segunda-feira, 8 de junho de 2009

“E O VERBO SE FEZ CARNE...”

Nossos Sacrários mantém entre nós a realidade da Encarnação: “E o Verbo se fez Carne e habitou entre nós...”. E habita ainda verdadeiramente presente entre nós, não apenas de uma maneira espiritual, mas com seu próprio Corpo – “Ave Verum Corpus, natum de Maria Virgine” – canta a Igreja diante do Santíssimo Sacramento: “ Salve verdadeiro Corpo, nascido da Virgem Maria, Corpo que sofreu verdadeiramente e foi verdadeiramente Imolado pela Salvação dos homens”.
Esta presença real da Carne de Cristo é uma carne viva, unida à Alma e a Divindade do Verbo, pois Jesus está hoje Ressuscitado, Vivo e Presente no meio de Nós. Esta verdade, quisera Deus no beneplácito Divino, manifestar de forma admirável no Milagre Eucarístico de Lanciano.
Sim, um Milagre Eucarístico bem destinado ao nosso tempo de incredulidade. Um Milagre Eucarístico que dura nada mais que doze séculos, diante do qual a Ciência teve que se render. Conforme o Apóstolo São Paulo, os Milagres são feitos não para aqueles que crêem, mas para os que não crêem. Ora, hoje em dia aqui acolá nos deparamos com pessoas que se intitulam de Cristãs e que duvidam da presença Real do Senhor na Eucaristia, mesmo depois que o Papa Paulo VI, no documento “Mystérium Fidei”, recordou-lhes claramente este Dogma. Muitos querem admitir, a exemplo dos protestantes Sérios, apenas uma presença espiritual do Cristo na Alma daquele que Comunga; mas os sinais sacramentais do Pão e do Vinho Consagrados seriam puros símbolos, tal como a água do batismo, que não acompanha, a purificação da Alma. Depois da Comunhã o, as hóstias consagradas que não houvessem sido consumidas, dizem eles, nesse caso, senão Pão, podendo ser atiradas fora como coisas profanas... A própria discrição com que em certas Igrejas, cercam os Sacrários, já manisfesta esta falta de Fé profunda por parte de muitos que se dizem ser Católicos. Negar a presença do Senhor na Santíssima Eucaristia é não levar a sério a Palavra de Cristo que disse: “Isto é o Meu Corpo, Tomai e Comei! Isto é meu Sangue Tomai e Bebei!”.
Lembro de um fato ocorrido comigo num ambiente Acadêmico em que eu f6ora convidado para falar sobre as Ordens Mendicantes no contexto Medieval. Éramos dois padres e um Pastor. Foi uma experiência muito enriquecedora, principalmente por parte dos acadêmicos, mas houve algumas mentiras históricas dignas de enforcamento relatada por aquele reverendo, que na naquela ocasião se baseava na visão histórica de um subsídio de sua comunidade religiosa, repleta de tendências e infidelidades para com a História, que uma vez sendo fato acontecido deve ser abordado o máximo possível com coerência, pois caso contrário, tornar-se-á uma mentira histórica. Depois de muitos questionamentos lembro de uma jovem que fazia àquele reverendo uma pergunta relacionada à Eucaristia na visão Protestante. Aquele homem para o meu espanto disse que a Eu caristia não tinha nenhuma fundamentação Bíblica, pode ser que ao menos na sua bíblia, que por sinal era ali do seu lado, aquelas belas páginas da Instituição Eucarísticas, por defeito de fábrica não tenham sido impressas, pois afinal como pode um homem que se diz conhecedor do Livro de Deus, atinar tamanha ignorância, até porque o mesmo falava do protestantismo mas não era um protestante no sentido original e histórico, mas filho desses Fenômenos dito Pentecostais com prerrogativas até mais que o próprio Espírito Santo.
Essas verdades da Fé Católica hoje em dia já não são expostas às claras aos fiéis, em nome de um falso respeito e de um bendito ecumenismo inexistente e hoje muito presente na esfera social. Não são poucas as vezes que fui convidado pra esses Cultos Ecumênicos, que nada mais é do que uma balbúrdia doa a quem doer. Primeiro pelo fato de ninguém saber e nem ter preparado nada. Se chama um Padre e um Pastor ou Pai de Santo e naquela laquera sem sentido dá-se o tal Culto. Já falei e continuarei a falar que basta de péssimos católicos! Chega de gente sem compromisso e vivência Eclesial! Já basta de tantos batizados Light e genéricos, onde tanto faz como tanto fez dá no mesmo. Não somos melhores que ninguém nem mais santos que os outros. Uma coisa porém faz-se necessária ser dita: Na Igreja de Cristo que é Una, Santa e Ca tólica encontram-se todos os meios necessários para a Salvação e o Tesouro Escondido chama-se Eucaristia, o Pão dos Anjos dado aos homens. Eis pois então Aquele Maná escondido e já encontrado e saboreado pelos que amam a Deus.
É Tempo de descobrir a Beleza da Eucaristia. Sem ela não existe vida Cristã e nem a Igreja. A famosa Santa Ceia que algumas comunidades Eclesiais por aí realizam, nada mais é que uma mera representação da Ceia derradeira. Por que? Porque eles não tem o Ministério Ordenado e tão pouco a Sucessão Apostólica que dá à Igreja o Caráter de ser a única igreja, o único e tão somente Corpo de Cristo. E com todo respeito, mas dizendo a verdade com Caridade o resto é só conversa e invenção humana, o que certamente constitui uma chaga a mais no Corpo Místico de Cristo.
Brasileiros alegres acorramos e rendamos a devida Glória Àquele que È, que Era e Será! Ave Verum Corpus Natum de Maria Virgine!