quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ministro da Previdência Social garante investimentos para o Amapá


Em breve o Amapá contará com mais duas unidades de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A confirmação foi feita pelo ministro da Previdência Social, José Pimentel, durante a inauguração da APS (Agência da Previdência Social) de Laranjal do Jari, ocorrido na última segunda-feira, 04.
Os municípios beneficiados serão Porto Grande e Oiapoque, que estão incluídas no PEX (Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) da instituição. Na ocasião, o ministro anunciou também a conclusão das obras que estão em execução em Amapá, Macapá e Santana.
No total, o Ministério da Previdência Social planeja investir no estado no período de dois anos (2009/2010) R$ 4,6 milhões.
A agência inaugurada em Laranjal do Jari é considerada uma das mais modernas e equipadas agencias do País. Tem capacidade para atender moradores Laranjal do Jarí, Vitoria do Jarí e as comunidades de cinco reservas extrativistas (Água Limpa, Maracá, Cajari, Santa Clara, Tira Couro), além da população de Monte Dourado, distrito de Almerim, Porto do Mós e Gurupá que ficam no Estado do Pará.
A deputada Fátima Pelaes (PMDB/AP), vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal, presente na comitiva do o ministro José Pimentel que esteve em Laranjal do Jari, ressaltou em seu pronunciamento o empenho do ministro e da gerente executiva do INSS no Amapá, Socorro Costa, em melhorar o serviço de atendimento ao cidadão com a instalação das novas agência da Previdência Social no Amapá.
“Esta agência beneficiará todo o Vale do Jarí com o pagamento mensal de R$ 1,6 milhões em benefícios, como auxilio a doença, pensão por morte, aposentadoria por idade e tempo de contribuição e Prestação Continuada de Assistência Social, prevista na Lei Orgânica de Assistência Social, lei que tive a satisfação de ser relatora”, afirmou Fátima Pelaes. (Shyley Saissem)