terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Leia no Entre Aspas

Sem qualidade
Aqui vai um aviso para o Secretário Torres, do Setrap: o asfalto recém construído pela Estacon, na duplicação da entrada da cidade já começou a mostrar que o serviço ali executado não é de primeira qualidade.

Buraco
Um buraco surgiu quase em frente a uma nova revedendora de veículos, do outro lado da pista. Agora, como é que fica, uma vez que a obra ainda não foi inaugurada e já está precisando de reforma? Só mesmo aqui no Amapá que uma empresa, como a Estacon, para construir obras de qualidade duvidosa.

Denúncia
Eis que chega uma denúncia cabeluda para esse escriba. Um ex-deputado está envolvido com a exploração de minério radioativo, daqueles de fazer bomba atômica. Segundo a mesma fonte, a Federal já está no encalço e a bomba propriamente dita pode estourar a qualquer momento.

Troca-troca
O mesmo comprou uma seixeira para que o dinheiro fosse lavado. A fonte disse mais: algo em torno de mil metros cúbicos já foram trocados entre o seixo e o tal minério radioativo. Vou dar uma dica: a voz dele é bastante grave. Deu para sacar?

Anunciação
Deverá acontecer amanhã o anúncio da equipe de governo Roberto Góes. Uma coletiva foi marcada anteontem não aconteceu e foi transferida. Roberto passou quase toda a sexta-feira discutindo o assunto com técnicos e primeiros conselheiros. Os nomes que ficaram de ser apontados por último seriam da área de infra-estrutura, um dos setores que mais deverá ser trabalhado na nova administração municipal.

Consignado
R$ 460 milhões é o valor preliminar oficial da dívida dos funcionários públicos estaduais que fizeram empréstimos na rede bancária e financeiras. Perguntei para um amigo economista o que isso significa para a economia do Amapá. A resposta dele: em 2009 e 2010 vai um verdadeiro sufoco para que esses barnabés quitarem suas dívidas. Com isso, o comércio local também vai sofrer as consequências.

Como ficará?
Ainda existe uma luz no fim do túneo para os funcionários que estão "com a corda no pescoço" atolados em dívidas. Pela lei, salário só pode ser comprometido em 30% do total. Não sei como vai ficar esse embrólio. Só sei que muita gente tá enrolada.

Vovó
Um dos entendidos em estrada me falou que a BR-156 é uma das rodovias mais antigas do Brasil. Segundo ele, a estrada é desde o tempo do primeiro governador do Território do Amapá, Janary Nunes. Sua construção já está beirando quase sessenta anos. De todos os governadores o que fizeram os maiores investimentos foi o governador Waldez Góes e Jorge Nova da Costa.

Sentimento
Encontrei com o juiz Marconi Pimenta antes do Natal e não perdi a oportunidade de perguntar como ele se sentia após a última eleição, uma das mais turbulentas da história amapaense.

Cabeça fria
Ele me disse que o trabalho foi intenso mas que agora respira mais tranquilo. Resolveu tirar uns dias para viajar. Revelou não ter mágoas da imprensa quanto as críticas e que tudo faz parte do processo democrático.

Vitória(?)
Parece que o vereador Rilton Amanajás (PSDB), ainda não está com a vitória assegurada para a presidência da Câmara de Vereadores. Na imprensa, vem alardeando que possui onze dos 16 votos, o que lhe asseguraria a condição de vencedor. No entanto, um adversário político, o edil Nelson Souza, experiente, corre como azarão e promete surpresa no dia da eleição.
 
Contra ataque
O confronto do nosso Legislativo maior sobre o Legislativo menor é nada mais que a tutela pelo Setentrião, nas próximas eleições. O vereador Acácio, tem como madrinha, sua mãe, deputada estadual Francisca Favacho (PMDB), enquanto Adriana Ramos (Paulo José-PTB) e Nelson Souza (Moisés Souza-PSC) completam a dissidência. Eles saíram da mesa de negociação do Grupo Amanajás e resolveram formar um independente. Nos dissidentes vale tudo, menos perder a eleição, nem que os “caciques mirins” tenham que abrir mão até da presidência.
 
Expectativa
Até agora, pelo menos em público, declaração na imprensa ou mesmo nos bastidores, nem o governador Waldez Góes (PDT) ou mesmo o prefeito-eleito Roberto Góes, manifestaram suas preferências por este ou aquele grupo, que deve assumir a mesa diretora do Legislativo Mirim de Macapá. O certo é que o pleito pode acarretar um racha político na AL e pode influenciar nas eleições gerais de 2010.
 
Comando
Às dissidências na AL já teriam nomes de peso, como os parlamentares Paulo José (PTB), Francisca Favacho (PMDB) e Moisés Souza (PSC), sem contar com o eterno opositor, Camilo Góes (PSB). Por enquanto as divergências ainda estão nos bastidores, mas se houver agravamento, o estado de beligerância pode ser transformada em verdadeira guerra política. Então vai haver luta de trincheira e quem tiver mais “munição” política pode levar a vitória, a não ser que haja algum bombeiro de plantão, do tipo Sarney, capaz de levantar a bandeira branca.
 
Brinquedos
O nosso Editor Editorial, José Arcângelo, esteve semana passada em Vila Velha do Cassiporé, e Primeiro Cassiporé, ambos, distrito de Oiapoque, onde distribuiu brinquedos para as crianças. Aproveitou a oportunidade para entregar uma generosa doação de medicamentos enviada pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, através dos freis Apolônio e Deusivan, alem da coordenadora Ivonete. A prefeitura de Oiapoque colaborou com o transporte. Arcângelo promete mais uma reportagem, para breve, contando toda a viagem.
 
Obras
O prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT), vai deixar, pelo menos, duas grandes obras para o seu sucessor inaugurar. Trata-se do Restaurante Popular, localizado na Rua Mato Grosso, no Pacoval, que terá capacidade de servir em torno de um mil refeições/dia a preço de R$ 1,00.

Complexo
Outra, de grande apelo popular e turístico é o Complexo Beira Rio, que com o Parque do Forte vem deixar grande parte da orla macapaense em condições de receber condignamente tanto a população local como aqueles que vêm nos visitar.
 
Orgulho
É visível a alegria estampada nos rostos daqueles que moram ao longo da BR 156 com a pavimentação da estrada, que está somente a 20 km de distância do município de Calçoene. Um morador antigo do Calafate, sexagenário, disse ao “Entre Aspas”, que pensava que ia passar para outra vida sem ver um sonho acalentado: o asfaltamento da estrada passando pela frente do seu terreno. Disse também que quer ter vida e saúde para ver a energia elétrica lhe ser servida por 24 horas.
 
Cancelamento
A Estacon, aquela empreiteira paraense que já enricou com o dinheiro ganho no Amapá sem deixar nada de contra partida social, bateu pé e só deve reiniciar as obras (Sic!) do Zerão quando receber as faturas que assegura ter direito.

Gasolina
Quem jogou gasolina pura no fogo da discórdia foi o Superintendente da Caixa Econômica no Amapá, achando muito estranho que técnicos do GEA forcem a barra para que o banco pague as faturas a Estacon, mesmo discordando dos preços pactuados e do cronograma físico da obra. (Sic! Mais uma vez).
 
Providências
Vale lembrar que nas eternas obras de Santa Engrácia (com todo perdão a Santa Milagrosa) realizadas pela Estacon, existe dinheiro público no meio: o meu, o seu, o nosso. É preciso descobrir quem é o padrinho forte do Lutfala Bitar no Meio do Mundo, pois, até agora, ninguém obrigou a empresa a cumprir com seus compromissos, seja na duplicação da BR 210 (outra Sic! Obra) ou na reforma do Zerão, cujas bilheterias serão, se for completada a obra (Sic! novamente), as mais bonitas, confortáveis e antiestéticas do planeta. Bem que o MP poderia entrar na jogada e dividir essa bola, entrando de sola na canela da empresa.