quinta-feira, 7 de maio de 2009

Queda de árvore deixa Amapari e Serra do Navio sem energia elétrica


Os municípios de Serra do Navio e Amapari estão sem energia elétrica desde as primeiras horas de quarta-feira, 06 de maio, por causa da queda de uma grande árvore sobre a Linha de Transmissão no trecho entre Serra do Navio, a localidade de Cachorrinho e a Usina Térmica Amapari, área montanhosa e de mata fechada de difícil acesso. Um poste de concreto de 19 metros caiu com o impacto da árvore e danificou a Linha de Transmissão. Ontem mesmo foram iniciados os trabalhos para recuperar a linha.

Uma equipe de oito técnicos da Eletronorte juntamente com a equipe da Cea, e com o apoio de máquinas e funcionários das mineradoras da região, estão abrindo caminho na mata e reforçando pequenas pontes sobre igarapés para a passagem do caminhão que leva um novo poste, cruzetas , isoladores e outros acessórios disponibilizados pela Eletronorte para os serviços de manutenção. Todo material necessário para o serviço foi levado de trem.

O Plano de Emergência, resultado de um acordo entre Eletronorte, Cea e Amapari Energia, não foi possível ser acionado em razão do local onde ocorreu a queda da árvore não contar com linha de transmissão para ser interligada à Usina Amapari Energia. O acordo foi assinado em novembro de 2008, em virtude dos constantes desligamentos provocados por quedas de árvores sobre a antiga linha de transmissão construída pela Icomi.

Este Acordo Operativo está baseado no atendimento em situações de emergência, nos casos onde esses municípios não poderão ser atendidos pela Linha de Transmissão de 69kV – Usina Coaracy Nunes / Serra do Navio, pela Eletronorte. Nesses casos a Usina Térmica da Amapari Energia, é a responsável pelo atendimento de energia, em situações de emergência, aos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. A vigência deste acordo será até a assinatura do Acordo Operativo definitivo a ser celebrado entre Eletronorte e Amapari Energia.

Segundo a direção da Eletronorte, Cea e mineradoras, até sexta-feira, 8 de maio deve ser normalizado o fornecimento de energia elétrica nos dois municípios.

(Oscar Filho – assessoria de imprensa da Eletronorte/AP)