segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SESA apresenta projeto para combater a AIDS durante o carnaval

Um novo projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promete assegurar a prevenção de doenças geralmente adquiridas durante o período de Carnaval. A iniciativa consiste em abranger ainda mais as campanhas de prevenção de saúde, aproveitando a época de folia para formar um bloco integrado por servidores.
De acordo com Secretário estadual de saúde, Pedro Paulo dias de Carvalho, o “Saúde Folia” é o bloco da conscientização e diversão, onde a importância da prevenção de doenças como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’S/AIDS) é o principal objetivo.
A secretária adjunta de gestão em exercício, Gracinete Espíndola, explica que o bloco não se restringe somente às DST’S/AIDS. “As ações se estendem aos barracões das escolas de sambas, já que os trabalhadores manipulam ferro, que é um material perfuro-cortante, podendo contrair tétano”, disse.
Gracinete informa também que há à responsabilidade, quanto às ações de prevenção de outras doenças que ocorrem nesse período carnavalesco. “Cito a cirrose hepática que precisa de cuidados por parte de seus portadores, campanhas por parte da Secretaria, orientam que as pessoas não abusem do álcool”, concluiu a secretária.
Pedro Paulo ressalta a importância da presença de equipes da Saúde nos eventos ocorridos no Estado. “Estamos de trabalhando para que a população usufrua de saúde em todos os momentos, em eventos como o carnaval, disponibilizar saúde e diversão para todos os foliões”. O “Saúde Folia” pretende reunir mais de 100 pessoas, entre servidores e colaboradores neste período de carnaval.