quinta-feira, 11 de junho de 2009

Criação de Grupo de Trabalho deve conter assoreamento do Rio Jari

Governo do Estado e prefeitos de Vitória e de Laranjal do Jari, se reuniram juntamente com diretores da Cadam e Jari Celulose com o objetivo de definir um plano estratégico para conter o assoreamento que vem ocorrendo em alguns trechos do Rio Jari com forma de garantir a navegabilidade e de conter o avanço das enchentes nas duas cidades.
Esta primeira reunião definiu a realização de estudos técnicos para identificar os motivos do problema, ficará a cargo do Governo do Estado executar o serviço de modelagem e a Cadam se comprometeu promover a batimetria (estudo que permite verificar a quantidade de água no rio como se fosse uma foto) ao longo do curso do rio. Também foi criado um grupo de trabalho para ficar tratando do assunto.
A batimetria será feita a cada 500 metros. A partir do resultado é possível saber com exatidão a profundidade da lâmina de água. Já a modelagem é um instrumento que vai permitir saber, caso seja feito o desassoreamento do rio, quais as influências que isto vai ter nos dois municípios. “Na verdade, será possível saber a quantidade de água que está inundando as duas cidades e se o trabalho é viável ou não com simulações de inundações que por ventura possam acontecer nas regiões”, explica Antônio Luiz Ribeiro, gerente de engenharia da Cadam.