terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Leia no Entre Aspas

Enquête
A enquête publicada no último domingo foi um sucesso total. De acordo com a manchete, a corrida para as eleições 2010 já começou. Os números mandam recado para as diversas forças políticas.

Acordo
O primeiro é para a base de apoio ao governador Waldez Góes (PDT). Se o deputado Jorge Amanajás (PSDB) juntamente com o vice-governador e secretário de Saúde, Pedro Paulo (PP) não chegarem a um acordo, dificilmente essa vertente política continuará no poder.

Cuidado
O que se ouve e o que se vê é um confronto que não vai dar a lugar nenhum, ou então, a uma fragorosa derrota. Inclusive, pode levar a roldão o governador Waldez Góes.

Mãos dadas
A outra vertente política é do ex-deputado Lucas Barreto (PTB) e do ex-senador cassado por compra de votos, João Alberto Capiberibe (PSB). Se essas duas forças conseguirem chegar a um acordo com a cabeça de chapa do primeiro, dificilmente perderão o embate eleitoral. Portanto, a sorte está lançada.

Receita
Aqueles grupos que estiverem com menor apego a cargos poderão mandar assumir o controle político do Estado. O recado da população está dado e estou alertando. A receita é essa.

Negócio
A empresa Ecometals Limited que tem o seu capital aberto na bolsa de valores em Toronto (Canadá) acaba de adquirir 60% da empresa Alto Tocantins Mineração LTDA, que é uma sociedade empresarial limitada.

Investimento
Com isso, a empresa canadense poderá negociar as pilhas de manganês que se encontram no Porto de Santana, como também, deverá fazer prospecção nas áreas de Serra do Navio e Região do Matapi. É mais uma grande empresa séria e de responsabilidade com o meio ambiente, como o seu próprio nome fala, que acaba de se instalar no Estado para o nosso desenvolvimento.

Novo nome
A Rodovia Duque de Caxias (Macapá/Santana) vai ter um novo nome. Trata-se de um dos desbravadores do interior do Amapá, Duca Serra, pai do radialista J. Ney. A mudança na denominação foi aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa. Seu Duca foi garimpeiro e trabalhou com a maioria dos primeiros governadores do Estado.

Detido
Imaginem um camelô, em pleno domingo, quebrando o asfalto próximo a rotatória do Araxá, para montar sua barraca. A cena acabou com a chegada dos fiscais da Urbam no local, atendendo a denúncia dos que presenciavam o fato.

Sem comunicação
Os moradores da região do Bailique, Cutias, Pedreira, Pacuí estão há vinte dias sem telefone. A pane até agora ainda não foi resolvida e muito menos explicada pela empresa responsável.

Fechando
As pequenas revendas de veículos, aquelas abertas nas esquinas da cidade, estão fechando as portas. Pressionadas pela crise financeira mundial, cerca de 15 já fecharam as portas. Quando a insistência é muita, acabam fundido-se com outras para tentar manter o negócio.

Acidentes
O número de acidentes em Macapá e Santana continua crescente e desafiando as autoridades ditas responsáveis pela disciplina no trânsito. Concorre para isso falta de sinalização horizontal e vertical dos cruzamentos, falta de semáforos e blitz nas madrugadas para conter os loucos do volante, que não só abastecem os carros com álcool como o próprio estômago.

Lixo
Com a chegada das festas de fim de ano é hora de jogar todos os “cacarecos” de casa para fora. É comum verificar que ao lado das tradicionais sacolas de lixo sofás velhos e até eletrodomésticos. Como a empresa que recolhe o lixo não tem a obrigação de levar os “bagulhos”, o jeito e desembolsar de R$ 5,00 a R$ 10,00 para gratificar o gari como um bônus de Natal. Então o problema é resolvido na hora.