domingo, 3 de maio de 2009

Bento XVI em Missão de Paz

"Aproxima-se o dia da partida de Bento XVI para a Terra Santa. Será a viagem mais esperada e talvez a de maior empenho do seu pontificado", afirma em editorial o Padre Federico Lombardi, diretor geral da Rádio Vaticano e diretor da Sala de Imprensa a Santa Sé.

"Antes de mais, uma viagem de fé que, mais do que qualquer outra, é uma autêntica peregrinação: aos lugares santos da história da salvação e, sobretudo, da Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Desejo espiritual de todos os cristãos, esta peregrinação tornou-se uma prioridade espontânea para os pontífices, desde que as suas viagens internacionais se tornaram uma possibilidade concreta.

Não foi por acaso, que a peregrinação de Paulo VI à Terra Santa foi a primeira destas viagens.

Momento realmente histórico e de graça para a Igreja Católica que celebrava o Concílio, para o caminho ecumênico, com o encontro com o Patriarca Atenágoras, para a invocação da paz entre os povos daquela região e do mundo.

João Paulo II teve de esperar muito, antes de poder realizar o seu desejo de efetuar essa peregrinação, mas teve a alegria de a fazer serenamente, no coração do Grande Jubileu do ano 2000, ponto alto do seu pontificado, com momentos de oração de intensidade sublime e com gestos memoráveis de amizade e de proximidade ao povo judeu e palestiniano e aos seus sofrimentos passados e atuais

.Agora chegou a vez do Papa Bento XVI. Estamos conscientes do quanto é incerta a situação política naquela região do mundo, e quanto são frágeis as perspectivas de pacificação.

Mas o Papa põe – se a caminho igualmente, com uma coragem admirável, fundada na fé, para falar de reconciliação e de paz.

Nós todos, devemos acompanhá-lo não apenas com as nossas orações diárias, mas também com aquela mobilização espiritual que João Paulo II chamava 'a grande oração'

. Para que a Igreja se renove nas suas fontes, para que a união entre os cristãos possa tornar–se realidade e para que o ódio, finalmente, ceda o lugar à reconciliação"

Rádio Vaticano.