A Polícia Civil do Amapá será a primeira do país a ter seus procedimentos em formato digital. É o que informa o delegado-geral Paulo César Martins que deverá apresentar o lançamento do Sistema de Acompanhamento Procedimental- SAP, na manhã de quarta-feira, 10. “Os tribunais de justiça já estavam utilizando, então a tendência era acompanharmos esse movimento, já que todo o nosso trabalho é voltado para o judiciário”, ressalta o Delegado Geral de Polícia, Paulo César Martins. O gestor faz questão de destacar outros benefícios da informatização: “isso traz economia na manutenção de cópias, não ocupa espaço físico para arquivamento e garante a permanência do documento em perfeitas condições”, enumera.
A ideia surgiu através da instrução normativa 001/08 – da Corregepol, que determina que todos os procedimentos da PC, antes da remessa ao Ministério Público, passem por um processo de digitalização. Esse procedimento poderá dinamizar os dia-a-dia das unidades policiais.
A primeira fase deverá priorizar os procedimentos policiais: inquérito, termo circunstanciado, processo administrativo disciplinar e termo de ocorrência. Segundo Mauro Vieira, chefe do setor de informática, todo o acervo – desde o território até os dias atuais – deverá passar pelo processo de digitalização.