quarta-feira, 6 de maio de 2009

Inscrições abertas para concurso de redação e projetos das minibibliotecasda Embrapa

Dulcivânia Freitas
Embrapa/AP

Inscrições abertas para concurso de redação e projetos das minibibliotecasda Embrapa Estão abertas, até o dia 1º de setembro de 2009, as inscrições para o IVConcurso das Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Mais de 1.200 escolas parceiras, localizadas em todo o Brasil, já começaram a receber material informativo com o regulamento e as fichas de inscrição. O resultado será divulgado no dia 20 de setembro e a premiação, em 20 de outubro, durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
No ano passado, a Embrapa Amapá fez a entrega de Minibibliotecas a 13 escolas de municípios vinculados ao Conselho de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável do Amapá (Consad), incluindo as Escolas Famílias Agrícolas e Agroextrativistas do Amapá. A cerimônia contou com apresentação do grupo Zimba, uma das mais autênticas manifestações artístico-culturais afro do Amapá de apoio a projetos de cidadania para jovens. Redação e Projetos
Para participar na modalidade Redação, serão aceitos trabalhos de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, matriculados em escolas parceiras do projeto Minibibliotecas da Embrapa. Os textos devem ter entre 20 e 30 linhas e abordar um dos quatro temas sugeridos, cujo eixo central é o acesso às informações do acervo das Minibibliotecas e sua contribuição para o desenvolvimento local.
Na modalidade Projetos, é necessário enviar relatos, devidamente descritos a partir da identificação do problema e da iniciativa que resultou na adoção de ações comunitárias, com o envolvimento da escola e da comunidade. Cada instituição poderá inscrever apenas um projeto. Além das premiações tradicionais, será concedida Menção Honrosa, em reconhecimento a ações e experiências individuais ou coletivas, desenvolvidas a partir do conteúdo do acervo e que comprovadamente tenham contribuído, por exemplo, com a valorização e com a divulgação doconhecimento, em benefício do desenvolvimento local. “Queremos estimular aleitura, democratizar o acesso à ciência, despertar a consciência socioeducativa e ambiental e, claro, aproximar a Embrapa das escolasparceiras do projeto”, diz o gerente-geral da Embrapa InformaçãoTecnológica, Fernando do Amaral Pereira.
Como Menção Honrosa, serão consideradas experiências desenvolvidas a partir do acervo da Embrapa, também com a participação de alunos, professores e comunidade, além de associações e instituições governamentais ou não. Assim como na modalidade Projetos, é necessário oenvio de fotos, vídeos ou documentos que comprovem a realização. Serãoaceitas inscrições feitas pelo professor, coordenador, diretor escolar ou responsável pela sua execução. Serão premiados os dois melhores projetos e as duas melhores redações classificadas de acordo com o nível de escolaridade (ensinos fundamental emédio). Para as escolas autoras dos melhores projetos e para os alunos primeiros colocados serão concedidas viagem a Brasília, placa nominativa, entrevista aos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural e um microcomputador.

IV Concurso das Minibibliotecas
Inscrições de 1º de maio a 1º de setembro de 2009
Regulamento no site das Minibibliotecas: www.sct.embrapa.br/minibibliotecas
Os trabalhos devem ser enviados para: Coordenação do IV Concurso das Minibibliotecas
Embrapa Informação Tecnológica
Parque Estação Biológica, Av. W3 Norte (final)
Brasília - DFCEP 70.770-901