segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mensagem de Dom Orani

Em suas primeiras palavras como Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani fez um agradecimento a Deus que nos enviou Jesus Cristo, nosso Salvador, e que nos conduz com seu Espírito Santo.

Dom Orani destacou que chega na arquidiocese "como cristão, discípulo de Jesus Cristo, que foi escolhido como apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos. Venho como um cristão que sabe que toda terra é sua pátria e não se sente estrangeiro em nenhum lugar, mas que, também, caminha para a Pátria Definitiva".

Ao lembrar de todos os lugares por onde passou desde sua juventude, destacou que chega ao Rio de Janeiro, "carregado pelas orações de milhões de irmãos e com o compromisso de continuarmos unidos, levando adiante a nossa vida de evangelização".

"Venho para tornar-se não só habitante desta cidade, mas para viver a vida e as lutas dos que aqui fazem a sua morada", enfatizou. Refletindo sobre seu lema "Que todos sejam um", disse que é o que pretende vivenciar em todas as realidades, para que a Igreja, com suas diversidades de dons e carismas, na unidade possa evangelizar, para que o mundo creia, diante das contrariedades que hoje afligem a sociedade.

E, sobre os desafios, destacou que não traz soluções prontas, mas sim "abertura para o diálogo e reflexão que nos ajude a encontrar os melhores caminhos para a solução dos problemas".

Ao final da Celebração, Dom Orani concedeu a bênção apostólica com indulgência plenária aos fiéis presentes na Catedral.

Canção Nova