sábado, 25 de abril de 2009

CNBB é contra Redução Penal

Na coletiva de on tem sexta-feira, 24, os bispos falaram da nota que a CNBB vai divulgar sobre a redução da maioridade penal e também sobre a iniciação cristã, um dos temas prioritários desta assembleia, discutido na parte da manhã.

Estiveram na coletiva o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, Dom Pedro Luiz Stringhini, membro da comissão responsável pelo tema prioritário “Iniciação à vida cristã”, Dom Juventino Kestering, e o presidente do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), Dom Nelson Westrupp

.Dom Pedro explicou que a questão da redução da maioridade penal está em discussão no Congresso Nacional há anos e, agora, vem à tona de forma mais intensa, mas é um tema que merece uma discussão aprofundada.

Por isso, a CNBB vai divulgar uma nota onde coloca sua posição, contrária à redução penal. "Há delitos graves praticados por menores, no entanto, é bom lembrar que estes delitos são em número muito mais reduzido do que os praticados por maiores de idade.

Nesse sentido, assusta a idéia de colocar os menores de 18 anos no sistema prisional, um sistema, hoje, falido", enfatizou. Segundo o bispo, a CNBB aponta para as medidas sócio-educativas e corretivas, que tem sido "trabalhadas através da Pastoral do Menor e obtido resultados positivos importantes, o que justificam uma posição de que o método educacional e preventivo é mais eficaz do que o punitivo".

Isso, ressalta, não retira a necessidade de políticas públicas que evitem esse problema através do apoio às famílias e, sobretudo, "a necessidade de ver com mais atenção e rigor a problemática do tráfico de drogas, por que é por aí que grande parte desses menores são aliciados".