terça-feira, 9 de junho de 2009

Bastidores da Notícia

ELEIÇÃO 2010
A legislação sobre o uso da internet em eleições vai sofrer grandes modificações para a campanha de 2010. A ideia central é derrubar as proibições. Tramitam na Câmara Federal pelo menos cinco projetos de lei que permitem o acesso virtual dos políticos aos eleitores brasileiros. Entre as propostas, destaca-se a possibilidade de os candidatos arrecadarem dinheiro pela rede mundial de computadores.

ENCONTRO NA FRONTEIRA
O vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, o secretário de governadoria Alberto Góes, o secretário de infra-estrutura Odival Monterrozo e a secretária de Turismo do Estado, Ana Célia Brazão do Nascimento, participaram da abertura do I Encontro Internacional Transfronteiriço, organizado pela Assembleia Legislativa do Amapá, que aconteceu no auditório do Fórum de Oiapoque, nos dias 3 e 4. Na volta variam pré-planos já foram encomendados.

A PROPOSTA DOS PREFEITOS
O prefeito de Oiapoque, Aguinaldo Rocha, e a prefeita de Saint Georges, Fabianne Mathurin Brovaro, demonstraram interesse em ações conjuntas para ajudar as duas localidades, principalmente depois da implantação da ponte binacional que será construída em Oiapoque e ligará o Brasil à Guiana Francesa. Uma proposta discutida durante o Encontro e que teve a aprovação das duas autoridades é a implantação dos idiomas (francês e português) nas escolas das duas localidades.

AÇÃO DE SAÚDE EM CUTIAS
Cinqüenta e três profissionais da equipe do Programa Saúde Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) foram ao município Cutias, onde, na Escola Estadual Laurimar Simões Paes, realizaram procedimentos de atendimento a população local na área de mastologia, pediatria, otorrinolaringologia, clínica médica, ortopedia, traumatologia, odontologia, ginecologia, endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, oftalmologia, cirurgia geral e urologia além de exames laboratoriais, endoscopia, ultrassonografia, raio-x, cardiograma, eletrocardiograma, PCCU e PSA, atendimento que se estendeu até o meio dia de domingo.

FPM
O prefeito Roberto Góes estuda a instalação formal de uma equipe técnica para estudar o que está acontecendo com os índices que estão sendo aplicados para definir o total do Fundo de Participação dos Municípios que está sendo transferido para o município de Macapá. Na avaliação do prefeito e dos técnicos a transferência está a menor e precisa ser recuperada.

A DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DO PT
Ao vetar a participação de Gilberto Carvalho, seu chefe-de-gabiente, na disputa pela presidência do PT, Lula incendiou o partido. Sondagens informais indicavam que Carvalho iria à disputa interna com chances de unificar as diversas tendências que se espremem sob o guarda-chuva do PT.

REPÚBLICA DE RIO PRETO
O caseiro Francenildo Costa, 27, cujo depoimento à CPI dos Bingos derrubou o ministro Antonio Palocci (PT), em 2006, disse que teve a vida invadida após a quebra e divulgação de seu sigilo bancário.Em 2006, em depoimento à CPI dos Bingos, afirmou que o então ministro da Fazenda freqüentava uma mansão em Brasília usada por lobistas para fechar negócios de jogos ilegais e realizar festas. O local ficou conhecido como "República de Ribeirão Preto".

O CHORO SENTIDO
A não localização de pessoas e possíveis corpos resultantes do vôo que não chegou da Air France deixam as famílias num "luto sem velas". Resguardaram-se ao silêncio e à lembrança do familiar, mas também numa vigília em torno da televisão e do computador, atrás de notícias sobre o avião e seus ocupantes ou que ofereçam uma justificativa para a tragédia.

A FAZENDA
A atriz Franciely Freduzeski se tornou a primeira eliminada do reality show, "A Fazenda", que estreou na Record na última semana. O apresentador Brito Jr. anunciou a escolha popular após muito suspense com a três moradoras do sítio que estavam no "Tá na Roça".

A GORDURA DOS TRÊS PODERES
Entre janeiro de 1995 e dezembro de 2008, a folha do Judiciário foi tonificada em 295%. Cresceu mais do que a do Executivo (72%) e a do Legislativo (187%). No mesmo período, que compreende os oito anos de FHC e os seis primeiros de Lula, cresceu também o número de servidores dos três Poderes. Nesse item, o tônico foi maior no Legislativo (204%) do que no Judiciário (79%) e no Executivo (17%).

TRÂNSITO
Com um registro de trinta e um óbitos proveniente de acidentes no trânsito no Estado do Amapá, esse modo de morte violenta assumiu o segundo lugar, perdendo apenas para arma branca. Já forma registrados ao longo do ano de 2009, isso até o dia 4 de junho, 17 mortes na cidade de Macapá, 3 na Rodovia Duca Serra, 3 na BR-210, 2 na rodovia JK, 2 em Laranjal do Jari e 1 nas localidades de Pedra Branca, Curiaú, Vitória do Jari e Oiapoque.

ELEITORES
Com dados estatísticos levantados desde o ano de 1998, se tem uma perfeita projeção do número de eleitores que estarão aptos a votar em 2010. Em todo o Estado deverão estar inscritos para participar das eleições 411.762 eleitores, dos quais 231.139, em Macapá e 64.052 em Santana, o segundo colégio eleitoral do Estado. O crescimento esperado do número de eleitores para todo o Estado é de 7%.