenas 23 deputados concorreram aos votos dos internautas. Isso porque a AL até agora ainda não completou a vaga deixada por Roberto Góes, dependendo de decisão judicial.