domingo, 19 de abril de 2009

Noticías do Papa, direto de Roma

O Papa Bento XVI rezou, esta manhã, ao meio-dia, a oração mariana do "Regina Coeli", (oração que substitui o Ângelus durante o tempo pascal), com os numerosos fiéis, peregrinos e turistas, presentes no pátio interno da Residência de Verão, em Castel Gandolfo, perto de Roma.

Na alocução que precedeu a oração, Bento XVI renovou suas felicitações pascais. E acrescentou: "No clima de alegria, que provém da fé em Cristo ressuscitado, desejo expressar meu muito obrigado cordial a todos aqueles – e são realmente tantos – que, nestes dias, quiseram manifestar um sinal de carinho e de solidariedade espiritual, seja pela passagem da Páscoa, seja pelo meu aniversário, como também pelo quarto ano da minha eleição à Cátedra de Pedro, que ocorre precisamente hoje.

Agradeço ao Senhor por tanto afeto!".Nestes dias, disse o Papa, pude experimentar a comunhão que me circunda e me sustenta: uma solidariedade espiritual, nutrida essencialmente de oração. Nós católicos formamos e devemos sentir-nos uma verdadeira família, animados pelos mesmos sentimentos da primeira comunidade cristã que "tinham um só coração e uma só alma".

E o papa explicou:"A comunhão dos primeiros cristãos tinha um verdadeiro centro e fundamento: Cristo ressuscitado! Ele doou aos seus discípulos uma nova unidade, mais forte que antes, invencível, fundada na misericórdia divina.

Logo é o amor misericordioso de Deu que une a Igreja e torna a humanidade uma só família".Por isso, Bento XVI recordou seu amado predecessor, João Paulo II, que quis dedicar o segundo
domingo da Páscoa à Misericórdia Divina, apresentando a todos Cristo Ressuscitado, como fonte de confiança e esperança, ao acolher a mensagem de Santa Faustina Kowalska: "Jesus, eu confio em vós!".

Por fim, o Santo Padre pediu aos fiéis para que invoquem a proteção de Nossa Senhora pelo serviço que presta à Igreja!O Santo Padre se despediu dos fiéis, presentes no pátio interno da Residência Apostólica, em Castel Gandolfo, concedendo a todos a sua Bênção Apostólica.

Ao término da oração mariana, o papa recebeu o Cardeal Javier Lozano Barragan, Presidente emérito do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde.

Ontem, Bento XVI aceitou a renúncia de Dom Barragán, por limite de idade, nomeando como seu substituto Dom Zygmunt Zimowski, até agora bispo de Randon, na Polônia, elevando-o à dignidade de arcebispo

.Bento XVI se encontra em Castel Gandolfo, desde domingo passado, para uma semana de descanso, depois das atividades pascais.

O Pontífice deixará sua Residência, na tarde de hoje, às 18h local, e regressará de helicóptero ao Vaticano.

Rádio Vaticano