terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais de 1400 mil atendimentos em Mazagão

As ações itinerantes da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) que através da CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), realizou no último fim de semana o atendimento de diversas áreas especializadas que renderam 1450 consultas e cerca de 40 cirurgias de baixa e e média complexidade. Durante os trabalhos, houve também fornecimento de medicamentos, aplicação de vacinas e realização de exames. “Também agendamos mais 42 cirurgias a serem feitas em Macapá”, informou Raimunda Gracinete Espíndola, coordenadora das ações.
Além dos servidores da Sesa, a comunidade de Mazagão também pode contar com a colaboração de acadêmicos do curso de Enfermagem da Unifap, que deverão receber posteriormente os devidos certificados. “Pretendemos alcançar todas as academias que trabalhem com cursos voltados para a área da saúde”, acrescentou a coordenadora.
Oiapoque, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Laranjal e Vitória do Jarí, Ferreira Gomes, Porto Grande e Bailique foram as localidades visitadas durante o mês de março, onde o projeto das Ações Itinerantes registrou 28.885 atendimentos. Todavia, um pequeno balanço já mostra que em apenas três meses de atividades foram realizadas 800 cirurgias. Na maioria dos municípios, os serviços oferecidos são: consultas nas especialidades de gastroentereologia, odontologia, ortopedia, urologia, pediatria, ginecologia e mastologia, e obstetrícia, dermatologia e clínica geral. Os exames ocorrem nas áreas de Raio-X, endoscopia, exames laboratoriais, PCCU, PSA, ultra-sonografia e eletrocardiograma.
Satisfeito com os números de resultados até agora apresentados pelo projeto, o secretário de saúde promete que as Ações Itinerantes irão chegar a todos os municípios interioranos do Estado. “O nosso compromisso é garantir saúde a toda população, por isso não medimos esforços para chegar até nos lugares mais distantes”, afirmou Pedro Paulo.