quinta-feira, 7 de maio de 2009

Técnicos reúnem-se para a criação da Polícia de Fronteira

Um grupo de trabalho foi criado para a implantação da Polícia de Fronteira nos estados do Amapá e Pará. Os espelialistas em policiamento de fronteira da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) encontrarão representantes das polícias Civil e Militar dos dois estados beneficiados.

A reunião acontecerá amanhã (07/05), às 15h, no prédio da Polícia Técnico-científica do Amapá (Politec-AP).O grupo formado para viabilizar e criar o policiamento ostensivo nas áreas de fronteira amapaense e paraense chega à fase de conclusão de suas atividades. “O objetivo desde encontro é montar um relatório final para a implantação da polícia de fronteira”, explica o diretor do Departamento de Polícia da Capital do Estado do Amapá, delegado Ernane Soares.

De acordo com dados da SENASP, os onze estados brasileiros que possuem fronteira internacional serão contemplados com investimentos em torno de 4 milhões, para cada um, no decorrer deste ano. Segundo o diretor “Amapá e Pará são a primeira etapa de um cronograma trimestral. Depois virão outros dois novos estados, e assim por diante, até que todos os estados de fronteira sejam contemplados”.

O Grupo Especial de Fronteira (GEFron), que é desenvolvido no estado de Mato Grosso e tem missão é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia, é a referência para o desenvolvimento do estudo sobre do Policiamento Especializado de Fronteira (PEFRON). Além do Mato Grosso, é prevista a criação de unidades do PEFRON em nove estados, dentre eles o Amapá.