sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bastidores da Notícia

FECHADO PARA BALANÇO
É como está o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá – IAPEN. Uma orientação do Juízo da Vara de Execuções Penais suspendeu a entrada de presos naquele complexo que, segundo o juiz Reginaldo, titular daquela vara, a lotação está mais do que completa. Estimativas apontam que são mais de 2.700 presos em um local que está projetado com menos de 900 vagas.

VALE DO JARI
O governador do Estado, Waldez Góes se reuniu, no começo da semana, no Palácio do Setentrião, com os prefeitos de Laranjal do Jari, Barbudo Sarraf, de Vitória do Jari, Luiz Beirão, e com os diretores da Cadam e Jari Celulose. O objetivo foi definir um plano estratégico para conter o assoreamento de alguns trechos do Rio Jari para garantir a navegabilidade e conter o avanço das enchentes nas duas cidades, que ficam localizadas no sul do Amapá.

GRUPO DE TRABALHO
No primeiro encontro ficou definida a realização de estudos técnicos para identificar os motivos dos problemas. O Governo do Estado vai executar o serviço de modelagem e a Cadam se comprometeu em promover a batimetria ao longo do curso do Rio Jari. Um Grupo de Trabalho foi criado para tratar do assunto.

MINHA CASA, MINHA VIDA
No primeiro dia de cadastramento do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal foram feitas 728 inscrições, nos três postos de atendimentos montados para atender as pessoas interessadas em pleitear a compra da casa própria. A expectativa é que o número de inscritos aumente significativamente a cada dia, devido à grande procura. Até o último dia de inscrição, 3 de julho, estima-se que sejam preenchidos mais de 15 mil cadastros.

A RECESSÃO QUE SATISFAZ
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se disse "satisfeito" com o recuo de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, contra os três últimos meses de 2008, resultado que foi anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (9). "Foi melhor do que as projeções de queda de 2% a 3% que o mercado estava fazendo", disse ele.

O PRESIDENTE FICOU TRISTE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ficou triste com o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Houve um recuo de 0,8% do PIB no primeiro trimestre deste ano, contra os três últimos meses de 2008. "Eu fiquei triste porque a gente vinha num crescimento tão bom, de 5%, 6%, estava numa situação tão boa, e de repente vem a crise causada pelos países ricos e nos traz transtorno," disse.

AGULHAS PELO CORPO
Os médicos chineses encontraram mais de cem agulhas no corpo do paciente Liu Lijian, de 46 anos, que foi parar no hospital após se queixar de dores pelo corpo, segundo reportagem do jornal inglês "Metro". Para o espanto dos médicos, após examinar o paciente, eles encontraram agulhas em diversas partes de seu corpo. Os raios-X mostraram que, apenas na região do estômago, ele tinha 38 agulhas sob sua pele.

R7 A PRÓXIMA ATRAÇÃO
A Record bateu o martelo na semana passada: o portal que lançará no último trimestre deste ano na internet foi batizado de R7. Assim como o G1 da Globo, o R7 terá vídeos da Record, da Record News e material original produzido por 130 jornalistas.

TOM CERTO
Com as últimas pesquisas eleitorais nas mãos, um marqueteiro tucano prevê um caminho árduo para a oposição encontrar o tom correto para criticar o Governo Lula na campanha de 2010. A questão é: como moldar o discurso oposicionista se 62% dos eleitores de José Serra avaliam bem o governo, segundo as últimas pesquisas? Ou, mais especificamente, como bater em Lula sem produzir um efeito bumerangue.

NOVOS EMPREENDIMENTOS
Poucos países oferecem tantos obstáculos aos novos empreendedores quanto o Brasil. O tempo médio para registrar uma empresa é de 152 dias; são 18 o número de procedimentos burocráticos; 52% em relação ao lucro, é o tamanho da carga de impostos; e, os negócios que sobrevivem mais de cindo anos representa 38% do total.

HORÁRIO FIXO
Em um almoço no SBT (com a porta do restaurante fechada), ontem, com a cúpula da emissora, Tutinha falou novamente sobre tirar o “Pânico” da Rede TV! e levá-lo para o SBT. O contrato vence no fim do ano. Segundo pessoas próximas ao dono da Jovem Pan, ele quer garantia de horário e de que não será tirado do ar repentinamente, pois a grade de programação do SBT é instável.

CINDO DIAS PARA MUDAR HORÁRIO
A reprise da novela, exibida às 14h30, era permitida para menores de 10 anos de idade e foi reclassificada para 12 anos, “Senhora do Destino” que, segundo o Ministério da Justiça, contém cenas de assassinato, agressão física e verbal e linguagem de conteúdo sexual, só poderá ir ao ar às 20h. A Globo tem cinco dias para mudar o horário. A emissora vai recorrer.

GUGU NA RECORD
Gugu voltou a negociar com a Record e as conversas estão bem adiantadas. Ao que tudo indica, só falta assinar o contrato.

FERIADO
Hoje é mais um feriado que o brasileiro tem para gozar. E é um daqueles que permite enforcar o dia seguinte, então, a sexta que se cuide. Vai ser enforcada por muita gente que estica pelo sábado e chega ao domingo obrigando, mais uma vez, àqueles que fazem contas para tudo, dizer quanto País perdeu com a paralisação.