sábado, 21 de fevereiro de 2009

Recuperação dos EUA será Difícil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a recuperação econômica do país será difícil, apesar do pacote de estímulo que contempla um investimento de US$ 787 bilhões para recuperar a economia americana.
"O caminho que temos pela frente está cheio de perigos", afirmou Obama em discurso por rádio, transmitido todos os sábados aos americanos. O presidente afirmou que, com "força e sabedoria", o país poderá levar à frente a estratégia para "superar a crise".
Obama disse que o pacote que promulgou esta semana constitui "o plano de recuperação econômico mais profundo da história" e, como resultado de sua aplicação, três milhões e meio de americanos poderão fazer o trabalho que o país precisa.
O plano inclui ajudas para os estados, para educação e saúde, auxílio aos que correm perigo de execução de suas hipotecas e outros programas sociais, além de reduções tributárias.
Porém, Obama advertiu que o plano "é só o primeiro passo na recuperação econômica". "Não podemos deixar de completar esta caminhada", afirmou.
Para o presidente americano, isso exigirá neutralizar o aumento das execuções hipotecárias e a queda no valor dos imóveis, assim como a estabilização e reparação do sistema bancário para permitir que os créditos voltem a ser concedidos a famílias e empresas.
Obama frisou que dentro desse caminho para a recuperação também será necessário fazer "tudo o que existir para pôr sob controle o crescente déficit" fiscal, que beira US$ 1 trilhão.
Com esse último objetivo, Obama disse que na segunda-feira convocará uma reunião de especialistas, sindicatos e grupos independentes, além de membros do Congresso, para analisar formas de reduzir o déficit que diz ter sido "herdado". (Efe, em Washington)