quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bispos se reúnem em Itaic

O porta-voz oficial da 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, Dom Orani João Tempesta, falou ontem, 21, à imprensa que começa a chegar para a cobertura do encontro que reúne mais de 300bispos em Itaic, município de Indaiatuba (SP).

O encontro, que começa hoje, indo até dia 1º de maio discutirá sobre os desafios e diretrizes da formação dos presbíteros. Dom Orani apresentou alguns detalhes da programação destes dias, como a Missa que recorda a abertura do Ano Catequético, na próxima sexta-feira, 24, a visita dos bispos à Catedral da Sé, em São Paulo, neste domingo, 26, com uma Celebração do Ano Paulino, a homenagem ao centenário do nascimento de Dom Helder Câmara, na segunda-feira, 27 e, neste mesmo dia acontece a Celebração Ecumênica, tradição nas Assembleias dos Bispos.

Além destas celebrações, outras pautas serão definidas pelos bispos já neste primeiro dia da Assembleia.

Curiosidade

De acordo com dados preliminares da organização, 330 bispos, administradores diocesanos e bispos eméritos foram confirmados. Além de 36 assessores e 19 funcionários da CNBB, vindos de Brasília para ajudar na estrutura do evento.
Para alimentar essa quantidade de pessoas a equipe da cozinha trabalha em dois turnos. São 17 funcionários, contando com 10 ajudantes de cozinha, 4 diaristas, 1 coordenadora e 2 nutricionistas. “Em um dia de evento, que começa das 7h e vai até às 21h, consomem-se aproximadamente 500 kg de alimentos, incluindo aí, carnes, frutas e verduras, 900 litros de água e são recolhidos 600 kg de lixo por dia”, diz a coordenadora da cozinha Érika Cristina.

Já na área de impressos, “mais 250 mil impressões e 180 mil folhas devem ser utilizadas nesta Assembleia”, explica uma das coordenadoras da Secretaria, Maria Sônia Milhomem.

Este ano, o setor da enfermaria veio preparado para aplicar mais de 300 injeções, já que todos os bispos receberão vacinas antigripais. “Haverá também avaliações bucais, sorologia preventiva à Dengue e, caso haja necessidade, haverá atendimento de emergência 24h, serviços clínicos, sala de repouso e enfermagem.
Veio de Brasília uma enfermeira e o cardiologista da Procuradoria Geral da República, portanto, estamos muito bem assistidos”, diz o funcionário da CNBB, Rinaldo Pinheiro, auxiliar do departamento médico.

Canção Nova