domingo, 3 de maio de 2009

" Eu Sou o Bom Pastor "

Jesus nos responde “Eu sou o Bom Pastor”. Entendamos na palavra, “Bom”, o sentido de modelo. E então teremos a resposta certa. Jesus é o modelo de pastor, o pastor ideal.

O verdadeiro pastor é aquele que presta o seu serviço por amor e não por dinheiro. Ele não está apenas interessado em cumprir o contrato, mas em fazer com que as ovelhas tenham vida e se sintam felizes. A sua prioridade é o bem das ovelhas que lhe foram confiadas.

Por isso, ele arrisca tudo em benefício do rebanho e está, até, disposto a dar a própria vida pelas ovelhas porque as ama. Nele as ovelhas podem confiar, pois sabem que ele não defende interesses pessoais, mas os interesses do seu rebanho.

Você que é presidente, governador, perfeito, político, bispo, sacerdote, diácono, consagrado, consagrada, catequista, casado, casada, pai, mãe, jovem, adolescente e criança em idade escolar como tem sido bom pastor para as ovelhas que lhe foram confiados por Deus?

O bom pastor dá a sua vida. Ouvimos bem claro hoje, Jesus dizendo isso para nós. Isso requer de nós estarmos conscientes da nossa tarefa, do nosso dever. Lembro-lhe que ao dar a sua vida, Jesus está consciente de que não perde nada.

Quem gasta a vida ao serviço do projeto de Deus, não perde a vida, mas está a construir para si e para o mundo a vida eterna e verdadeira. O seu dom não termina em fracasso, mas em glorificação. Para quem ama, não há morte, pois o amor gera vida verdadeira e definitiva.

O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Jesus se apresenta como o BOM PASTOR, modelo de pastor ideal em polêmica com os sumos sacerdotes e mestres da lei, denunciando o modo como o povo era tratado por seus líderes. Diferentemente do mercenário, como bem nos escreve João, que não se importa com as ovelhas, Jesus é aquele que vive para os seus.

Ele, o Homem da substituição solidária, conhece e dá vida para que tantos tenham vida. Por isso, o Pai lhe ama e lhe concede o poder de tirá-la e recebê-la. “Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”. (Jo 10,18).

Esta missão é marcada por uma relação pessoal e íntima com as ovelhas, conhece a cada uma, fruto de amor-doação. Mas, ao mesmo tempo, não se limita às fronteiras de Israel: “tenho também outras ovelhas…”, seus cuidados de pastor destinam-se a levar vida a todos os povos da terra..

Padre Bantu Mendonça