terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Retrospectiva
Como já é tradição, o Jornal do Dia lança na sua última edição do ano (válida para os dias 31/12 e 01/01) a retrospectiva com os principais fatos ocorridos no Amapá. Acompanhe também as retrospectivas especiais do esporte local, economia, mundo, cinema e judiciário. Em edição especial com 32 páginas de muita informação, porque nossos leitores merecem sempre o melhor.
Roberto anuncia secretários e coordenadores
Ontem, o prefeito eleito Roberto Góes anunciou sua equipe de governo. Acompanhe na edição impressa de amanhã do JD os que foram indicados e um breve currículo profissional de cada um.
Deixa o cara...
Nem aqui ele está, mas só de respirar incomoda muita gente, gente que não sabe perder, que não sabe mais como atacar e que vive falando e escrevendo besteira. Adivinhou quem é?
Ódio no ano novo
Parece que o espírito natalino passou longe de muitos jornalistas da capital, que mesmo neste período de fé e amizade continuam a espalhar a discórdia e a inveja pela net. Hei... pare com isso! Acredite um pouco em Deus, deseje menos mal para os outros.
Lentidão?
Só quem esteve visitando as obras de asfaltamento da BR-156 para saber como andam as coisas por lá. “Despeitados” que não tiveram coragem de ir ver de perto o andamento dos serviços dizendo por aí que as obras estão lentas e que só estavam trabalhando no dia da visita. Vai entender... se o governo não mostra é porque não faz nada, se mostra é “fachada”... assim é fácil criticar.
Enquetes
O blog lança hoje três novas enquetes para saber em quem os nossos leitores votariam, em 2010, para a Assembléia Legislativa, Câmara e Senado Federal. Fique à vontade, escolha sem pressa. Analise cada candidato e indique quem deveria retornar para seus respectivos cargos.
Leia no Entre Aspas
Sem qualidade
Aqui vai um aviso para o Secretário Torres, do Setrap: o asfalto recém construído pela Estacon, na duplicação da entrada da cidade já começou a mostrar que o serviço ali executado não é de primeira qualidade.
Buraco
Um buraco surgiu quase em frente a uma nova revedendora de veículos, do outro lado da pista. Agora, como é que fica, uma vez que a obra ainda não foi inaugurada e já está precisando de reforma? Só mesmo aqui no Amapá que uma empresa, como a Estacon, para construir obras de qualidade duvidosa.
Denúncia
Eis que chega uma denúncia cabeluda para esse escriba. Um ex-deputado está envolvido com a exploração de minério radioativo, daqueles de fazer bomba atômica. Segundo a mesma fonte, a Federal já está no encalço e a bomba propriamente dita pode estourar a qualquer momento.
Troca-troca
O mesmo comprou uma seixeira para que o dinheiro fosse lavado. A fonte disse mais: algo em torno de mil metros cúbicos já foram trocados entre o seixo e o tal minério radioativo. Vou dar uma dica: a voz dele é bastante grave. Deu para sacar?
Anunciação
Deverá acontecer amanhã o anúncio da equipe de governo Roberto Góes. Uma coletiva foi marcada anteontem não aconteceu e foi transferida. Roberto passou quase toda a sexta-feira discutindo o assunto com técnicos e primeiros conselheiros. Os nomes que ficaram de ser apontados por último seriam da área de infra-estrutura, um dos setores que mais deverá ser trabalhado na nova administração municipal.
Consignado
R$ 460 milhões é o valor preliminar oficial da dívida dos funcionários públicos estaduais que fizeram empréstimos na rede bancária e financeiras. Perguntei para um amigo economista o que isso significa para a economia do Amapá. A resposta dele: em 2009 e 2010 vai um verdadeiro sufoco para que esses barnabés quitarem suas dívidas. Com isso, o comércio local também vai sofrer as consequências.
Como ficará?
Ainda existe uma luz no fim do túneo para os funcionários que estão "com a corda no pescoço" atolados em dívidas. Pela lei, salário só pode ser comprometido em 30% do total. Não sei como vai ficar esse embrólio. Só sei que muita gente tá enrolada.
Vovó
Um dos entendidos em estrada me falou que a BR-156 é uma das rodovias mais antigas do Brasil. Segundo ele, a estrada é desde o tempo do primeiro governador do Território do Amapá, Janary Nunes. Sua construção já está beirando quase sessenta anos. De todos os governadores o que fizeram os maiores investimentos foi o governador Waldez Góes e Jorge Nova da Costa.
Sentimento
Encontrei com o juiz Marconi Pimenta antes do Natal e não perdi a oportunidade de perguntar como ele se sentia após a última eleição, uma das mais turbulentas da história amapaense.
Cabeça fria
Ele me disse que o trabalho foi intenso mas que agora respira mais tranquilo. Resolveu tirar uns dias para viajar. Revelou não ter mágoas da imprensa quanto as críticas e que tudo faz parte do processo democrático.
Vitória(?)
Parece que o vereador Rilton Amanajás (PSDB), ainda não está com a vitória assegurada para a presidência da Câmara de Vereadores. Na imprensa, vem alardeando que possui onze dos 16 votos, o que lhe asseguraria a condição de vencedor. No entanto, um adversário político, o edil Nelson Souza, experiente, corre como azarão e promete surpresa no dia da eleição.
Contra ataque
O confronto do nosso Legislativo maior sobre o Legislativo menor é nada mais que a tutela pelo Setentrião, nas próximas eleições. O vereador Acácio, tem como madrinha, sua mãe, deputada estadual Francisca Favacho (PMDB), enquanto Adriana Ramos (Paulo José-PTB) e Nelson Souza (Moisés Souza-PSC) completam a dissidência. Eles saíram da mesa de negociação do Grupo Amanajás e resolveram formar um independente. Nos dissidentes vale tudo, menos perder a eleição, nem que os “caciques mirins” tenham que abrir mão até da presidência.
Expectativa
Até agora, pelo menos em público, declaração na imprensa ou mesmo nos bastidores, nem o governador Waldez Góes (PDT) ou mesmo o prefeito-eleito Roberto Góes, manifestaram suas preferências por este ou aquele grupo, que deve assumir a mesa diretora do Legislativo Mirim de Macapá. O certo é que o pleito pode acarretar um racha político na AL e pode influenciar nas eleições gerais de 2010.
Comando
Às dissidências na AL já teriam nomes de peso, como os parlamentares Paulo José (PTB), Francisca Favacho (PMDB) e Moisés Souza (PSC), sem contar com o eterno opositor, Camilo Góes (PSB). Por enquanto as divergências ainda estão nos bastidores, mas se houver agravamento, o estado de beligerância pode ser transformada em verdadeira guerra política. Então vai haver luta de trincheira e quem tiver mais “munição” política pode levar a vitória, a não ser que haja algum bombeiro de plantão, do tipo Sarney, capaz de levantar a bandeira branca.
Brinquedos
O nosso Editor Editorial, José Arcângelo, esteve semana passada em Vila Velha do Cassiporé, e Primeiro Cassiporé, ambos, distrito de Oiapoque, onde distribuiu brinquedos para as crianças. Aproveitou a oportunidade para entregar uma generosa doação de medicamentos enviada pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, através dos freis Apolônio e Deusivan, alem da coordenadora Ivonete. A prefeitura de Oiapoque colaborou com o transporte. Arcângelo promete mais uma reportagem, para breve, contando toda a viagem.
Obras
O prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT), vai deixar, pelo menos, duas grandes obras para o seu sucessor inaugurar. Trata-se do Restaurante Popular, localizado na Rua Mato Grosso, no Pacoval, que terá capacidade de servir em torno de um mil refeições/dia a preço de R$ 1,00.
Complexo
Outra, de grande apelo popular e turístico é o Complexo Beira Rio, que com o Parque do Forte vem deixar grande parte da orla macapaense em condições de receber condignamente tanto a população local como aqueles que vêm nos visitar.
Orgulho
É visível a alegria estampada nos rostos daqueles que moram ao longo da BR 156 com a pavimentação da estrada, que está somente a 20 km de distância do município de Calçoene. Um morador antigo do Calafate, sexagenário, disse ao “Entre Aspas”, que pensava que ia passar para outra vida sem ver um sonho acalentado: o asfaltamento da estrada passando pela frente do seu terreno. Disse também que quer ter vida e saúde para ver a energia elétrica lhe ser servida por 24 horas.
Cancelamento
A Estacon, aquela empreiteira paraense que já enricou com o dinheiro ganho no Amapá sem deixar nada de contra partida social, bateu pé e só deve reiniciar as obras (Sic!) do Zerão quando receber as faturas que assegura ter direito.
Gasolina
Quem jogou gasolina pura no fogo da discórdia foi o Superintendente da Caixa Econômica no Amapá, achando muito estranho que técnicos do GEA forcem a barra para que o banco pague as faturas a Estacon, mesmo discordando dos preços pactuados e do cronograma físico da obra. (Sic! Mais uma vez).
Providências
Vale lembrar que nas eternas obras de Santa Engrácia (com todo perdão a Santa Milagrosa) realizadas pela Estacon, existe dinheiro público no meio: o meu, o seu, o nosso. É preciso descobrir quem é o padrinho forte do Lutfala Bitar no Meio do Mundo, pois, até agora, ninguém obrigou a empresa a cumprir com seus compromissos, seja na duplicação da BR 210 (outra Sic! Obra) ou na reforma do Zerão, cujas bilheterias serão, se for completada a obra (Sic! novamente), as mais bonitas, confortáveis e antiestéticas do planeta. Bem que o MP poderia entrar na jogada e dividir essa bola, entrando de sola na canela da empresa.
Aqui vai um aviso para o Secretário Torres, do Setrap: o asfalto recém construído pela Estacon, na duplicação da entrada da cidade já começou a mostrar que o serviço ali executado não é de primeira qualidade.
Buraco
Um buraco surgiu quase em frente a uma nova revedendora de veículos, do outro lado da pista. Agora, como é que fica, uma vez que a obra ainda não foi inaugurada e já está precisando de reforma? Só mesmo aqui no Amapá que uma empresa, como a Estacon, para construir obras de qualidade duvidosa.
Denúncia
Eis que chega uma denúncia cabeluda para esse escriba. Um ex-deputado está envolvido com a exploração de minério radioativo, daqueles de fazer bomba atômica. Segundo a mesma fonte, a Federal já está no encalço e a bomba propriamente dita pode estourar a qualquer momento.
Troca-troca
O mesmo comprou uma seixeira para que o dinheiro fosse lavado. A fonte disse mais: algo em torno de mil metros cúbicos já foram trocados entre o seixo e o tal minério radioativo. Vou dar uma dica: a voz dele é bastante grave. Deu para sacar?
Anunciação
Deverá acontecer amanhã o anúncio da equipe de governo Roberto Góes. Uma coletiva foi marcada anteontem não aconteceu e foi transferida. Roberto passou quase toda a sexta-feira discutindo o assunto com técnicos e primeiros conselheiros. Os nomes que ficaram de ser apontados por último seriam da área de infra-estrutura, um dos setores que mais deverá ser trabalhado na nova administração municipal.
Consignado
R$ 460 milhões é o valor preliminar oficial da dívida dos funcionários públicos estaduais que fizeram empréstimos na rede bancária e financeiras. Perguntei para um amigo economista o que isso significa para a economia do Amapá. A resposta dele: em 2009 e 2010 vai um verdadeiro sufoco para que esses barnabés quitarem suas dívidas. Com isso, o comércio local também vai sofrer as consequências.
Como ficará?
Ainda existe uma luz no fim do túneo para os funcionários que estão "com a corda no pescoço" atolados em dívidas. Pela lei, salário só pode ser comprometido em 30% do total. Não sei como vai ficar esse embrólio. Só sei que muita gente tá enrolada.
Vovó
Um dos entendidos em estrada me falou que a BR-156 é uma das rodovias mais antigas do Brasil. Segundo ele, a estrada é desde o tempo do primeiro governador do Território do Amapá, Janary Nunes. Sua construção já está beirando quase sessenta anos. De todos os governadores o que fizeram os maiores investimentos foi o governador Waldez Góes e Jorge Nova da Costa.
Sentimento
Encontrei com o juiz Marconi Pimenta antes do Natal e não perdi a oportunidade de perguntar como ele se sentia após a última eleição, uma das mais turbulentas da história amapaense.
Cabeça fria
Ele me disse que o trabalho foi intenso mas que agora respira mais tranquilo. Resolveu tirar uns dias para viajar. Revelou não ter mágoas da imprensa quanto as críticas e que tudo faz parte do processo democrático.
Vitória(?)
Parece que o vereador Rilton Amanajás (PSDB), ainda não está com a vitória assegurada para a presidência da Câmara de Vereadores. Na imprensa, vem alardeando que possui onze dos 16 votos, o que lhe asseguraria a condição de vencedor. No entanto, um adversário político, o edil Nelson Souza, experiente, corre como azarão e promete surpresa no dia da eleição.
Contra ataque
O confronto do nosso Legislativo maior sobre o Legislativo menor é nada mais que a tutela pelo Setentrião, nas próximas eleições. O vereador Acácio, tem como madrinha, sua mãe, deputada estadual Francisca Favacho (PMDB), enquanto Adriana Ramos (Paulo José-PTB) e Nelson Souza (Moisés Souza-PSC) completam a dissidência. Eles saíram da mesa de negociação do Grupo Amanajás e resolveram formar um independente. Nos dissidentes vale tudo, menos perder a eleição, nem que os “caciques mirins” tenham que abrir mão até da presidência.
Expectativa
Até agora, pelo menos em público, declaração na imprensa ou mesmo nos bastidores, nem o governador Waldez Góes (PDT) ou mesmo o prefeito-eleito Roberto Góes, manifestaram suas preferências por este ou aquele grupo, que deve assumir a mesa diretora do Legislativo Mirim de Macapá. O certo é que o pleito pode acarretar um racha político na AL e pode influenciar nas eleições gerais de 2010.
Comando
Às dissidências na AL já teriam nomes de peso, como os parlamentares Paulo José (PTB), Francisca Favacho (PMDB) e Moisés Souza (PSC), sem contar com o eterno opositor, Camilo Góes (PSB). Por enquanto as divergências ainda estão nos bastidores, mas se houver agravamento, o estado de beligerância pode ser transformada em verdadeira guerra política. Então vai haver luta de trincheira e quem tiver mais “munição” política pode levar a vitória, a não ser que haja algum bombeiro de plantão, do tipo Sarney, capaz de levantar a bandeira branca.
Brinquedos
O nosso Editor Editorial, José Arcângelo, esteve semana passada em Vila Velha do Cassiporé, e Primeiro Cassiporé, ambos, distrito de Oiapoque, onde distribuiu brinquedos para as crianças. Aproveitou a oportunidade para entregar uma generosa doação de medicamentos enviada pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, através dos freis Apolônio e Deusivan, alem da coordenadora Ivonete. A prefeitura de Oiapoque colaborou com o transporte. Arcângelo promete mais uma reportagem, para breve, contando toda a viagem.
Obras
O prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT), vai deixar, pelo menos, duas grandes obras para o seu sucessor inaugurar. Trata-se do Restaurante Popular, localizado na Rua Mato Grosso, no Pacoval, que terá capacidade de servir em torno de um mil refeições/dia a preço de R$ 1,00.
Complexo
Outra, de grande apelo popular e turístico é o Complexo Beira Rio, que com o Parque do Forte vem deixar grande parte da orla macapaense em condições de receber condignamente tanto a população local como aqueles que vêm nos visitar.
Orgulho
É visível a alegria estampada nos rostos daqueles que moram ao longo da BR 156 com a pavimentação da estrada, que está somente a 20 km de distância do município de Calçoene. Um morador antigo do Calafate, sexagenário, disse ao “Entre Aspas”, que pensava que ia passar para outra vida sem ver um sonho acalentado: o asfaltamento da estrada passando pela frente do seu terreno. Disse também que quer ter vida e saúde para ver a energia elétrica lhe ser servida por 24 horas.
Cancelamento
A Estacon, aquela empreiteira paraense que já enricou com o dinheiro ganho no Amapá sem deixar nada de contra partida social, bateu pé e só deve reiniciar as obras (Sic!) do Zerão quando receber as faturas que assegura ter direito.
Gasolina
Quem jogou gasolina pura no fogo da discórdia foi o Superintendente da Caixa Econômica no Amapá, achando muito estranho que técnicos do GEA forcem a barra para que o banco pague as faturas a Estacon, mesmo discordando dos preços pactuados e do cronograma físico da obra. (Sic! Mais uma vez).
Providências
Vale lembrar que nas eternas obras de Santa Engrácia (com todo perdão a Santa Milagrosa) realizadas pela Estacon, existe dinheiro público no meio: o meu, o seu, o nosso. É preciso descobrir quem é o padrinho forte do Lutfala Bitar no Meio do Mundo, pois, até agora, ninguém obrigou a empresa a cumprir com seus compromissos, seja na duplicação da BR 210 (outra Sic! Obra) ou na reforma do Zerão, cujas bilheterias serão, se for completada a obra (Sic! novamente), as mais bonitas, confortáveis e antiestéticas do planeta. Bem que o MP poderia entrar na jogada e dividir essa bola, entrando de sola na canela da empresa.
Homenagem
Amanhã, 31, às 19h00 acontecerá a entrega da benção apostólica de Sua Santidade o Papa Bento XVI para os fiéis que se destacaram como doadores da Paróquia São Pio, em Santana.
Em Macapá, a família homenageada é a da fundadora do Jornal do Dia, Irene Pereira, que deverá receber o documento pelas mãos do Frei Jamilsom. Os colaboradores do JD parabenizam a matriarca.
Em Macapá, a família homenageada é a da fundadora do Jornal do Dia, Irene Pereira, que deverá receber o documento pelas mãos do Frei Jamilsom. Os colaboradores do JD parabenizam a matriarca.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Visita BR-210
Neutro
À propósito, prefeito Roberto Goés já se manisfetou quanto a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Macapá, informando que deixará esta decisão a cargo dos vereadores. O novo administrador municipal disse que pretende manter a relação de transparência e parceria que existe entre o legislativo e o executivo mirim, deixando tal decisão para os vereadores.
Tarifa Cidadã
Anúncio
Assessoria do prefeito eleito Roberto Góes e da vice Helena Guerra já enviou convite para a redação do Jornal do Dia para uma entrevista coletiva que deverá acontecer amanhã, no auditório do Macapá Hotel, para que a equipe de transição apresente o relatório de transição feito a partir das informações coletadas junto a atual administração da PMM.
Ainda hoje, deverá ser anunciado os nomes que comporão a equipe da administração municipal de 2009. A matéria completa o leitor pode acompanhar pelo impresso ou através do site www.jdia.com.br
domingo, 28 de dezembro de 2008
Nova tributação
As empresas fabricantes de cervejas, refrigerantes, águas, isotônicos e energéticos têm prazo até quarta-feira (31) para aderir ao regime especial de tributação. Na última semana, o Diário Oficial da União publicou o Decreto nº 6.707, que regulamenta a nova tributação sobre esses produtos.
De acordo com o decreto, as empresas poderão se enquadrar em dois modelos de regime para pagamento de impostos e tributos. Num deles – o regime geral – o IPI, a Cofins e oPIS/Pasep vão incidir sobre bases de cálculo definidas em Reais.
Já no regime especial de tributação, os tributos vão ser calculados de maneira a associar controle de produção com os preços praticados no varejo.
O certo é que novamente quem vai sentir as mudanças será o bolso do consumidor.
De acordo com o decreto, as empresas poderão se enquadrar em dois modelos de regime para pagamento de impostos e tributos. Num deles – o regime geral – o IPI, a Cofins e oPIS/Pasep vão incidir sobre bases de cálculo definidas em Reais.
Já no regime especial de tributação, os tributos vão ser calculados de maneira a associar controle de produção com os preços praticados no varejo.
O certo é que novamente quem vai sentir as mudanças será o bolso do consumidor.
Institutos federais de educação
Trinta e oito institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets) serão criados amanhã (29) por projeto de lei que será sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os institutos fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aumentam o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.
Fiscalização
Leitores do JD reclamaram que na noite do Natal houve muita confusão na cidade por conta da falta de fiscalização da polícia em relação à Lei Seca. Afirmaram que não houve policiamento eficaz e que várias pessoas embriagadas estavam conduzindo veículos.
Na mesma
Pelo visto 2009 não vai começar muito bem no trânsito amapaense. Os constantes defeitos apresentados nos semáforos da capital já fizeram muita bagunça no Natal. Agora imaginem como é que vai ser no Ano Novo? Tenho medo até de pensar...
Ano novo de bolso cheio
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.034 da Mega-Sena e o prêmio principal para o sorteio especial de Final de Ano é de R$ 35 milhões.
Os números sorteados neste sábado foram: 01 - 03 - 18 - 20 - 42 - 49.
A quina foi acertada em 61 apostas e vai pagar prêmio individual de R$ 19.548,37.
Com 4.635 acertadores, a Quadra vai pagar R$ 257,27 a cada um.
Os números sorteados neste sábado foram: 01 - 03 - 18 - 20 - 42 - 49.
A quina foi acertada em 61 apostas e vai pagar prêmio individual de R$ 19.548,37.
Com 4.635 acertadores, a Quadra vai pagar R$ 257,27 a cada um.
Posse
Marcada para o dia 1 de janeiro, a posse de Roberto Góes e Helena Guerra já tem festa marcada. Pena que os urubus de plantão já estão se articulando para tentar estragar a comemoração. Isso que é não saber perder.
Atrasos da Gol
Desde quinta-feira, na maioria dos aeroportos do país, os aviões da Gol estão decolando com atrasos. Já não basta o passageiro ter que pagar muito caro para viajar, agora tem que ter paciência com os péssimos serviços oferecidos nos aeroportos.
Ronaldo no Corinthians
Após se tratar e treinar durante um bom tempo no Flamengo, e até dar entrevistas dizendo que seu “sonho” é um dia jogar pelo clube, Ronaldo Fenômeno – que de fenomenal só tem a barriga – sai de fininho do Fla, que não mostrou interesse, e que agora não pode dar um suspiro que vira notícia no Corinthians. Só quero ver quando ele começar a jogar de verdade, o marketing só se sustenta com boas apresentações, o que Ronaldo está um pouco longe de conseguir realizar.
Período de férias
Final e início de ano parece que alguns jornalistas de Macapá não gostam muito de trabalhar. Mas aqui continuamos a todo vapor, sempre respeitando nossos leitores e parceiros, mesmo porque nem todo mundo está de férias.
sábado, 27 de dezembro de 2008
Desatualizados
Tem blog por aí mostrando como “destaque” notícias que já rolaram há mais de um mês! Será preguiça, falta de informação, perseguição ou o famoso jabá?
Pais relapsos
Ainda vai acabar em morte a falta de responsabilidade com as crianças de Macapá. Principalmente neste período de férias é comum ver inúmeras crianças de menos de dez anos correndo pelas ruas atrás de papagaios sem se preocupar com o trânsito. Depois que acontecer uma tragédia a culpa será do motorista, e como éde "praxe" os pais irão dizer: "mas eu virei as costas por cinco minutos..."
A velha história das calçadas
Neste ano, vimos por diversas vezes o poder público esboçar uma fiscalização eficaz em relação à invasão de ambulantes e comerciantes nas calçadas. Até agora nada foi feito e o pedestre tem que se arriscar trafegando nas ruas esburacadas de Macapá.
Chuvas
A maior preocupação, depois da mancada da CEA, de deixar centenas de famílias no escuro em pleno Natal, é com as chuvas. Seria muita falta de sorte, depois de ter que ficar o Natal sem luz, passar a virada de ano no alagado.
Língua venenosa
Mesmo depois de todos os resultados apresentados pelo governo do Estado com as obras da BR-156, tem gente, muito bem paga pela oposição, que insiste em ignorar os fatos e só sabe falar mal de tudo...E depois quer vir com o papo furado de pensamento positivo...dá um tempo!
Papo furado
Depois do Frota ter tentado roubar a cena com o “atentado” em sua residência, tem gente menos famosa querendo vir com a mesma história...mas essa não colou!
Atacando a Justiça
Com a proximidade da posse de Roberto Góes e Helena Guerra, os “invejosos” e bem pagos de plantão continuam falando mal da Justiça amapaense. Ela só servia quando era para o bem do PSB, que não teve competência de vencer nas urnas e que agora não se cansa de chorar.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Notinhas e diabinhos...
Tem gente que come pra viver...
Tem gente que vive pra comer...
E em tem gente que vive pra beber, dorme ressacado e quando acorda vive escrevendo besteira na net.
Tem gente que vive pra comer...
E em tem gente que vive pra beber, dorme ressacado e quando acorda vive escrevendo besteira na net.
DEMISSÕES
Sindicalistas acusam empresários do ramo de transporte coletivo de perseguição. Segundo eles, na segunda feira passada, 22, o Setap (Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Amapá) demitiram por 'justa causa', 90% da diretoria executiva do SINCOTTRAP (Sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário e de Passageiros do Estado do Amapá). Segundo a entidade que representa os empregados, a justificativa dos patrões seria 'a abusividade de greve'.
Há ainda, a alegação de mais demissões até o final do ano. Os sindicatos dos motoristas responde a técnica com mais um anúncio de greve que corre o risco de deixar a população sem transporte coletivo na virada do ano.
Há ainda, a alegação de mais demissões até o final do ano. Os sindicatos dos motoristas responde a técnica com mais um anúncio de greve que corre o risco de deixar a população sem transporte coletivo na virada do ano.
Carnaval
A LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá) já recebeu o primeiro convênio celebrado neste final de ano com o Governo do Estado, no valor de R$ 1.428.000,00 para ser destinado às despesas das escolas de samba do primeiro e segundo grupo, ou seja, um total de dez agremiações. O segundo convênio assinado com a Associação Folclórica A Banda, a ABLOCA (Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá), e a LIBA (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos) que receberam o valor de R$ 43.890,00 destinados a gravação de CD com os temas de empolgação das instituições.
Mesmo com o aumento nas aprovações, o levantamento registra que a produtividade parlamentar deixou a desejar quando se fala em qualidade, uma vez que mais da metade das leis aprovadas trazem em seu bojo, homenagens, datas comemorativas e a criação de cargos comissionados, enquanto que, assuntos como a reforma tributária e a regulamentação das medidas provisórias foram empurrados para serem decididos somente em 2009, graças às férias que o legislativo tem direito.
Férias I
As férias parlamentares já iniciaram. Nossos deputados e senadores federais só vão voltar ao trabalho em fevereiro do próximo ano. Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar mostrou que em 2008, o Congresso Nacional conseguiu aprovar 26 leis a mais do que em 2007, e aproximadamente 50 leis a mais que 2006.
Sem comemorar
Desta vez a CEA – Companhia de Eletricidade do Amapá foi a protagonista do maior absurdo já ocorrido no município de Santana. A população simplesmente ficou sem energia elétrica no Natal. O blackout teve início às 20 horas do dia 24, tendo a energia normalizada apenas à 01 hora do dia 25. Que mancada!
Semáforos
Em plena véspera de Natal, o centro comercial estava simplesmente lotado, e para variar, mais uma mancada, semáforos desligados, dificultando ainda mais o trânsito.
Policiamento
A Polícia Militar está de parabéns! Garantiu a segurança da população na véspera e no dia de Natal. Atenderam bem as pessoas que mostraram gratidão e respeito para estes profissionais da segurança pública.
Férias
As férias parlamentares já iniciaram. Nossos deputados e senadores federais só irão voltar ao trabalho em fevereiro do próximo ano. Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar mostrou que em 2008, o Congresso Nacional conseguiu aprovar 26 leis a mais do que em 2007, e aproximadamente 50 leis a mais que 2006.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Casa do Pão
Hoje a Casa do Pão realizou o Natal de centenas de famílias carentes. Foram distribuídas mais de 500 cestas básicas, além do tradicional almoço para a comunidade. Um exemplo a ser seguido.
R$ 9,9 milhões para a saúde
O Ministério da Saúde anunciou investimentos na ordem de R$ 9,9 milhões para as unidades de saúde que fazem parte do SUS. Parece que desta vez nossa população terá melhoria no atendimento médico de emergência.
Sinalização precária
Além da inexistência de placas para orientar o trânsito e sinalização horizontal falha, agora é a vez dos semáforos, que antes paravam de funcionar apenas quando chovia forte na cidade, mas que agora, basta um “vento” para deixar motoristas e pedestres sem orientação.
Chuvas
A Defesa Civil, após enviar relatório para a Prefeitura de Macapá apontando mais de 60 áreas de risco na capital, devido à época de chuvas, iniciou ontem a vistoria destes locais e já está avisando a população onde são ou lugares mais perigosos para se morar neste período. Tomara que todos escutem o que estes profissionais têm a dizer, para que novas tragédias sejam evitadas em nossa cidade.
BR-156
Ontem, o governador Waldez Góes levou a imprensa para ver de perto a quantas anda o asfaltamento da rodovia. Todos que acompanharam a visita ficaram surpresos com a qualidade e rapidez com que os serviços estão sendo feitos. Mais informações na edição de hoje do Jornal do Dia.
Formado o time
Um grupo de vereadores reuniu-se ontem com a imprensa para anunciar apoio a Rilton Amanajás para assumir a Câmara. Será que vai colar?
Confraternização do JD
Agradecemos a todas as empresas parceiras do Jornal do Dia pela colaboração para a realização da nossa festa de confraternização. A todos vocês muito obrigado e um Feliz Natal!
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Direto de Roma
Noite em Roma
Aqui já chegou a noite, devido ao inverno ás 16 horas está escuro. Os sinos batem sempre em toda Itália, em quase todas as ruas se enconta Igrejas, católicas claro.
Aqui voce respira arte, cada igreja mais bonita que a outra.
O Vaticano irá inaugurar o presépio da Praça São Pedro na noite de natal. A árvore de natal da praça foi doada pelo governo da Áustria, como no ano passado. A igreja ve na árvore de natal um símbolo que representa Cristo que é luz que vem para iluminar toda a humanidade. Assim como a estrela que os magos viram no horizonte, assim é a árvore de natal de Roma que muito longe já se pode presenciar, é um prenuncio do nascimento do salvador.
O frio aqui é demais, porém nada que não diminua com um belo copo de vinho, e saboerando as castanhas portuguesas assadas que se encontra em cada esquina da cidade. Como já deu para notar, sou suspeita para falar de Roma, é uma cidade que me encanta e alegra muito meu coração.
O povo romano é alegre e gosta muito dos brasileiros, principalmente quando se fala da Amazônia, é como se tivesse descrevendo o Jardim do Edem, todos querem saber sobre os animais, as plantas, o rio Amazonas e os índios. Perguntam tudo e viajam na imaginação.
Roma é assim, um povo acolhedor capaz de falar contigo sem nem mesmo te conhecer, muito parecido com os cariocas de nossa eterna Copacabana.
Aqui já chegou a noite, devido ao inverno ás 16 horas está escuro. Os sinos batem sempre em toda Itália, em quase todas as ruas se enconta Igrejas, católicas claro.
Aqui voce respira arte, cada igreja mais bonita que a outra.
O Vaticano irá inaugurar o presépio da Praça São Pedro na noite de natal. A árvore de natal da praça foi doada pelo governo da Áustria, como no ano passado. A igreja ve na árvore de natal um símbolo que representa Cristo que é luz que vem para iluminar toda a humanidade. Assim como a estrela que os magos viram no horizonte, assim é a árvore de natal de Roma que muito longe já se pode presenciar, é um prenuncio do nascimento do salvador.
O frio aqui é demais, porém nada que não diminua com um belo copo de vinho, e saboerando as castanhas portuguesas assadas que se encontra em cada esquina da cidade. Como já deu para notar, sou suspeita para falar de Roma, é uma cidade que me encanta e alegra muito meu coração.
O povo romano é alegre e gosta muito dos brasileiros, principalmente quando se fala da Amazônia, é como se tivesse descrevendo o Jardim do Edem, todos querem saber sobre os animais, as plantas, o rio Amazonas e os índios. Perguntam tudo e viajam na imaginação.
Roma é assim, um povo acolhedor capaz de falar contigo sem nem mesmo te conhecer, muito parecido com os cariocas de nossa eterna Copacabana.
domingo, 21 de dezembro de 2008
Origens
A Árvore de Natal
A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.
O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.
A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.
QUAL A ORIGEM DO PRESÉPIO?
As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.
A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebradada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.
Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.
OS REIS MAGOS
No tempo do Rei Herodes, três reis magos chegaram do Oriente a Jerusalém: Melchior, que era um ancião, Gaspar, um jovem branco, e Baltazar, um homem de raça negra e barba. Em sua chegada, os reis magos anunciaram ao povo de Jerusalém que havia nascido o rei dos judeus em Belém. Ainda que todo o povo tenha se alarmado, Herodes lhes deu permissão de viajar até Belém na busca do menino e pelo caminho uma estrela os guiou até o berço onde estava o bebê com sua mãe.
Os três reis ficaram alegres ao vê-lo e ofereceram seus presentes: ouro, incenso e mirra. Depois disso, regressaram a sua terra por outro caminho, com medo da reação de Herodes. Desde então, o dia 6 de janeiro é celebrado em muitos países pela chegada dos reis magos. Neste dia, é considerada uma tradição dar presentes às crianças que tenham se comportado e carvão aos que foram maus durante o ano.
A ESTRELA DE BELÉM
A Bíblia relata que uma estrela guiou os três Reis Magos desde o Oriente e indicou o lugar onde era possível encontrar o Menino Jesus. São muitas as teorias que tentam explicar este milagre, entre elas está a que se tratava do brilhante planeta Vênus, da passagem dos cometas Halley ou Hale-Bopp, uma ocultação da Lua...
Uma das hipóteses aceitas é a do astrônomo Johannes Kleper, que em 1606 afirmou que a estrela era uma rara tripla conjugação da Terra com os planetas Júpiter e Saturno, passando pelo Sol e ao mesmo momento por Peixes. Esta conjugação se apresenta aos olhos do observador terrestre como uma estrela muito brilhante. Outra suposição, esta mais recente, tem a idéia de uma nova estrela brilhante observada próxima da estrela Theta Aquilae.
A estrela de Belém é relembrada situando-a tanto na representação do presépio como na ponta da árvore de Natal.
O HOMEM DE NEVE
Nos países frios, as crianças se acostumaram a sair nos dias de neve de Natal para criar seu próprio homem de neve. O processo é muito simples, só é preciso armar duas grandes bolas de neve e colocá-las uma sobre a outra. É preciso uma cenoura para servir de nariz, um cachecol velho, um chapéu, algumas laranjas para os olhos e quatro galhos para servir de pés e mãos.
A tradição popular acabou virando mania e se transformou em peça de decoração de árvores de Natal, mesmo em países tropicais como o Brasil.
A MISSA DO GALO
É com o nome de Missa do Galo que se conhece a missa celebrada na noite de Natal. Sua denominação provém de uma fábula que afirma que foi esSe animal o primeiro a presenciar o nascimento de Jesus, ficando encarregado de anunciá-lo ao mundo. Até o começo do século 20 era costume que a meia-noite fosse anunciada dentro do templo por um canto de galo, real ou simulado.
Essa missa apareceu no século 5 e, a partir da Idade Média, transformou-se em uma celebração jubilosa longe do caráter solene com que hoje a conhecemos. Até princípios do século 20, perdurou o costume de reservar aos pastores congregados ali o privilégio de serem os primeiros a adorarem o Menino Jesus. Durante a adoração, as mulheres depositavam doces caseiros, que logo trocavam por pão bento ou Pão de Natal.
Era também costume reservar um pedaço deste pão como amuleto, ao qual só se podia recorrer em caso de doença grave. Outra tradição que perdurou é a de estreiar nessa noite uma peça de roupa com a qual se afastava o demônio.
Em algumas regiões, esta missa se celebra durante as primeiras horas do dia. Na maioria dos países da América de língua espanhola é tradição que toda a família acuda a ela unida e para os panamenhos é o momento mais importante das festas.
OS ENFEITES DA ÁRVORE DE NATAL
As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos que no passado enfeitavam o carvalho precursor da atual árvore de Natal. Cada um desses enfeites tem em si um significado.
Antes de que fossem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores e simbolizam a purificação, com a chama sendo acesa como a representação de Cristo, a luz do mundo. As ferraduras são um clássico amuleto que atrai a boa sorte.
As habituais pinhas se utilizam como um símbolo da imortalidade e os sininhos como mostra do júbilo natalino. As maçãs e as bolas de cores, sua mais tradicional variante, desenvolvidas pelos sopradores de vidro da Boêmia do século 18, são signos que atraem de abundância.
Finalmente, as estrelas anunciam os desígnios de Deus. Segundo conta a Bíblia, cada estrela tem um anjo que vela por ela, crença que suporta a antiga idéia de que cada uma das que povoa o firmamento é em si mesma um anjo. A que se põe no alto da árvore de Natal refere-se à de Belém.
A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.
O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.
A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.
QUAL A ORIGEM DO PRESÉPIO?
As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.
A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebradada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.
Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.
OS REIS MAGOS
No tempo do Rei Herodes, três reis magos chegaram do Oriente a Jerusalém: Melchior, que era um ancião, Gaspar, um jovem branco, e Baltazar, um homem de raça negra e barba. Em sua chegada, os reis magos anunciaram ao povo de Jerusalém que havia nascido o rei dos judeus em Belém. Ainda que todo o povo tenha se alarmado, Herodes lhes deu permissão de viajar até Belém na busca do menino e pelo caminho uma estrela os guiou até o berço onde estava o bebê com sua mãe.
Os três reis ficaram alegres ao vê-lo e ofereceram seus presentes: ouro, incenso e mirra. Depois disso, regressaram a sua terra por outro caminho, com medo da reação de Herodes. Desde então, o dia 6 de janeiro é celebrado em muitos países pela chegada dos reis magos. Neste dia, é considerada uma tradição dar presentes às crianças que tenham se comportado e carvão aos que foram maus durante o ano.
A ESTRELA DE BELÉM
A Bíblia relata que uma estrela guiou os três Reis Magos desde o Oriente e indicou o lugar onde era possível encontrar o Menino Jesus. São muitas as teorias que tentam explicar este milagre, entre elas está a que se tratava do brilhante planeta Vênus, da passagem dos cometas Halley ou Hale-Bopp, uma ocultação da Lua...
Uma das hipóteses aceitas é a do astrônomo Johannes Kleper, que em 1606 afirmou que a estrela era uma rara tripla conjugação da Terra com os planetas Júpiter e Saturno, passando pelo Sol e ao mesmo momento por Peixes. Esta conjugação se apresenta aos olhos do observador terrestre como uma estrela muito brilhante. Outra suposição, esta mais recente, tem a idéia de uma nova estrela brilhante observada próxima da estrela Theta Aquilae.
A estrela de Belém é relembrada situando-a tanto na representação do presépio como na ponta da árvore de Natal.
O HOMEM DE NEVE
Nos países frios, as crianças se acostumaram a sair nos dias de neve de Natal para criar seu próprio homem de neve. O processo é muito simples, só é preciso armar duas grandes bolas de neve e colocá-las uma sobre a outra. É preciso uma cenoura para servir de nariz, um cachecol velho, um chapéu, algumas laranjas para os olhos e quatro galhos para servir de pés e mãos.
A tradição popular acabou virando mania e se transformou em peça de decoração de árvores de Natal, mesmo em países tropicais como o Brasil.
A MISSA DO GALO
É com o nome de Missa do Galo que se conhece a missa celebrada na noite de Natal. Sua denominação provém de uma fábula que afirma que foi esSe animal o primeiro a presenciar o nascimento de Jesus, ficando encarregado de anunciá-lo ao mundo. Até o começo do século 20 era costume que a meia-noite fosse anunciada dentro do templo por um canto de galo, real ou simulado.
Essa missa apareceu no século 5 e, a partir da Idade Média, transformou-se em uma celebração jubilosa longe do caráter solene com que hoje a conhecemos. Até princípios do século 20, perdurou o costume de reservar aos pastores congregados ali o privilégio de serem os primeiros a adorarem o Menino Jesus. Durante a adoração, as mulheres depositavam doces caseiros, que logo trocavam por pão bento ou Pão de Natal.
Era também costume reservar um pedaço deste pão como amuleto, ao qual só se podia recorrer em caso de doença grave. Outra tradição que perdurou é a de estreiar nessa noite uma peça de roupa com a qual se afastava o demônio.
Em algumas regiões, esta missa se celebra durante as primeiras horas do dia. Na maioria dos países da América de língua espanhola é tradição que toda a família acuda a ela unida e para os panamenhos é o momento mais importante das festas.
OS ENFEITES DA ÁRVORE DE NATAL
As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos que no passado enfeitavam o carvalho precursor da atual árvore de Natal. Cada um desses enfeites tem em si um significado.
Antes de que fossem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores e simbolizam a purificação, com a chama sendo acesa como a representação de Cristo, a luz do mundo. As ferraduras são um clássico amuleto que atrai a boa sorte.
As habituais pinhas se utilizam como um símbolo da imortalidade e os sininhos como mostra do júbilo natalino. As maçãs e as bolas de cores, sua mais tradicional variante, desenvolvidas pelos sopradores de vidro da Boêmia do século 18, são signos que atraem de abundância.
Finalmente, as estrelas anunciam os desígnios de Deus. Segundo conta a Bíblia, cada estrela tem um anjo que vela por ela, crença que suporta a antiga idéia de que cada uma das que povoa o firmamento é em si mesma um anjo. A que se põe no alto da árvore de Natal refere-se à de Belém.
Mensagem de Natal aos Leitores do Blog do JD
Natal tempo de LUZ!
Natal tempo de Paz!
Jesus chama homens e mulheres de boa vontade
Para transformarem o mundo.
Você e nós somos todos convocados a espalhar fraternidade, justiça e amor.
Comemore este ano diferente: vá a casa do aniversariante se prontificar a ajudar o mundo a ser melhor.
FELIZ NATAL! FELIZ NATAL! FELIZ NATAL! FELIZ NATAL! FELIZ NATAL!
FELIZ NATAL! FELIZ NATAL! FELIZ NATAL! FELIZ NATAL! FELIZ NATAL!
CNJ lança portal eletrônico
Facilidade de navegação, informações durante as sessões plenárias em tempo real e as principais ações do Conselho que podem ser localizadas por tema são alguns dos benefícios do portal eletrônico que o Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br) lançou neste sábado (20/12). Ao substituir com vantagens, o site que esteve no ar desde a criação do CNJ em 2005, o portal traz maior funcionalidade e reúne conteúdos variados, como o acesso à legislação do Judiciário.
Asfaltamento da BR-156
O Governo do Estado promove amanhã uma visita monitorada com a imprensa amapaense às obras da BR-156, no trecho norte compreendido entre os municípios de Ferreira Gomes/Oiapoque, sub-trecho Rio Tracajatuba/Calçoene, lote 2 Igarapé do Breu/Calçoene.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Transportes de 1995 a 2002 foram asfaltados 62 Km da BR-156 e construídas quatro pontes. Enquanto que de 2003 a 2008 foram asfaltados 171,3 Km e construídas 24 pontes de concreto. A meta do Governo do Estado é terminar toda a pavimentação da BR-156 até 2010.
A equipe do JD foi convidada para acompanhar a visita e ver de perto como andam os investimentos do Governo do Amapá no asfaltamento da BR-156.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Transportes de 1995 a 2002 foram asfaltados 62 Km da BR-156 e construídas quatro pontes. Enquanto que de 2003 a 2008 foram asfaltados 171,3 Km e construídas 24 pontes de concreto. A meta do Governo do Estado é terminar toda a pavimentação da BR-156 até 2010.
A equipe do JD foi convidada para acompanhar a visita e ver de perto como andam os investimentos do Governo do Amapá no asfaltamento da BR-156.
Enquete
Aguardem, pois em breve o Blog do JD vai trazer mais uma enquete que vai dar o que falar, além de deixar muita gente com dor de cotovelo, como aconteceu na última!
Atacando o Sarney
Sinceramente, eu gostaria de saber qual foi o mal tão horrível e imperdoável que o senador Sarney cometeu contra o PSB. Todos os “jornalistas” que mostraram apoio ao partido não se cansam de atacar o senador e de trazer notícias do Maranhão (quando são contra Sarney, é claro) que em nada interessam ao amapaense. Pra que tanto ódio?
Falando besteira
Tem gente por aí dizendo que a diplomação de Roberto Góes não poderia ter acontecido e que em Macapá “poderá” haver novas eleições, e quem disputaria seria Roberto Góes e Lucas Barreto (isso porque Roberto já venceu...)... quanta besteira! Será que tem alguém que acredita?
Crianças na madrugada
Além da falta de fiscalização eficaz em relação ao horário de funcionamento de bares e boates, outra irregularidade ignorada pelas autoridades é o grande número de menores de idade que circulam livremente de bar em bar pela noite amapaense.
Sem assunto
Em uma mídia como a internet é estranho de se ver que alguns sites que se dizem destinados ao “jornalismo” no Amapá só receberem atualização quando se trata de atacar Governo e Prefeitura, menosprezando todos os outros tipos de informações que seriam de grande interesse para quem busca conhecimento pela net. É lamentável!
Sem sinalização
É muito triste saber que entre todos os problemas enfrentados por Macapá, a cada dia que passa novos desafios vão surgindo para quem mora no município. O absurdo da vez é a loucura dos semáforos, que nem sempre estão funcionando e que já causaram acidentes.
Aviso
Agora é normal uma pessoa ligar para a outra no meio do dia e dizer: “Fulano toma cuidado quando estiver dirigindo, o sinal da rua tal não está funcionando”... Tremenda vergonha para o poder público que se mostra incapaz de resolver isso.
Direto de Roma
Bom domingo aos nossos leitores.
Roma amanheceu com um sol belíssimo e o céu todo azul sem nenhuma nuvem branca, parece que o manto de Nossa Senhora cobre toda a cidade.
Hoje se comemora o último domingo do Advento. Preparemos os nossos corações para que tenhamos um santo e belo Natal , não esquecendo que Jesus Menino é o aniversariante e que o presente maior que se deve dar a Ele é o nosso coração.
É tempo de mudança e tempo de conversão.
Os pobres irão comer Caviar
Os pobres de Milão devem passar muito bem comendo o melhor e mais caro caviar do mundo. Tudo devido a uma apreensão feita de carregamento ilegal . Quem ganhou foram os pobres que irão poder se deliciar, e como aqui a champanhe é barata caiu como a sopa no mel. Quem pode, pode.
Restaurante brasileiro em Roma
Por incrível que possa parecer os italianos já aprenderam a comer churrasco como nos Pampas. Antes as churascarias daqui faturavam alto devido o povo não estar habituado a comer carne, pois é cara demais, mas depois que descobriram as churrascarias brasileiras tudo mudou. Tem mais italiano comendo churrasco por aqui do que brasileiro. Para eles 16 euros não é nada, visto a quantidade de pratos que servem e mais 16 tipos de carnes, entre elas a picanha que faz o maior sucesso. Para nós brasileiros com a desvalorização do real chegando a 3,4 imaginem mais de 50 reais por pessoa.
Roma amanheceu com um sol belíssimo e o céu todo azul sem nenhuma nuvem branca, parece que o manto de Nossa Senhora cobre toda a cidade.
Hoje se comemora o último domingo do Advento. Preparemos os nossos corações para que tenhamos um santo e belo Natal , não esquecendo que Jesus Menino é o aniversariante e que o presente maior que se deve dar a Ele é o nosso coração.
É tempo de mudança e tempo de conversão.
Os pobres irão comer Caviar
Os pobres de Milão devem passar muito bem comendo o melhor e mais caro caviar do mundo. Tudo devido a uma apreensão feita de carregamento ilegal . Quem ganhou foram os pobres que irão poder se deliciar, e como aqui a champanhe é barata caiu como a sopa no mel. Quem pode, pode.
Restaurante brasileiro em Roma
Por incrível que possa parecer os italianos já aprenderam a comer churrasco como nos Pampas. Antes as churascarias daqui faturavam alto devido o povo não estar habituado a comer carne, pois é cara demais, mas depois que descobriram as churrascarias brasileiras tudo mudou. Tem mais italiano comendo churrasco por aqui do que brasileiro. Para eles 16 euros não é nada, visto a quantidade de pratos que servem e mais 16 tipos de carnes, entre elas a picanha que faz o maior sucesso. Para nós brasileiros com a desvalorização do real chegando a 3,4 imaginem mais de 50 reais por pessoa.
sábado, 20 de dezembro de 2008
Virou Samba
Não dá para entender o pessoal do PSB de Macapá. Quando a Justiça está do lado deles é a melhor do planeta, quando a vantagem não é para eles ela é a pior do mundo. O que eles se escequecem é que a Lei não deve ter preferencias, e como disse o juiz Marconi, será o rigor da lei que irá prevalecer. Se é isso o Camilo não poderá assumir, mesmo com a saida do Roberto. Registro falso de candidatura é cassação na certa, como dois e dois são 4, ou não?
No lugar certo
Agora está tudo no lugar certo. Estorquidor com estorquidor, cobra com cobra, puxa com puxa, vendido com vendido. Ado-a-ado cada um no seu quadrado. Valeu o conjunto composto. Nunca me enganei. Já conheço esse tipo de gente que se vende por qualquer tostão, e o profissionalismo vai para as cucuias. Descendo a ladeira quero só ver quem cai primeiro, porque cada um é mais esperto que o outro.
Luzes do Vaticano
Para quem aprecia arte: o presépio do Vaticano, em Roma, é belíssimo. A árvore de Natal da Praça de Spagna muda de cor a todo instante. A Igreja de Santo André, que tem o quadro original da Medalha Milagrosa, também tem um belo presépio que muda sempre em noite e dia. Pena que não se pode fotografar, mas se guarda na mente e no coração e se reza pelos queridos, e principalmente, por aqueles que não gostam de nós. Procurando viver as palavras de nosso mestre maior que é Jesus: Amai os vossos inimigos e fazei o bem a quem vos odeia. Assim seremos felizes e não guardaremos ódio e rancor de ninguém.
No lugar certo
Agora está tudo no lugar certo. Estorquidor com estorquidor, cobra com cobra, puxa com puxa, vendido com vendido. Ado-a-ado cada um no seu quadrado. Valeu o conjunto composto. Nunca me enganei. Já conheço esse tipo de gente que se vende por qualquer tostão, e o profissionalismo vai para as cucuias. Descendo a ladeira quero só ver quem cai primeiro, porque cada um é mais esperto que o outro.
Luzes do Vaticano
Para quem aprecia arte: o presépio do Vaticano, em Roma, é belíssimo. A árvore de Natal da Praça de Spagna muda de cor a todo instante. A Igreja de Santo André, que tem o quadro original da Medalha Milagrosa, também tem um belo presépio que muda sempre em noite e dia. Pena que não se pode fotografar, mas se guarda na mente e no coração e se reza pelos queridos, e principalmente, por aqueles que não gostam de nós. Procurando viver as palavras de nosso mestre maior que é Jesus: Amai os vossos inimigos e fazei o bem a quem vos odeia. Assim seremos felizes e não guardaremos ódio e rancor de ninguém.
Direto de ROMA
Inverno a moda Romana
Hoje inicia o inverno na Europa. Roma amanheceu ensolarada, mas com 7 graus e muito vento. O que se percebe por aqui são casais andando com seus totos, e poucas crianças. Mesmo o governo fazendo campanhas para que os casais tenham filhos, dando várias vantagens financeiras, em Roma a moda não pegou e a população continua envelhecendo. Enquanto isso, jovens de outros paises, principalmente chineses, invadem a Cidade Eterna e por aqui vão ficando para estudar ou trabalhar.
Se ficar o bicho pega
O deputado Camilo está às voltas com as decisões do TSE. Caso Roberto Goes venha ser cassado, com preve o juiz Marconi Pimenta, a vantagem dele vai para o beleleu, pois Lucas Barreto deixará Camilo tão atrás que é capaz dele ter só os 2000 votos da festa de confraternização do PSB em Macapa (contagem essa de alguns blogueiros do partido deles).
Hoje inicia o inverno na Europa. Roma amanheceu ensolarada, mas com 7 graus e muito vento. O que se percebe por aqui são casais andando com seus totos, e poucas crianças. Mesmo o governo fazendo campanhas para que os casais tenham filhos, dando várias vantagens financeiras, em Roma a moda não pegou e a população continua envelhecendo. Enquanto isso, jovens de outros paises, principalmente chineses, invadem a Cidade Eterna e por aqui vão ficando para estudar ou trabalhar.
Se ficar o bicho pega
O deputado Camilo está às voltas com as decisões do TSE. Caso Roberto Goes venha ser cassado, com preve o juiz Marconi Pimenta, a vantagem dele vai para o beleleu, pois Lucas Barreto deixará Camilo tão atrás que é capaz dele ter só os 2000 votos da festa de confraternização do PSB em Macapa (contagem essa de alguns blogueiros do partido deles).
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Chorando pra todo mundo
Cansado de chorar e ninguém ouvir, o deputado Camilo Capiberibe resolveu levar a lenga-lenga para a plenária da Assembléia Legislativa. Ao invés de utilizar seu tempo para discutir assuntos relevantes, ele continua insistindo em utilizar espaço para chorar cada vez mais sua derrota nas urnas.
Direto de Milão
Uma bomba pode vir a tona
Mesmo de muito longe as notícias circulam a todo vapor, um presidente de Macapá deverá colocar sua cabeça no congelador, caso contrário vai pegar fogo. Mentir para o Fisco é coisa séria. Colocar Tv em nome de laranjas pior ainda e diminuir o valor de suas propriedades para não pagar imposto é um belo caminho para o Leão vir dar uma mordida. É bom começar a se prevenir que a malha já pegou. Depois contaremos tim por tim-tim.
Mesmo de muito longe as notícias circulam a todo vapor, um presidente de Macapá deverá colocar sua cabeça no congelador, caso contrário vai pegar fogo. Mentir para o Fisco é coisa séria. Colocar Tv em nome de laranjas pior ainda e diminuir o valor de suas propriedades para não pagar imposto é um belo caminho para o Leão vir dar uma mordida. É bom começar a se prevenir que a malha já pegou. Depois contaremos tim por tim-tim.
Mamãe do JD
A todos os colegas da editora Marcelle Corrêa informamos que o bebê Milton Guilherme já nasceu, está em casa e passa muito bem ao lado da mãe e da avó coruja. Os colegas de redação já deram um abraço na mais nova mãe da família JD e fizeram alguns mimos para o lindo bebê.
Festa do JD
Toda a equipe do JD está ansiosa para a festa de Natal que será realizada na próxima segunda-feira com sorteio de vários brindes oferecidos pelas empresas que caminharam conosco em 2008, além da entrega da tradicional cesta de Natal oferecida pela diretoria do JD a todos aqueles que se realizam trabalhando aqui.
Fieap
Os colaboradores do JD agradecem a Fieap por todo carinho dispensado com nossa equipe durante esse ano. Que a nossa parceria dure por muitas outras primaveras. Um beijo especial para a assessora de comunicação Tinale, que vai aproveitar suas férias viajando.
Péssimo serviço
O Restaurante Spoleto, no shopping de Macapá, está deixando a desejar. Deixa faltar ingredientes, e não avisa a clientela que sai irritada. Cadê o ótimo serviço oferecido nas outras filiais?
Desespero
Tem gente que acha que é concorrente do JD que não se toca... depois de ficar devendo para Deus e o mundo acha que com algumas contratações pífeas vai fazer a diferença. Alguém sentiu alguma diferença? Eu não senti nem cócegas!
Virando a cara
Tem empresário metido a jornalista, mas que nunca escreveu uma linha, metido a se enfiar no mundo político de Macapá, e com toda sua educação faz questão de ignorar jornalistas e acha que está ganhando pontos com alguém... cuidado... quem brinca com fogo faz xixi na cama. Esse camarada é conhecido por sua prática de fazer extorsão com alguns daqueles que tomam café com frutas em seus domínios.
Ibiza
De ótimo bom gosto, a boate Ibiza tem bombado nas noites de sábado em Macapá. Sempre com a casa cheia, o proprietário Vinícius Gurgel sempre recebe os amigos de braços abertos.
Confraternização
Já visto com tradição em Macapá, o jantar oferecido pelo senador Sarney para a imprensa promete reunir vários colegas de profissão no clube campestre da Domestilar. Pena que alguns colegas não sabem separar a vida pessoal da profissional e mesmo sendo convidados, continuam a atacar agressivamente o senador, mesmo quando o assunto não é política, mas sim um encontro para lembrar o espírito natalino e reunir amigos. Nem o Natal consegue tirar o veneno da cobra... Deus que me livre e tenha compaixão deles!
Direto de ROMA
Tudo pode Mudar
O governador do Maranhão, Jackson Lago, teve sua primeira derrota no TSE. O relator do processo, ministro Eros Grau, recomendou a cassação de seu mandato pelas acusações de abuso de poder economico. O ministro Felix Fischer pediu vista e o julgamento foi suspenso. Deverá vol
tar a pauta antes do final do ano.
Audiência com o Papa
Para o Papa Bento XVI a crise financeira internacional pode significar mais simplicidade neste Natal , capaz de restaurar valores como a solidariedade.
Na última quarta -feira, ele manifestou a esperança de que a crise ajude as pessoas no significado
espiritual do Natal, quando o mundo inteiro celebra o nascimento de Jesus.
O mundo deverá redescobrir o calor, a simplicidade, a amizade e a solidariedade, que devem fazer parte dos valores autênticos do Natal.
Tempo de Crise
Em Madri existe uma praça, que se chama La Elíptica, na qual, pouco antes das 7 da manhã, chegam Vans com emigrantes, chamados "recrutadores". Todos os que ofertam empregos gritam quanto pagam, qual o serviço e quantos trabalhadores precisam. Pagam por dia 37 euros por 7 horas de trabalho.
O mais incrível é que agora os espanhois estão disputando com os brasileiros as vagas, que antes da crise econômica mundial não aceitavam receber pouco por tantas horas de trabalho.
O governador do Maranhão, Jackson Lago, teve sua primeira derrota no TSE. O relator do processo, ministro Eros Grau, recomendou a cassação de seu mandato pelas acusações de abuso de poder economico. O ministro Felix Fischer pediu vista e o julgamento foi suspenso. Deverá vol
tar a pauta antes do final do ano.
Audiência com o Papa
Para o Papa Bento XVI a crise financeira internacional pode significar mais simplicidade neste Natal , capaz de restaurar valores como a solidariedade.
Na última quarta -feira, ele manifestou a esperança de que a crise ajude as pessoas no significado
espiritual do Natal, quando o mundo inteiro celebra o nascimento de Jesus.
O mundo deverá redescobrir o calor, a simplicidade, a amizade e a solidariedade, que devem fazer parte dos valores autênticos do Natal.
Tempo de Crise
Em Madri existe uma praça, que se chama La Elíptica, na qual, pouco antes das 7 da manhã, chegam Vans com emigrantes, chamados "recrutadores". Todos os que ofertam empregos gritam quanto pagam, qual o serviço e quantos trabalhadores precisam. Pagam por dia 37 euros por 7 horas de trabalho.
O mais incrível é que agora os espanhois estão disputando com os brasileiros as vagas, que antes da crise econômica mundial não aceitavam receber pouco por tantas horas de trabalho.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Direto de ROMA,para Macapa
A qualquer momento Rosena Sarney podera ser a nova governadora do maranhao.Depende apenas do TSE que ainda hoje ira votar o pedido de cassaçao de Jackson Lago,atual governador daquele estado
Direto de Roma III
Navegando nos Blogs
Parece piada, mas é verdade. So em Macapa para se ver tantas noticias que parecem do outro mundo. Agora querem porque querem a cassaçao de Roberto Goés e do governador Waldez. So falta querer assumir pai e filho, um no estado outro na prefeitura. E a LEI DO NEPOTISMO, onde fica? Eles que se dizem tao corretos querem fazer um escandalo nacional?
Para quem diz que é nepotismo o Roberto ser primo do governador, esquece que na lei do nepotismo primo nao é considerado parente, agora pai e filho? Ei, so pode ser brincadeira!
Compra de votos
Se esquecem os Capi que também tem processos contra o Camilo, muitos motoqueiros foram pegos, ou nao, com combustivel saindo do Comite do PSB? Tem processo e tudo, e dizem que no dia da eleçao foi pego muito dinheiro com cabos eleitorais deles, e ai como fica? E as carteiras de identidade do candidato com o registros no TRE e TSE? Se tudo vier a tona sobra apenas o
Lucas como terceiro, mas, dizem os olheiros de plantao, que também tem assuntos meio estranhos com a assembléia. Que enrrolada!
Doença e doenças
Se eu fosse o governador pediria uma bençao especial para algum padre da Igreja Catolica, visto que ele acredita em DEUS e é cristao, porque tem muitos urubus de plantao querendo que o governador esteja doente. Tem gente que mesmo em cadeira de rodas nao deixa de desejar no coraçao o mal dos outros. AGUA BENTA NELE! Assim o mal perde o poder, porque tudo se destroi diante do poder de DEUS, principalmente a inveja que existe desde o inicio do mundo.
Parece piada, mas é verdade. So em Macapa para se ver tantas noticias que parecem do outro mundo. Agora querem porque querem a cassaçao de Roberto Goés e do governador Waldez. So falta querer assumir pai e filho, um no estado outro na prefeitura. E a LEI DO NEPOTISMO, onde fica? Eles que se dizem tao corretos querem fazer um escandalo nacional?
Para quem diz que é nepotismo o Roberto ser primo do governador, esquece que na lei do nepotismo primo nao é considerado parente, agora pai e filho? Ei, so pode ser brincadeira!
Compra de votos
Se esquecem os Capi que também tem processos contra o Camilo, muitos motoqueiros foram pegos, ou nao, com combustivel saindo do Comite do PSB? Tem processo e tudo, e dizem que no dia da eleçao foi pego muito dinheiro com cabos eleitorais deles, e ai como fica? E as carteiras de identidade do candidato com o registros no TRE e TSE? Se tudo vier a tona sobra apenas o
Lucas como terceiro, mas, dizem os olheiros de plantao, que também tem assuntos meio estranhos com a assembléia. Que enrrolada!
Doença e doenças
Se eu fosse o governador pediria uma bençao especial para algum padre da Igreja Catolica, visto que ele acredita em DEUS e é cristao, porque tem muitos urubus de plantao querendo que o governador esteja doente. Tem gente que mesmo em cadeira de rodas nao deixa de desejar no coraçao o mal dos outros. AGUA BENTA NELE! Assim o mal perde o poder, porque tudo se destroi diante do poder de DEUS, principalmente a inveja que existe desde o inicio do mundo.
Direto de Roma II
Justiça na TV
Na Italia tem um programa da justiça que leva as audiencias para ser vista ao vivo, com direito a manifestaçao popular durante o julgamento. Sao das varas de familia e civel. Se pode ouvir as manifestaçoes do juri e o juiz interage com o publico presente e tudo é decidido rapidamente.
No Brasil bem que poderia ser assim, porém estamos falando do velho mundo, o nosso ainda e muito jovem para tanta democracia.
Quando Lula esteve aqui
Os jornalistas italianos comentam ate hoje a vinda do nosso presidente. Os que estavam na entrevista coletiva ficaram admirados quando fez apologia a nao falar e muito menos entender outras linguas. O presidente disparou: "Para que falar outras linguas se tenho tradutor?" Vergonha internacional para o Brasil, ou nao?
Na Italia tem um programa da justiça que leva as audiencias para ser vista ao vivo, com direito a manifestaçao popular durante o julgamento. Sao das varas de familia e civel. Se pode ouvir as manifestaçoes do juri e o juiz interage com o publico presente e tudo é decidido rapidamente.
No Brasil bem que poderia ser assim, porém estamos falando do velho mundo, o nosso ainda e muito jovem para tanta democracia.
Quando Lula esteve aqui
Os jornalistas italianos comentam ate hoje a vinda do nosso presidente. Os que estavam na entrevista coletiva ficaram admirados quando fez apologia a nao falar e muito menos entender outras linguas. O presidente disparou: "Para que falar outras linguas se tenho tradutor?" Vergonha internacional para o Brasil, ou nao?
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Dizem por aí...
Chegou a informação de que um grupo de jornalistas insatisfeitos com a atuação do sindicato da classe em nosso Estado, está se organizando para eleger um novo representante... quem sabe agora a coisa anda!
Sem salário
Estão dizendo que a crise está tão feia que já chegou na Assembléia Legislativa do Amapá. Tem gente que jura de pés juntos que tem deputado que não recebe há dois meses.
Notinhas e diabinhos...
Papaléo
Dizem que o senador Papaléo Paes só faz duas pelo Amapá: pedir pontos de jogos no tapetão para o Paysandu e toda semana descer em Belém antes de vir para Macapá.
Gasparzinho
De férias, o gasparzinho resolveu visitar o Amapá e deu um rasante na Assembléia Legislativa para visitar seus companheiros de trabalho. Dizem que são 2.400 (100 por cabeça).
Amarelos x Azuis
Enquanto os amarelos faziam despacho com cachaça baldeada e frango emaciado, os azuis mandaram tocar aquele poderoso tambor de Codó, com direito a frango do porrudo, farofa de dendê e marafa de primeira qualidade – com direito ao gole do santo. Resultado das duas “ações”: Roberto saiu diplomado.
O cachaceiro
Tem cachaceiro que não nega as raízes... escreve como ninguém sobre os botecos da cidade.
Vira o disco...
A cachaça quando sobe na cabeça do fulano não tem jeito... e ele continua insistindo que Roberto e Helena não podiam ter sido diplomados...e continua com toda aquela lenga-lenga, igualzinho quando fez campanha para o outro...hei...se toca.
Décimo
Tem “jornalista” por aí que já garantiu o seu décimo terceiro salário só com “cutucadas” no RG e inserindo um pequenino cartãozinho de Natal de político derrotado nas eleições em seu site.
Recadinho...
Antes pitonisa do que cacha...
Dizem que o senador Papaléo Paes só faz duas pelo Amapá: pedir pontos de jogos no tapetão para o Paysandu e toda semana descer em Belém antes de vir para Macapá.
Gasparzinho
De férias, o gasparzinho resolveu visitar o Amapá e deu um rasante na Assembléia Legislativa para visitar seus companheiros de trabalho. Dizem que são 2.400 (100 por cabeça).
Amarelos x Azuis
Enquanto os amarelos faziam despacho com cachaça baldeada e frango emaciado, os azuis mandaram tocar aquele poderoso tambor de Codó, com direito a frango do porrudo, farofa de dendê e marafa de primeira qualidade – com direito ao gole do santo. Resultado das duas “ações”: Roberto saiu diplomado.
O cachaceiro
Tem cachaceiro que não nega as raízes... escreve como ninguém sobre os botecos da cidade.
Vira o disco...
A cachaça quando sobe na cabeça do fulano não tem jeito... e ele continua insistindo que Roberto e Helena não podiam ter sido diplomados...e continua com toda aquela lenga-lenga, igualzinho quando fez campanha para o outro...hei...se toca.
Décimo
Tem “jornalista” por aí que já garantiu o seu décimo terceiro salário só com “cutucadas” no RG e inserindo um pequenino cartãozinho de Natal de político derrotado nas eleições em seu site.
Recadinho...
Antes pitonisa do que cacha...
Direto de Roma
Estou aproveitando para passar uns dias na Cidade Eterna, e estudar mais a respeito da imprensa escrita.A INTERNET e uma maravilha, porém a maquina que eu estou nao tem alguns, logo peço desculpas aos nossos leitores. A crise aqui é a menor da Comunidade Europeia, os italianos sao acostumados a viver na simpicidade por isso sentem bem pouco, como nos outros paises da comunidade
Polica
A Politica em Macapa continua quente, como se nao tivesse terminado a eleiçao. Para 2010 quem tiver vida, vera. O presidente da assembléia devera fechar o Curso Desafio, se tiraram as bolsas familias que sao do governo federal, imagine o que acontecera com um cursinho para vestibular gratis ?
Polica
A Politica em Macapa continua quente, como se nao tivesse terminado a eleiçao. Para 2010 quem tiver vida, vera. O presidente da assembléia devera fechar o Curso Desafio, se tiraram as bolsas familias que sao do governo federal, imagine o que acontecera com um cursinho para vestibular gratis ?
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Leia nos Bastidores da Notícia
CORRIDA
Atualmente os vereadores da legislatura que está findando estão numa corrida contra o tempo buscando alterar o texto da Lei Orgânica do Município de Macapá, adaptando o texto para o texto que ganhará a Constituição Federal caso seja aprovado a PEC 20. Para aprovar essa emenda que estão tentando os vereadores, há necessidade de duas votações com intervalo de 10 dias uma da outra e com quorum qualificado de 2/3 do total dos vereadores.
PREENCHIMENTO DE VAGAS
Segundo o TES caberia ao município de Macapá 16 vagas e elas estariam repartidas entre 7 (sete) das 9 (nove) unidades partidárias que concorreram ao pleito do dia 5 de outubro: Macapá de Todos Nós (2), Avança Macapá (3), Frente Pela Mudança (2), Macapá Merece Respeito (2), Aliança Democrática (3), União Pelo Povo (2) e Coragem Para Mudar (2)
COM 19 VAGAS
Se for seguido o que consta da atual Lei Orgânica do Município de Macapá, as três vagas seriam preenchidas por candidatos que disputaram as eleições proporcionais do dia 5 de outubro assim: uma vaga a mais para a coligação Macapá de Todos Nós (Diego Duarte); uma vaga a mais para a coligação Frente Pela Mudança (Agnaldo Balieiro); e, uma vaga para a coligação União Pelo Povo (Maria Góes).
COM 23 VAGAS
Se for definido que serão 23 vagas para vereadores na Câmara Municipal de Macapá, as outras quatro vagas (23 - 19 = 4) seriam preenchidas por: Moisés Alcolumbre, Belair Junior, Oliveira de Jesus e Alceu Filho.
Atualmente os vereadores da legislatura que está findando estão numa corrida contra o tempo buscando alterar o texto da Lei Orgânica do Município de Macapá, adaptando o texto para o texto que ganhará a Constituição Federal caso seja aprovado a PEC 20. Para aprovar essa emenda que estão tentando os vereadores, há necessidade de duas votações com intervalo de 10 dias uma da outra e com quorum qualificado de 2/3 do total dos vereadores.
PREENCHIMENTO DE VAGAS
Segundo o TES caberia ao município de Macapá 16 vagas e elas estariam repartidas entre 7 (sete) das 9 (nove) unidades partidárias que concorreram ao pleito do dia 5 de outubro: Macapá de Todos Nós (2), Avança Macapá (3), Frente Pela Mudança (2), Macapá Merece Respeito (2), Aliança Democrática (3), União Pelo Povo (2) e Coragem Para Mudar (2)
COM 19 VAGAS
Se for seguido o que consta da atual Lei Orgânica do Município de Macapá, as três vagas seriam preenchidas por candidatos que disputaram as eleições proporcionais do dia 5 de outubro assim: uma vaga a mais para a coligação Macapá de Todos Nós (Diego Duarte); uma vaga a mais para a coligação Frente Pela Mudança (Agnaldo Balieiro); e, uma vaga para a coligação União Pelo Povo (Maria Góes).
COM 23 VAGAS
Se for definido que serão 23 vagas para vereadores na Câmara Municipal de Macapá, as outras quatro vagas (23 - 19 = 4) seriam preenchidas por: Moisés Alcolumbre, Belair Junior, Oliveira de Jesus e Alceu Filho.
Leia no Hora-Hora
Desinformação
Talvez, seja mesmo de propósito às notícias desencontradas divulgadas no último final de semana sobre a diplomação do prefeito-eleito de Macapá, deputado estadual Roberto Góes (PDT). Um magistrado cassou o direito de diplomação do eleito e em seguida outro exarou medida liminar garantindo a diplomação. Como o remédio legal tem efeito suspensivo o documento que assegura a diplomação foi expedido.
Substituição
Corre a solta a notícia que o governador Waldez Góes (PDT) deve modificar em breve mais um membro do primeiro escalação. Estaria sendo substituído por estes dias o atual secretário de Saúde Pedro Paulo Dias de Carvalho, que pertence ao PP. Para seu lugar iria o médico hematologista Jacy Pena Amanajás, que já dirigiu o Hemocentro e pertence ao PPS. Ele já estaria de posse de um levantamento completo dos principais gargalos do setor.
Freio
Se houver mesmo a concretização da substituição na Saúde, o Setentrião pode ter deflagrada a “Operação Freio” na candidatura de vice governador Pedro Paulo a cadeira principal do palácio. Sem um orçamento vultoso para administrar, o vice estaria enfraquecido politicamente, já que a vice governadoria não deixa de ser uma espécie de “Rainha da Inglaterra” (reina, mas não governa). O problema é: Waldez deixaria o Setentrião para tentar uma vaga ao Senado e abre nove meses de governo para Pedro Paulo ou fica no posto e apóia outro candidato ou candidata? O tempo dirá!
Talvez, seja mesmo de propósito às notícias desencontradas divulgadas no último final de semana sobre a diplomação do prefeito-eleito de Macapá, deputado estadual Roberto Góes (PDT). Um magistrado cassou o direito de diplomação do eleito e em seguida outro exarou medida liminar garantindo a diplomação. Como o remédio legal tem efeito suspensivo o documento que assegura a diplomação foi expedido.
Substituição
Corre a solta a notícia que o governador Waldez Góes (PDT) deve modificar em breve mais um membro do primeiro escalação. Estaria sendo substituído por estes dias o atual secretário de Saúde Pedro Paulo Dias de Carvalho, que pertence ao PP. Para seu lugar iria o médico hematologista Jacy Pena Amanajás, que já dirigiu o Hemocentro e pertence ao PPS. Ele já estaria de posse de um levantamento completo dos principais gargalos do setor.
Freio
Se houver mesmo a concretização da substituição na Saúde, o Setentrião pode ter deflagrada a “Operação Freio” na candidatura de vice governador Pedro Paulo a cadeira principal do palácio. Sem um orçamento vultoso para administrar, o vice estaria enfraquecido politicamente, já que a vice governadoria não deixa de ser uma espécie de “Rainha da Inglaterra” (reina, mas não governa). O problema é: Waldez deixaria o Setentrião para tentar uma vaga ao Senado e abre nove meses de governo para Pedro Paulo ou fica no posto e apóia outro candidato ou candidata? O tempo dirá!
Leia no Entre Aspas
Enquête
A enquête publicada no último domingo foi um sucesso total. De acordo com a manchete, a corrida para as eleições 2010 já começou. Os números mandam recado para as diversas forças políticas.
Acordo
O primeiro é para a base de apoio ao governador Waldez Góes (PDT). Se o deputado Jorge Amanajás (PSDB) juntamente com o vice-governador e secretário de Saúde, Pedro Paulo (PP) não chegarem a um acordo, dificilmente essa vertente política continuará no poder.
Cuidado
O que se ouve e o que se vê é um confronto que não vai dar a lugar nenhum, ou então, a uma fragorosa derrota. Inclusive, pode levar a roldão o governador Waldez Góes.
Mãos dadas
A outra vertente política é do ex-deputado Lucas Barreto (PTB) e do ex-senador cassado por compra de votos, João Alberto Capiberibe (PSB). Se essas duas forças conseguirem chegar a um acordo com a cabeça de chapa do primeiro, dificilmente perderão o embate eleitoral. Portanto, a sorte está lançada.
Receita
Aqueles grupos que estiverem com menor apego a cargos poderão mandar assumir o controle político do Estado. O recado da população está dado e estou alertando. A receita é essa.
Negócio
A empresa Ecometals Limited que tem o seu capital aberto na bolsa de valores em Toronto (Canadá) acaba de adquirir 60% da empresa Alto Tocantins Mineração LTDA, que é uma sociedade empresarial limitada.
Investimento
Com isso, a empresa canadense poderá negociar as pilhas de manganês que se encontram no Porto de Santana, como também, deverá fazer prospecção nas áreas de Serra do Navio e Região do Matapi. É mais uma grande empresa séria e de responsabilidade com o meio ambiente, como o seu próprio nome fala, que acaba de se instalar no Estado para o nosso desenvolvimento.
Novo nome
A Rodovia Duque de Caxias (Macapá/Santana) vai ter um novo nome. Trata-se de um dos desbravadores do interior do Amapá, Duca Serra, pai do radialista J. Ney. A mudança na denominação foi aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa. Seu Duca foi garimpeiro e trabalhou com a maioria dos primeiros governadores do Estado.
Detido
Imaginem um camelô, em pleno domingo, quebrando o asfalto próximo a rotatória do Araxá, para montar sua barraca. A cena acabou com a chegada dos fiscais da Urbam no local, atendendo a denúncia dos que presenciavam o fato.
Sem comunicação
Os moradores da região do Bailique, Cutias, Pedreira, Pacuí estão há vinte dias sem telefone. A pane até agora ainda não foi resolvida e muito menos explicada pela empresa responsável.
Fechando
As pequenas revendas de veículos, aquelas abertas nas esquinas da cidade, estão fechando as portas. Pressionadas pela crise financeira mundial, cerca de 15 já fecharam as portas. Quando a insistência é muita, acabam fundido-se com outras para tentar manter o negócio.
Acidentes
O número de acidentes em Macapá e Santana continua crescente e desafiando as autoridades ditas responsáveis pela disciplina no trânsito. Concorre para isso falta de sinalização horizontal e vertical dos cruzamentos, falta de semáforos e blitz nas madrugadas para conter os loucos do volante, que não só abastecem os carros com álcool como o próprio estômago.
Lixo
Com a chegada das festas de fim de ano é hora de jogar todos os “cacarecos” de casa para fora. É comum verificar que ao lado das tradicionais sacolas de lixo sofás velhos e até eletrodomésticos. Como a empresa que recolhe o lixo não tem a obrigação de levar os “bagulhos”, o jeito e desembolsar de R$ 5,00 a R$ 10,00 para gratificar o gari como um bônus de Natal. Então o problema é resolvido na hora.
A enquête publicada no último domingo foi um sucesso total. De acordo com a manchete, a corrida para as eleições 2010 já começou. Os números mandam recado para as diversas forças políticas.
Acordo
O primeiro é para a base de apoio ao governador Waldez Góes (PDT). Se o deputado Jorge Amanajás (PSDB) juntamente com o vice-governador e secretário de Saúde, Pedro Paulo (PP) não chegarem a um acordo, dificilmente essa vertente política continuará no poder.
Cuidado
O que se ouve e o que se vê é um confronto que não vai dar a lugar nenhum, ou então, a uma fragorosa derrota. Inclusive, pode levar a roldão o governador Waldez Góes.
Mãos dadas
A outra vertente política é do ex-deputado Lucas Barreto (PTB) e do ex-senador cassado por compra de votos, João Alberto Capiberibe (PSB). Se essas duas forças conseguirem chegar a um acordo com a cabeça de chapa do primeiro, dificilmente perderão o embate eleitoral. Portanto, a sorte está lançada.
Receita
Aqueles grupos que estiverem com menor apego a cargos poderão mandar assumir o controle político do Estado. O recado da população está dado e estou alertando. A receita é essa.
Negócio
A empresa Ecometals Limited que tem o seu capital aberto na bolsa de valores em Toronto (Canadá) acaba de adquirir 60% da empresa Alto Tocantins Mineração LTDA, que é uma sociedade empresarial limitada.
Investimento
Com isso, a empresa canadense poderá negociar as pilhas de manganês que se encontram no Porto de Santana, como também, deverá fazer prospecção nas áreas de Serra do Navio e Região do Matapi. É mais uma grande empresa séria e de responsabilidade com o meio ambiente, como o seu próprio nome fala, que acaba de se instalar no Estado para o nosso desenvolvimento.
Novo nome
A Rodovia Duque de Caxias (Macapá/Santana) vai ter um novo nome. Trata-se de um dos desbravadores do interior do Amapá, Duca Serra, pai do radialista J. Ney. A mudança na denominação foi aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa. Seu Duca foi garimpeiro e trabalhou com a maioria dos primeiros governadores do Estado.
Detido
Imaginem um camelô, em pleno domingo, quebrando o asfalto próximo a rotatória do Araxá, para montar sua barraca. A cena acabou com a chegada dos fiscais da Urbam no local, atendendo a denúncia dos que presenciavam o fato.
Sem comunicação
Os moradores da região do Bailique, Cutias, Pedreira, Pacuí estão há vinte dias sem telefone. A pane até agora ainda não foi resolvida e muito menos explicada pela empresa responsável.
Fechando
As pequenas revendas de veículos, aquelas abertas nas esquinas da cidade, estão fechando as portas. Pressionadas pela crise financeira mundial, cerca de 15 já fecharam as portas. Quando a insistência é muita, acabam fundido-se com outras para tentar manter o negócio.
Acidentes
O número de acidentes em Macapá e Santana continua crescente e desafiando as autoridades ditas responsáveis pela disciplina no trânsito. Concorre para isso falta de sinalização horizontal e vertical dos cruzamentos, falta de semáforos e blitz nas madrugadas para conter os loucos do volante, que não só abastecem os carros com álcool como o próprio estômago.
Lixo
Com a chegada das festas de fim de ano é hora de jogar todos os “cacarecos” de casa para fora. É comum verificar que ao lado das tradicionais sacolas de lixo sofás velhos e até eletrodomésticos. Como a empresa que recolhe o lixo não tem a obrigação de levar os “bagulhos”, o jeito e desembolsar de R$ 5,00 a R$ 10,00 para gratificar o gari como um bônus de Natal. Então o problema é resolvido na hora.
domingo, 14 de dezembro de 2008
Leia nos Bastidores da Notícia
VEREADORES
Ainda está repercutindo muito a aprovação na Comissão do Senado do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que define o número de vereadores de um município com base na população desse município. Depois de ter sofrido alterações na Câmara, o projeto teve que voltar ao Senado e, agora aprovado, vai ao plenário na próxima quarta-feira, para, em seguida, ser promulgado pela presidência do Congresso.
ONDE MUDA?
Entrando em vigor a nova redação constitucional, os municípios do Amapá que terão o aumento de vereadores em suas respectivas Câmara são: Macapá, Santana e Laranjal do Jarí. A autorização constitucional vem definindo o máximo de vagas na Câmara, sendo que o número deve obedecer de imediato, o número que está na Lei Orgânica de cada município.
QUANTOS SÃO?
Os demais municípios além de Macapá, Santana e Laranjal do Jarí, cada um permanece com 9 até que se atinja os índices populacionais que estão definidos na PEC. O Município de Macapá poderá ter até 23 vereadores; o de Santana, até 17 e o município de Laranjal do Jarí, até 13.
LEI ORGÂNICA
A definição legal do número de vagas está na Lei Orgânica de cada município, aprovada pela Câmara Municipal e que esteja em vigor. Assim, na forma da Lei Orgânica Municipal respectiva, Macapá terá 19 vagas: Santana, 13 vagas e Laranjal do Jarí, 11 vagas. As alterações que estão tentando fazer agora podem não prosperar por serem casuística e, assim contraria o bom Direito.
OS QUE ENTRAM
Para completar as 19 vagas em Macapá, por exemplo, terá que ser feito novo cálculo, desde o começo, obtendo o quociente eleitoral e, a partir daí definir os partidos que fazem candidatos, dentro das coligações (se participaram) conforme a regra estabelecida e a proporcionalidade de votos obtidos.
NÃO PODE PERMITIR
A defesa civil não pode permitir que a “vida urbana” da cidade de Macapá entre em colapso por falta da presença do poder público municipal. Há 17 dias de terminar o mandato do prefeito João Henrique vários pontos da cidade apresentam problemas seja na sinalização, na coleta de lixo, ou mesmo na iluminação pública.
Ainda está repercutindo muito a aprovação na Comissão do Senado do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que define o número de vereadores de um município com base na população desse município. Depois de ter sofrido alterações na Câmara, o projeto teve que voltar ao Senado e, agora aprovado, vai ao plenário na próxima quarta-feira, para, em seguida, ser promulgado pela presidência do Congresso.
ONDE MUDA?
Entrando em vigor a nova redação constitucional, os municípios do Amapá que terão o aumento de vereadores em suas respectivas Câmara são: Macapá, Santana e Laranjal do Jarí. A autorização constitucional vem definindo o máximo de vagas na Câmara, sendo que o número deve obedecer de imediato, o número que está na Lei Orgânica de cada município.
QUANTOS SÃO?
Os demais municípios além de Macapá, Santana e Laranjal do Jarí, cada um permanece com 9 até que se atinja os índices populacionais que estão definidos na PEC. O Município de Macapá poderá ter até 23 vereadores; o de Santana, até 17 e o município de Laranjal do Jarí, até 13.
LEI ORGÂNICA
A definição legal do número de vagas está na Lei Orgânica de cada município, aprovada pela Câmara Municipal e que esteja em vigor. Assim, na forma da Lei Orgânica Municipal respectiva, Macapá terá 19 vagas: Santana, 13 vagas e Laranjal do Jarí, 11 vagas. As alterações que estão tentando fazer agora podem não prosperar por serem casuística e, assim contraria o bom Direito.
OS QUE ENTRAM
Para completar as 19 vagas em Macapá, por exemplo, terá que ser feito novo cálculo, desde o começo, obtendo o quociente eleitoral e, a partir daí definir os partidos que fazem candidatos, dentro das coligações (se participaram) conforme a regra estabelecida e a proporcionalidade de votos obtidos.
NÃO PODE PERMITIR
A defesa civil não pode permitir que a “vida urbana” da cidade de Macapá entre em colapso por falta da presença do poder público municipal. Há 17 dias de terminar o mandato do prefeito João Henrique vários pontos da cidade apresentam problemas seja na sinalização, na coleta de lixo, ou mesmo na iluminação pública.
Leia no Entre Aspas
Superfatura - Parece que as apurações de possíveis falcatruas nas liberações de verbas para assentamentos do Incra-AP, vão continuar descobrindo coisas de corar farde de pedra.
Reforma - Um dos exemplos é a liberação de recursos para reforma (pasmem!) para casa totalmente de madeira. Na NF consta lajotão, cimento, tijolo e areia. Dizem que até a “retrete” da casa é de madeira.
Eleições - Nas próximas eleições de 2010 para a AL, os candidatos que estiveram próximos de assumir uma cadeira, vão apostar todas as fichas na Justiça Eleitoral, esperando provar que alguns poucos dos atuais parlamentares só tiveram o mandado das urnas outorgados devido à generosa compra de votos. Prometem vigilância cerrada em cima de deles. Só é bom não imitar a tática, senão, o feitiço...
Miserabilidade - Chegou uma notícia pelo e-mail sobre algo que não quero acreditar. Uma loja de departamentos do Meio do Mundo estaria liberando um tíquete diário de R$ 2 para que seus colaboradores e colaboradoras, se virarem, literalmente, para almoçarem.
Crise braba - Se a grana der só para uma coxinha e um copo de refresco, então essa carga alimentar é que deve segurar em pé o indivíduo por quatro horas de trabalho. Crise é uma coisa, mas miserabilidade é outra.
Madames - Duas conhecidas dondocas amapaenses, irmãs de sangue e de família tradicional, uma até com direito à capa de uma revista hebdomadária, se engalfinharam, literalmente, num conhecido salão da cidade.
É briga - Foram penas (ops!) pra todo o lado, tendo como saldo arranhões e machucados. Apostadoras de plantão que presenciaram o festival de unhas afiadas creditam todas as fichas que o problema é de grana na família. Umas e uns com mais e outras com menos. O negócio é por os pinos no meio.
Elogios - O nosso primeiro senador José Sarney (PMDB-AP), deve saber no terreno onde pisa, aliás, sempre soube. Na semana que passou, rasgou seda pra cima da ministra da Casa Civil do governo Lula, Dilma Roussef, pretensa candidata ao trono do Planalto.
Ciumeira - Do lado peemedebista acendeu a luz vermelha da dissidência e Sarney andou levando algumas alfinetadas do chamado fogo-amigo. Só falta saber se os elogios foram apenas galanteios políticos ou verdade na vera...
Sarro - A torcida do Flamengo já esqueceu os “vascaídos” e agora centra fogo em cima do renovado Corinthians, agora de volta a primeira divisão do futebol brasileiro.
Dupla de peso - Enquanto os “loucos” festejam a contratação do Ronaldo Fenômeno, que por mais de ano treinava na Gávea, a “urubuzada” espalhou uma maldade na web: se o Corinthians contratou o Ronaldo, seria bom convidar o Jô Soares para futura dupla de área. É que Ronaldinho ainda está mais para Ronaldão.
Precariedade - O Amapá se recente de um número precário de cartórios. Sobram reclamações para todos os lados. Enquanto em Belém do Pará existe praticamente um cartório para cada zona, em Macapá, os três criam zonas de conflitos entre os usuários, sejam por tarifas absurdas e desproporcionais cobradas em relação a outros estados, seja por serviços que prestam em horários diferentes, uns até as 18 horas e outros até às 17 horas.
Atendimentos - O Banco do Brasil, no sentido de crescer tanto quanto o Itaú-Unibando e Bradesco em todo o País têm centrado esforços em conseguir as contas de servidores públicos estaduais e municipais, principalmente das capitais.
Qualidade – A questão não é contra o foco comercial. No entanto, a qualidade de atendimento piorou de vez, já que os serviços terceirizados de reabastecimento e manutenção dos caixas eletrônicos não devem ter sido adequados aos novos volumes de atendimento.
Atendimentos I - Quem esteve viajando por duas capitais nordestinas, recentemente, veio reclamando do péssimo atendimento realizado nos caixas eletrônicos do BB em Natal. Em plena manhã de um dia de semana, dos oito caixas disponíveis na agência da Av. Eng. Roberto Freire, uma das mais movimentadas da capital potiguar, apenas uma fazia saques, quatro estavam fora do ar, duas estavam com impressora com defeito e outra com defeito nos botões. Revoltados, correntistas chamaram a reportagem do Jornal da Tarde, um dos mais críticos da cidade para as devidas reclamações.
Macapá - Em Macapá não está sendo diferente. A população já até elegeu o caixa eletrônico do BB mais preguiçoso da praça: o da Monte & Cia, passa semanas sem sequer imprimir um estrato de conta. Já até o alcunharam de um desleixado funcionário público.
Concorrência - Na agência do Buritizal, nem a concorrência de uma agência do Bradesco bem ao lado e da Caixa Econômica na esquina fez melhorar o padrão de atendimento. Enquanto o Bradesco fica as moscas, o BB esta sempre lotada com correntistas extremamente descontentes e caixas eletrônicos eternamente com defeitos.
Inauguração - A crise global que se abate no planeta está obrigando grupos empresarias a praticarem atos, que fora dela seria considerado um tremendo destino. O Grupo Via Sul, acaba de “inaugurar” um shopping em Fortaleza, faltando praticamente 30% para encerras as obras civis. Por fora falta reboco e platibanda.
Faltando - Por dentro, estão incompletos o acabamento de colunas, fiação elétrica exposta, a praça de alimentação só funciona com duas lanchonetes que só recebem dinheiro, estacionamento cheio de poeira de cimento e apenas três lojas satélite. E no dia da inauguração era casa lotada.
Inauguração - O governador Waldez Góes (PDT) marcou mais um gol de placa junta aos moradores do bairro Santa Rita: a inauguração da Arena do Poeirão na última sexta-feira (12). Quem jogava pelada num chão de terra batida, agora tem um campo de areia fofa com direito à arquibancada de concreto. Uma quadra de futebol de salão, área de lazer e uma lanchonete completam o logradouro.
Coragem – Assisti essa semana, na Rede Record, uma entrevista com o delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, que de forma ousada e muito consciente, falou sobre toda a confusão em torno da Operação Satiagraha, mandando para a cadeia o banqueiro Daniel Dantas, entre outros conhecidos públicos.
Críticas – Protógenes abriu o verbo e disse que hoje paira um estado de desconfiança no seio da classe da Polícia Federal, e que no Brasil não querem mexer com “peixe graúdo”. Alguém duvida???
Reforma - Um dos exemplos é a liberação de recursos para reforma (pasmem!) para casa totalmente de madeira. Na NF consta lajotão, cimento, tijolo e areia. Dizem que até a “retrete” da casa é de madeira.
Eleições - Nas próximas eleições de 2010 para a AL, os candidatos que estiveram próximos de assumir uma cadeira, vão apostar todas as fichas na Justiça Eleitoral, esperando provar que alguns poucos dos atuais parlamentares só tiveram o mandado das urnas outorgados devido à generosa compra de votos. Prometem vigilância cerrada em cima de deles. Só é bom não imitar a tática, senão, o feitiço...
Miserabilidade - Chegou uma notícia pelo e-mail sobre algo que não quero acreditar. Uma loja de departamentos do Meio do Mundo estaria liberando um tíquete diário de R$ 2 para que seus colaboradores e colaboradoras, se virarem, literalmente, para almoçarem.
Crise braba - Se a grana der só para uma coxinha e um copo de refresco, então essa carga alimentar é que deve segurar em pé o indivíduo por quatro horas de trabalho. Crise é uma coisa, mas miserabilidade é outra.
Madames - Duas conhecidas dondocas amapaenses, irmãs de sangue e de família tradicional, uma até com direito à capa de uma revista hebdomadária, se engalfinharam, literalmente, num conhecido salão da cidade.
É briga - Foram penas (ops!) pra todo o lado, tendo como saldo arranhões e machucados. Apostadoras de plantão que presenciaram o festival de unhas afiadas creditam todas as fichas que o problema é de grana na família. Umas e uns com mais e outras com menos. O negócio é por os pinos no meio.
Elogios - O nosso primeiro senador José Sarney (PMDB-AP), deve saber no terreno onde pisa, aliás, sempre soube. Na semana que passou, rasgou seda pra cima da ministra da Casa Civil do governo Lula, Dilma Roussef, pretensa candidata ao trono do Planalto.
Ciumeira - Do lado peemedebista acendeu a luz vermelha da dissidência e Sarney andou levando algumas alfinetadas do chamado fogo-amigo. Só falta saber se os elogios foram apenas galanteios políticos ou verdade na vera...
Sarro - A torcida do Flamengo já esqueceu os “vascaídos” e agora centra fogo em cima do renovado Corinthians, agora de volta a primeira divisão do futebol brasileiro.
Dupla de peso - Enquanto os “loucos” festejam a contratação do Ronaldo Fenômeno, que por mais de ano treinava na Gávea, a “urubuzada” espalhou uma maldade na web: se o Corinthians contratou o Ronaldo, seria bom convidar o Jô Soares para futura dupla de área. É que Ronaldinho ainda está mais para Ronaldão.
Precariedade - O Amapá se recente de um número precário de cartórios. Sobram reclamações para todos os lados. Enquanto em Belém do Pará existe praticamente um cartório para cada zona, em Macapá, os três criam zonas de conflitos entre os usuários, sejam por tarifas absurdas e desproporcionais cobradas em relação a outros estados, seja por serviços que prestam em horários diferentes, uns até as 18 horas e outros até às 17 horas.
Atendimentos - O Banco do Brasil, no sentido de crescer tanto quanto o Itaú-Unibando e Bradesco em todo o País têm centrado esforços em conseguir as contas de servidores públicos estaduais e municipais, principalmente das capitais.
Qualidade – A questão não é contra o foco comercial. No entanto, a qualidade de atendimento piorou de vez, já que os serviços terceirizados de reabastecimento e manutenção dos caixas eletrônicos não devem ter sido adequados aos novos volumes de atendimento.
Atendimentos I - Quem esteve viajando por duas capitais nordestinas, recentemente, veio reclamando do péssimo atendimento realizado nos caixas eletrônicos do BB em Natal. Em plena manhã de um dia de semana, dos oito caixas disponíveis na agência da Av. Eng. Roberto Freire, uma das mais movimentadas da capital potiguar, apenas uma fazia saques, quatro estavam fora do ar, duas estavam com impressora com defeito e outra com defeito nos botões. Revoltados, correntistas chamaram a reportagem do Jornal da Tarde, um dos mais críticos da cidade para as devidas reclamações.
Macapá - Em Macapá não está sendo diferente. A população já até elegeu o caixa eletrônico do BB mais preguiçoso da praça: o da Monte & Cia, passa semanas sem sequer imprimir um estrato de conta. Já até o alcunharam de um desleixado funcionário público.
Concorrência - Na agência do Buritizal, nem a concorrência de uma agência do Bradesco bem ao lado e da Caixa Econômica na esquina fez melhorar o padrão de atendimento. Enquanto o Bradesco fica as moscas, o BB esta sempre lotada com correntistas extremamente descontentes e caixas eletrônicos eternamente com defeitos.
Inauguração - A crise global que se abate no planeta está obrigando grupos empresarias a praticarem atos, que fora dela seria considerado um tremendo destino. O Grupo Via Sul, acaba de “inaugurar” um shopping em Fortaleza, faltando praticamente 30% para encerras as obras civis. Por fora falta reboco e platibanda.
Faltando - Por dentro, estão incompletos o acabamento de colunas, fiação elétrica exposta, a praça de alimentação só funciona com duas lanchonetes que só recebem dinheiro, estacionamento cheio de poeira de cimento e apenas três lojas satélite. E no dia da inauguração era casa lotada.
Inauguração - O governador Waldez Góes (PDT) marcou mais um gol de placa junta aos moradores do bairro Santa Rita: a inauguração da Arena do Poeirão na última sexta-feira (12). Quem jogava pelada num chão de terra batida, agora tem um campo de areia fofa com direito à arquibancada de concreto. Uma quadra de futebol de salão, área de lazer e uma lanchonete completam o logradouro.
Coragem – Assisti essa semana, na Rede Record, uma entrevista com o delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, que de forma ousada e muito consciente, falou sobre toda a confusão em torno da Operação Satiagraha, mandando para a cadeia o banqueiro Daniel Dantas, entre outros conhecidos públicos.
Críticas – Protógenes abriu o verbo e disse que hoje paira um estado de desconfiança no seio da classe da Polícia Federal, e que no Brasil não querem mexer com “peixe graúdo”. Alguém duvida???
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Leia no Toque de Primeira
Positivo
O Governo do Amapá entrega hoje à comunidade o Complexo Esportivo Poeirão. A moderna praça oferece campo drenado, vestiário, cabine, iluminação, lanchonete, área com brinquedos e quadra polivalente.
Negativo
Ainda repercute a queda vascaína e o fracasso traduz uma nova geografia do futebol. A mudança resulta da incompetência e desorganização invadindo os clubes, inclusive o Vasco quatro vezes campeão brasileiro.
Fenomenal
O novo corintiano Ronaldo agita o mercado da bola em primoroso lance de marketing.
Triconil
Amiraldo Costa, da Seinf, torce por São José e Ypiranga. E com a mesma intensidade!
Triatlo Caboclo
A fera Robson Caetano assiste canoagem, atletismo e ciclismo. Amanhã, em Santana.
Dia D
Flusão e Trafic podem firmar ‘novo modelo de gestão’ no futebol profissional. Hoje!
Mazagão
Beira-Rio, Distrital, São Jorge e União fazem as semifinais do Campeonato Municipal.
Jogos Infantis
A festa vai rolar hoje em Santana com esporte, brindes e atrações para 3.500 crianças.
Bola de Seringa
O livro do jornalista e médico Leonai Garcia vai marcar época no esporte. Aguardem!
Modernidade
A nova sede negro-anil foi projetada para quatro andares e reserva espaço para elevador.
Ciclismo
A quinta força do pedal brasileiro promoveu no Carinhoso alegre Festa dos Campeões.
São José
O restaurante climatizado tricolor está pronto e vai fazer sucesso no bairro do Laguinho.
Trem Ardente
A locomotiva pega fogo entre duas poderosas correntes suando pelo poder rubro-negro.
Festa do Salão
Federação de Futsal reúne parceiros dia 18 Dez e promove a confraternização anual.
Danielli Scapin
A elegante dirigente da Faculdade Seama foi eleita “Empresária do Ano”. Com méritos!
Zona Livre
Paulo Figueiredo e equipe praticam jornalismo de alto nível na FM 94,5. Imperdível!
O Governo do Amapá entrega hoje à comunidade o Complexo Esportivo Poeirão. A moderna praça oferece campo drenado, vestiário, cabine, iluminação, lanchonete, área com brinquedos e quadra polivalente.
Negativo
Ainda repercute a queda vascaína e o fracasso traduz uma nova geografia do futebol. A mudança resulta da incompetência e desorganização invadindo os clubes, inclusive o Vasco quatro vezes campeão brasileiro.
Fenomenal
O novo corintiano Ronaldo agita o mercado da bola em primoroso lance de marketing.
Triconil
Amiraldo Costa, da Seinf, torce por São José e Ypiranga. E com a mesma intensidade!
Triatlo Caboclo
A fera Robson Caetano assiste canoagem, atletismo e ciclismo. Amanhã, em Santana.
Dia D
Flusão e Trafic podem firmar ‘novo modelo de gestão’ no futebol profissional. Hoje!
Mazagão
Beira-Rio, Distrital, São Jorge e União fazem as semifinais do Campeonato Municipal.
Jogos Infantis
A festa vai rolar hoje em Santana com esporte, brindes e atrações para 3.500 crianças.
Bola de Seringa
O livro do jornalista e médico Leonai Garcia vai marcar época no esporte. Aguardem!
Modernidade
A nova sede negro-anil foi projetada para quatro andares e reserva espaço para elevador.
Ciclismo
A quinta força do pedal brasileiro promoveu no Carinhoso alegre Festa dos Campeões.
São José
O restaurante climatizado tricolor está pronto e vai fazer sucesso no bairro do Laguinho.
Trem Ardente
A locomotiva pega fogo entre duas poderosas correntes suando pelo poder rubro-negro.
Festa do Salão
Federação de Futsal reúne parceiros dia 18 Dez e promove a confraternização anual.
Danielli Scapin
A elegante dirigente da Faculdade Seama foi eleita “Empresária do Ano”. Com méritos!
Zona Livre
Paulo Figueiredo e equipe praticam jornalismo de alto nível na FM 94,5. Imperdível!
Leia nos Bastidores da Notícia
ZONA FRANCA VERDE
Foi aprovado no Congresso Nacional o projeto de lei que cria a Zona Franca Verde para o Estado do Amapá. Desde 2007 que os parlamentares amapaenses vêm lutando para que a matéria fosse aprovada nas Comissões Técnicas das duas Casas e ontem, em sessão ordinária foi aprovada.
O QUE É?
A Zona Franca Verde também é uma zona industrial incentivada mas que agrega valores nos produtos manufaturados cujas matérias primas são originárias do Estado do Amapá. É diferente, portanto, da Zona Franca de Manaus onde pode entrar matérias primas de outras origens que não as nacionais. Mas já e um grande avanço local e que pode servir de atração para o capital dos investidores.
OS PROATIVOS
Os pró-ativos dessa empreitada são todos os parlamentares que transformaram o projeto em "bandeira de luta" e que agora vêm o resultado. Jurandil Juarez, Sebastião Rocha, Davi Alcolumbre e Evandro Milhomem, pilotaram esse a construção desse atrativo para o desenvolvimento do Amapá.
ALEGRIA! ALEGRIA!
Quem está assim e não é pela aproximação do Natal de Jesus é aquele candidato a vereador que, em Macapá ou Santana, não se elegeu e que está na "boca de espera". Acontece que foi aprovado em Brasília e virou lei, o projeto que regula a definição do número de vereadores de cada Município. Macapá poderia chegar a 23; Santana a 17. E as respectivas leis orgânicas já prevêem, respectivamente, 19 e 15.
ORÇAMENTO
O que fica prejudicado nessa regra é o orçamento da Câmara Municipal que vai ter o duodécimo contado em quase 45%. Mas, nessa altura do campeonato, tem gente que não quer saber nem se tem salário.
Foi aprovado no Congresso Nacional o projeto de lei que cria a Zona Franca Verde para o Estado do Amapá. Desde 2007 que os parlamentares amapaenses vêm lutando para que a matéria fosse aprovada nas Comissões Técnicas das duas Casas e ontem, em sessão ordinária foi aprovada.
O QUE É?
A Zona Franca Verde também é uma zona industrial incentivada mas que agrega valores nos produtos manufaturados cujas matérias primas são originárias do Estado do Amapá. É diferente, portanto, da Zona Franca de Manaus onde pode entrar matérias primas de outras origens que não as nacionais. Mas já e um grande avanço local e que pode servir de atração para o capital dos investidores.
OS PROATIVOS
Os pró-ativos dessa empreitada são todos os parlamentares que transformaram o projeto em "bandeira de luta" e que agora vêm o resultado. Jurandil Juarez, Sebastião Rocha, Davi Alcolumbre e Evandro Milhomem, pilotaram esse a construção desse atrativo para o desenvolvimento do Amapá.
ALEGRIA! ALEGRIA!
Quem está assim e não é pela aproximação do Natal de Jesus é aquele candidato a vereador que, em Macapá ou Santana, não se elegeu e que está na "boca de espera". Acontece que foi aprovado em Brasília e virou lei, o projeto que regula a definição do número de vereadores de cada Município. Macapá poderia chegar a 23; Santana a 17. E as respectivas leis orgânicas já prevêem, respectivamente, 19 e 15.
ORÇAMENTO
O que fica prejudicado nessa regra é o orçamento da Câmara Municipal que vai ter o duodécimo contado em quase 45%. Mas, nessa altura do campeonato, tem gente que não quer saber nem se tem salário.
Leia no Respingando
Impressionante
É a falta de respeito com o que está acontecendo com o trânsito da capital, principalmente com relação aos semáforos. A maioria dos sinais de trânsito está com defeito. O pior é que o poder público que deveria ter solucionado o problema, já bastante discutido na mídia, ainda não tomou providências.
Perigo
O que tudo indica, a empresa responsável pela manutenção desses equipamentos jogou a toalha e o que se vê é no momento de pico no trânsito uma verdadeira loucura pelas ruas de Macapá. Os donos de veículos que pagam os seus impostos em dia, correndo o risco de terem seus carros recolhidos ao curral por atraso no imposto, correm agora, também, o perigo de serem recolhidos às oficinas mecânicas. Apelar para quem?
Para governo
Na noite da última terça-feira (9), visitou o JD uma das maiores revelações na política recente: o ex-deputado Lucas Barreto (PTB). Disse que seu plano é, sem dúvida nenhuma, concorrer ao governo do Estado.
Para o Senado
A outra possibilidade de Lucas, seria, concorrer a uma vaga ao Senado Federal. Tudo dependerá de como vão acontecer as conversações políticas. Segundo Lucas, se por acaso o deixarem sozinho, como aconteceu nas últimas eleições, a tendência é a vaga ao Senado.
Recurso
No final da última quarta-feira (10), a equipe jurídica que dá assistência ao prefeito eleito, Roberto Góes (PDT), deu entrada no recurso visando a sua diplomação que poderá acontecer ainda esse mês. O trabalho realizado pelos advogados é de muita confiança em prol de um resultado positivo. Os entendidos no assunto dizem que a peça está muito bem amparada nas leis.
É a falta de respeito com o que está acontecendo com o trânsito da capital, principalmente com relação aos semáforos. A maioria dos sinais de trânsito está com defeito. O pior é que o poder público que deveria ter solucionado o problema, já bastante discutido na mídia, ainda não tomou providências.
Perigo
O que tudo indica, a empresa responsável pela manutenção desses equipamentos jogou a toalha e o que se vê é no momento de pico no trânsito uma verdadeira loucura pelas ruas de Macapá. Os donos de veículos que pagam os seus impostos em dia, correndo o risco de terem seus carros recolhidos ao curral por atraso no imposto, correm agora, também, o perigo de serem recolhidos às oficinas mecânicas. Apelar para quem?
Para governo
Na noite da última terça-feira (9), visitou o JD uma das maiores revelações na política recente: o ex-deputado Lucas Barreto (PTB). Disse que seu plano é, sem dúvida nenhuma, concorrer ao governo do Estado.
Para o Senado
A outra possibilidade de Lucas, seria, concorrer a uma vaga ao Senado Federal. Tudo dependerá de como vão acontecer as conversações políticas. Segundo Lucas, se por acaso o deixarem sozinho, como aconteceu nas últimas eleições, a tendência é a vaga ao Senado.
Recurso
No final da última quarta-feira (10), a equipe jurídica que dá assistência ao prefeito eleito, Roberto Góes (PDT), deu entrada no recurso visando a sua diplomação que poderá acontecer ainda esse mês. O trabalho realizado pelos advogados é de muita confiança em prol de um resultado positivo. Os entendidos no assunto dizem que a peça está muito bem amparada nas leis.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Leia no Entre Aspas
A pedidos
Depois de constantes telefonemas, a direção do Jornal do Dia me contratou para fazer a coluna três vezes por semana. Além do domingo, será publicada, também, às terças e quintas-feiras.
Confiança
Modéstia à parte, é devido a coluna ser considerada uma das mais lidas e bem informadas do jornalismo amapaense que a direção aceitou aos pedidos dos leitores. Aqui a informação que vai ao leitor não vem do Diário Oficial e nem da internet. É a fonte pura. Agradeço ao voto confiado.
Deus que me livre
Já pensou se um dia chegarmos a ver nas páginas dos jornais uma mesa rodeada de frutas, tendo de um lado o presidente Lula, de outro o ministro Gilmar Mendes e no centro Fernandinho Beira-Mar? Deus que me livre disso acontecer. A partir desse momento, o Brasil estaria totalmente entregue à própria sorte e seus homens de bens completamente revoltados com tal situação.
Casamento
Fiz uma consulta a um sociólogo conhecido para saber o que estaria pensando da atual crise econômica no mundo. Resposta do especialista: o problema todo é a crise de confiança que abateu o mercado entre o vendedor e o comprador.
Analogia
Falou-me mais ainda, dando exemplo, do nosso dia-dia. Isso é o mesmo que acontece entre marido e mulher, quando um trai o outro. A crise estoura e a desconfiança é implantada. Depois disso, somente o tempo para que tudo volte ao normal, como se nada tivesse acontecido. Até lá, muitas cabeças poderão rolar.
PAC
O superintendente da Caixa no Amapá, Raimundo Frota, leitor assíduo dessa coluna, ligou na última terça-feira para falar sobre as obras do PAC no Estado. Segundo ele, elas passam por várias etapas e as que envolvem a Caixa foram concluídas em março passado. Frota concluiu dizendo que agora, a “bola” está com o governo do Estado.
Licitações
Ainda falando em PAC, Frota adiantou que no próximo mês o governo deverá estar realizando mais de 15 licitações, afim de dar continuidade ao Programa de Aceleração do Crescimento no meio do mundo.
Folha com o BB
Sobre o convênio entre o Banco do Brasil e o governo do Estado, para pagamento do funcionalismo público, Frota disse que vê a situação com absoluta legalidade. Segundo ele, o assunto já tinha sido discutido com a Caixa, mas por falta de estrutura o assunto não foi adiante.
Sonho
A jovem amapaense Wanessa do Espírito Santo, que ganhou o concurso de beleza nacional, lançado pela Record, foi recepcionada com festa no Aeroporto de Macapá, na madrugada de ontem. Em entrevista exclusiva ao jornalista Mário Tomaz, falou dos sonhos e dos planos para 2009.
Obra
O governador Waldez Góes deverá eleger o asfaltamento da BR-156 como sua principal obra nos dois mandatos que passou no governo. Considerada por muitos utópica, a pavimentação é um verdadeiro sonho que está sendo realizado, acreditado pelos bravos moradores dos municípios norte do Estado que só eles sabem das dificuldades e agonia que passaram durante longos anos.
Última
Como muitos não sabem, a BR-156 é uma das rodovias mais antigas do Brasil, sendo a única do Brasil que não está totalmente asfaltada. Por conta disso, já enriqueceu inúmeros maus brasileiros que por aqui passaram, se aproveitando da boa hospitalidade dos amapaenses desse rincão pátrio.
Depois de constantes telefonemas, a direção do Jornal do Dia me contratou para fazer a coluna três vezes por semana. Além do domingo, será publicada, também, às terças e quintas-feiras.
Confiança
Modéstia à parte, é devido a coluna ser considerada uma das mais lidas e bem informadas do jornalismo amapaense que a direção aceitou aos pedidos dos leitores. Aqui a informação que vai ao leitor não vem do Diário Oficial e nem da internet. É a fonte pura. Agradeço ao voto confiado.
Deus que me livre
Já pensou se um dia chegarmos a ver nas páginas dos jornais uma mesa rodeada de frutas, tendo de um lado o presidente Lula, de outro o ministro Gilmar Mendes e no centro Fernandinho Beira-Mar? Deus que me livre disso acontecer. A partir desse momento, o Brasil estaria totalmente entregue à própria sorte e seus homens de bens completamente revoltados com tal situação.
Casamento
Fiz uma consulta a um sociólogo conhecido para saber o que estaria pensando da atual crise econômica no mundo. Resposta do especialista: o problema todo é a crise de confiança que abateu o mercado entre o vendedor e o comprador.
Analogia
Falou-me mais ainda, dando exemplo, do nosso dia-dia. Isso é o mesmo que acontece entre marido e mulher, quando um trai o outro. A crise estoura e a desconfiança é implantada. Depois disso, somente o tempo para que tudo volte ao normal, como se nada tivesse acontecido. Até lá, muitas cabeças poderão rolar.
PAC
O superintendente da Caixa no Amapá, Raimundo Frota, leitor assíduo dessa coluna, ligou na última terça-feira para falar sobre as obras do PAC no Estado. Segundo ele, elas passam por várias etapas e as que envolvem a Caixa foram concluídas em março passado. Frota concluiu dizendo que agora, a “bola” está com o governo do Estado.
Licitações
Ainda falando em PAC, Frota adiantou que no próximo mês o governo deverá estar realizando mais de 15 licitações, afim de dar continuidade ao Programa de Aceleração do Crescimento no meio do mundo.
Folha com o BB
Sobre o convênio entre o Banco do Brasil e o governo do Estado, para pagamento do funcionalismo público, Frota disse que vê a situação com absoluta legalidade. Segundo ele, o assunto já tinha sido discutido com a Caixa, mas por falta de estrutura o assunto não foi adiante.
Sonho
A jovem amapaense Wanessa do Espírito Santo, que ganhou o concurso de beleza nacional, lançado pela Record, foi recepcionada com festa no Aeroporto de Macapá, na madrugada de ontem. Em entrevista exclusiva ao jornalista Mário Tomaz, falou dos sonhos e dos planos para 2009.
Obra
O governador Waldez Góes deverá eleger o asfaltamento da BR-156 como sua principal obra nos dois mandatos que passou no governo. Considerada por muitos utópica, a pavimentação é um verdadeiro sonho que está sendo realizado, acreditado pelos bravos moradores dos municípios norte do Estado que só eles sabem das dificuldades e agonia que passaram durante longos anos.
Última
Como muitos não sabem, a BR-156 é uma das rodovias mais antigas do Brasil, sendo a única do Brasil que não está totalmente asfaltada. Por conta disso, já enriqueceu inúmeros maus brasileiros que por aqui passaram, se aproveitando da boa hospitalidade dos amapaenses desse rincão pátrio.
Leia no Hora-Hora
Reclamações
Levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) mostra que as empresas de telefonia e de cartões de crédito estão entre as que mais preocupam os órgãos de defesa do consumidor.
Celular
O assunto aparelho de telefone celular foi responsável sozinho por mais de um terço das reclamações que constam no cadastro, com mais de 34 mil registros.
Além do esperado
O governador do Estado, Waldez Góes (PDT), avaliou que a I Expovalejari foi um sucesso. Ele lembrou que no inicio do projeto, houve gente que achava que a Expovalejari seria uma utopia. O evento atraiu centenas de expositores e aproximou cada vez mais as relações diplomáticas entre os Estados do Amapá e do Pará.
Levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) mostra que as empresas de telefonia e de cartões de crédito estão entre as que mais preocupam os órgãos de defesa do consumidor.
Celular
O assunto aparelho de telefone celular foi responsável sozinho por mais de um terço das reclamações que constam no cadastro, com mais de 34 mil registros.
Além do esperado
O governador do Estado, Waldez Góes (PDT), avaliou que a I Expovalejari foi um sucesso. Ele lembrou que no inicio do projeto, houve gente que achava que a Expovalejari seria uma utopia. O evento atraiu centenas de expositores e aproximou cada vez mais as relações diplomáticas entre os Estados do Amapá e do Pará.
Leia nos Bastidores
PAC
Está sendo desvendada, aos poucos, as razões pelas quais as obras do PAC no Amapá estão travadas enquanto, Brasil a fora, o presidente Lula se vangloria pelo sucesso que o programa tem conseguido, resolvendo problemas de rodovias, moradias, infra-estrutura urbana. Por aqui os resultados continuam magérrimos.
CANAL DA MENDONÇA JUNIOR
Depois de mais de um ano, finalmente as obras do Canal da Mendonça Junior vão começar. Na próxima semana, com a presença do deputado Jurandil Juarez (autor da emenda) e de outras autoridades, será dado inicio às obras. Segundo as informações obtidas pela coluna, pelo menos o tapume começa a ser erguido hoje.
FALTA DE PAGAMENTO
Esse é o motivo que está levando a permanecerem com defeito os sinais de trânsito em Macapá em vários cruzamentos muito movimentados da Capital. Os locadores dos veículos que fazem a manutenção não recebem o pagamento pelo aluguel e, isso seria o motivo para retirar do trecho os veículos. Se pagar volta tudo ao normal. Os motoristas estão pedindo "pelo amor de Deus - socoooooooorro!"
EMENDAS (1)
Lá e cá, no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa começou a temporada final de aprovação de emendas dos parlamentares que farão parte do orçamento de 2009. As discussões acontecem atrás dos biombos e os deputados daqui querem aprovar conforme os pedidos que trazem nos "coletes"
EMENDAS (2)
Enquanto isso, no Congresso Nacional, a diferença no número de parlamentares continua fazendo a diferença no esforço que os parlamentares do Estado do Amapá têm que fazer para vencer a onda feita pelos deputados, apor exemplo, de São Paulo. A queda de braço é grande, mas tem que ser feita senão, sobra.
Está sendo desvendada, aos poucos, as razões pelas quais as obras do PAC no Amapá estão travadas enquanto, Brasil a fora, o presidente Lula se vangloria pelo sucesso que o programa tem conseguido, resolvendo problemas de rodovias, moradias, infra-estrutura urbana. Por aqui os resultados continuam magérrimos.
CANAL DA MENDONÇA JUNIOR
Depois de mais de um ano, finalmente as obras do Canal da Mendonça Junior vão começar. Na próxima semana, com a presença do deputado Jurandil Juarez (autor da emenda) e de outras autoridades, será dado inicio às obras. Segundo as informações obtidas pela coluna, pelo menos o tapume começa a ser erguido hoje.
FALTA DE PAGAMENTO
Esse é o motivo que está levando a permanecerem com defeito os sinais de trânsito em Macapá em vários cruzamentos muito movimentados da Capital. Os locadores dos veículos que fazem a manutenção não recebem o pagamento pelo aluguel e, isso seria o motivo para retirar do trecho os veículos. Se pagar volta tudo ao normal. Os motoristas estão pedindo "pelo amor de Deus - socoooooooorro!"
EMENDAS (1)
Lá e cá, no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa começou a temporada final de aprovação de emendas dos parlamentares que farão parte do orçamento de 2009. As discussões acontecem atrás dos biombos e os deputados daqui querem aprovar conforme os pedidos que trazem nos "coletes"
EMENDAS (2)
Enquanto isso, no Congresso Nacional, a diferença no número de parlamentares continua fazendo a diferença no esforço que os parlamentares do Estado do Amapá têm que fazer para vencer a onda feita pelos deputados, apor exemplo, de São Paulo. A queda de braço é grande, mas tem que ser feita senão, sobra.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Notícias
* Pesquisa de ONG alemã divulgada hoje(09.12) mostra que o Brasil é o 5º país onde empresas mais pagam propina para fazer negócios no exterior.
* O Juiz Murilo Mendes agora a pouco, absolveu os pilotos do Legacy da acusação de negligência no acidente da Gol, que aconteceu em 2006, mas responderam por outros crimes.
* Governo vai criar linha de crédito de R$500 milhoes para a agricultura de SC. O limite individual para agricultores afetados será de R$100 mil, com dez anos para pagamento e três de carência.
* O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, foi preso nesta terça-feira (9) pela Polícia Federal em Vitória acusado de participar de um esquema de importação ilegal de veículos.
* Corinthians acerta a contratação do atacante Ronaldo para 2009, o clube divulga que restam "últimas formalidades" para assinar com o atacante, de 32 anos, que estava sem clube, em recuperação de grave lesão no joelho; agente confirma acordo verbal.
Saiu no Diário Oficial da União
Convênio ICMS 39/91, de 7 de agosto de 1991, autoriza os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia a conceder isenção do ICMS nas operações internas e interestaduais com polpa de cacau;
Convênio ICMS 91/98, de 18 de setembro de 1998, autoriza os Estados do Amapá, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina e o Distrito Federal, a conceder isenção do ICMS nas operações internas com veículos automotores adquiridos por Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE;
Convênio ICMS 96/00, de 15 de dezembro de 2000, autoriza os Estados do Amapá, Amazonas e Roraima a conceder isenção nas operações internas com pescado regional, exceto pirarucu;
Convênio ICMS 74/03, de 10 de dezembro 2003, autoriza os Estados do Amapá, Maranhão, Paraíba e Paraná a conceder crédito presumido do ICMS aos contribuintes enquadrados em programa estadual de incentivo à cultura;
Convênio ICMS 87/03, de 10 de dezembro 2003, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações internas promovidas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA;
Convênio ICMS 44/04, de 18 de junho de 2004, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações internas com castanha-do-brasil;
Convênio ICMS 137/04, de 10 de dezembro 2004, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção nas saídas internas com os produtos comercializados pelas Cooperativas de Oleiros;
Convênio ICMS 28/05, de 1º de abril de 2005, autoriza os Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins a conceder isenção do ICMS relativo à importação de bens destinados à modernização de Zonas Portuárias do Estado;
Convênio ICMS 170/05, de 16 de dezembro de 2005, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações de importação e subseqüente saída interna de óleo diesel pela Petrobrás Distribuidora S/A destinado a Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA.
Convênio ICMS 91/98, de 18 de setembro de 1998, autoriza os Estados do Amapá, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina e o Distrito Federal, a conceder isenção do ICMS nas operações internas com veículos automotores adquiridos por Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE;
Convênio ICMS 96/00, de 15 de dezembro de 2000, autoriza os Estados do Amapá, Amazonas e Roraima a conceder isenção nas operações internas com pescado regional, exceto pirarucu;
Convênio ICMS 74/03, de 10 de dezembro 2003, autoriza os Estados do Amapá, Maranhão, Paraíba e Paraná a conceder crédito presumido do ICMS aos contribuintes enquadrados em programa estadual de incentivo à cultura;
Convênio ICMS 87/03, de 10 de dezembro 2003, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações internas promovidas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA;
Convênio ICMS 44/04, de 18 de junho de 2004, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações internas com castanha-do-brasil;
Convênio ICMS 137/04, de 10 de dezembro 2004, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção nas saídas internas com os produtos comercializados pelas Cooperativas de Oleiros;
Convênio ICMS 28/05, de 1º de abril de 2005, autoriza os Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins a conceder isenção do ICMS relativo à importação de bens destinados à modernização de Zonas Portuárias do Estado;
Convênio ICMS 170/05, de 16 de dezembro de 2005, autoriza o Estado do Amapá a conceder isenção do ICMS nas operações de importação e subseqüente saída interna de óleo diesel pela Petrobrás Distribuidora S/A destinado a Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA.
Nova rotativa
Até o dia 20 de dezembro está chegando a Macapá a nova rotativa do JD. A máquina, semelhante à utilizada na impressão do Jornal O Liberal, promete revolucionar o mercado local, com qualidade de impressão nunca vista por aqui.
Sindicato
Está em andamento a criação do sindicato patronal dos jornais impressos do Estado do Amapá. Hoje às 11 horas diretores do JD estiveram reunidos com o jornalista Luiz Melo, do Diário do Amapá, onde o assunto foi tratado. Às 18 horas, Roberto Gato, do Tribuna Amapaense estará na sede do JD tratando do mesmo assunto. A intenção é profissionalizar o mercado que anda meio “prostituído” por aqui por meio as raposas felpudas que resolveram tirar a veste de cordeiro. Muita discussão e ciumeira ainda vai rolar no meio impresso.
Na onda da desinformação
Tem gente por aí utilizando o espaço do rádio para ficar falando besteiras e tocando em assuntos que não interessam de nenhuma maneira para o ouvinte. Em nossa cidade já se tornou fato a utilização do meio para promover apenas o “crescimento econômico” de meia dúzia. Nessa onda, quem sai perdendo é o ouvinte, que fica escutando besteira e comentários irrelevantes para a população.
Registro do Comércio
Será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, o XXIII Encontro Nacional do Registro do Comércio, promovido pelo governo estadual e organizado pela Junta Comercial do Estado do Amapá. O evento será realizado no auditório do Sebrae a partir das 19h30.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Jogadoras de vôlei e basquete - o sonho de se profissionalizar
Como tem sido feito em todo final de ano, o Finasa oferece oportunidade para as meninas que sonham em ser jogadoras profissionais de vôlei e basquete. O clube irá promover no próximo domingo, dia 14, as peneiras nas duas modalidades.
O programa é realizado na cidade de Osasco, em São Paulo, porém as candidatas de outros estados e cidades deverão comparecer prevenidas com roupas e objetos de uso pessoal para a realização de mais três dias de testes, caso sejam selecionadas para a segunda fase. Neste caso, serão fornecidos pela ADC Finasa/Osasco alojamento e alimentação sem nenhum custo para a jogadora e seu acompanhante (responsável legal). As despesas de transporte do local de residência para Osasco e vice-versa correrão, em todos os casos, por conta das interessadas. Mais informações no site www.finasaesportes.com.br
O programa é realizado na cidade de Osasco, em São Paulo, porém as candidatas de outros estados e cidades deverão comparecer prevenidas com roupas e objetos de uso pessoal para a realização de mais três dias de testes, caso sejam selecionadas para a segunda fase. Neste caso, serão fornecidos pela ADC Finasa/Osasco alojamento e alimentação sem nenhum custo para a jogadora e seu acompanhante (responsável legal). As despesas de transporte do local de residência para Osasco e vice-versa correrão, em todos os casos, por conta das interessadas. Mais informações no site www.finasaesportes.com.br
Projeto prevê punição para agente da PF que vazar informação
De autoria do Poder Executivo, o PL institui novo regime disciplinar para a Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. O agente que vazar informações para a imprensa poderá ficar suspenso de 30 a 60 dias. A censura está tomando novas “caras” no nosso Brasil sem lei punitiva para todos que merecem.
Crimes hediondos
Está na pauta desta quarta-feira (10) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, um projeto de lei que torna mais rigorosa a exigência de tempo de prisão para a progressão de pena nos casos de crimes hediondos. A progressão de pena permite ao condenado, após iniciar o cumprimento da punição em regime fechado, "progredir" para o regime semi-aberto e, posteriormente, para o aberto, desde que atenda a diversos requisitos. O objetivo da proposta em questão (PLS 30/08) é aumentar o período de manutenção desses presos em regime fechado.
Últimas
Crise
O Presidete Lula da Silva se mostrou otimista ao afirmar hoje(08.12) que, ate 2010, a crise mundial já será passado distante.
Fujões
Pelos menos 853 dos 1442 detentos da penitenciária Lemos britto, em Salvador, estão rebelados. Eles tem 177 reféns, 137 são mulheres.
Otimistas
Pesquisa mostra que 76 por cento dos brasileiros não desistiram de comprar nenhum bem ou produto devido a crise financeira.
Onde foi parar?
Do dinheiro arrecadado pelos prefeitos eleitos nas 26 capitais, 36 por cento tem origem desconhecida, aponta levantamento feito pelo TSE.
Novos planos
A ministra Dilma Roussef participou de evento do PT que coloca seu nome como pré-candidata a sucessão de Lula em 2010.
O Presidete Lula da Silva se mostrou otimista ao afirmar hoje(08.12) que, ate 2010, a crise mundial já será passado distante.
Fujões
Pelos menos 853 dos 1442 detentos da penitenciária Lemos britto, em Salvador, estão rebelados. Eles tem 177 reféns, 137 são mulheres.
Otimistas
Pesquisa mostra que 76 por cento dos brasileiros não desistiram de comprar nenhum bem ou produto devido a crise financeira.
Onde foi parar?
Do dinheiro arrecadado pelos prefeitos eleitos nas 26 capitais, 36 por cento tem origem desconhecida, aponta levantamento feito pelo TSE.
Novos planos
A ministra Dilma Roussef participou de evento do PT que coloca seu nome como pré-candidata a sucessão de Lula em 2010.
O caderno
Tem uma mensagem numa musica que se chama "O caderno" do Pe. Fabio de Melo, que fala exatamente sobre os erros que cometemos e a importância dos acertos em nossas vidas. Vale a pena refletir...
"Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno, eu me recordo do meu. Com ele eu aprendi muita coisa, foi nele que eu descobri que a experiência dos erros é tão importante quanto às experiências dos acertos.
Porque vistos de um jeito certo, os erros, eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras,
Porque não há aprendizado na vida que não passe pelas experiências dos erros,
O caderno é uma metáfora da vida, quando os erros cometidos eram demais,
Eu me recordo, que a nossa professora nos sugeria que agente virasse a página.
Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços.
Ao virar a página, os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles,
Agente seguia um pouco mais crescido. O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos.
Erros podem ser fontes de virtudes!Na vida é a mesma coisa, o erro tem que estar à serviço do aprendizado; Ele não tem que ser fonte de culpas e vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida.
Uma coisa é agente se arrepender do que fez!
Outra coisa é agente se sentir culpado. Culpas nos paralisam. Arrependimentos não!
Eles nos lançam pra frente, nos ajudam a corrigir os erros cometidos.
Deus é semelhante ao caderno. Ele nos permite os erros pra que agente aprenda a fazer do jeito certo.
Você tem errado muito?Não importa, aceite de Deus essa nova página de vida que tem nome de hoje!
Recorde-se das lições do seu primeiro caderno.
Quando os erros são demais, vire a página!".
Saúde & Bem- Viver 3
Uma boa alimentação garante vida longa
Grande parte das doenças crônicas(diabetes,hipertensão,aterosclerose) e das mortes prematuras(1/3 dos cânceres, enfarte, AVC) estão relacionados ao excesso de comida e/ou pela má alimentação. Você deve saber quais são os alimentos sem valor nutricional, que só nos dão prazer, e estão associados a uma variedade de efeitos negativos a sua saúde.Modere na ingestão de açúcar refinado,cereais refinados(massas,pães, e biscoitos feitos com trigo branco), sal(Na-sódio),gorduras transaturadas(óleos hidrogenados) e gorduras saturadas(carne vermelha, manteiga, queijo).Inclua na sua alimentação alimentos que contenham carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade(ricos em vitaminas , sais minerais,fibras) e que nos proporcionam saúde e longevidade. Evite dietas milagrosas. Faça 5 refeições ao dia. Beba em torno de 2 litros de líquidos(água,chá,sucos)diariamente.
Desafio: Procure um nutricionista ou nutrólogo e adote a dieta que mais combina com seu estilo de vida.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Falta de respeito
A falta de respeito com as instituições públicas chegou ao extremo. Pessoas que deveriam ser mais esclarecidas para prestar orientações (ou ao menos não falar besteiras) estão afirmando que uma instituição séria, como é o Ministério Público, não abre os olhos quando o assunto é corrupção “nas altas esferas do poder local”. Falta de respeito, educação e inteligência.
Notinhas e diabinhos...
Jantar
Fato curioso é que no jantar que o governador Waldez Góes ofereceu para a imprensa teve gente que fazendo o uso de óleo de peroba apareceu no evento.
A verdade aparece aos poucos
Hei...ex-senador que foi cassado....compra de voto é compra de voto, não interessa se foi pago R$ 1 ou R$ 52 para "duas humildes senhoras". Não deixa de ser crime. Realmente, a verdade aparece aos poucos... em determinadas situações...não na sua.
Atacando o judiciário novamente
Tem “jornalista” por aí que já está mostrando o mesmo desespero apresentado lá no segundo turno das últimas eleições, quando dizia que se Roberto fosse eleito, seria por “jogar” muito dinheiro por aí. A história não mudou muito, com a possível cassação do prefeito eleito, tem “figurinha” dizendo que se Roberto não for cassado é porque o judiciário está vendido para o senador Sarney, que apoiou Roberto durante a campanha.
Assim fica fácil... sempre ter uma “desculpa” em qualquer que seja a decisão tomada. Coitado mesmo é do judiciário amapaense ... que acorda como mocinho e vai dormir como vilão... várias vezes por ano.
Eu... desatualizado?
A “puxação” de saco de alguns “jornalistas” é tão grande que em sites e blogs que falam de política “apenas quando interessa”, as notícias velhas e congeladas ainda estão em destaque. Que vergonha... será falta de assunto, ou “ordem” de alguém $?
Fato curioso é que no jantar que o governador Waldez Góes ofereceu para a imprensa teve gente que fazendo o uso de óleo de peroba apareceu no evento.
A verdade aparece aos poucos
Hei...ex-senador que foi cassado....compra de voto é compra de voto, não interessa se foi pago R$ 1 ou R$ 52 para "duas humildes senhoras". Não deixa de ser crime. Realmente, a verdade aparece aos poucos... em determinadas situações...não na sua.
Atacando o judiciário novamente
Tem “jornalista” por aí que já está mostrando o mesmo desespero apresentado lá no segundo turno das últimas eleições, quando dizia que se Roberto fosse eleito, seria por “jogar” muito dinheiro por aí. A história não mudou muito, com a possível cassação do prefeito eleito, tem “figurinha” dizendo que se Roberto não for cassado é porque o judiciário está vendido para o senador Sarney, que apoiou Roberto durante a campanha.
Assim fica fácil... sempre ter uma “desculpa” em qualquer que seja a decisão tomada. Coitado mesmo é do judiciário amapaense ... que acorda como mocinho e vai dormir como vilão... várias vezes por ano.
Eu... desatualizado?
A “puxação” de saco de alguns “jornalistas” é tão grande que em sites e blogs que falam de política “apenas quando interessa”, as notícias velhas e congeladas ainda estão em destaque. Que vergonha... será falta de assunto, ou “ordem” de alguém $?
Segurem a carteira!
Tomem muito cuidado por onde andam... as quadrilhas de Macapá estão se unindo para aplicar os golpes de final de ano. Tais “reuniões” iniciaram na semana passada. Dizem por aí que já existem grupos especializados em assaltar políticos e empresários.
Jornal do Dia na Comunidade
O projeto criado pelo JD já ajudou dezenas de famílias carentes de Macapá. Com as inúmeras reclamações registradas insistentemente pelo JD, muita gente recebeu asfalto, segurança e melhoria de qualidade de vida.
O que é mais gratificante para a equipe do JD é saber que outros meios de comunicação tomaram nosso projeto como exemplo e estão cada vez mais engajados com as causas sociais e procurando ouvir a população vivenciando seus problemas, assim como nós já fazemos.
O que é mais gratificante para a equipe do JD é saber que outros meios de comunicação tomaram nosso projeto como exemplo e estão cada vez mais engajados com as causas sociais e procurando ouvir a população vivenciando seus problemas, assim como nós já fazemos.
Sem surpresa
Com a chegada das chuvas, o centro comercial de Macapá é a região da cidade onde os alagamentos sempre foram constantes. Todos já sabem que bastava uma forte chuva de apenas 10 minutos para que lojas fossem invadidas pelas águas. Tomara que neste ano a história seja diferente.
Áreas de risco
A população de Macapá deve ficar mais atenta neste período de chuvas que está iniciando. A Defesa Civil já alertou à Prefeitura, por meio de relatório, o detalhamento de 66 áreas que podem causar problemas para a população, entre alagamentos, desabamentos e acidentes de trânsito. Agora cabe à população cobrar ações do poder público, que já sabe onde deve atuar.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Dupla Sena sorteia R$ 5 milhões nesta sexta-feira
A Dupla Sena pode pagar R$ 5 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 715, que será sorteado nessa sexta-feira (05), em Ribeirão Preto (SP). Com o prêmio, o ganhador poderia compra 50 casas (de R$ 50 mil, cada) com dois carros populares na garagem (a R$ 25 mil). Sem fazer muito esforço, o dinheiro aplicado na poupança renderia ao sortudo R$ 36 mil reais por mês. Na Dupla Sena, com o mesmo bilhete, o apostador tem a chance de ganhar se acertar os seis números do primeiro sorteio, ou se acertar 4, 5 ou 6 dezenas no segundo. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país até uma hora antes do sorteio. A aposta simples custa R$ 1.
Notinhas...
Expovalejari
Até domingo, 07, estará acontecendo a Expovalejari. Segundo informações a abertura o evento foi um sucesso.
Ipem
Será iaugurada amanhã, em Macapá, a sede própria do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem). A solenidade será às 10 horas. O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões.
Projeto Natal com Esperança
O Museu Sacaca, realizará amanhã,05, a partir das 14 horas o encerramento do Projeto Natal com Esperança, que tem o objetivo de promover a integração entre o Museu e a comunidade, por meio da difusão dos conhecimentos científicos produzidos pelas pesquisas desenvolvidas pelos profissionais do Instituto.
Até domingo, 07, estará acontecendo a Expovalejari. Segundo informações a abertura o evento foi um sucesso.
Ipem
Será iaugurada amanhã, em Macapá, a sede própria do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem). A solenidade será às 10 horas. O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões.
Projeto Natal com Esperança
O Museu Sacaca, realizará amanhã,05, a partir das 14 horas o encerramento do Projeto Natal com Esperança, que tem o objetivo de promover a integração entre o Museu e a comunidade, por meio da difusão dos conhecimentos científicos produzidos pelas pesquisas desenvolvidas pelos profissionais do Instituto.
Encerrada
Encerrou hoje a enquete que o blog lançou sobre as pretenções de votos para governo do Estado e Senado Federal. Nos próximos dias, matéria completa e análise sobre a votação. Aguardem a partir de segunda-feira uma nova enquete.
Novo lançamento
Vários adolescentes de Macapá procuraram o JD e sugeriram um novo projeto que foi aceito e será lançado em breve. O blog JD da Juventude, sob a responsabilidade de um grupo de adolescentes já está sendo formatado e deverá ser um sucesso total. Pois onde tem a marca JD é garantia de qualidade e credibilidade. Aguardem!
O JD Kids, um outro blog do grupo Jornal do Dia, também está em fase de projeto, e será lançado em 2009.
O JD Kids, um outro blog do grupo Jornal do Dia, também está em fase de projeto, e será lançado em 2009.
Assinar:
Postagens (Atom)