quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cada um Responde por seus Atos

Todas as pessoas estão sujeitas a errar e cabe a cada um se arrepender ou não de seus pecados. Assim bispos brasileiros, participantes da 47ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Indaiatuba, São Paulo, comentaram a divulgação de que o ex-bispo e presidente do Paraguai, Fernando Lugo, é pai de três crianças. Para eles, isso não afeta a credibilidade da Igreja Católica.

"As pessoas que construíram a igreja são falíveis. A igreja sempre pregou para se acolher o pecador, embora não admita o pecado. É claro que o bispo não é só uma pessoa que prega a verdade, mas que precisa viver a verdade. Isso não quer dizer que a igreja vai ficar desacreditada com as fraquezas de seus membros", disse dom Antônio Augusto Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

Para o arcebispo do Rio e porta-voz da Assembleia da CNBB, dom Orani Tempesta. "Cada pessoa responde à fidelidade ou à infidelidade daquilo que promete. Acho que não cabe à igreja julgar ninguém, mas a cada um de nós, vendo as coisas, dizer se estou sendo fiel àquilo com que me comprometi."